
Futebol
Novidades no Fenerbahçe - Benfica prometiam, mas audácia nunca foi compensada
21 Ago 2025 | 06:40
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
21 Ago 2025 | 08:36 |
Aposta recorrente para Bruno Lage no centro da defesa encarnada, António Silva foi um dos protagonista da partida desta quarta-feira, no empate frente ao Fenerbahçe. Além da boa prestação em campo, o defesa do Benfica apresentou uma especial capacidade para deixar o adversário à beira de um ataque de nervos.
Pelo que escreveu o jornal Record, o camisola 4 dos encarnados desde os minutos iniciais que arranjou alguns ‘amigos’ na equipa de José Mourinho, trocando algumas picardias com com certos jogadores, naqueles momentos em que as emoções estão bem à flor da pele.
No entanto, houve duas situações que saltaram mais à vista nos 90 minutos em que António Silva esteve em campo. O primeiro aconteceu à passagem do minuto 63, quando o internacional português abraçou Jhon Durán, de forma a impedir que o colombiano batesse de imediato o livre indireto, gesto que o avançado não gostou mesmo nada.
A segunda situação já aconteceu na reta final da partida, no período de descontos, com o central português a protagonizar um momento tenso com Kahveci. Num duelo que terminou com uma picardia acesa entre os dois jogadores, ambos acabaram por ver o cartão amarelo, com o árbitro da partida a não estar para brincadeiras.
Vale recordar que o Benfica saiu de Istambul com um empate a zero, adiando assim todas as decisões para o encontro da 2.ª mão, que vai decorrer na próxima quarta-feira, 27 de agosto, no Estádio da Luz. Até lá, as águias vão agora receber o Tondela, partida que visa a 3.ª jornada da Liga Portugal Betclic, agendada para domingo, 24 de agosto.
Imprensa revela que extremo viajou para Istambul, juntamente com comitiva vermelha e branca, perfeitamente ciente do desenrolar das negociações
21 Ago 2025 | 08:10 |
Novidade no onze inicial do Benfica, no empate frente ao Fenerbahçe, Kerem Akturkoglu foi a jogo já a saber que ainda não era desta que o negócio iria ficar fechado entre as partes. Pelo que foi adiantado pelo jornal Record, o internacional turco já sabia, desde segunda-feira, que a sua transferência se encontrava novamente suspensa.
A mesma fonte adianta que foi Rui Costa que meteu o pé no travão à saída do camisola 7, depois do emblema de José Mourinho não conseguir corresponder, uma vez mais, às exigências financeiras da parte dos encarnados que, pelo que foi apurado, pedem um valor fixo de 25 milhões de euros, acrescentando mais 2,5M€ em variáveis.
A decisão da parte da Direção Benfiquista, que permitiu assim a Bruno Lage utilizar o atleta, não passou despercebido a José Mourinho que, no final do encontro, fez questão de elogiar a posição tomada pelos vermelhos e brancos: “O Benfica só pensou, e bem, no aspeto desportivo e não no económico”.
O técnico do Fenerbahçe, que tenta contratar Akturkoglu, foi mais longe e frisou o facto das águias estarem totalmente focadas na qualificação: “O Benfica tinha a oportunidade de vender o jogador por números importantes, mas deu completa prioridade à situação desportiva. O jogador queria jogar e de cima perceberam a luz verde para o colocar a jogar. Foram um clube grande”,
Em 2024/25, ao serviço do Benfica, Kerem Akturkoglu – avaliado em 24 milhões de euros – marcou presença em 53 encontros: 30 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro Taça de Portugal, quatro no Mundial de Clubes e três na Taça da Liga. O extremo das águias apontou 16 golos e 11 assistências.
Numa partida onde equipa de arbitragem esteve esteve bem em vários momentos do jogo, especialistas consideram que foi uma partida bem dirigida
21 Ago 2025 | 07:34 |
Na última noite, o Benfica sobreviveu ao inferno de Istambul, mas regressou a Lisboa com um empate a zero, frente ao Fenerbahçe, o que deixa tudo em aberto para o encontro da 2.ª mão. No rescaldo da partida, a imprensa fez questão de analisar os principais lances que marcaram o embate entre águias e turcos.
O primeiro lance a ter a atenção dos especialistas do jornal A Bola é o lance entre Fred e Florentino, onde o brasileiro tentou ganhar um castigo máximo: “Sem penálti. Fred acaba por cair dentro da área encarnada, mas o único momento de contacto é bem fora”
Ao minuto 44, foi a vez de Jhon Durán pedir falta da parte de Nicolás Otamendi, por alegada cotovelada, mas não existe qualquer agressão da parte do argentino: “Não há infração — ambos estão com os braços um no outro — como o contacto por encosto do braço ao nível do queixo não justifica a forma como o jogador se projetou para o relvado”.
Saltando para o minuto 71, momento em que o camisola 61 das águias é expulso, os especialistas consideram ter sido uma decisão acertada: “Florentino é expulso por acumulação de amarelos em virtude de, com o braço esquerdo, agarrar e travar a saída em transição de Talisca numa ação que visou apenas parar a jogada”.
Dez minutos mais tarde, o Fenerbahçe conseguiu chegar ao golo, contudo, o mesmo foi anulado por fora-de-jogo, decisão que, segundo os mesmos especialistas, mereceu a boa avaliação: “Golo bem anulado pelo assistente e posteriormente confirmado pela tecnologia semiautomática do VAR”.
No final da partida, que deixou tudo em aberto para duelo em Lisboa, técnico português considera que nada está perdido que vai ser um jogo de tudo ou nada
21 Ago 2025 | 07:10 |
Tal como já tinha referido antes do encontro da 1.ª mão, José Mourinho voltou a não atribuir o favoritismo ao Benfica, numa altura em que as duas equipas registaram um empate a zero no reduto do Fenerbahçe, adiando todas as decisões da qualificação para a partida 2.ª mão, que vai decorrer no Estádio da Luz.
José Mourinho: “Não atribuo favoritismo ao Benfica”
Em declarações aos jornalistas, momentos depois do apito final em Istambul, José Mourinho voltou a frisar que não dá o favoritismo ao adversário, mas reconheceu a sua qualidade: “Não atribuo favoritismo ao Benfica. Continuo a dizer a mesma coisa, que o Benfica é uma grande equipa e mostrou isso”.
No entanto, com vasta experiência no mundo do futebol, o Special One adiantou que a vantagem pode estar agora do lado das águias, mas que isso não muda nada: “Obviamente que uma coisa é jogar fora e outra em casa. Mas, até por uma questão de princípio, se for eliminado na Luz e merecer ser eliminado, serei o primeiro a dar os parabéns”.
José Mourinho: “Não precisamos de ganhar 3-0 como o Nice precisava. É aberto”
Recusando a dar a eliminatória como perdida, o treinador português afirmou que o Fenerbahçe esteve muito bem no jogo frente aos encarnados: “Nós defendemos bem como equipa, mas também havia pouco a defender. Aquilo que fizemos, fizemos bem. Foi um jogo em que não houve um único ‘ai’, uma bola que se aproximasse da nossa baliza”.
Por fim, visto que o encontro terminou com um empate a zero, todas as decisões ficaram adiadas para Lisboa: “Não precisamos de ganhar 3-0 como o Nice precisava. É aberto. O ano passado perdemos aqui com o Rangers e quase que passávamos. Não quero comparar o Rangers com o Benfica. Estamos vivos”.