Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

ALELUIA! TRIBUNAL ILIBA RUI COSTA E BENFICA LIVRA-SE DE MULTA PESADA

Momento é referente a jogo da passada temporada

Rui costa Benfica
Rui costa Benfica

  |

Icon Comentário0

Rui Costa foi ilibado pelo Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS) de pagar uma uma multa de 1.150 euros aplicada ao Presidente do Benfica, depois de declarações após o jogo frente ao Gil Vicente, na passada temporada, no Estádio da Luz.

O encontro terminou com uma derrota, por 2-1, diante dos gilistas, com o líder dos encarnados a proferir a frase "é hora de dizer basta", referindo-se a erros de arbitragem na partida de 2 de fevereiro de 2022.


O TCAS referiu que as declarações foram "proferidas em linguagem correta", sendo um "normal e admissível juízo negativo ao desempenho desportivo da arbitragem" e que o Maestro colocou "legítimas discordâncias sobre o sentido de decisões de terminados lances".


"Está no seu legítimo direito de crítica e de liberdade de expressão, exprimindo a sua opinião de forma não constrangedora para os árbitros em causa", pode ser lido no acórdão do tribunal, que contrariou ainda a Federação Portuguesa de Futebol, referindo que não se pode atribuir "sentidos subreptícios que não resultem da fria análise das mesmas [declarações]".

"O Tribunal Arbitral entende que, apesar de algumas declarações proferidas pelo Demandante [Rui Costa] estarem no limite da admissibilidade, a verdade é que em termos literais não chegam a ultrapassar esse limite, nem se podem fazer processos de intenção com base na utilização de expressões consagradas na linguagem comum, às quais não pode ser atribuído no campo desportivo qualquer significado diferente daquele que habitualmente têm", escreveu o TCAS.


"Acresce que, a circunstância da expressão “basta” poder ter sido utilizada no passado pelos Presidentes de outras duas SADs a fim de incitar à violência, é insuficiente para se concluir que in casu também era esse o objetivo de Rui Costa com a utilização dessa expressão, ou seja, que a mesma se traduziu num «repto». Aliás, não foi dada como provada qualquer factualidade, posterior às declarações de 2.2.2022, que venha dar credibilidade ao entendimento do Conselho de Disciplina da FPF de que a utilização da expressão «basta» por parte de Rui Costa visava incentivar à violência", concluiu o órgão judicial.


Clube

Após Nicolás Otamendi apontar dedo à comunicação do Benfica, há quem peça rescisão de outro atleta

Futebolista deu a cara, depois do desaire dos encarnados diante do Famalicão, no passado domingo

Após Nicolás Otamendi apontar dedo à comunicação do Benfica, há quem peça rescisão de outro atleta
Após Nicolás Otamendi apontar dedo à comunicação do Benfica, há quem peça rescisão de outro atleta

  |

Icon Comentário0

O Benfica perdeu contra o Famalicão, por duas bolas a zero, e as redes sociais estão 'ao rubro', depois das águias terem 'silenciado' Nicolás Otamendi (saiba mais AQUI). Desta vez, os adeptos do Glorioso revelaram que um atleta do Clube da Luz, Meli Sifa, pilar do rugby dos encarnados, marcou presença na... festa do Sporting. Posto isto há já quem peça a rescisão de contrato de Meli.

"Num clube como deve de ser, tinha rescisão por justa causa no dia seguinte a esta brincadeira", escreveu o adepto na rede social X (antigamente conhecido como Twitter), pedindo mesmo a rescisão de Meli Sifa. Contudo, as reações não ficaram por aqui.


"Não quero saber se é do Togo, da Mongólia ou das Filipinas. Um atleta profissional federado e a competir pelo Sport Lisboa e Benfica não pode (!) estar presente nos festejos do campeonato do rival. É uma falta de noção e a culpa não é só dele. A falta de cultura é dantesca", apontou outro Benfiquista, na mesma rede social, criticando não só ao atleta.


Recorde-se que, depois do Benfica ter entregue o Campeonato ao Sporting, Nicolás Otamendi apontou o dedo ao departamento de comunicação do Clube da Luz, garantindo que não foi por vontade própria que não 'deu a cara' nos momentos complicados.

"Quero deixar claro que as vezes que não estive aqui, não foi uma decisão minha, mas uma decisão da comunicação. Nas vezes em que não estive aqui a falar, não foi uma decisão minha. Fui atacado por não estar presente nos momentos mais difíceis, e penso que nunca me pude defender nesse sentido. Quero deixar isso claro, porque não tenho problemas em dar a cara quando as coisas correm mal, e, quando as coisas correm bem, prefiro que as figuras sejam outras", disse o capitão do Benfica, Nicolás Otamendi.


Vale destacar que, segundo apurou o nosso Jornal, o atleta da equipa de rugby do Glorioso tem neste momento a conta de Instagram privada, não sendo possível ver as publicações, a menos que já seja seguidor ou seja aceite, entretanto. 


