Futebol
Plantel do Benfica gozou com Lukebakio e belga deixou resposta à altura: "Então é assim..."
03 Nov 2025 | 18:27
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
13 Mar 2023 | 10:55 |
As lesões prolongadas de Gonçalo Guedes e Draxler não assustam os responsáveis encarnados. Apesar de não serem boas notícias, e segundo apurou o Glorioso 1904, a solução para as ausências do português e do alemão está dentro de portas e chama-se … Andreas Schjelderup.
Chegado à Luz no mercado de Inverno, o jovem norueguês de 18 anos precisou de tempo para se adaptar a uma nova realidade. De resto, em entrevista à BTV, Rui Costa revelou que esse tempo de adaptação não foi novidade para a estrutura do futebol dos encarnados, visto que o extremo não jogava oficialmente desde 13 de novembro.
Schjelderup começou por recuperar os melhores índices físicos e, depois, atuar pela equipa B do Benfica. A ‘estreia’ pelo conjunto secundário dos encarnados aconteceu a 5 de fevereiro, na receção ao Tondela, onde Schjelderup atuou 62 minutos. Desde então, o nórdico fez mais três jogos pelo Benfica B: Estrela da Amadora, Leixões e Vilafranquense. Ao todo, o jovem de 18 anos somou 259 minutos.
Depois de ter passado sensivelmente dois meses na incubadora, o dia finalmente chegou e Schjelderup estreou-se pela equipa principal do Glorioso. Na vitória do Benfica no terreno do Benfica, Roger Schmidt lançou o diamante nórdico aos 90 minutos, servindo este momento para premiar o trabalho que o extremo tem vindo a fazer.
Agora, de acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, o extremo pode mesmo ser uma aposta mais regular, aproveitando as ausências de Gonçalo Guedes e Draxler. De resto, a confiança dos responsáveis encarnados na qualidade de Schjelderup permanece totalmente imaculada, uma vez que se trata de um jovem prodígio, que era desejado por meia Europa.
Uma ‘pechincha’ num mercado inflacionado
A região nórdica europeia foi uma ‘mina de diamantes’ esta época, mas a contratação do novo camisola 21 dos encarnados merece uma análise a fundo por parte do nosso Jornal, dado que se trata de um dos jovens mais promissores do futebol mundial, sendo já uma pérola em bruto para o treinador alemão lapidar, uma vez que ainda só tem 18 anos.
O contrato até junho de 2028 com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros demonstra o caminho que o Clube da Luz quer seguir nos próximos anos, com muita juventude e margem de progressão às mãos do criador do estilo de jogo mais apetecido pelos adeptos da Catedral.
A tão esperada estreia após uma pré-época improvisada
Chegado do Nordsjaelland, da Dinamarca, onde o norueguês era até à altura o melhor marcador da Superligaen, com 10 golos em 17 jogos, todos esperavam que Schjelderup entrasse de imediato na rotação do Benfica de Roger Schmidt.
Contudo, o craque estava sem ritmo de jogo devido à paragem de inverno que aquela liga passava, obrigando o timoneiro do Glorioso a pedir paciência ao jogador e aos adeptos.
“A minha missão é cuidar de toda a equipa. Queremos ser campeões, temos jogadores muito bons. Alguns chegaram sem condição física e foi preciso paciência. Foi bom jogarem pela primeira vez pelo Benfica. São jogadores para o futuro”, afirmou o técnico sobre Andreas e o outro reforço nórdico de inverno Casper Tengstedt, que se estrearam ambos no jogo do passado domingo, dia 12 de março, frente ao Marítimo, ao entrarem aos 90 minutos.
Uma certeza para o futuro e preparado para responsabilidades acrescidas
Roger Schmidt disse, após a vitória, por 3-0, no Funchal, o que todos os Benfiquistas esperam que aconteça: “Acredito que no futuro [Schjelderup] será um excelente jogador”, e já se vão observando alguns pormenores técnicos do jovem de 18 anos nas suas exibições pela equipa B.
A verdade é que, apesar de não ser pelas melhores razões – lesões prolongadas de Julian Draxler e Gonçalo Guedes –, o norueguês natural de Bodø pode ter agora várias oportunidades para se mostrar ao futebol português e conquistar um lugar na rotação do plantel realizada pelo alemão.
Schjelderup – avaliado em 9 milhões de euros – conta com uma partida na equipa principal do Glorioso, somando quatro jogos pelo Benfica B.
Médio do Manchester City é desejo conhecido do candidato à presidêcia, que espera vencer eleições para fazer voltar o internacional português
03 Nov 2025 | 20:37 |
João Noronha Lopes voltou a admitir que trará Bernardo Silva de volta ao Benfica, caso seja eleito presidente das águias, no próximo dia 8 de novembro. O empresário explicou ainda que fará mudanças na estrutura e irá 'despachar' o braço-direito de José Mourinho.
