Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Benfica anuncia ausência de Rui Costa na Supertaça feminina e 'aponta dedo': "Profundo repúdio"

Clube encarnado apontou dedo à decisão tomada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol

Benfica lança comunicado com críticas ao CD com decisão sobre Rui Costa
Benfica lança comunicado com críticas ao CD com decisão sobre Rui Costa

  |

Icon Comentário0

Rui Costa foi suspenso por oito dias perante os insultos dirigidos à equipa de arbitragem na temporada passada, no final do Benfica - Sporting, da Taça de Portugal. Em comunicado, o Clube encarnado teceu duras críticas ao Conselho de Disciplina, anunciado a ausência do Presidente na final da Supertaça Feminina. 


"O Sport Lisboa e Benfica informa que o seu Presidente, Rui Costa, está impedido de marcar presença, nesta noite, na final da Supertaça de futebol feminino devido a um castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol", pode-se ler na nota oficial. 


"O castigo, conhecido precisamente esta semana, tem por base o jogo da Taça de Portugal da época passada entre o Benfica e o Sporting, ocorrido no dia 2 de abril. O Sport Lisboa e Benfica expressa, por isso, profundo repúdio e preocupação pelo facto de esta punição surgir mais de 4 meses depois e precisamente na única semana em que há uma competição organizada pela Federação Portuguesa de Futebol", apontaram as águias. 


O Benfica referiu, ainda, que Rui Costa não vai poder marcar presença no Estádio da Luz no encontro de sábado com o Estrela da Amadora: "Tal facto impede o Presidente do Benfica de estar no estádio, ao contrário do que aconteceria numa competição organizada pela Liga, onde seria apenas impedido de aceder às áreas técnicas, podendo marcar presença na tribuna". 

As críticas não ficaram por aqui, com os encarnados a reforçarem o "mau timing". "Por todas as razões e mais uma, um timing para castigar o Benfica que muito se estranha, sendo mais uma vez incompreensível esta decisão do Conselho de Disciplina da FPF", criticou o Clube da Luz. 


Confira, na íntegra, o comunicado do Benfica:

"O Sport Lisboa e Benfica informa que o seu Presidente, Rui Costa, está impedido de marcar presença, nesta noite, na final da Supertaça de futebol feminino devido a um castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

O castigo, conhecido precisamente esta semana, tem por base o jogo da Taça de Portugal da época passada entre o Benfica e o Sporting, ocorrido no dia 2 de abril.

O Sport Lisboa e Benfica expressa, por isso, profundo repúdio e preocupação pelo facto de esta punição surgir mais de 4 meses depois e precisamente na única semana em que há uma competição organizada pela Federação Portuguesa de Futebol.

Tal facto impede o Presidente do Benfica de estar no estádio, ao contrário do que aconteceria numa competição organizada pela Liga, onde seria apenas impedido de aceder às áreas técnicas, podendo marcar presença na tribuna.

Por todas as razões e mais uma, um timing para castigar o Benfica que muito se estranha, sendo mais uma vez incompreensível esta decisão do Conselho de Disciplina da FPF"


Clube

Rui Costa diz das boas a João Pinheiro no Benfica - Sporting e Conselho de Disciplina 'ataca'

Presidente do Glorioso fez frente ao árbitro e recebeu castigo após insultos

Rui Costa fez frente a João Pinheiro e Conselho de Disciplina castigou Presidente do Benfica
Rui Costa fez frente a João Pinheiro e Conselho de Disciplina castigou Presidente do Benfica

  |

Icon Comentário0

Rui Costa foi suspenso por 8 dias pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Este castigo surge depois do Presidente do Benfica ter enfrentado o árbitro João Pinheiro, na temporada passada, insultando a equipa de arbitragem, de acordo com o ácordão.


O sucedido aconteceu após o Dérbi da Taça de Portugal frente ao Sporting, que terminou com um empate a 2-2, no Estádio da Luz. Este embate viveu muita polémica, especialmente, pelo golo de Di María anulado por um fora de jogo controverso de Casper Tengstedt e por uma grande penalidade não assinalada a favor dos pupilos de Roger Schmidt


Foi aberto um inquérito, na altura, que agora viu-se como comprovado que Rui Costa abordou a equipa de arbitragem, que tinha como líder João Pinheiro nessa noite, no túnel de acesso aos balneários, apontando para o penálti por assinalar. 


"Quando a equipa de arbitragem indicada passava pela porta do balneário da SL Benfica SAD a caminho do seu próprio balneário, foi a mesma foi abordada pelo arguido Rui Costa. Nessa altura, o arguido Rui Costa, em tom de voz alto e exaltado, começou a reclamar com o árbitro João Pinheiro a não marcação de um penálti numa suposta situação ocorrida no decorrer do jogo entre um dos jogadores da SL Benfica SAD (a quem o arguido se refere como «Rafa») e um dos jogadores da Sporting CP SAD (a quem o arguido se refere como «Coates»)", pode-se ler no relatório do órgão de justiça desportiva. 

"Já junto à porta do balneário da equipa de arbitragem, ainda foi tentado algum diálogo por parte dos árbitros, mas o arguido continuou o seu protesto (...), tendo ficado sempre no corredor e sem que alguma vez tenha entrado naquele balneário", explicou o acórdão do caso. 


