
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Barcelona mexe no mercado com a dupla da formação do Benfica, João Félix e João Cancelo, na 'calha'. O emblema catalão pretende garantir a título definitivo os craques portugueses, segundo o especialista Ekrem Konur.
A mesma fonte aponta, na rede social X (antigo Twitter), que, ao contrário do que a imprensa tinha dado conta anteriormente, os responsáveis espanhóis colocaram em cima da mesa a possibilidade de 'prenderem' os internacionais lusos no clube blaugrana.
O especialista em questões de mercado indica, também, que o Barcelona não está preocupado com os detalhes, pelo que estão dispostos a 'abrir os cordões à bolsa' para pagaram o valor total de cada um dos antigos atletas do Clube da Luz.
Importa referir que o Atlético de Madrid pediu 80 milhões de euros pelo passe definitivo do ex-avançado das águias, um valor que foi visto como muito alto para os catalães, uma vez que, atualmente, atravessam uma crise financeira que coloca limitações nas decisões do Barcelona.
João Félix - avaliado em 40 milhões de euros - regista 30 encontros, onde soma oito golos e cinco assistências, ao serviço do Barcelona. Na passada época, enquanto jogador do Atlético de Madrid, alinhou em 20 partidas, tendo marcado cinco golos e concretizado três assistências.
João Cancelo - avaliado em 40 milhões de euros - no emblema dos catalães, já foi aposta em 29 duelos, onde marcou três golos e concretizou quatro assistências. Sob o comando técnico de Pep Guardiola, no Manchester City, o lateral alinhou em 21 embates, tendo apontado um golo e seis assistências.
Emblema alemão enaltece história e mística dos encarnados em véspera de duelo a contar para o Mundial de Clubes que coloca os dois conjuntos frente a frente
|
Na antevisão ao encontro do Bayern Munique frente ao Benfica, o emblema alemão fez, através do site oficial do clube, um raio-x do duelo e do adversário e deixou palavras encorajadoras sobre os encarnados. Os conjuntos vão entrar em campo na próxima terça-feira, 24 de junho, e disputar uma vaga pelo primeiro lugar do grupo C do Mundial de Clubes, com o encontro a ter início às 20h00.
"O Benfica mantém-se o orgulho de Portugal, embora o arquirrival Sporting tenha conquistado novamente o título há algumas semanas", começaram por escrever no início do artigo. O histórico Bayern Munique reconhece a grandeza dos encarnados e vê este duelo no Mundial de Clubes como uma oportunidade de prolongar a série invencível de jogos diante do Clube da Luz: nos 13 encontros que colocaram ambos frente-a-frente, o emblema alemão venceu por dez vezes e empatou os outros três.
Bayern Munique: "Nenhum outro clube em Portugal tem a mesma aura do que o Benfica"
Apesar do Bayern Munique ser o maior carrasco dos encarnados a nível europeu, os bávaros prosseguiram com elogios face à história do adversário no Mundial de Clubes: "De qualquer forma, nenhum outro clube em Portugal tem a mesma aura do que o Benfica. Os encarnados foram campeões 38 vezes e adicionaram 26 Taças [de Portugal] à galeria de troféus, um registo também insuperável em Portugal.”
O Bayern Munique deixou ainda espaço para recuar no tempo e relembrar os tempos de glória do Benfica e, claro, sem deixando de mencionar o nome de Eusébio: "Levou o clube para novos patamares nos anos 60, com a conquista da Taça dos Campeões Europeus por duas vezes. Uma era dourada e o início de uma lenda.”
Num âmbito de aprofundar a grandeza do Benfica e dar a conhecer aos adeptos o adversário que têm pela frente, o Bayern Munique entrevistou Hans-Jörg Butt, guardião que jogou pelos dois clubes e lembrou, com carinho, a passagem pela Luz: "O Benfica joga em casa, independentemente de onde vai. Fosse em Faro ou Coimbra, o estádio estava sempre cheio repleto de benfiquistas. Só no estádio do Sporting ou do FC Porto é que era mais crítico. O clube significa imenso para as pessoas". O alemão representou as águias na temporada 2007/2008.
