Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SOLUÇÃO TÁTICA PARA PROBLEMA DE ORKUN KOKÇU: PARA APROVEITAR O TURCO, O BENFICA TEM DE JOGAR EM...

Médio turco deu uma entrevista que abalou o universo vermelho e branco

Orkun Kokçu
Orkun Kokçu

  |

Icon Comentário0

Orkun Kokçu, médio do Benfica, tem sido alvo de críticas pela polémica entrevista que deu e pelas suas reações nas redes sociais à mesma. Rui Malheiro, no jornal Record, acredita que apesar de ter colocado o seu ego à frente dos interesses da equipa, é surpreendente como é que a dois meses do fim da época, Schmidt ainda não percebeu como aproveitar o turco, acabando por  sugerir uma solução tática. 


Na opinião do jornalista, até agora, a compra de Kokçu traduziram-se em 25 milhões mal gastos e isso é em parte por culpa do treinador e da imprensa: "Um treinador que não tem sabido perscrutar, nem do ponto de vista coletivo, nem, neste caso específico, a nível individual, as mais-valias que o médio-centro pode ofertar ao jogar das águias. Depois, ainda há a pressão de alguma imprensa, que insiste em apontá-lo como um número 10 que nunca foi".


Apesar disso a entrevista é tão injustificável como o regresso do turco às opções é inevitável e a questão essencial é: o que pode Kokçu trazer a este Benfica e porque é que essa questão ainda é feita a dois meses do final: "O turco sem- pre foi um número 8, mas a estrutura tática primordial do Feyenoord – entre o 4x3x3, em que funcionava como interior, e o 4x2x3x1, em que operava como segundo médio-centro com liberdade para se soltar ofensiva- mente, sempre com três médios – é bem distinta do 4x4x2 – muitas vezes, definido como 4x2x3x1 – que o treinador alemão utiliza no Benfica, com dois médios-centro e dois avançados (Rafa, mais móvel, e outro mais fixo)", explica Malheiro. 

Kokçu, na opinião do colunista, "nunca se mostrou muita vontade em se adaptar a um campeonato com especificidades distintas do neerlandês, em que os espaços estão muito mais subtraídos e o tempo de tomada de decisão é bem menor" e diz se pedia mais evolução do jogador nos comportamentos sem bola.

A solução que apresenta é "um modelo de jogo demasiado estanque e com a utilização de 3 médios: Florentino, mais recuado, e Neves e Kokçu como interiores, com Rafa a partir de uma das alas, assumindo um 4x3x3; ou, dentro da mesma opção estrutural, com Neves mais recuado, o que é curto para o seu futebol, e João Mário e Kokçu como interiores". 

 Orkun Kokçu - avaliado em 30 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - já participou em 34 encontros dos comandados de Roger Schmidt, tendo apontado três golos e 10 assistências, na presente temporada de águia ao peito. O futebolista já conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Porto, onde serviu Di María.


No que respeita à temporada passada, o médio internacional turco, que custou qualquer coisa como 25 milhões de euros, sendo o reforço mais caro do Benfica, marcou presença em 46 embates, tendo somado 12 tiros certeiros e ainda servido os seus colegas do Feyenoord em cinco ocasiões.



Futebol

Milhões exigidos pelo Benfica colocam pretendente de médio e Rui Costa em 'braço de ferro'

Clube interessado no craque da formação não corresponde à verba definida pelos responsáveis encarnados

Rui Costa não arreda o pé e define milhões por médio do Benfica
Rui Costa não arreda o pé e define milhões por médio do Benfica

  |

Icon Comentário0

Paulo Bernardo regressou ao Benfica para integrar a pré-época e tem o futuro indefinido. Com falta de espaço no plantel de Roger Schmidt, as negociações entre Rui Costa e o Celtic continuam, de acordo com a imprensa britânica. 

O jornal escocês 'Daily Record' aponta para dificuldades no diálogo, sendo que existe um obstáculo milionário a afastar as duas partes. Enquanto o Campeão da Escócia pretende dar 5 milhões de euros, o Benfica não arreda o pé e mantém as exigências nos 7 milhões de euros. 


A mesma fonte garante que o Celtic não está disposto a aumentar mais a verba, até porque os escoceses pretendem negociar o valor da cláusula de opção de compra para, depois, suportar o salário que o médio formado nas águias aufere. Os milhões que Paulo Bernardo recebe é um montante considerado elevado na Escócia, segundo informa o jornal 'Daily Record'. 


Além disso, Rui Costa apontou mais uma exigência no negócio: o Benfica tem de adquirir uma percentagem de uma futura venda de Paulo Bernardo. Os responsáveis encarnados querem repetir a 'fórmula Jota', que, na altura, quando o extremo da formação do Glorioso se mudou do Celtic para o Al-Ittihad, rendeu 7,5 milhões de euros aos cofres da Luz. 

Em 23/24, Paulo Bernardo – atualmente avaliado em 3,5 milhões de euros – conta com 33 encontros realizados pelo Celtic: 22 no Campeonato Nacional, seis na Liga dos Campeões e cinco na Taça da Escócia. Ao todo, o médio formado no Benfica marcou quatro golos e fez três assistências.


Pelo Benfica, onde o médio fez todo o processo de formação, realizou 26 partidas e registou um passe para golo, 24 destes na temporada 2021/2022. Antes do empréstimo ao Celtic, Paulo Bernardo passou seis meses no Paços de Ferreira, onde fez 13 jogos, dois golos e duas assistências.



