
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A série de vitórias que o Benfica levava no campeonato, desde que Bruno Lage assumiu as rédeas do comando técnico, chegou ao fim no último domingo, dia 15 de dezembro. Depois do empate a meio da semana, diante o Bolonha, que complicou as contas na Liga dos Campeões, o mesmo também aconteceu na Vila das Aves, com os encarnados a tropeçarem perante o recém promovido emblema português e os Benfiquistas reagiram logo no reduto do AVS.
Após o apito final, segundo informa o jornal Record, as bancadas onde assistiam os adeptos Benfiquistas, dividiram-se e sentimentos mistos perante a prestação do Clube da Luz. Houve quem aplaudisse o esforço da equipa, mas também houve quem deixasse assobios de desagrado pela perda de pontos essenciais. Perante este cenário, o conjunto encarnado optou por não se aproximar muito das bancadas e acabou por deixar um agradecimento rápido e à distância.
Desiludido com o empate, Bruno Lage, enquanto se dirigia para o túnel de acesso aos balneários, levantou por várias vezes os braços em direção aos Benfiquistas, numa tentativa de pedir energias positivas e apoio da parte dos adeptos presentes na Vila das Aves, garante a mesma fonte. No entanto, tal como tinha acontecido com os jogadores, também foram dirigidos aplausos e apupos na direção do treinador encarnado.
Recorde-se que, os adeptos afetos ao Clube da Luz entraram atrasados no recinto do AVS. Só quando o cronómetro marcava 10 minutos do início do encontro é que se verificou a presença das claques encarnadas, nos lugares atrás da baliza. O atraso deveu-se à vistoria minuciosa da parte das autoridades, face aos recentes comportamentos dos adeptos. A polícia também confirmou que foram deflagradas tochas nas imediações do estádio, o que levou as autoridades a reforçar o contingente de segurança.
Importa recordar que, Zeki Amdouni abriu o marcador logo aos 17 minutos e a vantagem, pela margem mínima, tal como se verificou frente ao Vitória de Guimarães, assim manteve até aos 90 minutos. Contudo, quando já todos assumiam que o Glorioso iria assegurar o oitavo triunfo consecutivo, eis que surgiu o golo do empate do AVS, aos 90+4, congelando por completo as bancadas encarnadas. O golo acabou por ser inevitável, face às inúmeras oportunidades criadas pela formação nortenha, durante os segundos 45 minutos.
Não perca o apoio dos adeptos do Benfica:
Central argentino está em fim de contrato com o Clube da Luz e, pelas recentes exibições positivas, há quem acredite que o vínculo deve ser prolongado
|
Nicolás Otamendi já só tem contrato válido com o Benfica até junho deste ano e, tendo em conta a importância que o jogador tem no plantel e pela falta de soluções impactantes para o setor, é perfeitamente natural que já se comece a comentar o que irá acontecer em relação a este dossiê.
Foi precisamente isso que fez Paulo Madeira, antigo capitão do Benfica que, em entrevista ao jornal 'A Bola', deu conta da sua opinião sobre o tema: "Não me cabe a mim decidir se o Benfica deve, ou não, renovar com ele. Para quem gere é tudo motivo para ponderar bem. Mas, pelo que ele tem feito, está mais para renovar do que para não renovar".
O ex-defesa, agora com 54 anos, também sublinhou a importância do internacional argentino, dizendo que este é mesmo "crucial no Benfica" e que "estando fisicamente bem nota-se ainda mais essa importância". No entanto, e como recordou Paulo Madeira, a relação de Otamendi com os adeptos nem sempre foi fácil.
"Sempre defendi o Otamendi, mesmo quando os que o criticavam diziam que deviam jogar António Silva e Tomás Araújo", apontou, por fim, o antigo jogador que, vale lembrar, atuou de águia ao peito entre 1987 e 1995 e, depois, entre 1997 e 2002.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – marcou presença em 39 encontros: 21 na Liga Portugal Betclic, 13 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e três na Taça de Portugal. Nos 3.425 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 37 anos marcou quatro golos (Gil Vicente, Estrela da Amadora, Moreirense e Barcelona) e fez três assistências (Santa Clara e Gil Vicente).
Antigo jogador da Luz considera que atual timoneiro do Manchester United, da Premier League, se inspirou num outro líder que passou pelo Glorioso
|
Atual treinador do Manchester United e antigo treinador dos rivais de Lisboa, Ruben Amorim, representou as águias durante anos enquanto jogador. O timoneiro dos red devils foi campeão ao orientar o Sporting, mas um velho conhecido afirma que o português aprendeu tudo sobre estas funções enquanto ainda estava no Benfica.
Saviola: "Aprendemos muito com Jorge Jesus"
Javier Saviola falou, ao Confidential, sobre Ruben Amorim e ainda recordou: "O Ruben e eu conhecemo-nos durante a nossa passagem pelo Benfica e ambos aprendemos muito com Jorge Jesus. Era um treinador que, além de todo o conhecimento tático que partilhava, procurava sempre ensinar todos os que o rodeavam, e nós absorvemos muito dele".
"O Ruben já mostrava algumas qualidades. Quando se partilha o balneário com um jogador, percebe-se quem lida bem com as situações e tem potencial para ser treinador. O Ruben era muito analítico, organizava taticamente a equipa e via-se que tinha essa visão", destacou o lendário avançado da Luz.
O ex-jogador ainda relembrou que não era só Ruben Amorim que era apontado como possível treinador no futuro. "Sabíamos que o Pablo Aimar, o Amorim e o Luisão poderiam vir a ser treinadores, porque Jorge Jesus demonstrou constantemente o que significam verdadeiramente as sessões de treino, como gerir um grupo e lidar com a dinâmica dentro do balneário", disse.
O antigo avançado do Benfica ainda admitiu que não antecipava tanto sucesso imediato do seu colega como treinador. "Não esperava que a sua carreira de treinador arrancasse tão rapidamente e com tanto sucesso, primeiro no Sporting e agora no Manchester United. Penso que ele precisa de algum tempo. Acabou de chegar e tem de se adaptar à liga mais competitiva do mundo. É um ambiente muito diferente daquele a que ele estava habituado, mas não tenho dúvidas de que se vai sair bem", concluiu o argentino. Vale lembrar que Saviola também comentou o jogo entre Barcelona - Benfica.
Antiga atleta dos encarnados foi selecionada entre as onze iniciais no triunfo do Barcelona sobre o Real Madrid na Taça da Rainha e avançou à final
|
Na tarde da passada quarta-feira, o Barcelona encontrou o Real Madrid, em duelo válido para a segunda mão das meias finais Taça da Rainha, de futebol feminino. A equipa catalã venceu as merengues por 3-1 e qualificou-se para a grande final da competição. Entretanto, o destaque vai para a titularidade de Kika Nazareth, que já vai na sua segunda partida consecutiva entre as onze iniciais.
A antiga jogadora do Benfica foi selecionada para iniciar o 'El Clássico' nas meias finais da Taça da Rainha e esteve presente em várias jogadas produzidas pelas blaugranas na primeira parte. A internacional portuguesa foi substituída no intervalo e deu lugar a Edwin Pajor, avançada polaca que ainda viria ter destaque no jogo. Vale lembrar que Kika esteve dividida sobre a sua torcida na última terça-feira.
A equipa do Barcelona esteve a vencer desde o início do jogo, quando Patrícia Guijarro abriu o marcador para felicidade blaugrana. Entretanto, Kika só assistiu a este tento dentro das quatro linhas, pois os outros três remates certeiros da partida foram assinalados na segunda parte.
Esses dois golos foram, ambos, da responsabilidade de Edwin Pajor, aos 48' e aos 64'. As 'blaugranas' já haviam vencido por 5-0 a primeira mão e acabaram por sofrer o golo de honra da eliminatória apenas aos 90+2', num tento assinalado por Signe Bruun.
O próximo desafio de Kika Nazareth na competição será Atlético de Madrid ou Granada, que decidem hoje quem irá garantir a última vaga para a final. Nesta época ao serviço do Barcelona, a ex-Benfica soma 29 partidas com o emblema catalão ao peito, nos quais conseguiu contribuir com seis golos marcados e nove assistências.