Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
16 Jan 2026 | 14:27 |
O presidente do Besiktas, Serdar Ali, confirmou que o Benfica apresentou uma proposta para garantir o regresso de Rafa Silva. O dirigente máximo do clube turco sublinhou que a transferência está dependente do envio dos valores pretendidos pela administração de Istambul. Caso a oferta financeira atinja o patamar exigido, o avançado terá luz verde para rumar novamente ao Estádio da Luz.
Serdar Ali: "Se recebermos o que queremos..."
"Benfica fez uma proposta por Rafa Silva. Se recebermos o que queremos, ele jogará no Benfica. Se essa oferta não chegar, o Rafa Silva ficará aqui. O valor que pagarmos não é muito importante para nós. Ele ficará e continuará a sua vida como jogador do Besiktas", disse o líder do clube turco, de forma perentória.
Embora tenha demonstrado alguma reserva em aprofundar o tema perante a comunicação social, o presidente vincou que "embora não queira falar muito sobre o assunto, o Rafa Silva está na lista de jogadores para sair". Esta abertura para negociar o passe do internacional português surge num momento em que o clube de Istambul define as suas prioridades para o Benfica.
A administração do Besiktas não pretende aceitar propostas que se situem abaixo dos 15 milhões de euros. Esta fasquia financeira é considerada essencial para libertar o jogador, que é visto como um ativo importante. O Benfica terá agora de decidir se acompanha as exigências do clube para concretizar a operação e reforçar o plantel liderado por José Mourinho.
Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em 5 milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.
Internacional colombiano tomou uma decisão drástica sobre problema físico sofrido no ombro direito para evitar paragem prolongada
16 Jan 2026 | 14:20 |
O médio Richard Ríos tomou uma decisão importante para o seu futuro imediato na Luz ao optar por não ser submetido a uma intervenção cirúrgica. Após sofrer uma luxação no ombro direito, o futebolista do Benfica escolheu um tratamento conservador. Esta via permite evitar uma paragem que ditaria o fim precoce da sua participação na atual temporada desportiva.
Existem fortes motivos por trás desta escolha do internacional colombiano ao serviço do Benfica. Além de querer ajudar o clube nos objetivos internos e europeus, o jogador tem o foco colocado na fase final do Mundial de 2026. Uma operação obrigaria a um tempo de recuperação extenso, colocando em risco a condição física necessária para representar a seleção dos “Cafeteros”.
No cenário mais positivo traçado pelo departamento médico, o atleta deverá falhar apenas cinco jogos oficiais. Esta lista inclui os compromissos frente ao Rio Ave, Juventus, Estrela da Amadora, Real Madrid e Tondela. A recuperação de Richard Ríos será acompanhada diariamente para garantir que o ombro estabilize sem a necessidade de recorrer a métodos mais invasivos no imediato.
O objetivo passa por ter o jogador disponível para o embate decisivo contra o Alverca, em fevereiro. A equipa técnica liderada por José Mourinho considera o médio uma peça fundamental na estrutura tática, especialmente em partidas de elevada exigência física. O sacrifício pessoal do atleta visa precisamente encurtar prazos para dar resposta às necessidades urgentes do plantel encarnado nesta fase.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Richard Ríos - avaliado em 22 milhões de euros - leva 32 encontros disputados: 16 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.622 minutos que disputou, o médio marcou três golos e fez duas assistências.
Médio argentino está em risco de falhar compromisso das águias, depois de ter ficado no banco frente ao Porto, em jogo a contar para a Taça de Portugal
16 Jan 2026 | 12:22 |
O plantel do Benfica poderá sofrer uma contrariedade inesperada para os próximos compromissos. Enzo Barrenechea envolveu-se numa polémica nas plataformas digitais que poderá ter consequências disciplinares imediatas, deixando a equipa técnica em alerta para o duelo frente ao Rio Ave.
O médio defensivo das águias está no centro de uma controvérsia após ter publicado mensagens ofensivas dirigidas ao Porto. O argentino recorreu às redes sociais para partilhar dois "stories", sendo que num deles, publicado há mais de 11, que entretanto apagado, horas, utilizou a sigla "HDMP" — (Filhos de mil P…, em espanhol) — prometendo um reencontro breve. Esta atitude poderá motivar a abertura de um inquérito e resultar num castigo que o afaste dos relvados.
O centro campista não foi titular no recente duelo contra os dragões devido a limitações físicas, tendo iniciado a partida na condição de suplente. A equipa médica e técnica esperava contar com a sua recuperação plena para os próximos compromissos, mas este episódio disciplinar coloca agora em dúvida a sua disponibilidade, independentemente da sua aptidão física para as competições que os encarnados estão inseridos.
O calendário do Benfica aponta agora para a deslocação ao terreno do Rio Ave, a contar para a próxima jornada da Liga Portugal Betclic. Com a incerteza a pairar sobre a utilização do número cinco encarnado, a preparação para este jogo poderá sofrer alterações forçadas. Resta aguardar pela decisão das instâncias competentes sobre as publicações do jogador e se haverá mão pesada para penalizar o comportamento demonstrado nas redes sociais.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Enzo Barrenechea – avaliado em 15 milhões de euros – realizou 29 jogos: 15 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Supertaça e um na Taça da Liga. Nos 2.374 minutos em que esteve em campo, o médio marcou um golo e fez uma assistência.
Confira o momento de tensão entre Enzo Barrenechea e os jogadores do Porto na Liga Portugal Betclic:
Atleta , que representou as águias num passado recente, não evitou desaire do Timão na segunda jornada do campeonato paulista
16 Jan 2026 | 11:54 |
O Corinthians viveu uma noite de autêntico pesadelo na sua estreia fora de casa na temporada de 2026. A equipa orientada por Ramón Díaz foi goleada por 3-0 pelo Bragantino, num jogo onde a superioridade do adversário foi evidente do primeiro ao último minuto. Entre as figuras do encontro esteve André Carrillo, jogador que passou sem glória pelo Benfica e que não conseguiu orquestrar a reação do Timão perante o descalabro defensivo da sua equipa.
O jogo começou a pender para os visitado ainda na primeira parte, com Jhon Jhon a assumir o protagonismo. Aos 35 minutos, um cruzamento do médio acabou por morrer no fundo das redes de Hugo Souza, inaugurando o marcador. Na segunda metade, o cenário agravou-se para o clube paulista. Jhon Jhon voltou a brilhar ao assinar um golaço aos 57 minutos, após "entortar" a defesa alvinegra.
O Corinthians ainda tentou reagir com a entrada de Yuri Alberto, que desperdiçou uma oportunidade inacreditável de baliza aberta, mas a sentença final seria dada por Mosquera. Aos 77 minutos, o avançado do Bragantino selou o 3-0 final, confirmando uma exibição autoritária que deixou o antigo extremo das águias e os seus companheiros sem resposta.
Com este resultado, o Bragantino mantém o pleno de vitórias no Paulistão, enquanto o Corinthians mergulha numa fase de dúvidas antes do clássico frente ao São Paulo. Para André Carrillo, que foi contratado pelo "coringão" em 2024, continua a ser pautado por alguma irregularidade, relembrando os tempos em que não conseguiu afirmar-se na Luz apesar das elevadas expectativas que rodeavam a sua contratação na altura.
De recordar que em 2016, André Carrillo - avaliado em 900 mil euros - chocou os adeptos do Sporting ao trocar os leões pelo Benfica. Na Luz, o internacional peruano realizou apenas uma temporada. Em 2016/2017, o avançado fez 32 partidas pelas águias, apontando três golos e três assistências.