Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0É notícia de última hora: O Benfica comunicou, esta quinta-feira, 5 de setembro, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que vão existir mudanças na SAD, confirmando que Lourenço Coelho, que ocupava o cargo de administrador, vai passar a tratar apenas da gestão do futebol.
"O Conselho de Administração da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD tem novos elementos. José Francisco Pereira Gandarez, Nuno Alexandre Martins Lopes Catarino, Eduardo José Stock da Cunha e Manuel Gonçalo Fazenda Gíria Lopes da Costa foram cooptados. A Sociedade oficializou a informação num comunicado enviado nesta quinta-feira, 5 de setembro, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)", pode ler-se no comunicado emitido através do site oficial.
Os dirigentes do Benfica anunciaram ainda a renúncia de Luís Paulo da Silva Mendes, Maria Rita Santos de Sampaio Nunes e Lourenço Andrade Pereira Coelho. O Clube destacou ainda que serão "quatro os membros da direção eleita com funções na SAD": Rui Costa, Jaime Antunes, Manuel Brito e José Gandarez.
Na nota emitida esta tarde é possível observar ainda que Nuno Catarino, que assumirá a área financeira, também se junta à Comissão Executiva dos encarnados.
Importa recordar que, ao longo da tarde desta quinta-feira, é provável que o Benfica anuncie o regresso de Bruno Lage ao comando técnico. Rui Costa terá ultimado os detalhes finais do contrato, em reunião com o treinador, na tarde de ontem.
Confira aqui o comunicado na íntegra:
"O Conselho de Administração da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD tem novos elementos. José Francisco Pereira Gandarez, Nuno Alexandre Martins Lopes Catarino, Eduardo José Stock da Cunha e Manuel Gonçalo Fazenda Gíria Lopes da Costa foram cooptados. A Sociedade oficializou a informação num comunicado enviado nesta quinta-feira, 5 de setembro, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Nuno Catarino assume desde já a supervisão de toda a área financeira, iniciando funções como membro da Comissão Executiva até 1 de janeiro de 2025.
Esta cooptação surge na sequência da cessação de funções, por renúncia, de Luís Paulo da Silva Mendes, Maria Rita Santos de Sampaio Nunes e Lourenço de Andrade Pereira Coelho.
O Conselho de Administração da Benfica SAD designou ainda os novos membros da Comissão Executiva, que estarão em funções até ao final do quadriénio 2021/2025:
- Rui Manuel César Costa (Presidente)
- Manuel Ricardo Gorjão Henriques de Brito
- Jaime Rodrigues Antunes
- José Francisco Pereira Gandarez
Nuno Alexandre Martins Lopes Catarino (iniciará funções como membro da Comissão Executiva até 1 de janeiro de 2025, assumindo desde já a supervisão de toda a área financeira)
O Conselho de Administração passa a ter a seguinte composição:
- Rui Manuel César Costa (Presidente)
- Manuel Ricardo Gorjão Henriques de Brito
- Jaime Rodrigues Antunes
- José Francisco Pereira Gandarez
- Nuno Alexandre Martins Lopes Catarino
- Maria do Rosário Amado Pinto Correia
- António Albino Pires de Andrade
- Eduardo José Stock da Cunha (iniciará funções como membro não-executivo na data em que informar a Benfica SAD que obteve ou não requer autorizações para o efeito)
- Manuel Gonçalo Fazenda Gíria Lopes da Costa
A Benfica SAD informou ainda que Nuno Catarino, vogal do Conselho de Administração, foi designado como representante da Sociedade para as Relações com o Mercado e com a CMVM".
Veja aqui a apresentação de Bruno Lage como novo técnico do Benfica:
Clube encarnado lançou uma nota oficial em que colocou os pontos nos i's e negou informações avançadas pela imprensa nacional contra o trio das águias
|
0O Benfica lançou um comunicado, esta sexta-feira, 6 de setembro, a colocar os pontos nos i's, desmentido uma informação avançada, em primeira mão, pelo Correio da Manhã. O jornal português adiantou que Orkun Kokçu, Otamendi e Di María protestaram e pediram a saída de Roger Schmidt.
"O Sport Lisboa e Benfica esclarece que são totalmente falsas as informações do jornal Correio da Manhã quanto a um pretenso pedido de saída de Roger Schmidt protagonizado por Otamendi, Di María e Kokçu", pode-se ler na nota oficial partilhada pelas as águias.
