
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
|
João Noronha Lopes foi uma das figuras de destaque na Assembleia Geral do Benfica, sendo aplaudido em várias ocasiões. Agora, há quem garanta que o ex-candidato à Presidência do Glorioso possa estar de regresso ao ativo e a ponderar uma recandidatura.
De acordo com o jornal O Jogo, o candidato, que foi derrotado por Luís Filipe Vieira, em 2020, poderá lutar pelo lugar de Presidente do Benfica, estando, neste momento, a apurar se tem apoio suficiente para avançar com essa candidatura contra Rui Costa, caso o ex-jogador se recandidate à posição que atualmente ocupa.
Apesar de ainda faltar um ano e meio para o ato eleitoral, o tema das eleições ganhou força depois da auditoria forense e da Assembleia Geral do Clube da Luz, onde pedidos de demissão de Rui Costa foram escutados e palavras de apoio a Noronha Lopes surgiram das bancadas.
Além disso, tendo em conta a contestação ao redor de Rui Costa e da atual direção do Benfica, a mesma fonte dá conta de que as eleições antecipadas poderá ser um cenário tornado realidade. Vale destacar que o líder das águias foi confrontado com várias situações polémicas relativamente aos negócios investigados na auditoria forense durante a reunião magna que decorreu no sábado, dia 15 de junho.
Vale recordar que João Noronha Lopes candidatou-se à Presidência do Benfica nas eleições de 2020 contra Luís Filipe Vieira, dirigente das águias, na altura. O ex-candidato registou 34,71%, sendo ultrapassado pelo ex-líder, que somou 62,59%. É de destacar que Vieira acabou por não cumprir o mandato até ao fim, dada as investigações judiciais de que foi alvo, com Rui Costa a assumir o papel.
Negociações entre encarnados e conhecida marca de seguros duram há vários meses, sendo que acordo pode estar para breve e entrar em vigor na próxima época
|
O Benfica está a negociar o naming do Estádio da Luz com a Allianz. Segundo o jornal Record, as negociações entre Rui Costa e a seguradora alemã duram há vários meses, sendo que o reduto das águias pode mudar de nome já na próxima temporada, garantindo muitos milhões para os encarnados.
O diário desportivo não avança com os valores em cima da mesa, mas adianta que, a concretizar-se, o acordo entre o Benfica e a Allianz deverá ser de longa duração, tal como acontece com o Bayern Munique. Em causa, pode estar um negócio para os próximos 10 anos, que tem sido a política da seguradora alemã.
Para se ter uma ideia dos valores que podem vir a encher os cofres do Benfica, a Juventus recebe, anualmente, 14,7 milhões de euros pelo naming do seu estádio. O Bayern Munique, que renovou o contrato em 2023, fatura 13 milhões. Há outros emblemas com números mais baixos, mas é provável que as águias possam fechar negócio por uma verba perto dos 10 milhões.
A questão do naming do Estádio da Luz não é nova. O antigo administrador financeiro da SAD do Benfica, Domingos Soares de Oliveira, confessou, em dezembro de 2018, que o Clube da Luz estava em negociações com empresas internacionais para ceder o nome do reduto dos encarnados.
O sucessor de Domingos Soares de Oliveira na SAD do Benfica, Nuno Catarino, numa entrevista recente, também abordou o tema: “Temos claro o valor do naming, temos essa referência interna. Quando aparecer essa proposta de uma marca que valorizemos. Já tivemos várias discussões, mas também valorizamos a qualidade dos parceiros. Não sei se será no curto prazo. Não estamos desesperados”.
Timoneiro dos vermelhos e brancos, que está a preparar a receção aos lobos, tem ponderado os prós e contras sobre esta situação
|
Bruno Lage vai avançar com um processo contra John Textor, empresário norte-americano e dono de clubes como o Lyon e Botafogo, onde o atual treinador do Benfica chegou a comandar. O caso está a ser avançado por várias agências de comunicação social, que informam que o setubalense exige uma indemnização.
