
Clube
Exclusivo Glorioso1904 - Sondagem falsa no Benfica favorece Rui Costa e Noronha Lopes
04 Set 2025 | 08:58
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
10 Mar 2023 | 17:11 |
Rui Costa foi ilibado pelo Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS) de pagar uma uma multa de 1.150 euros aplicada ao Presidente do Benfica, depois de declarações após o jogo frente ao Gil Vicente, na passada temporada, no Estádio da Luz.
O encontro terminou com uma derrota, por 2-1, diante dos gilistas, com o líder dos encarnados a proferir a frase "é hora de dizer basta", referindo-se a erros de arbitragem na partida de 2 de fevereiro de 2022.
O TCAS referiu que as declarações foram "proferidas em linguagem correta", sendo um "normal e admissível juízo negativo ao desempenho desportivo da arbitragem" e que o Maestro colocou "legítimas discordâncias sobre o sentido de decisões de terminados lances".
"Está no seu legítimo direito de crítica e de liberdade de expressão, exprimindo a sua opinião de forma não constrangedora para os árbitros em causa", pode ser lido no acórdão do tribunal, que contrariou ainda a Federação Portuguesa de Futebol, referindo que não se pode atribuir "sentidos subreptícios que não resultem da fria análise das mesmas [declarações]".
"O Tribunal Arbitral entende que, apesar de algumas declarações proferidas pelo Demandante [Rui Costa] estarem no limite da admissibilidade, a verdade é que em termos literais não chegam a ultrapassar esse limite, nem se podem fazer processos de intenção com base na utilização de expressões consagradas na linguagem comum, às quais não pode ser atribuído no campo desportivo qualquer significado diferente daquele que habitualmente têm", escreveu o TCAS.
"Acresce que, a circunstância da expressão “basta” poder ter sido utilizada no passado pelos Presidentes de outras duas SADs a fim de incitar à violência, é insuficiente para se concluir que in casu também era esse o objetivo de Rui Costa com a utilização dessa expressão, ou seja, que a mesma se traduziu num «repto». Aliás, não foi dada como provada qualquer factualidade, posterior às declarações de 2.2.2022, que venha dar credibilidade ao entendimento do Conselho de Disciplina da FPF de que a utilização da expressão «basta» por parte de Rui Costa visava incentivar à violência", concluiu o órgão judicial.
Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol apontou dedo ao Clube da Luz por posição assumida em público
05 Set 2025 | 11:42 |
Luciano Gonçalves considera que as declarações de Mário Branco depois do Alverca – Benfica encontram justificação no clima eleitoral em que as águias se encontram. Numa entrevista ao programa Túnel de Acesso, da Antena 1, o alto responsável pela arbitragem portuguesa desvalorizou o sucedido.
Luciano Gonçalves sobre declarações de Mário Branco no Alverca - Benfica: "Não está relacionado com a arbitragem"
“Existem certamente justificações internas para que elas [declarações de Mário Branco] sejam feitas. Não está relacionado com a arbitragem, que foi muito positiva”, começou por afirmar Luciano Gonçalves, Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, abordando a toma de posição do responsável do Benfica.
"Não é por alguém não ter entendido as nossas mensagens que vamos alterar a estratégia. Não é um tema com o qual estou preocupado. Cada diretor saberá a estratégia a aplicar. O importante é seguir a nossa linha que maior abertura com os clubes e com todos os intervenientes", continuou Luciano Gonçalves.
Luciano Gonçalves: "Vamos ter outros árbitros com clássicos e dérbis"
Sobre a arbitragem do clássico entre Sporting e Porto, Luciano Gonçalves respondeu afirmativamente: "Gostei muito da arbitragem do João Gonçalves. Foi uma aposta ganha, demonstrou que é um árbitro com muitas capacidades, de futuro. Vamos ter outros árbitros com clássicos, dérbis e jogos com mais mediatismo”.
"Ficarei frustrado se não tiver nenhum árbitro no Campeonato do Mundo de 2026, é para isso que trabalhamos. É preciso ter em conta que só vão estar presentes nove árbitros europeus, mas será frustrante para mim e para a minha equipa caso nenhum seja português", finalizou Luciano Gonçalves.