O Clube encarnado dá destaque, ainda, à eventual discussão entre Rui Costa e Roger Schmidt na reunião antes do anúncio oficial da demissão do treinador alemão: "É igualmente fantasiosa e totalmente falsa a descrição de uma discussão entre Roger Schmidt e o Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa".
"Mais uma notícia do jornal Correio da Manhã sem recurso a qualquer fonte direta, credível e suscetível de ser responsabilizada, pejada de invenções e mentiras e que o Sport Lisboa e Benfica desmente e repudia", acusaram os encarnados no comunicado oficial.
É importante referir que o comando técnico do Glorioso já recebeu um novo treinador. Bruno Lage regressou ao Benfica, sucedendo a Roger Schmidt, e já iniciou os primeiros trabalhos enquanto o técnico principal dos encarnados de modo a preparar a receção ao Santa Clara. O duelo está marcado para dia 14 de setembro, pelas 20h30, no Estádio da Luz.
Vai haver mexidas na SAD encarnada e o antigo candidato nas últimas eleições critica postura do Presidente
|
0Francisco Benitez já reagiu à reestruturação da SAD do Benfica através de um pequeno texto publicado nas redes sociais. O antigo candidato no último ato eleitoral das águias 'apontou o dedo' a Rui Costa, fazendo revelações inéditas.
"Faz o que eu digo, não faças o que eu faço"
"Nas últimas eleições, Rui Costa acusou-me de pedir um cheque em branco aos sócios sobre a composição da SAD", começou por escrever o líder do movimento Servir o Benfica na rede social X (antigo Twitter).
"Prepara-se agora para fazer a segunda remodelação da SAD no seu mandato, sem nunca ter sufragado os membros da mesma junto dos sócios. Faz o que eu digo, não faças o que eu faço", completou Benitez.
É importante referir que as mexidas na SAD encarnada referem-se às saída de Lourenço Pereira e Rita Sampaio Nunes. Enquanto o primeiro permanece na Luz, apenas saindo do cargo na Comissão Executiva, a presidente da Comissão de Controlo Interno e Partes Relacionadas - regula a atividade da SAD - vai mesmo abandonar o Clube encarnado.
Vale destacar que Lourenço Pereira deixa a Comissão Executiva, mas não diz adeus ao reestruturação da SAD do Benfica atravé. O dirigente vai permanecer nos quadros da Luz, mas com o foco apenas na pasta do futebol. Aliás, Lourenço Pereira já ocupou um lugar no banco de suplentes no último embate das águias frente ao Moreirense, em Moreira de Cónegos.
Além disso, é importante referir que a saída de Luís Mendes será colmatada por Nuno Catarino, segundo informações adiantadas pelo jornal O Jogo, esta quinta-feira, 5 de setembro. O empresário tem experiência em funções na empresa McKinsey & Company e será o sucessor do antigo braço-direito de Rui Costa. Já José Gandarez, o atual vice-presidente suplente do Benfica, vai passar para o Conselho de Administração.
Evento que domina o calendário desportivo das águias promete um debate bastante agitado
|
0A Assembleia Geral do Benfica , no qual estarão presentes os acionistas da SAD encarnada, vai realizar-se já no próximo dia 28 de setembro, às 19 horas, no Auditório do Museu Cosme Damião, informaram as águias à CMVM na noite desta última quarta-feira.
Neste evento, os responsáveis do Clube da Luz vão debater o Relatório e Contas do exercício de 2022/23, juntamente com a proposta de aplicação de resultados. Simultaneamente, deverá proceder-se à apreciação geral da administração e fiscalização da Sociedade.
Por outro lado, o tópico que promete gerar uma discussão mais acessa durante o debate é a política de remuneração dos órgãos de administração e fiscalização e dos membros da Mesa da Assembleia Geral. A proposta prevê que, por exemplo, os administradores não executivos recebam um valor predeterminado como senha de presença em cada reunião.
Por fim, os elementos do Clube da Luz vão deliberar sobre uma alteração ao acordo relativo à alienação das ações representativas da totalidade do capital social das sociedades Benfica Estádio – Construção e Gestão de Estádios, S.A. e Benfica TV, S.A..
Recorde-se que, em julho, mais de 300 Sócios do Benfica enviaram uma carta ao Presidente da Direção e da Mesa de Assembleia do Glorioso, exigindo uma explicação “dos motivos pelos quais foi alterada a proposta” da direção à Comissão da Revisão dos Estatutos.