O diário britânico, ‘The Telegraph’ é um dos meios que dá conta do caso entre o técnico do Glorioso e o dono do atual campeão brasileiro. Na última sexta-feira, 11 de abril, o jornal inglês deu conta do processo de Bruno Lage e informou que o timoneiro do Benfica exige que John Textor lhe pague 7 milhões de euros, ou mais preciso, cerca de 6,92 milhões de euros.
Segundo o ‘The Telegraph’ em causa está uma alegada quebra de contrato que foi celebrada pelas duas partes. Ou seja, na natura em que o setubalense assumiu o comando técnico do Botafogo, terá ficado estipulado que o português, mais tarde, poderia vir a assumir o banco do Lyon ou do Crystal Palace.
O alegado acordo terá sido celebrado em 2023, pouco tempo depois de Bruno Lage ter rumado ao Brasil. No entanto, o técnico do Benfica só esteve no Rio de Janeiro durante três meses, acabando por não cumprir os seis meses iniciais que estavam indicados no contrato. Segundo o diário britânico, caso assumisse o comando técnico do emblema inglês ou francês, a ligação seria de pelo menos dois anos.
Em torno deste caso entre as duas partes, o ‘The Telegraph’ deixa a seguinte explicação sobre os acontecimentos: “O processo alega também que o acordo entre as duas partes incluía uma cláusula que obrigava Bruno Lage a pagar 3,18 M€ a Textor caso o treinador assumisse funções noutro clube que não Crystal Palace ou Lyon, no período compreendido entre janeiro e julho de 2023. Após ser demitido [do Botafogo], Lage permaneceu sem trabalhar durante o suposto período de restrição, antes de rumar ao Benfica em setembro”.
Contudo, segundo a mesma notícia partilhada pela imprensa britânica, John Textor já teve conhecimento do processo jurídico avançado por Bruno Lage. A Eagle Football Holdings já emitiu um comunicado a informar que está ciente da ação tomada pelo atual treinador do Benfica.
Após alegados negócios com Rui Costa, que geraram polémica, eis que o Clube da Luz lança comunicado a saudar o novo presidente da Liga Portugal
|
Reinaldo Teixeira foi eleito como o novo presidente da Liga Portugal, sucedendo a Pedro Proença, e o Benfica já reagiu. Em comunicado oficial, o Clube da Luz saudou a decisão final, confirmando a confiança no novo dirigente máximo do organismo desportivo português.
"O Sport Lisboa e Benfica saúda Reinaldo Teixeira pela sua eleição como presidente da Liga Portugal, realizada esta manhã com o apoio da maioria dos clubes profissionais em Portugal", começaram por escrever as águias na nota oficial, publicada, esta quinta-feira, no site do Clube.
"Acreditamos e confiamos que o presidente agora eleito, em articulação com todos os agentes desportivos, saberá enfrentar com determinação os desafios que se colocam ao futebol profissional português", acrescentou o Benfica, em comunicado sobre a eleição de Reinaldo Teixeira.
"O Sport Lisboa e Benfica reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentado do futebol nacional, reiterando a sua total disponibilidade para contribuir ativamente na construção de soluções que promovam um futebol mais próspero, mais profissional, mais competitivo e mais próximo dos adeptos", destacou, ainda, o Clube encarnado.
As águias terminaram com um voto de confiança em Reinaldo Teixeira, que foi eleito, esta sexta-feira. "O Sport Lisboa e Benfica deseja as maiores felicidades para o mandato que agora se inicia", completou o emblema da Catedral, no comunicado oficial.
Recorde-se que, a polémica com Reinaldo Teixeira ganhou força quando o Porto, com André Villas Boas à cabeça, atacou Rui Costa com um comunicado. O Benfica não hesitou em responder aos dragões, defendendo com 'unhas e dentes' o Presidente encarnado, lançando uma nota oficial em forma de comunicado, dando início a esta 'luta' entre os eternos rivais em vésperas do Clássico da jornada 28 do Campeonato Nacional.
Confira o discurso de Reinaldo Teixeira: