Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

RUI VITÓRIA, EX-TÉCNICO DO BENFICA, ‘ARRASA’ FEDERAÇÃO EGÍPCIA, DEPOIS DO DESPEDIMENTO: “UMA FALTA DE RESPONSABILIDADE E DE RESPEITO"

Treinador português ainda não perdoou o ‘divórcio’

Glorioso 1904
Glorioso 1904

06 Mar 2024 | 16:24 |

Icon Comentário0

Rui Vitória, antigo treinador do Benfica está recentemente sem clube depois de ter sido despedido do cargo se selecionador do Egito. Em declarações ao jornal A Bola, o técnico português mostrou o seu descontentamento pela maneira como foi tratado pela Federação (Associação egípcia de futebol), após o divórcio com a mesma. 


Numa entrevista em que também mencionou o seu passado e saída agitada do Clube da Luz, Rui Vitória fala da sua experiência no futebol egípcio. O entrevistador, José Manuel Delgado perguntou-lhe "O que é que aconteceu no egito para que, com um percurso de 12 vitórias, 5 empates e uma derrota, não continuar á frente da seleção", ao que Rui Vitória teve muito a dizer sobre a falta de visão a longo prazo.


"A ideia era estarmos juntos até 2026, foi com esse propósito que os dirigentes da Federação vieram a Portugal, para que eu pegasse na seleção do Egito, mas entretanto, com aquilo que foram as circunstâncias deste último ano, tudo foi interrompido a meio. Estava a ser um percurso muito interessante, com uma mudança de paradigma em relação àquilo que era habitualmente feito no Egito, os resultados também apareceram, mas depois a CAN, que tem uma história muito particular, acabou por condicionar esse trajeto. Entenderam, porque existe uma pressão exterior enorme, que deviam mudar de timoneiro, e pronto, o resto é futebol", disse o antigo treinador das águias.


"Tenho consciência de que fizemos um trabalho muito interessante. Só perdendo um dos 18 jogos que fizemos, um particular com a Tunísia. Há uma falta de visão a longo prazo, tudo vive muito do imediato, daí o impacto do CAN", disse.  O técnico português garante que o seu problema é com a federação e não com os egípcios: "Estou convencido de que [o divórcio] vai ser complicado e litigioso. Não estou a gostar da forma como se têm comportado até à data. Sempre tive uma relação fantástica com o povo egípcio, trataram-me de forma extraordinária, mas no que toca à Federação, sinto uma falta de responsabilidade, e uma falta de respeito também, e por isso serão os meus advogados a tratar do assunto de aqui em diante". 

Rui Vitória, que está neste momento sem equipa depois de ser despedido do comando da seleção do Egito, treinou o Benfica durante quatro épocas, desde 2015/2016 a 2017/2018 e foi campeão nacional por duas vezes, recebendo o prémio de melhor treinador da Liga Portuguesa.





Futebol

Tomás da Cunha sem dúvidas sobre titular do Benfica: "Foi a grande figura do dérbi"

Nas redes sociais, especialista destacou pupilo de José Mourinho como o melhor em campo no duelo da 13.ª jornada da Liga portuguesa

Tomás da Cunha analisou a partida da 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic e destacou jogador do Benfica como a grande figura do dérbi
Tomás da Cunha analisou a partida da 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic e destacou jogador do Benfica como a grande figura do dérbi

07 Dez 2025 | 18:45 |

Icon Comentário0

Após o empate entre Benfica e Sporting (1-1), Tomás da Cunha analisou a partida da 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Nas redes sociais, o especialista destacou Richard Ríos como a grande figura do dérbi. Por outro lado, referiu que Enzo Barrenechea comprometeu no golo dos leões.


T. da Cunha: "Richard Ríos foi, de forma clara, a figura do dérbi"


"Richard Ríos foi, de forma clara, a figura do dérbi. Desta vez, também a ajudar o Benfica ofensivamente, sobretudo no entendimento com Dedic. Não houve outros argumentos para chegar à vitória, mesmo perante Sporting claramente à procura de baixar ritmo e sem nada dos suplentes", escreveu na rede social 'X', antes de falar no médio argentino.


T. da Cunha: "Benfica só colocou agressividade incómoda depois do 1-1"

"Não só Barrenechea comprometeu sob pressão. O Benfica acumulou perdas na meia hora inicial e não conseguiu impedir o Sporting de ligar por dentro. Marca na desconexão entre Morita e Maxi Araújo (Dedic e Ríos nos melhores lances). Benfica só colocou agressividade incómoda depois do 1-1".


No Estádio da Luz, Pedro Gonçalves adiantou os leões, aos 12 minutos, mas o ucraniano Georgiy Sudakov repôs a igualdade, aos 27, no quarto empate dos encarnados em sete encontros em casa no campeonato e o primeiro em que os leões cederam pontos fora do seu reduto.

Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Richard Ríos – avaliado em 22 milhões de euros – leva 24 encontros disputados: nove na Liga dos Campeões, 12 na Liga Portugal Betclic, um na Taça, um na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 1.948 minutos em que foi opção, o médio fez um golo e uma assistência.

