
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
28 Nov 2023 | 15:51 |
Roger Schmidt esteve presente na conferência de imprensa de antevisão ao duelo frente ao Inter de Milão, a contar para a quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, e foi confrontado com aquele que muitos já consideravam ser o problema do Benfica esta temporada: os avançados.
"Para ser avançado do Benfica, é preciso ter o pacote completo. Precisamos de um avançado que, taticamente, seja capaz de colocar tudo em prática, de jogar ao nosso estilo, de estar envolvido na pressão alta, com e sem bola", começou por referir o técnico alemão de 56 anos.
"A nossa ideia de jogo é sermos ativos e proativos. Temos de ser agressivos sem bola, e, com ela, temos de demonstrar qualidade para combinar e chegar à área. É preciso tudo isto", justifica.
"Temos três avançados. Na minha opinião, todos têm espaço para evoluir e melhorar. Dou a todos os jogadores a oportunidade para o fazerem durante os jogos. Tento analisar o desempenho nos treinos. Se estão bem, têm a oportunidade de serem titulares consistentemente, mas, passo a passo. Todos os jogadores têm de melhorar", admite, porém, o treinador campeão nacional.
Entre Arthur Cabral, Petar Musa e Casper Tengstedt, o dinamarquês tem sido o titular do Clube da Luz, deixando Roger Schmidt satisfeito com o seu rendimento, no jogo e nos treinos... "O Casper esteve muito bem, nas últimas semanas. Evoluiu desde janeiro, quando chegou ao Benfica, foi um grande passo para ele e estou muito satisfeito. Fez parte da equipa, esteve envolvido em tudo e são sempre os melhores argumentos para lutar pela tua posição".
Aos 37 anos, futebolista do Clube da Luz é um dos pilares do plantel de Bruno Lage e cumpre a sexta temporada ao serviço dos encarnados
02 Set 2025 | 12:59 |
Nicolás Otamendi encontra-se na sua sexta época a serviço do Benfica e os 37 anos não pesam nas pernas do defesa central. O capitão dos encarnados foi titular em todos os jogos oficiais desta nova temporada, tendo sido o único jogador do plantel de Bruno Lage que disputou a totalidade dos minutos possíveis de águia ao peito.
No total são cinco os jogadores que estiveram presentes em todos os oito jogos oficiais do Benfica, mas nenhum deles à exceção do argentino jogou a totalidade dos encontros. Nesse grupo estão Enzo Barrenechea, Richard Ríos, Amar Dedic e Fredrik Aursnes, que acabaram por ser substituídos em alguma ocasião.
Estes dados não são novidade por parte de Otamendi. O veterano tem sido um titular indiscutível no Benfica, sendo um jogador que garante disponibilidade física, tal como se pôde verificar na época passada. Prova disso é o facto de o defesa não ter feito uso de grandes períodos de férias, dos quais está privado desde o verão de 2023, quando esteve dois meses sem competir.
Durante a época 2024/2025, Nicolás Otamendi somou uns impressionantes 5.988 minutos dentro de campo, distribuídos entre o Benfica e a seleção da Argentina. Já na presente temporada, o central conta com um total de 720 minutos nos oito jogos realizados com o Benfica.
Para além de um lugar cativo na linha defensiva do Benfica, a excelente forma de Otamendi continua a valer-lhe um lugar na seleção Argentina. O jogador foi novamente convocado para seleção campeã do Mundo em título, fazendo parte dos convocados de Scaloni para os encontros da qualificação sul-americana para o Mundial 2026, frente a Venezuela e Equador, realizados a cinco e nove de setembro, respetivamente.
Clube da Luz tem como objetivo voltar a conquistar o Campeonato Nacional, que foge desde a temporada 2022/23, bem como as restantes competições
02 Set 2025 | 11:36 |
Dodi Lukebakio foi a última contratação do Benfica nesta janela de transferências, fechando assim um mercado que se traduziu no maior investimento de sempre dos encarnados, ultrapassando o valor gasto no verão de 2020 durante o regresso de Jorge Jesus à Luz - 105 milhões de euros.
135,8 milhões de euros foi o montante despendido por Rui Costa neste mercado de transferências, registando-se assim um investimento histórico em reforços por parte do Benfica, garantindo sete novas caras na Luz para atacar a conquista de títulos.
Amar Dedic foi o primeiro jogador oficializado pelo Benfica, que garantiu o lateral proveniente do Salzburgo por 10 milhões de euros. Na ala contrária surge Rafael Obrador, que chegou por 5 milhões de euros para alargar as opções na esquerda.
O Clube da Luz apostou ainda numa reformulação completa no meio-campo, acrescentando frieza e músculo. Enzo Barrenechea chegou ao Benfica por 12 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 15M com objetivos. Já Richard Ríos tornou-se na contratação mais cara das águias, por 27M, a par de Sudakov. O ucraniano chegou à Luz por 6,75 milhões de euros, sendo que no final da temporada as águias terão que pagar uma cláusula de compra obrigatória no valor de 20,25M.
Para o ataque, Ivanovic chegou ao Benfica por 22,8M, com Dodi Lukebakio a custar 20 milhões de euros aos cofres dos encarnados. Para fechar o valor recorde surge uma cara já conhecida dos Benfiquistas, após a contratação em definitivo de Samuel Dahl por 9M. No final das contas, o Benfica terminou o mercado com um balanço positivo, ao registar 147,5 milhões de euros em vendas de jogadores.
Prodígio formado no Seixal falhou transferência devido à escassez de tempo no último dia de mercado e Rui Costa fez escolha complicada
02 Set 2025 | 08:58 |
O Benfica rescindiu contrato com Hugo Félix. O médio ia ser reforço do Elche, mas a transferência caiu e o Tondela chegou-se à frente pelo jogador. Todavia, a escassez de tempo não permitiu a inscrição do atleta na Liga Portugal, o que iria hipotecar pelo menos metade da temporada do jovem.
Sem espaço na Luz, Rui Costa decidiu então terminar a ligação de Hugo Félix ao Benfica para que o irmão de João Félix se tornasse jogador livre no mercado. Desta forma, o Tondela conseguirá inscrever o futebolista de 21 anos para a nova temporada.
A saída de Hugo Félix do Benfica neste mercado de transferências era um cenário que se vinha adivinhando. É que, em 2025/26, o jovem médio de 21 anos, que tinha contrato até junho de 2027, não tinha somado qualquer minuto com o Manto Sagrado, seja na equipa principal ou na equipa B.
Apesar da alteração de última hora nas condições da saída de Hugo Félix, o Benfica salvaguarda metade dos direitos económicos do médio. Nos cofres da Luz fica 50% do passe do atleta, que ainda poderá ter um futuro risonho pela frente.
Na temporada de 2024/25, onde atuou praticamente na equipa B das águias, Hugo Félix – avaliado em 2,5 milhões de euros – foi aposta em 36 encontros: 32 na Segunda Liga, três na Premier League International Cup e um na Taça de Portugal. Nos 2.653 minutos disputados com a camisola do Benfica, o médio marcou dois golos, somando ainda 10 assistências.