Clube

Rui Costa pode 'aprender' com Varandas e não deixar que Benfica fique refém de "delinquentes"

Foi a vez do presidente encarnado de ser vítima da "minoria ruidosa"

Rui Costa deve aprender com Frederico Varandas
Rui Costa deve aprender com Frederico Varandas

  |

Icon Comentário0

A ordem política de um clube é algo que não é assim tão óbvio, os sócios têm os seus interesses representados democraticamente, enquanto que as claques têm a sua influência à força e os adeptos não são representados de todo. Em artigo de opinião no jornal Record, o advogado Luís Miguel Henrique argumenta que Rui Costa deve atentar a essa estrutura e não permitir que os interesses do Benfica fiquem reféns de "delinquentes".

Luís Miguel Henrique começa por estabelecer as diferenças entre os adeptos comuns (e com poucos direitos) e os sócios que pagam quotas e "têm os seus direitos e deveres devidamente definidos nos estatutos, nomeadamente o de participar nas Assembleias Gerais, eleger e destituir órgãos, apresentar propostas, intervir na discussão e votá-las, requerer a sua convocação, examinar contas e livros do clube".


No entanto, há uma terceira classe de colaborador nos clubes, as claques: "Fazem parte de grupos organizados (’GOA’), que por pressuposto legal devem estar registados no IPDJ e seguir regras específicas de conduta. São criadores de brutais coreografias, cânticos e hinos de apoio à equipa e quase sempre marcam presença em todos os jogos, independentemente do clima ou do local onde decorrem, mas em que, cada vez mais, a violência extrema e os interesses mais obscuros têm distorcido o espírito límpido, altruísta e associativo com que foram criados".


Na opinião do advogado, "a distinção entre sócio, adepto e membro de claque é essencial para compreender a dinâmica e os desafios políticos enfrentados por alguns clubes, particularmente os chamados ‘grandes’".

"Depois de Varandas e do (na altura) ainda candidato Villas-Boas terem experimentado a afronta das claques, foi a vez de Rui Costa sentir o sabor da contestação dessa ‘minoria ruidosa’ que tenta, com o seu ódio e poder que lhes foi facultado pelos próprios clubes, contaminar o processo legítimo de governação". 


Depois de Frederico Varandas os "derrotar e o Sporting sair vencedor", Luís Miguel Henrique concluiu que "para que este processo se possa consolidar e não deixar que os clubes fiquem reféns de delinquentes, é também importante que André não ceda no mais profundo e essencial, bem como que Rui Costa não vergue. O sócio que ama e respeita o seu clube agradece". 

Confira aqui a chegada do autocarro:




Futebol

Rui Costa dá guia de marcha: reforço que chegou ao Benfica como craque sai pela 'porta pequena'

Futebolista acabou por ficar bastante aquém das expectativas, estando agora de malas feitas do emblema da Catedral

Rui Costa dá guia de marcha: reforço que chegou ao Benfica como craque sai pela 'porta pequena'
Rui Costa dá guia de marcha: reforço que chegou ao Benfica como craque sai pela 'porta pequena'

  |

Icon Comentário0

Novidades fresquinhas: Juan Bernat, que chegou ao Benfica no passado mercado de verão, cedido pelo colosso PSG, vindo apelidado de craque, vai mesmo abandonar a formação de Roger Schmidt, no final da presente temporada, regressando ao emblema parisiense. O futebolista espanhol sai, contudo,  pela 'porta pequena' da Catedral. 

Segundo adianta, esta segunda-feira, dia 6 de maio, o jornal desportivo português Record, o camisola 14, que contraiu uma pubalgia, tendo sido inclusive operado, vai deixar o Benfica sem ter conquistado um único troféu, tendo chegado depois da conquista da Supertaça, único 'caneco' das águias na presente temporada. 

De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, apesar dos encarnados ainda terem mais dois jogos pela frente (Arouca e Rio Ave), é praticamente certo que o defesa espanhol não volte a vestir de águia ao peito, vendo Álvaro Carreras, agora, a assumir o flanco esquerdo do Benfica. 


Recorde-se que no momento da oficialização, Juan Bernat deixou uma garantia aos adeptos do Benfica. "Olá, benfiquistas. Sou o Juan Bernat, estou muito feliz por estar aqui e venho para lutar por todos os objetivos", afirmou o lateral-esquerdo quando chegou ao emblema da Catedral, sendo visto como os dirigentes do Benfica como um dos substitutos de Alejandro Grimaldo, que trocou as águias do Benfica pelo Bayer Leverkusen.  


Esta época, Juan Bernat - avaliado em 5 milhões de euros pelo portal Transfermarkt - já vestiu a camisola do Benfica em seis desafios, totalizando 246 minutos de águia ao peito, na presente temporada. No que respeita à época passada, no PSG, o lateral alinhou em 36 encontros, somando dois golos e quatro assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Advogados do Benfica garantem não existir provas no processo 'Saco Azul'
Clube

Advogados do Benfica garantem não existir provas no processo 'Saco Azul'

 

Icon Comentário0
Ex candidato à presidência do Benfica reage a eleições do Porto com 'laracha' a Pinto da Costa
Clube

Ex candidato à presidência do Benfica reage a eleições do Porto com 'laracha' a Pinto da Costa

 

Icon Comentário0
Grupo organizado de adeptos responde a apelo de Rui Costa e quem saiu prejudicado foi o... Benfica
Clube

Grupo organizado de adeptos responde a apelo de Rui Costa e quem saiu prejudicado foi o... Benfica

 

Icon Comentário0