Veja a publicação:



Futebol

Português que recusou voltar ao Benfica no verão lesiona-se e não joga mais em 2025

Jogador sofreu uma rotura parcial no tendão da coxa direita e teve de ser substituído à passagem dos 20 minutos da partida da 15.ª jornada

Jogador que recusou voltar ao Benfica submeteu-se a uma ressonância magnética e não joga mais em 2025
Jogador que recusou voltar ao Benfica submeteu-se a uma ressonância magnética e não joga mais em 2025

07 Dez 2025 | 17:51 |

Icon Comentário0

Nélson Semedo não joga mais em 2025. O lateral português saiu lesionado do encontro com o Basaksehir e o Fenerbahçe, sendo que o emblema da cidade de Istambul informou, este domingo, dia 7 de dezembro, que o jogador sofreu uma rotura parcial no tendão da coxa direita e teve de ser substituído aos 20 minutos da partida da 15.ª jornada.


De acordo com o comunicado, o lateral-direito submeteu-se a uma ressonância magnética no Hospital Atasehir, que confirmou o diagnóstico, tendo sido dado início ao tratamento. O tempo estimado de recuperação não foi avançado, mas é certo que o jogador de 32 anos não joga mais no presente ano civil.


Nélson Semedo optou por emigrar para a Turquia para jogar no Fenerbahçe, quando muita gente esperava o seu regresso ao Benfica. No último mercado de verão, o atleta confirmou alguns contactos com o Benfica, mas explicou que ainda não era tempo de voltar a Portugal.


"Houve contatos. Sempre fui muito transparente com as pessoas com que eu falei, com o meu agente e sempre disse o que pensava. Acho que era cedo para voltar a Portugal, tenho 31 anos, mas tomo bem conta de mim e do meu corpo. Acho que tenho alguns anos pela frente", admitiu.

Em 2025/26, com a camisola do Fenerbahçe, Nélson Semedo – atualmente avaliado em 8 milhões de euros – marcou presença em 21 encontros: 12 na liga turca, quatro nos playoff de acesso à Liga dos Campeões e cinco na Liga Europa. Nos 1.590 minutos disputados dentro das quatro linhas, o defesa apontou um golo e uma assistência.



Futebol

Após provocação ao Benfica, Midtjylland em delírio por Franculino Djú

Antigo futebolista que passou pela formação dos encarnados tem sido uma das grandes sensações da presente edição do campeonato dinamarquês

Depois de ser referenciado para 'picar' o Benfica, Franculino Djú tem estado em altas no Midtjylland. Fotografia: Paolo Bruno | GettyImages
Depois de ser referenciado para 'picar' o Benfica, Franculino Djú tem estado em altas no Midtjylland. Fotografia: Paolo Bruno | GettyImages

07 Dez 2025 | 16:27 |

Icon Comentário0

Franculino Djú é um nome que tem estado em destaque na Dinamarca. O avançado, que passou pela formação do Benfica, tem sido uma das principais figuras do Midtjylland e do campeonato local. Face ao bom momento do atleta, há quem vaticine uma transferência recorde.


Numa entrevista ao jornal local Tipsbladet, o dirigente do emblema de Djú, Ove Pedersen, não esconde a satisfação pelo impacto que o antigo craque das águias tem tido no campeonato. Além disso, a mesma fonte adianta que o artilheiro pode vir a protagonizar a maior transferência da liga dinamarquesa.


"Há quase a certeza de que ficará para a história, a não ser que se lesione, caso contrário, não vejo como não será a maior venda de sempre. O preço é de 35 milhões de euros", escreveu o Tipsbladet, citado pelo jornal A Bola na edição do último sábado, 6 de dezembro.


Atualmente, o recorde é detido pelo Nordsjaelland — antigo clube de Schjelderup — pela venda de Ernest Nuamah, aos belgas do Molenbeek, em 2023/24, a troco de 25 milhões de euros. Contudo, o atleta não ficou na Bélgica e seguiu logo para o Lyon, onde se encontra a jogar atualmente.

Franculino Djú — atualmente avaliado em 13 milhões de euros — foi recentemente referido para deixar uma provocação ao Benfica. Na presente temporada, o avançado já realizou 30 encontros oficiais pelo Midtjylland. Nos 2.120 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, registou 21 golos e duas assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Schjelderup pronuncia-se sobre sentença: confira a decisão do atleta do Benfica
Futebol

Schjelderup pronuncia-se sobre sentença: confira a decisão do atleta do Benfica

07 Dez 2025 | 15:45

Icon Comentário0
Rúben Dias ajudou a desbloquear jogo complicado no Man City - Sunderland
Futebol

Rúben Dias ajudou a desbloquear jogo complicado no Man City - Sunderland

07 Dez 2025 | 15:06

Icon Comentário0
Há informações importantes antes do Benfica - Nápoles da Liga dos Campeões
Futebol

Há informações importantes antes do Benfica - Nápoles da Liga dos Campeões

07 Dez 2025 | 14:28

Icon Comentário0