
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
04 Out 2025 | 14:21 |
Durante a noite de amanhã, o Estádio do Dragão vai ser palco de mais um Clássico, que vai coloca frente a frente o Benfica e o Porto. No entanto, neste eterno encontro entre rivais, os novos protagonistas, além dos jogadores, são José Mourinho e Francesco Farioli e os dois técnicos, com fases diferentes da carreira, querem dar o seu melhor.
Se na gíria do futebol se diz que um Clássico é sempre 50/50, há números que mostram que as coisas não são bem assim. Perante os números apresentados, os dragões apresentam um registo mais risonho do que os encarnados e, até data, Farioli, com apenas 36 anos de idade, já mostra alguma experiência no que diz respeito a duelos grandes.
Contabilizando os duelos que realizou à frente do Ajax e Porto, o italiano ainda não perdeu qualquer partida frente aos rivais diretos. No comando técnico da turma de Amesterdão, o transalpino bateu PSV e Feyenoord por duas ocasiões cada, tanto nos jogos em casa, como fora. Em Portugal, Farioli estreou-se no Clássicos com um triunfo em Alvalade, frente ao Sporting (2-1).
Já José Mourinho, com um grande percurso no futebol português e internacional, conta com um registo positivo no que diz respeito a Clássico. Nas seis ocasiões em que defrontou os rivais diretos, o Special One somou quatro triunfos, cedeu um empate e perdeu apenas uma vez - no prolongamento da final da Taça de Portugal de 2003/04 - onde curiosamente acabou por conquistar o campeonato e a Liga dos Campeões.
Dois treinadores que prometem um grande espectáculo, num encontro que, por si mesmo, é sinónimo de futebol e muitas emoções. Recorde-se que a partida está agendada para a noite de domingo, 5 de outubro, às 21H15, no Estádio do Dragão. As duas equipas já preparam o duelo, cada uma com as suas devidas preocupações. No caso do Benfica, as águias lidam com uma virose.
Treinador encarnado esteve presente na conferência de imprensa de antevisão ao clássico, mas no final houve momentos de tensão com elemento dos media
04 Out 2025 | 15:40 |
José Mourinho teve um bate-boca com alguma tensão, com um jornalista presente na sala de imprensa, onde o treinador encarnado se encontrava a fazer a conferência de antevisão ao clássico do futebol português, o Porto - Benfica. Discussão esteve relacionada com o salário do treinador português - o técnico também abordou a virose que assolou a equipa.
José Mourinho foi questionado acerca de quando ia ter o Benfica a ganhar regularmente, tendo em conta que não é um treinador barato para o Clube da Luz. O treinador encarnado não gostou do comentário acerca do que aufere no emblema das águias, e apressou-se a demonstrar o descontentamento.
"Você e alguns dos seus colegas estão doidinhos para saber quanto ganho. Quanto é que você ganha? Não vai dizer? Então não fale no meu. Vocês são um bocado obcecados com os números. Não está a faltar ao respeito, mas há uma curiosidade brutal sobre quanto ganha o vizinho do lado", atirou José Mourinho.
De seguida, o treinador do Benfica respondeu à questão que tinha sido colocada: "Se calhar começamos a ganhar amanhã! O futebol é assim mesmo, às vezes os resultados são consequência do trabalho que se faz, o que estou a garantir é que estamos a trabalhar muito. A vida não é boa quando se perde, o jogador quando perde sente responsabilidades e o treinador também. Mais importante do que o meu currículo são os meus anos de experiência a ganhar e a perder. Os jogadores merecem felicidade alegria e neste momento não estão a conseguir".
"Com o Rio Ave sentimos isso, mesmo ganhando ao Gil Vicente continuamos a sentir... Não penso em mim, estou a pensar neles e nos adeptos que amam o clube, que são o verdadeiro clube. Considero-me um grande treinador, desculpe a falta de modéstia, tenho um staff bem preparado e estamos a trabalhar muito. Verdadeiros resultados? Se calhar amanhã, mas não podemos prever. Com o Chelsea podia ter sido diferente, o rendimento foi bastante aceitável, mas vamos ver. Trabalhamos a sério", rematou José Mourinho, depois de um momento com alguma tensão com um jornalista presente na conferência de imprensa do treinador português.
