Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futsal
16 Mar 2023 | 14:55 |
Pulpis deixou o comando técnico da equipa de futsal do Benfica, na passada terça-feira, dia 14 de março, sendo que o Clube da Luz já teve perto de garantir Paulo Tavares, antigo treinador do Braga, mas o negócio caiu por terra.
Tiago Godinho, conhecido adepto dos encarnados, acredita que o próximo líder deverá ser alguém “jovem, ambicioso com uma ideia de jogo clara, com histórico na carreira de desenvolvimento de jovens atletas e habituado aos principais campeonatos da modalidade, que permita suportar a pressão de representar o Benfica e entender que no clube o tempo é um bem escasso”.
Falta de timing ou timing perfeito?
No que respeita ao facto do emblema da Catedral ter dispensado Pulpis, a pouco tempo da final four, podendo isto colocar a formação das águias numa posição mais vulnerável, o Sócio das águias considera que esta decisão visa “injetar ideias novas”, depois de a “estrutura do Clube ter entendido que já não existiam condições para dar seguimento a esta liderança técnica”.
“Creio que esta decisão pretende ter o efeito oposto, ou seja, estando ainda em aberto a possibilidade de conquistar o Campeonato, Champions League e Taça de Portugal, injetando ideias novas para galvanizar um plantel que efetivamente tem condições para fazer muito melhor do que aquilo que tem feito no último ano e meio”, garantiu.
Da dominância à falta de investimento
O fundador do Movimento Servir o Benfica realçou, ainda, que apesar de Pulpis ter vencido, em janeiro, a Taça da Liga, não é ‘aceitável’ que o Benfica não ‘domine’ a modalidade, cenário que em 2010 era uma realidade.
“Acima de tudo é fundamental o Benfica saber o que quer para o seu futsal. O Clube que em 2010 dominou a década na modalidade. Daí para cá venceu somente três campeonatos, muito pouco para o investimento do clube na modalidade”, afirmou.
Machadada final foi a cambalhota frente ao Quinta dos Lombos
Apesar de considerar que “não é fácil gerir um plantel onde dois estrangeiros obrigatoriamente ficam de fora em cada jogo”, Tiago Godinho acredita que a derrota frente ao Quinta dos Lombos foi a machadada final no percurso de Pulpis, de águia ao peito.
“A derrota contra o Quinta dos Lombos é a terceira da época, no Campeonato, que coloca o objetivo de vencer a Fase Regular praticamente impossível e o próprio segundo lugar a cinco jogos do final desta fase, muito difícil” conferiu, atirando que o universo Benfiquista não pode esquecer esta série de resultados menos positivos.
Visto como uma peça importante no plantel encarnado, atleta aceitou prolongar o seu vínculo e mostrou-se contente com decisão feita
31 Jan 2026 | 12:27 |
É oficial: o Benfica assegurou a continuidade de Eduardo Tchuda. Segundo foi revelado, através dos meios oficiais do Clube da Luz, o futsalista prolongou o seu contrato até ao final da temporada de 2028/29. Em declarações à comunicação social encarnada, o jovem atleta mostrou-se muito feliz.
Eduardo Tchuda: "Muito orgulho... uma casa que me acolheu muito bem. Muito trabalho duro e consistência"
"Um sentimento inexplicável", começou por dizer Eduardo Tchuda, em declarações à BTV, momentos depois de ter rubricado o seu novo contrato com o Benfica. Vale a pena recordar que o futsalista tem sido presença regular na equipa de Cassiano Klein, chegando a jogar na partida da Taça da Liga.
"Muito orgulho... uma casa que me acolheu muito bem. Muito trabalho duro e consistência", acrescentou o jovem atleta, em declarações à BTV, mostrando-se bastante contente com a decisão de continuar de águia ao peito. Recorde-se que Tchuda é produto da formação encarnada.