João Noronha Lopes: "O Bernardo quer voltar ao Benfica, eu quero muito que ele volte"
"O Bernardo quer voltar ao Benfica, eu quero muito que ele volte ao Benfica e vale a pena fazer um grande esforço para trazer o Bernardo Silva para o Benfica e estou em condições de o fazer. Obviamente que ele tem contrato com o Manchester City e não é assunto para discutir agora, mas tenho a certeza de que ele voltará ao clube", disse, ao jornal A Bola.
O candidato às eleições encarnadas explicou que, além do que pode oferecer dentro das quatro linhas, o internacional português é também uma mais valia fora de campo: "Ele não é só um grande médio, é alguém que vive o Benfica como eu, como os adeptos. É um grande profissional e alguém que simboliza a mística do Benfica. Por isso, faz todo o sentido ele regressar".
João Noronha Lopes: "Os benfiquistas votam pelas pessoas e pelos projetos"
"Os benfiquistas votam pelas pessoas e pelos projetos. Não acho que isso fizesse grande diferença nestas eleições. O Bernardo não assumiu qualquer posição até agora e eu entendo-o perfeitamente. As grandes figuras do Benfica têm todo o direito de dar a sua opinião, mas os sócios definem independentemente disso", terminou Noronha Lopes.
Esta temporada, ao serviço do Manchester City, Bernardo Silva – avaliado em 38 milhões de euros – realizou 13 encontros: dez na Premier League e três na Liga dos Campeões. Nos 825 minutos em que foi opção de Pep Guardiola, o antigo jogador do Benfica fez um golo e uma assistência.
Candidato às eleições do Clube da Luz - agendadas para sábado, dia 8 de novembro - revelou fazer alterações no seio do emblema encarnado
03 Nov 2025 | 19:39 |
João Noronha Lopes não quer manter Mário Branco como braço direito de José Mourinho. O candidato à presidência do Benfica já admitiu continuar com o Special One como técnico, mas fará alterações na estrutura das águias.
Noronha Lopes: "José Mourinho é um dos melhores treinadores do mundo"
"José Mourinho é um dos melhores treinadores do mundo e tornou-se melhor treinador do mundo sem Mário Branco e ganhou muitos títulos internacionais sem Mário Branco. Mourinho ficou no Fenerbahçe quando Mário Branco saiu", disse, ao jornal A Bola.
Caso seja eleito, Noronha Lopes admitiu alterações na Luz: "O meu diretor-geral será o Pedro Ferreira, naturalmente irei falar com Mário Branco, porque é uma pessoa que está dentro da estrutura do Benfica. O Nuno Gomes conhece bem o Mourinho, que é um treinador que gosta de ganhar".
Noronha Lopes: "Ninguém gosta de mais de ganhar do que eu"
"E ninguém gosta de mais de ganhar do que eu. Por isso vamos ter uma ótima relação com Mourinho, que vai permitir que o Benfica ganhe mais. Mário Branco não será diretor-geral e não fará parte da minha estrutura", assegurou Noronha Lopes.
Vale recordar que a segunda volta das eleições para designar o novo presidente do Benfica estão marcadas para o próximo sábado, dia 8 de novembro. José Pereira da Costa revelou, recentemente, alterações nos locais de voto (saiba mais AQUI).
Encarnados têm duelo agendado com os farmacêuticos na quarta jornada da Liga dos Campeões, a partir das 20h00 de dia 5 de novembro
03 Nov 2025 | 19:24 |
O Benfica enfrenta o Bayer Leverkusen na quarta jornada da primeira fase da Liga dos Campeões. Antes da visita à Luz, os farmacêuticos enfrentaram o Bayern de Munique, com Kasper Hjulmand a poupar Alejandro Grimaldo para o duelo com os encarnados.
Kasper Hjulmand: "Grimaldo não tinha a bandeira vermelha, mas sim a laranja"
"Ele não tinha a bandeira vermelha, mas sim a laranja, ou melhor, a laranja escura dos médicos. Ele jogou com muita intensidade em tantos jogos. Ele e Aleix Garcia jogaram em todos os jogos. Começámos então com Aleix. Após 45 minutos, poupámo-lo para os próximos jogos, porque ele também estava com alguma pressão nas pernas"
"É claro que teríamos colocado o Grimaldo a jogar se ele estivesse totalmente pronto, pois ele tem sido o nosso jogador mais influente até agora. É importante não o forçarmos a jogar e ele acabar por ficar lesionado por muito tempo. Não é o momento certo da temporada para brincar com a saúde dos jogadores".
Ao serviço do Benfica, Alejandro Grimaldo – avaliado em 30 milhões de euros – realizou 303 encontros, marcou 27 golos e fez 61 assistências. Com o Manto Sagrado, o internacional espanhol conquistou nove títulos: quatro Campeonatos Nacionais, três Supertaças Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.
As águias viram agora atenções para a Liga dos Campeões, onde vão defrontar o Bayer Leverkusen. O jogo, que se disputa no Estádio da Luz, está marcado para a próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, com pontapé de saída agendado para as 20h00 e já se conhece a equipa de arbitragem.