Futebol

Depois de António Silva e João Neves, Orkun Kokçu já sabe quando regressa ao Benfica

Médio turco despediu-se do Euro 2024 nos quartos de final à semelhança da dupla da formação das águias

Orkun Kokçu já sabe quando volta ao Benfica
Orkun Kokçu já sabe quando volta ao Benfica

  |

Icon Comentário0

Depois da eliminação da Turquia nos quartos de final do Euro 2024, diante dos Países Baixos, Orkun Kokçu já foi informado sobre o regresso ao Benfica. Segundo o jornal Record, Roger Schmidt vai poder contar com o médio turco a 27 de julho. 

O reforço contratado ao Feyenoord no verão passado vai ser o penúltimo jogador internacional a juntar-se aos trabalhos de preparação da pré-época. Nicolás Otamendi ainda disputa a Copa América, com a Argentina a marcar presença nas meias-finais, sendo que Ángel Di María ainda tem o futuro aberto e é um jogador livre (contrato terminou a junho de 2024). 


O capitão das águias, recorde-se, só deverá regressar em agosto ao Seixal, visto que foi convocado para participar nos Jogos Olímpicos pela sua seleção. Esta presença vai afastar o defesa-central de grande parte da pré-temporada do Benfica. 


João Neves e António Silva, que viram Portugal a ser eliminado na mesma fase que a Turquia, vão regressar um dia antes  do que Orkun Kokçu (26 de julho). É de destacar que o médio turco vai integrar o plantel de Roger Schmidt em véspera do primeiro encontro do Benfica a valer para a Eusébio Cup. O embate é diante da ex-equipa do craque, o Feyenoord. 

Na temporada 23/24, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 27 milhões de euros – já participou em 43 encontros: 27 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira.


Ao todo, nos 2.713 minutos que disputou, Orkun Kokçu apontou sete golos e fez 11 assistências. Recorde-se que Orkun Kokçu chegou ao Benfica no início da temporada 2023/24, oriundo do Feyenoord, a troco de uma verba a rondar os 25 milhões de euros, tornando-se a contratação mais cara da história do Clube da Luz.


Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa e Schmidt 'aceleram' para resolver 'ponta solta' do Benfica

Sabe o nosso Jornal que o líder e o treinador das águias querem solucionar futuro de jogador o mais rápido possível

Exclusivo Glorioso 1904 - Schmidt e Rui Costa querem resolver futuro de craque do Benfica
Exclusivo Glorioso 1904 - Schmidt e Rui Costa querem resolver futuro de craque do Benfica

  |

Icon Comentário0

O dossiê de Arthur Cabral é um dos que continua em aberto no Benfica. Segundo informações apuradas pelo Glorioso 1904, Rui Costa, em conjunto com Roger Schmidt, pretende resolver o futuro do craque neste verão. 

O nosso Jornal apurou, em exclusivo, que o líder e o treinador das águias não querem adiar a situação por mais um mercado, uma vez que o plantel começa a ser construído pelo timoneiro alemão e a frente de ataque já se vê praticamente completa. Com Marcos Leonardo assegurado e Vangelis Pavlidis como o novo reforço, o Glorioso 1904 sabe que Roger Schmidt só pretende ter mais uma avançado. 

Em análise estão os casos de Arthur Cabral, Casper Tengstedt e Henrique Araújo, que regressou ao plantel do Benfica após ter cumprido uma temporada de empréstimo no Famalicão. No entanto, o avançado canarinho é o que está mais próximo da saída, tendo em conta que soma pretendentes no Brasil, na Arábia Saudita, e na Europa, com o Besiktas, onde atua o ex-Benfica, Rafa Silva. 


De acordo com as informações recolhidas pelo nosso Jornal, Rui Costa está a tentar encontrar uma solução que seja do agrado de todas as partes, dado o facto de que o ponta-de-lança contratado à Fiorentina já deu conta de que quer ficar no plantel das águias para mostrar o seu valor, após uma época em que não conseguiu alcançar as expectativas da estrutura do Benfica. 


Na temporada 2023/24, ao serviço do Benfica, Arthur Cabral - avaliado em 14 milhões de euros - realizou 43 encontros: 28 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.962 minutos que disputou, o brasileiro apontou 11 golos e fez três assistências. 

Arthur Cabral chegou ao Benfica no verão de 2023, oriundo da Fiorentina, a troco de 20 milhões de euros, mais 5 por objetivos, para colmatar a saída de Gonçalo Ramos, que rumou ao PSG. O atleta de 26 anos tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa e Schmidt 'aceleram' para resolver 'ponta solta' do Benfica
Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa e Schmidt 'aceleram' para resolver 'ponta solta' do Benfica

 

Icon Comentário0
Negócio de Calafiori complica-se e pretendente pode voltar para levar António Silva do Benfica
Futebol

Negócio de Calafiori complica-se e pretendente pode voltar para levar António Silva do Benfica

 

Icon Comentário0
A caminho da Arábia Saudita, ex Benfica Ederson Moraes deixa responsáveis do City desamparados
Futebol

A caminho da Arábia Saudita, ex Benfica Ederson Moraes deixa responsáveis do City desamparados

 

Icon Comentário0