Futebol
Real Madrid recusa proposta do Bournemouth por lateral que esteve na lista do Benfica
02 Fev 2026 | 16:59
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
23 Mar 2024 | 08:54 |
Orkun Kokçu, médio do Benfica, tem sido alvo de críticas pela polémica entrevista que deu e pelas suas reações nas redes sociais à mesma. Rui Malheiro, no jornal Record, acredita que apesar de ter colocado o seu ego à frente dos interesses da equipa, é surpreendente como é que a dois meses do fim da época, Schmidt ainda não percebeu como aproveitar o turco, acabando por sugerir uma solução tática.
Na opinião do jornalista, até agora, a compra de Kokçu traduziram-se em 25 milhões mal gastos e isso é em parte por culpa do treinador e da imprensa: "Um treinador que não tem sabido perscrutar, nem do ponto de vista coletivo, nem, neste caso específico, a nível individual, as mais-valias que o médio-centro pode ofertar ao jogar das águias. Depois, ainda há a pressão de alguma imprensa, que insiste em apontá-lo como um número 10 que nunca foi".
Apesar disso a entrevista é tão injustificável como o regresso do turco às opções é inevitável e a questão essencial é: o que pode Kokçu trazer a este Benfica e porque é que essa questão ainda é feita a dois meses do final: "O turco sem- pre foi um número 8, mas a estrutura tática primordial do Feyenoord – entre o 4x3x3, em que funcionava como interior, e o 4x2x3x1, em que operava como segundo médio-centro com liberdade para se soltar ofensiva- mente, sempre com três médios – é bem distinta do 4x4x2 – muitas vezes, definido como 4x2x3x1 – que o treinador alemão utiliza no Benfica, com dois médios-centro e dois avançados (Rafa, mais móvel, e outro mais fixo)", explica Malheiro.
Kokçu, na opinião do colunista, "nunca se mostrou muita vontade em se adaptar a um campeonato com especificidades distintas do neerlandês, em que os espaços estão muito mais subtraídos e o tempo de tomada de decisão é bem menor" e diz se pedia mais evolução do jogador nos comportamentos sem bola.
A solução que apresenta é "um modelo de jogo demasiado estanque e com a utilização de 3 médios: Florentino, mais recuado, e Neves e Kokçu como interiores, com Rafa a partir de uma das alas, assumindo um 4x3x3; ou, dentro da mesma opção estrutural, com Neves mais recuado, o que é curto para o seu futebol, e João Mário e Kokçu como interiores".
Orkun Kokçu - avaliado em 30 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - já participou em 34 encontros dos comandados de Roger Schmidt, tendo apontado três golos e 10 assistências, na presente temporada de águia ao peito. O futebolista já conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Porto, onde serviu Di María.
No que respeita à temporada passada, o médio internacional turco, que custou qualquer coisa como 25 milhões de euros, sendo o reforço mais caro do Benfica, marcou presença em 46 embates, tendo somado 12 tiros certeiros e ainda servido os seus colegas do Feyenoord em cinco ocasiões.
SAD do Clube da Luz dá esta janela de transferências por fechada quanto a aquisições; Novidades que vêm do Seixal também são do agrado de José Mourinho
02 Fev 2026 | 18:07 |
A SAD do Benfica decidiu dar por encerrado este mercado de inverno. A opção passa por não reforçar o plantel com mais um extremo, uma vez que Dodi Lukebakio está perto de regressar aos treinos sem limitações e que Andreas Schjelderup e Gianluca Prestianni deram sinais positivos nas últimas partidas.
O reforço dos corredores ofensivos era uma das prioridades na reabertura do mercado. André Luiz, do Rio Ave, e Wesley, do Al Nassr, estiveram entre os principais alvos identificados pela estrutura encarnada. No entanto, as exigências financeiras de Evangelos Marinakis, investidor do clube vila-condense, e as condições impostas pelo emblema saudita acabaram por inviabilizar ambos os processos.
Neste contexto, o regresso iminente de Lukebakio acabou por pesar na decisão final. O extremo belga, de 28 anos, deverá voltar a integrar os trabalhos no relvado ainda esta semana, cerca de dois meses e meio após ter sofrido uma fratura no tornozelo esquerdo ao serviço da seleção. Após a intervenção cirúrgica, o jogador entra agora na reta final da recuperação e pode ser opção já na receção ao Alverca ou, em alternativa, na deslocação ao terreno do Santa Clara.