Preparativos estão a decorrer a todo o vapor e o setubalense conta com experiência que lhe garante que não há impossíveis frente ao colosso alemão
|
Na reta final da fase de grupos do Mundial de Clubes, o Benfica prepara a derradeira jornada, onde vai medir forças com o Bayern Munique, já qualificado para a fase seguinte da prova. Para assegurar uma presença nos oitavos de final, as águias precisam de apenas um empate e Bruno Lage conta com três atletas que sabem, por experiência, que é possível contrariar o colosso bávaro.
Com um registo negativo frente aos alemães (3 empates e 10 derrotas), o setubalense espera que o conhecimento de Leandro Barreiro, Ángel Di María e Bruma possa reverter essa tendência. Começando pelo médio luxemburguês, que foi titular frente ao Auckland City, fez parte da sua carreira na Alemanha, ao serviço do Mainz. Contudo, o camisola 18 é o único que conseguiu marcar ao campeão germânico, com dois tentos apontados em dois triunfos distintos, ambos por 3-1. Além disso, Barreiro também foi utilizado num terceira vitória, por 2-1. Pondo isto, o seu registo é de 3 triunfos e 6 derrotas.
Quanto ao camisola 11 do Benfica, que com uma vasta carreira no futebol europeu, onde representou vários clubes de topo, o seu registo contra o Bayern Munique é equilibrado, mas pode ser considerado positivo (4 vitórias e 5 derrotas). Bateu os bávaros com as cores do Real Madrid, por 2-1 e 1-0. Mais tarde, já a representar o PSG, Fideo testemunhou mais duas vitórias, por 3-0 e depois 3-2.
Por último, mas não menos importante, Bruma também sabe como ferir o colosso da Baviera. Em 2018, o internacional português, que chegou do Braga em janeiro, foi titular pelo RB Leipzig, que derrotou o Bayern Munique por 2-1. Apesar do seu registo ser negativo (1 triunfo e dois desaires), o camisola 27 das águias sabe que nada é impossível.
Este vai ser o segundo confronto entre o Glorioso e o conjunto de Vincent Kompany, o primeiro embate aconteceu na 3.ª jornada da fase de liga da Champions, no Allianz Arena, onde o Benfica saiu derrotado por 1-0. O novo encontro, a contar para o Mundial de Clubes, está agendado para terça-feira, 24 de junho, às 20h00 (hora de Portugal Continental).
Com o Clube da Luz atento às opções no mercado, o empresário norte-americano poderá complicar as negociações de Rui Costa por alvo para os encarnados
|
Thiago Almada é um dos alvos do Benfica para 2025/2026 e Rui Costa até já sabe quanto é que John Textor pretende receber com a possível transferência do médio para a Luz. O proprietário do Lyon e do Botafogo não é cauteloso nas exigências, apontando para uma verba de 40 milhões de euros.
De acordo com o jornal A Bola, John Textor não pretende facilitar a vida ao Benfica, exigindo, assim, um valor bastante alto pelo passe do médio cobiçado por Bruno Lage para a próxima época. Embora Rui Costa tenha um 'trunfo' nas negociações, o processo poderá não se verificar assim tão fácil como se esperava.
Ainda assim, apesar do valor pedido pelo dono do emblema brasileiro, as negociações estão a decorrer e Rui Costa está a tentar fechar a contratação de Thiago Almada o mais rápido possível. Refira-se que, o jogador esteve a cumprir empréstimo no Lyon, outro dos clubes sob alçada de Textor, e já tem regresso programado ao Botafogo, de Renato Paiva.
Este plano, no entanto, poderá sofrer alterações, caso o Benfica consiga fechar a contratação do médio argentino. Em vez de fazer as malas e regressar ao Botafogo, Thiago Almada poderá protagonizar um desvio e rumar ao Clube da Luz, neste defeso de transferências, sendo anunciado como reforço de verão para o plantel de Bruno Lage.
Na temporada desportiva 2024/25, ao serviço dos franceses do Lyon, conjunto pelo qual esteve cedido, Thiago Almada - atualmente com um valor de mercado fixado nos 25 milhões de euros - foi aposta em 20 encontros: 16 na Ligue 1 e quatro na Liga Europa. Nos 1.209 minutos em que esteve em campo, o internacional argentino, que é um dos sonhos do Benfica para o meio-campo, apontou dois golos e realizou quatro assistências.