Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

BENFICA INVESTE MILHÕES DE EUROS EM NOVO SEIXAL – EXCLUSIVO GLORIOSO 1904

O nosso jornal sabe onde e quando vai nascer a nova cidade desportiva com assinatura de Rui Costa

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

Rui Costa já falou do sonho vai para um ano. Agora, o Glorioso 1904 sabe de fonte próxima do processo que o nosso Presidente “quer uma nova cidade desportiva, que complete o Seixal e que mitigue os problemas que a academia que tantos talentos nos trouxe coloca”. Entre eles, adianta a mesma fonte, “temos a vida de ‘casa às costas’ que muitas modalidades sentem pela falta de campos e espaços do Clube para treinar e também a dificuldade de recrutamento dos miúdos em idade precoce na zona norte de Lisboa, nomeadamente Sintra e Amadora, áreas densamente povoadas”. Esta vontade de Rui Costa vai para lá da promessa eleitoral do Centro de Alto Rendimento. Falamos de um novo Seixal, que orçará em muitos milhões de euros de investimento. À BTV, o Presidente disse, no início do ano, que “criar um Centro de Alto Rendimento é um projeto do passado. Quis alargá-lo para albergar o râguebi, o projeto olímpico… O que estamos a tentar finalizar é algo muito maior do que isso, um espaço maior do que tínhamos inicialmente pensado para albergar o Benfica inteiro”.

Localização: Eixo Lisboa - Sintra
Este projeto único no mundo estará edificado no concelho de Sintra. “Finalizando esse projeto não haverá Benfiquista nenhum que não sinta orgulho na Cidade Benfica”, disse, então, Rui Costa. Esta nova cidade desportiva, que será complementar ao Estádio da Luz e ao Benfica Campus no Seixal, concentrará as muitas modalidades do Clube num único espaço, desde a formação aos seniores, tornando muito mais eficiente e menos dispendioso o funcionamento de toda a atividade desportiva e competitiva do Benfica.
Quando: Início no próximo ano
O próximo ano marcará o início formal do projeto, com a compra dos terrenos e o projeto de arquitetura. Segundo apurámos, Rui Costa meteu como condição a Jaime Antunes, vice-presidente que está responsável pelo projeto, que dá luz verde a uma obra desta monta, mas que não desinvestirá um cêntimo na equipa de futebol profissional. As verbas terão de ser encontradas noutro lado. Disto não se desviará.


Fotografia de Benfica




Clube

Luís Mendes critica gestão de Rui Costa no Benfica: "Tempo dos dinossauros"

Antigo número 2 da SAD encarnada saiu do Clube da Luz em junho e agora explica as razões que o levaram a apresentar a demissão

Luís Mendes critica a gestão de Rui Costa no Benfica, explicando as razões da sua demissão
Luís Mendes critica a gestão de Rui Costa no Benfica, explicando as razões da sua demissão

  |

Icon Comentário0

O antigo vice-presidente da SAD do Benfica, Luís Mendes, que deixou o clube em junho de 2024, veio a público explicar os motivos que o levaram a pedir demissão, lançando duras críticas à atual administração liderada por Rui Costa, afirmando que a sua saída foi motivada por discordâncias profundas em relação ao modelo de governança e às políticas desportivas e económicas do clube.


"Ter gente não executiva a tomar decisões estratégicas no Clube é como regressar ao tempo dos dinossauros"


"Saí do Benfica, em primeiro lugar, porque estava em desacordo com o modelo de governança que estava a ser implementado. Quando uma organização, que deve ser liderada por gestores profissionais, começa a ser liderada por dirigentes, isso inevitavelmente leva à criação de pequenos feudos, ao seguimento de interesses particulares e políticos, e à perda de ligação entre os vários departamentos", começou por afirmar Luís Mendes, num discurso crítico à forma como a estrutura do clube tem sido conduzida.


Luís Mendes não hesitou em classificar a atual direção como um retrocesso: "Ter gente não executiva a tomar decisões estratégicas no Clube é como regressar ao tempo dos dinossauros. Estamos a falar de pessoas que passam no clube das 17h às 19h, sem dedicação total. O Benfica exige uma gestão profissional a tempo inteiro. Além disso, discordo profundamente do rumo económico e da política desportiva que estão a ser seguidos".

"Saí devastado, porque acreditava que poderia contribuir para uma gestão mais eficiente e transparente"


O antigo dirigente revelou ainda que a sua decisão de saída foi ponderada e surgiu após sentir-se isolado dentro da estrutura: "Manifestei a vontade de sair em maio. Na altura, tínhamos lançado com sucesso o empréstimo obrigacionista e implementado as primeiras bases para o controle da execução orçamental do Grupo Benfica, algo que não era feito antes. Também renegociei vários contratos com prestadores de serviços. Contudo, comecei a sentir-me isolado e percebi que já não tinha condições para continuar", explicou Luís Mendes, sublinhando que não se arrepende do momento da sua decisão.

Apesar de reconhecer que não há um "timing" perfeito para sair, Luís Mendes acredita que foi a decisão certa, mesmo que tenha sido emocionalmente difícil. "Senti que era o momento. É essencial mantermos os nossos princípios, mesmo que isso nos custe pessoalmente. Saí devastado, porque acreditava que poderia contribuir para uma gestão mais eficiente e transparente, ajudando a tornar o Benfica mais vencedor".

