Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Os responsáveis do Benfica e do Marítimo terão tido uma troca acesa de argumentos, no túnel de acesso aos balneários, no Estádio dos Barreiros, durante o intervalo do jogo do passado domingo, dia 12 de março, em que a equipa de Roger Schmidt saiu vitoriosa, por 3-0.
Fábio Veríssimo, árbitro do encontro e os respetivos assistentes, aguardaram alguns minutos no relvado, antes de recolherem para o tempo de descanso, e o momento não passou despercebido aos olhares dos presentes.
Mais tarde, e segundo o jornal Record dá conta, soube-se que existiu uma troca de ‘galhardetes’ no local, situação que os delegados da Liga assistiram e que acabou por ficar resolvida rapidamente, não se conhecendo mais pormenores sobre o caso.
Apesar destes atritos, as relações entre os dois emblemas têm-se demonstrado saudáveis e cordiais e prova disso foi o almoço de confraternização que realizaram no dia do duelo, onde Rui Costa e Rui Fontes, Presidentes das duas formações, marcaram presença.
Conjunto onde alinha o antigo camisola 27 do Glorioso sofreu uma goleada frente ao Ajax na estreia na competição
|
0Noite de pesadelo para Rafa Silva, João Mário e Gedson Fernandes ao serviço do Besiktas. O conjunto turco, onde alinham os antigos atletas do Benfica, entrou com o pé esquerdo na Liga Europa e sofreu uma goleada por 4-0 na deslocação ao terreno do Ajax.
Com João Mário, após as juras de amor aos adeptos, no banco e Rafa Silva e Gedson Fernandes no onze, o pesadelo do conjunto turco começou logo na primeira parte. Aos 31 minutos, Kian Fitz-Jim inaugurou o marcador e colocou o Ajax a vencer ao intervalo. Na segunda metade, entrada de rompante da equipa neerlandesa. Aos 51’, Mika Godts, que viria a bisar, dilatou a vantagem e, aos 55 minutos, Kenneth Taylor ampliou para 3-0. Aos 73’, o avançado belga fez o gosto ao pé novamente e fez o 4-0, resultado que não se alterou até ao fim do encontro.
Depois deste desaire, o conjunto onde alinham os antigos craques do Benfica, volta a entrar na Liga Europa no dia 3 de outubro, às 20h00, na receção frente ao Frankfurt. Antes disso, o Besiktas desloca-se ao terreno do Kayserispor, no dia 30 de setembro, às 18h00, em nova partida da liga turca.
No que toca a esta época, o antigo camisola 27 das águias - avaliado em 14 milhões de euros - marcou presença em nove embates: três na Liga Europa, cinco na Liga Turca e um na TFF Super Kupa. Nos 767 minutos disputados, o avançado apontou quatro golos e três assistências. Rafa chegou ao Benfica em 2016 oriundo do Braga, a troco de 16 milhões de euros. Ao serviço das águias, o avançado conta com 326 partidas, 94 finalizações certeiras, 67 assistências. O antigo internacional português conquistou oito títulos: três Campeonatos Nacionais (2016/17, 2018/19 e 2022/23), três Supertaças Cândido de Oliveira (2017/18, 2019/20 e 2023/24).
Já João Mário, com a camisola do Besiktas, alinhou em duas partidas, registando uma assistência. Ainda, de águia ao peito, o médio – avaliado em 4 milhões de euros – participou em dois jogos, somando um total de 155 minutos, sem contabilizar qualquer golo ou assistência. Em 2023/24, o João Mário realizou 51 partidas: 31 no Campeonato Nacional, seis na Taça de Portugal, cinco na Liga dos Campeões, cinco na Liga Europa, três na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 3.695 minutos que disputou, o atleta de 31 anos marcou nove golos e fez três assistências.
Ex atleta dos encarnados está parado desde o início do mês após queixas no joelho esquerdo, sítio em que já tinha sido operado a época passada
|
0Ferro tem regresso marcado aos relvados, depois de ter estado a cumprir um plano físico de recuperação devido às queixas no joelho esquerdo, a que outrora foi operado. O antigo jogador do Benfica poderá estar de volta ao ativo no Estrela da Amadora, para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, diante do Anadia, dia 19 de outubro.
Recorde-se que José Faria, timoneiro da equipa da Reboleira só conta com o reforço de Cissokho e Tiago Gabriel para o centro da defesa, para além do lateral esquerdo Rúben Lima, que também faz essa posição, dado que Miguel Lopes e Dramé também se encontram no boletim clínico do Estrela da Amadora.
De referir, também, que Ferro esteve de fora nos duelos frente ao Boavista, a 16 de setembro, e frente ao Santa Clara, no dia 22, por estar a cumprir um plano de recuperação generalizado que o Estrela tinha em mente para o jogador.
Na temporada 23/24, Ferro – atualmente avaliado em 1 milhão de euros - foi aposta em seis partidas, não contabilizando qualquer golo ou assistência. Nesta temporada, já soma duas partidas com a camisola do Estrela da Amadora. Em 180 minutos totalizados, ainda não somou nenhum golo nem nenhuma assistência.
Pelo Benfica, na equipa principal, onde se estreou pela mão de Bruno Lage, ao todo, Ferro alinhou em 67 encontros, onde registou quatro golos e zero assistências entre 2018 e 2022. O craque foi Campeão Nacional no ano da Reconquista, época em que se estreou na formação principal, orientada, na altura, pelo técnico português.
Mudanças entre os treinados dos encarnados foi tema de destaque em conversa com antigo jogador do Clube da Luz
|
0Nandinho já passou pelo Benfica, tendo alinhado em apenas quatro jogos, e pelo Gil Vicente, próximo adversário das águias na Liga Portugal Betclic, e, em conversa com o jornal A Bola, o antigo jogador dos encarnados foi questionado sobre as mudanças entre as trocas de Roger Schmidt e Bruno Lage.
"Quando há uma troca, há sempre uma motivação extra, há sempre algo de novo. Há jogadores que não estão a jogar com aquele treinador e que veem ali uma oportunidade de mostrarem ao novo treinador que se calhar podem ser opções úteis", começou por dizer.
"Vejo que é uma equipa diferente, mais motivada, mais liberta. É um treinador que conhece bem a realidade do clube e que está a ter uma coisa que, do meu ponto de vista, o antigo treinador não tinha: está a colocar as peças nos lugares certos. Não está a haver adaptações a lugares", destacou, ainda.
"O treinador, quando faz isso, é porque tem conhecimento do jogador e do rendimento que o jogador lhe pode dar numa ou noutra situação, mas quando há várias adaptações o rendimento desse mesmo jogador nunca é tão superlativo como se estivesse a jogar na sua posição normal, no seu habitat natural", acrescentou Nandinho.
"Este Benfica está muito melhor em termos de coletivo"
"Por isso, acho que este Benfica está muito melhor em termos de coletivo, mas acho que ainda não está um Benfica num patamar superlativo. Tem sido um Benfica suficiente para vencer os jogos, mas acredito que pode melhorar e vai ter de melhorar se quiser lutar pelo título, pelo menos a nível interno, porque o Sporting está a um nível elevadíssimo", completou o antigo jogador do Benfica.