Responsáveis do Clube da Luz mostram preocupação com movimentações fora das quatro linhas dos principais rivais, seja de leões ou dragões
05 Set 2025 | 03:00 |
O Benfica está muito atento a eventuais movimentações de bastidores de Sporting e Porto. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela que os mais altos responsáveis das águias, com Rui Costa à cabeça, não querem ser ‘comidos de cebolada’ com jogadas fora das quatro linhas.
A prova disso mesmo foi a intervenção de Mário Branco, diretor-geral do futebol das águias, após a polémica arbitragem de José Bessa, da Associação de Futebol do Porto, no Alverca – Benfica. Nesse encontro, as águias viram seis cartões amarelos, e um vermelho, quando fizeram apenas 18 faltas.
"Uma coisa que nos preocupa, e a que vamos estar atentos e vigilantes, é se este tipo de critérios de arbitragem se vai manter durante a temporada. Tivemos o cuidado, no início da época, de estar na Cidade do Futebol e tentar perceber que tipo de recomendações é que a nova Comissão de Arbitragem tinha para o remanescente da época, e não percebi que houvesse um critério tão rigoroso como aquele que foi utilizado hoje neste campo”, afirmou Mário Branco, em declarações aos jornalistas, após o Alverca – Benfica, em que as águias triunfaram, por 2-1, sendo que Amar Dedic acabou expulso, num lance que deixa muitas dúvidas.
A esta intervenção de Mário Branco no final da quarta jornada da Liga Portugal Betclic, é preciso somar os comunicados que o Benfica emitiu após a final da Taça de Portugal, na sequência da agressão de Matheus Reis, com um pontapé na cabeça, a Andrea Belotti, que resultou em falta favorável aos… leões.
Neste sentido, e perante um campeonato que se prevê bastante equilibrado e jogado ao limite, a estrutura de futebol do Benfica já fez saber à Federação Portuguesa de Futebol e a Liga Portugal que não terá qualquer pudor em denunciar práticas e jogadas de bastidores de Sporting e Porto.
Numa carta enviada ao líder máximo do Clube da Luz e a José Pereira da Costa, Associados deixam dois pedidos muito concretos sobre as eleições de 25 de outubro
04 Set 2025 | 12:24 |
Um grupo de Sócios do Benfica exige a Rui Costa e ao Presidente da Mesa da Assembleia, José Pereira da Costa, que tome medidas de forma a facilitar a participação nas próximas eleições das águias, agendadas para 25 de outubro. Esta iniciativa surge após o anúncio da MAG, na passada quarta-feira.
“Nenhum Benfiquista pode ser impedido de participar num dos atos mais importantes da vida do Sport Lisboa e Benfica: as eleições do próximo dia 25 de outubro. O voto é a forma suprema de participação associativa. Negar ou dificultar esse direito é enfraquecer a própria democracia do Benfica”, pode ler-se na carta enviado a Rui Costa e José Pereira da Costa.
O grupo de Sócios do Benfica deixa duas ‘exigências:
“Não pedimos nada em nome de uma candidatura ou de um grupo. Pedimos em nome de algo muito maior: a grandeza do Sport Lisboa e Benfica. Pedimos em nome de cada um que ama este clube e que, independentemente do lugar onde vive, tem direito a dizer presente no dia 25 de outubro. O Sport Lisboa e Benfica é grande porque é de todos. E só continuará a ser eterno se todos tiverem lugar na sua democracia”, finaliza este conjunto de Associados dos encarnados.
Exclusivo Glorioso1904 - Sondagem falsa no Benfica favorece Rui Costa e Noronha Lopes
04 Set 2025 | 08:58
Mesa da Assembleia Geral dá novidades importantes sobre eleições do Benfica
03 Set 2025 | 13:30
Manteigas exige respostas dos concorrentes e expressa desejo antes das eleições no Benfica
02 Set 2025 | 10:05