A disponibilidade do extremo representa um reforço significativo para José Mourinho - que disse estar a viver um "dia mágico". O internacional belga assumiu-se como peça importante no início da temporada, depois de ter chegado ao Clube proveniente do Sevilha. Após um primeiro jogo como suplente utilizado, fruto de uma condição física ainda limitada, foi titular em dez encontros consecutivos antes de se lesionar, somando um golo e três assistências.
Com o mercado fechado, o Special One passa a contar com um leque mais alargado de soluções para as alas. Além de Lukebakio, Schjelderup e Prestianni continuam a ganhar espaço, Sidny Lopes Cabral integrou-se rapidamente e Bruma procura recuperar a melhor forma após um longo período de paragem.
Com a janela de transferências prestes a terminar, Clube da Luz anunciou, esta segunda-feira, saída de defesa-central promissor
02 Fev 2026 | 17:59 |
O Benfica anunciou a transferência, a título definitivo, de Michée Ndembi para o Westerlo. O defesa-central belga, que chegou ao Seixal na temporada 2023/24, encerra assim o seu percurso no Clube, depois de duas épocas integradas no projeto de formação encarnado. O acordo entre as duas partes foi confirmado esta segunda-feira.
Ndembi integrou o Benfica - que tem um ex campeão prestes a rumar ao Lyon - numa fase determinante do seu desenvolvimento e participou em várias competições ao longo da sua passagem pelo Seixal. Na primeira época, sagrou-se campeão nacional de juvenis, em 2023/24, dando continuidade ao percurso nas equipas jovens do Clube. Na temporada seguinte, voltou a conquistar o campeonato, desta vez no escalão de Juniores, em 2024/25.
O jovem belga fez ainda parte da equipa que venceu a Taça Revelação, também na temporada 2024/25. A presença regular nas fases decisivas das provas refletiu a aposta continuada do Clube da Luz no jogador, que foi utilizado em diferentes contextos competitivos.
Com a transferência agora concluída, o Benfica fecha um ciclo no desenvolvimento do jogador e desejou sucesso a Michée Ndembi para o novo capítulo da sua carreira, em nota no seu site do Clube. O defesa-central prossegue o seu percurso no futebol belga, depois de uma passagem pelo Seixal marcada pela participação em diferentes escalões e pela conquista de vários títulos coletivos ao serviço do Clube da Luz.
Esta época, com a camisola do Benfica, Michée Ndembi - avaliado em 250 mil euros - leva 11 jogos disputados divididos entre Liga 2, UEFA Youth League e Liga Revelação. No total, o jovem defesa-central belga disputou 1.107 minutos, contabilizando um golo.
Futebolista converteu com sucesso a sua 12.º grande penalidade consecutiva, passando a deter o recorde de maior eficácia da competição
02 Fev 2026 | 17:37 |
Mesmo com a derrota do Fulham, de Marco Silva, por 3-2, diante do Manchester United, Raúl Jiménez alcançou um feito histórico na Premier League. O avançado converteu com sucesso o seu 12.º penálti consecutivo, passando a deter o recorde de maior eficácia da competição a partir da marca dos onze metros.
O atacante, que vestiu a camisola do Benfica entre 2015 e 2018, tornou-se assim no jogador com mais grandes penalidades marcadas sem qualquer falhanço no campeonato inglês. A série imaculada teve início em novembro de 2018, quando ainda representava o Wolverhampton, num encontro frente ao Tottenham.
Desde então, tem demonstrado uma notável frieza em momentos de pressão, garantindo golos importantes para as equipas que representou. Nem a grave fratura craniana sofrida em 2020 abalou a sua confiança, regressando pouco depois aos penáltis com um golo numa vitória dos Wolves frente ao Southampton.
Até aqui, a melhor marca pertencia a Yaya Touré, que marcou com sucesso os 11 penáltis que bateu ao serviço do Manchester City entre 2013 e 2017. Raúl Jiménez - que já foi questionado sobre um possível regresso à Luz - e o antigo médio marfinense são, assim, os únicos jogadores a alcançar números de dois dígitos sem qualquer falhanço, surgindo Dimitar Berbatov logo atrás, com nove conversões em nove tentativas.
A cumprir a terceira temporada ao serviço do emblema de Craven Cottage, o internacional pela seleção do México já cumpriu 28 encontros oficiais na presente época 2025/2026, num total de 1.932 minutos em campo, onde assinou sete golos e ainda assistiu em três ocasiões distintas.