O relatório ainda detalha os insultos dirigidos à equipa de arbitragem: "o arguido Rui Costa começou a afastar-se do local e, nesse momento, ainda no mencionado corredor, proferiu a seguinte expressão na direção da porta daquele mesmo balneário e referindo-se à equipa de arbitragem: «F***-se! C******! Artistas do c******»". 

Foram estas palavras que o Conselho de Disciplina da FPF considerou como "grosseiras e impróprias", castigando, assim, o Presidente do Benfica com uma suspensão de 8 dias, mais uma multa de 102 euros. 



Clube

Conselho de Disciplina volta ao ataque: Benfica sofre multa de 10 mil euros

Cofres da Luz abanam com nova sanção do organismo de justiça desportiva após incidentes no duelo com o Casa Pia

Benfica sofre multa de 10 mil euros do Conselho de Disciplina
Benfica sofre multa de 10 mil euros do Conselho de Disciplina

  |

Icon Comentário0

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol voltou à carga e o Benfica acabou por sofrer. O organismo desportivo aplicou uma multa de 10 mil euros ao Clube da Luz. 


De acordo com o comunicado do órgão de justiça desportiva, o comportamento incorreto dos presentes na Luz no encontro com o Casa Pia acabou por ser alvo do CD, que apontou para o facto de terem sido utilizados engenhos explosivos e pirotécnicos, provocando a sanção contra o Benfica. O relatório do delegado da Liga dá conta da deflagração de dois potes de fumo, dois petardos, um flashlight e uma tocha incandescentes, custando um total de 9.560 euros. 


Os restantes 510 euros são referentes aos insultos dirigidos ao guarda-redes do Casa Pia, Patrick Sequeira. Segundo o relatório, esses momentos decorreram na primeira parte do duelo, aos 35 e 36 minutos, no momento em que o atleta adversário se preparava para concretizar dois pontapés de baliza. 


Recorde-se que o Benfica venceu por 3-0, com os golos a serem marcados na segunda parte do embate. O mesmo jogo ainda foi alvo de mais polémica com confrontos registados durante o intervalo. Esses momentos também estão a ser investigados, depois da abertura de um processo disciplinar às águias. 

As atenções dos pupilos de Roger Schmidt estão, agora, no duelo frente ao Estrela da Amadora. Os encarnados vão regressar à Luz para receber a turma amadorense no próximo sábado, dia 24 de agosto, pelas 20h30, relativo à terceira jornada da Liga Portugal Betclic. 



Futebol

Após defender com 'unhas e dentes', Schmidt 'descarta' João Mário do Benfica - Estrela da Amadora

Treinador encarnado abordou a contestação que tem como alvo o médio das águias

Schmidt descarta João Mário do Benfica - Estrela da Amadora
Schmidt descarta João Mário do Benfica - Estrela da Amadora

  |

Icon Comentário0

João Mário está fora dos convocados para o encontro entre o Benfica e o Estrela da Amadora. O médio português foi titular nos últimos dois duelos, no entanto, não vai a jogo este sábado, dia 24 de agosto. 


A mesma fonte assegura que o técnico alemão e o sub-capitão do Benfica estiveram à conversa, após o craque ter sido contestado na Luz por parte dos adeptos. Ora, os assobios deixaram o camisola 20 da formação da Catedral numa posição desconfortável, sendo que agora não vai integrar os convocados para o encontro contra os amadorenses.


Vale destacar que João Mário tem sido apontado a uma saída, este verão, particularmente, depois do sucedido no Estádio da Luz. É de recordar que o craque de 31 anos foi titular no duelo frente ao Casa Pia, tendo sido substituído na segunda parte, altura em que foi assobiado. O sub-capitão das águias respondeu com aplausos dirigidos às bancadas.


Roger Schmidt saiu em defesa do antigo jogador do Sporting, durante a conferência de imprensa de antevisão. O treinador das águias relembrou a importância que João Mário teve no ano do '38', destacando os números do médio com o Manto Sagrado.

João Mário chegou ao Benfica na temporada 2021/22, depois de ter estado emprestado pelo Inter ao Lokomotiv (2019/20) e ao Sporting (2020/21). Na época de estreia pelas águias, o antigo internacional português realizou 45 encontros, marcou quatro golos e fez sete assistências.


Ao todo, com o Manto Sagrado, João Mário – avaliado em 4 milhões de euros – contabiliza 149 partidas, 36 finalizações certeiras e 23 assistências, tendo conquistado um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023).


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Benfica partilha nota de pesar pela morte de José Guilherme: "Distinto benfiquista"
Clube

Benfica partilha nota de pesar pela morte de José Guilherme: "Distinto benfiquista"

 

Icon Comentário0
João Diogo Manteigas lança comunicado sobre revisão dos Estatutos do Benfica: "Questiono..."
Clube

João Diogo Manteigas lança comunicado sobre revisão dos Estatutos do Benfica: "Questiono..."

 

Icon Comentário0
Com propostas analisadas, dirigente do Benfica faz ponto de situação sobre revisão de estatutos
Clube

Com propostas analisadas, dirigente do Benfica faz ponto de situação sobre revisão de estatutos

 

Icon Comentário0