Eduardo Tchuda: "Estar na equipa principal do Benfica é um orgulho mesmo"
"Muita evolução e consistência e muito foco. Estar na equipa principal do Benfica é um orgulho mesmo. Sinto-me muito bem, esforcei-me muito para estar aqui e vou continuar com muito trabalho, muita dedicação. Todos os dias a batalhar até chegar onde eu quero", afirmou Tchuda, sobre o percurso que tem vindo a fazer na Luz.
"Estava nervoso nos primeiros dias, mas acolheram-me mesmo bem. Os meus colegas foram, desde o início, impecáveis, nunca deixaram que me faltasse nada e hoje estamos aqui na luta", concluiu o futsalista, depois de ter renovado o seu contrato até 2029.
Atleta viveu momentos tensos no último ano com o Manto Sagrado das águias e prepara-se para vestir camisola do eterno rival dos encarnados
11 Jan 2026 | 09:55 |
Ivan Chishkala prepara-se para reforçar o Sporting nos próximos dias. Pelo que foi apurado, o antigo jogador do Benfica está de saída do seu atual clube, o Torpedo, e vai ser oficializado como novo atleta do rival de Alvalade, para atacar o resto da temporada.
Segundo adiantou a imprensa russa, entretanto confirmado pelo jornal A Bola, o futsalista vai, de facto, ser mais uma opção para o plantel comandado por Nuno Dias. Pelo que a mesma fonte explicou, o ala vai despedir-se do emblema russo este domingo, 11 de janeiro, e, ao fim de meia época, regressa a Portugal para vestir a camisola dos leões.
A curta passagem de Chishkala pelo futsal russo foi a solução encontrada pelo Sporting para contornar o pacto de não agressão que está em vigor nas modalidades entre os dois rivais de Lisboa. Além disso, uma vez planeado este cenário, o atleta nem chegou a vender a sua residência em território nacional.
No que diz respeito à sua contratação, o clube de Alvalade não irá gastar um único cêntimo, uma vez que, devido às sanções impostas pela FIFA à Rússia, na sequência da invasão militar da Ucrânia, os atletas podem deixar o país sem qualquer custo.
Depois de cinco temporadas ao serviço do Benfica, nas quais conquistou diversos títulos — o mais recente dos quais a Liga Placard 2024/25 —, o internacional russo está de regresso a Portugal para reforçar o Sporting. Na meia temporada que realizou no Torpedo, o ala apontou 17 golos em 22 jogos disputados.
Atleta não concorda com uma escolha feita pelo treinador e não escondeu a desilusão junto dos colegas da equipa encarnada
11 Jan 2026 | 03:00 |
André Correia não escondeu o desagrado com Jorge Braz. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso jornal revela que o guarda-redes do Benfica ficou revoltado com o facto de ter ficado de fora da lista final de convocados da Seleção Nacional.
Como o Glorioso 1904 sabe, Portugal prepara-se para iniciar a sua participação no Campeonato da Europa, competição em que surge como uma das seleções favoritas à conquista do título. No entanto, segundo apurou o nosso jornal, as escolhas do selecionador luso-canadiano não caíram bem junto de André Correia, com o atleta do Benfica a acreditar que reunia todas as condições para integrar o lote de guarda-redes convocados.
Relativamente à ausência do guardião encarnado, Jorge Braz optou por chamar Edu Sousa, que atua no Múrcia, em Espanha, e Bernardo Paçó, titular do Sporting. Ainda assim, a não convocatória de André Correia não foi a única surpresa negativa para as águias, uma vez que o selecionador nacional também deixou de fora Silvestre Ferreira.
No que diz respeito à lista final da Seleção Nacional, o emblema encarnado estará representado por cinco atletas na fase final do Campeonato da Europa. Entre as opções de Jorge Braz figuram André Coelho, Afonso Jesus, Lúcio Rocha, Pany Varela e Kutchy.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, André Correia tem sido uma das apostas recorrentes de Cassiano Klein. No total, o guarda-redes, de 27 anos, participou em 13 jogos oficiais: seis na Liga Placard, cinco na Liga dos Campeões, um na Taça da Liga e um na Supertaça, tendo ainda contribuído com duas assistências.