Por fim, Luís Mendes abordou a questão da liderança na SAD, destacando a sua oposição a Rui Costa ser apenas uma figura decorativa: "Sempre concordei que Domingos Soares Oliveira fosse o CEO da SAD, mas não permiti que Rui Costa fosse afastado da co-liderança. Se isso tivesse acontecido, o presidente passaria a ter um papel meramente simbólico, como a Rainha de Inglaterra. Para o bem do Benfica e do próprio Rui Costa, era importante que ele mantivesse um papel ativo", finalizou.


Clube

Demissão de Fernando Seara no Benfica? Rui Santos culpa Rui Costa: "Bananistão" (Vídeo)

Comentador analisou demissão do Presidente da Mesa Assembleia Geral do Clube da Luz e apontou dedo ao líder máximo das águias

Rui Santos analisou demissão de Fernando Seara do Benfica e considerou que Rui Costa é um dos responsáveis por mais esta saída nos encarnados
Rui Santos analisou demissão de Fernando Seara do Benfica e considerou que Rui Costa é um dos responsáveis por mais esta saída nos encarnados

  |

Icon Comentário0

Rui Santos culpa Rui Costa pela demissão de Fernando Seara de Presidente da Mesa Assembleia Geral do Benfica. Num comentário na CNN Portugal, o jornalista afirmou que a imagem do líder máximo dos encarnados não é a melhor e que esse terá sido um dos fatores para a saída do advogado.


"Não estava a ver que apenas insultos levassem Fernando Seara a demitir-se"


“Na década de 90, também fui vítima de alguns enxovalhos. Na nossa profissão, também passamos por esses momentos. Não estava a ver que apenas questões relacionadas com insultos levassem Fernando Seara a demitir-se”, começou por afirmar Rui Santos.


“Do meu ponto de vista, há uma leitura política que está relacionada com tudo o que está à volta do Benfica neste momento. Do ponto de vista da dignidade, gostava de dar conta deste sinal, que é um bocadinho resultado de uma imagem que Rui Costa criou de não ser um líder”, continuou Rui Santos.

"Estas coisas ferem a dignidade das pessoas"


Houve uma imagem que circulou na internet que está relacionado com o banco do bananistão. Estas coisas ferem a dignidade das pessoas e Fernando Seara sentiu-se visado com esta situação porque o que se quer dar a entender é que os interesses do Benfica acabam por capturar e influenciar o posicionamento de determinadas figuras. Isto está relacionado com dignidade”, finalizou Rui Costa.

Importa lembrar que, na última Assembleia Geral do Benfica, e perante o clima tenso que se vivia no pavilhão, Fernando Seara acabou mesmo por se demitir. Até ao momento, o advogado ainda não deu qualquer esclarecimento sobre a sua decisão.

Confira as declarações de Rui Santos sobre a demissão de Fernando Seara de Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica:


Futebol

Bruno Lage pode ser obrigado a imitar Roger Schmidt no Benfica – Gil Vicente

Técnico português de 48 anos ainda não sabe se vai ou não contar com atleta muito importante para a estratégia do Clube da Luz

Bruno Lage com escolha complicada para o Benfica - Gil Vicente: técnico dos encarnados pode ser obrigado a imitar escolhas de Roger Schmidt
Bruno Lage com escolha complicada para o Benfica - Gil Vicente: técnico dos encarnados pode ser obrigado a imitar escolhas de Roger Schmidt

  |

Icon Comentário0

Bruno Lage ainda não sabe se vai contar com Alexander Bah para o Benfica – Gil Vicente. O lateral continua a recuperar da lesão sofrida no embate diante do Estrela Vermelha e é dúvida para a receção dos encarnados aos minhotos, agendada para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio da Luz.


No triunfo do Benfica diante do Boavista, e perante a ausência de Alexander Bah, a escolha de Bruno Lage recaiu sobre Tomás Araújo, numa adaptação a fazer lembrar as opções de Roger Schmidt.


No banco, ficou Issa Kaboré, lateral-direito cedido pelo Manchester City ao Benfica. Depois de uma entrada menos feliz diante do Estrela Vermelha, o jovem de 23 anos não mereceu a confiança do treinador para render o lesionado Alexander Bah. Resta saber se, no próximo sábado, diante do Gil Vicente, a escolha voltará a ser a mesma.


Em 2023/24, com a camisola o Benfica, Alexander Bahavaliado em 13 milhões de euros – alinhou em 32 partidas: 19 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga Europa, três na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e uma na Supertaça Cândido de Oliveira. O atleta totalizou 2.452 minutos, onde marcou dois golos e fez quatro assistências. No que toca à presente temporada, o lateral já foi opção em seis partidas, somando 486 minutos.

O defesa dinamarquês chegou ao Benfica no início de 2022, deixando o Slavia Praga por 8 milhões de euros. Ao todo, de águia ao peito, o lateral já fez 76 partidas, onde apontou três tentos e somou 10 passes para golo, conquistando um Campeonato Nacional e uma Supertaça Cândido de Oliveira.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Desacatos na AG? João Diogo Manteigas deixa 'farpa': "O Benfica não é o Porto"
Clube

Desacatos na AG? João Diogo Manteigas deixa 'farpa': "O Benfica não é o Porto"

 

Icon Comentário0
Antigo jogador da Seleção Nacional ‘toca na ferida’ do Benfica e afirma: “Fase delicada”
Clube

Antigo jogador da Seleção Nacional ‘toca na ferida’ do Benfica e afirma: “Fase delicada”

 

Icon Comentário0
Depois de ‘atritos’ no Estoril, Guilherme Muller assume cargo da direção no Benfica
Clube

Depois de ‘atritos’ no Estoril, Guilherme Muller assume cargo da direção no Benfica

 

Icon Comentário0