Treinador encarnado esteve à conversa com os jornalistas, na conferência de antevisão ao clássico, e aproveitou para comentar a equipa rival
04 Out 2025 | 15:30 |
José Mourinho considera que o Porto tem alguma vantagem sobre o Benfica, antes do clássico, devido ao tempo que Francesco Farioli teve para trabalhar com a sua equipa, algo que não aconteceu no Clube da Luz. O treinador encarnado esteve à conversa com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao jogo grande do futebol português - a virose no conjunto das águias também foi tema de conversa.
"Estamos em momentos diferentes óbvios. O FC Porto tem muito trabalho por trás, tiveram pré-época, não jogaram playoffs. Há muito trabalho ali, a equipa está bem, tem uma estrutura óbvia, dinâmicas bem adquiridas, os resultados são consequência do muito trabalho que têm e que nós não temos. Hoje foi dos poucos treinos em que tive a equipa toda, com o handicap de amanhã haver jogo. O trabalho é muito com base na análise e tentar fazer a equipa a crescer. O FC Porto tem uma boa equipa, muito solidificada, com o dedo do treinador. Mas não é favorito por isto", começou por explicar José Mourinho.
O treinador do Benfica comentou, depois, as suas palavras, acerca do Chelsea ser superior ao rival do norte: "Não houve intenção negativa em relação ao FC Porto. Posso elogiar mais e dizer que gosto muito da equipa do FC Porto. Mas uma coisa é o campeão do Mundo que joga para ganhar a Premier League e outra que joga na liga portuguesa. São contextos diferentes, a minha equipa fez um bom jogo frente a esta equipa. Se jogámos assim em Stamford Bridge por que não podemos jogar no estádio do FC Porto?".
"Muito bom jogador, já me tinha passado pelos olhos e pelo computador. Trabalha muito, tem chegada na área, é perigoso em bola parada ou chegada à área. Muito bem integrado na dinâmica que o treinador imprime à equipa. Mas temos de ter preocupações com todos", explicou, ainda, José Mourinho, particularizando a sua análise acerca de Froholdt.
José Mourinho terminou o tema com uma frase forte. Quando foi questionado sobre a possibilidade de sair do dragão com sete pontos de desvantagem em relação aos rivais. Respondeu o seguinte: "E se sairmos a um ponto do FC Porto? Também pode acontecer...".
Treinador encarnado falou com os jornalistas, em conferência de imprensa de antevisão ao clássico do futebol português, com o conjunto do norte do país
04 Out 2025 | 15:16 |
José Mourinho explicou que a equipa do Benfica está praticamente recuperada da virose que sofreu nos últimos dias. O treinador do Clube da Luz esteve à conversa com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao clássico com o Porto, e não esqueceu o susto que o plantel sofreu recentemente.
"Estados todos bem de saúde, treinámos todos hoje, está tudo bem. Não há ninguém impedido de viajar ou de jogar. Não há ninguém que fique para trás. Vamos todos", começou por explicar José Mourinho aos jornalistas presentes na sala de imprensa das instalações encarnadas.
O treinador encarnado prosseguiu, e revelou mais alguns dados sobre a virose que impactou a equipa do Benfica. José Mourinho respondeu à questão acerca de um possível adiamento do jogo com o Porto, e depois forneceu mais detalhes sobre o estado do plantel.
"Não, começou em Londres. Há um jogador que é o grande culpado, eu sei quem é e brinco com ele (risos), depois fui eu...", atirou José Mourinho, sem querer revelar a identidade do elemento que suspeita ter começado a virose no plantel do Benfica.
"Foi preocupante há uns dois dias, mas hoje toda a gente treinou. Ainda equacionámos viajar para o Norte separados, mas não será necessário. A tendência é que amanhã estaremos melhor do que hoje. Mas não pensámos no adiamento", atirou, a terminar, José Mourinho.