Futebol
Apesar da vitória do Benfica, José Mourinho critica falta de eficácia: "Como é que é possível?"
09 Fev 2026 | 16:15
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
25 Abr 2024 | 10:36 |
O Benfica está a ter uma época para esquecer. No jornal Record, Rui Dias tenta explicar o fracasso do projeto encarnado em tentar conciliar uma massa de talentos numa equipa de apenas onze que não funcionou como uma unidade coesa e conseguiu várias vitórias "sem saber como" devido a individualidades e chama ainda a atenção a Di María.
"Por mais evidente que seja a tendência global da coletivização do futebol (em detrimento da individualidade), da valorização da tática (que trava ímpetos aos mais criativos) e dos benefícios da obediência (que reprime a rebeldia dos espíritos livres), o talento individual continua a ser a base do futebol" começou.
Juntar os talentos individuais num projeto coletivo é o objetivo do clube: "Para que a conjugação resulte; para ser possível conciliar o máximo de futebolistas excecionais num corpo de onze elementos, é preciso ter uma ideia reconhecível, desenvolver um projeto em que todos acreditem, estimular cumplicidade generalizada para que todos se unam e participem com o melhor de cada um em nome da felicidade coletiva. Não foi isso que aconteceu no Benfica 2023/24, mesmo quando a equipa vivia o sucesso de vitórias com poucas bases de sustentação".
Mesmo quando o Glorioso vencia, as vitórias eram fruto de talentos individuais e não de uma equipa a jogar bem: "Os ganhadores sem mérito estão condenados a ser os perdedores de amanhã. As grandes equipas acumulam méritos pelo caminho de modo a explicarem como desenharam o sucesso, então sim traduzido na consequência de ações estudadas, pensadas e trabalhadas, nas quais todos acreditam e para as quais contribuem e se comprometem. Quem está dentro (jogadores) e fora (adeptos) deve assumir que o êxito é consequência de um processo no qual os treinadores aplicam os melhores recursos. Quando se ganha sem saber como, sim, a vitória vale os mesmos três pontos. Mas a sensação de alívio não atinge a esperança e não gera ilusão, fantástico energético para equipas de topo. O Benfica viveu à custa de sucessos parciais, muitas vezes inexplicáveis, logo sem futuro."
Nisto, o jornalista dá credito a El Fideo, que apesar de ter tido maus momentos, não foi o cerne do fracasso: "Di María foi intocável para Roger Schmidt. Teve certamente utilização superior à capacidade de resposta do seu corpo envelhecido. Sendo um craque universal não usufruiu da força de um coletivo perfeito; faltou-lhe um andaime sólido capaz de suportar devaneios criativos; dificilmente terá sido feliz numa equipa que não lhe compensou o talento, nem permitiu usufruir em pleno da liberdade para fazer o que melhor sabe".
"A discussão foi se ele, Rafa e Neres são compatíveis na mesma equipa. Talvez não sejam. Mas o que fazer com um trio que chega ao fim da época com total de 40 golos e 36 assistências? Angelito nem sempre deslumbrou mas nunca foi o problema – 45 jogos, 16 golos e 12 assistências falam por si. Mas mesmo quando esteve abaixo do que lhe era exigido, tem crédito suficiente para resistir às críticas: leva perto de 20 anos sendo um génio absoluto do futebol", rematou o jornalista.
Antigo atleta das águias ajudou a resolver partida, marcou pelo segundo encontro consecutivo e mostrou mensagem particular em campo
09 Fev 2026 | 17:51 |
A equipa feminina do Barcelona, recheada de jovens devido a várias ausências, venceu o DUX Logroño por 3-0, com todos os golos a surgirem na segunda parte. Carla Julià, Kika Nazareth e Vicky López marcaram os golos e a antiga jogadora do Benfica - que assistiu à vitória do Benfica frente ao Racing Power - dedicou o seu tento a Laia Aleixandri.
Com este resultado, as catalãs somam agora 54 pontos, mantendo uma confortável vantagem de dez pontos sobre o segundo classificado, o Real Madrid. A equipa do Barcelona é o maior campeão do campeonato espanhol feminino.
Antes do apito inicial, as jogadoras do Barcelona entraram em campo com camisolas de apoio a Laia Aleixandri, que será operada a uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Foi também uma forma de prestar condolências a Marta Torrejón, ausente devido ao falecimento do seu pai.
O golo da internacional portuguesa teve dedicatória especial a Laia Aleixandri, fazendo um L, sendo que este foi o seu segundo jogo consecutivo a marcar no campeonato e como titular, após o bis ao Sevilha.
Nesta temporada, com a camisola do Barcelona, Kika Nazareth realizou 23 jogos: 15 na Liga F, cinco na UEFA Women's Champions League, dois na Copa da Rainha e um na Supertaça de Espanha. Nos 1.036 minutos que esteve em campo, a atleta marcou oito golos e fez seis assistências.
Encarnados voltaram a mostrar eficácia num dos seus registos mais consistentes da temporada, com jovem avançado a assumir papel central
09 Fev 2026 | 17:26 |
O Benfica venceu o Alverca, por 2-1, no Estádio da Luz, a contar para a 21ªjornada da Liga Portugal Betclic. Anísio Cabral anotou mais um golo ao seu primeiro toque e de cabeça, reforçando o poderio da equipa encarnada no jogo aéreo.
Segundo o Playmaker, o "Glorioso" marcou o oitavo golo de cabeça no Campeonato Nacional 2025/26, a segunda com melhor registo. O jovem ponta de lança aparece na liderança com dois tentos, juntamente com Vangelis Pavlidis e Nicolás Otamendi. A esta lista, acrescenta-se os nomes de Tomás Araújo e Leandro Barreiro, ambos com uma finalização certeira.
José Mourinho comparou Anísio a Didier Drogba, mas , apesar do avançado de 17 anos ter feitos os seus dois golos de cabeça, o "Special One" garante que o campeão do mundo sub-17 não é forte no jogo aéreo. "Podem rir ou chamar-me idiota, o jogo de cabeça não é o forte dele", disse, na conferência de imprensa pós-jogo.
Contundo, este golo não serviu só para alcançar esta marca. O ponta de lança foi o primeiro jogador da temporada a dar o golo da vitória das águias, vindo do banco. Este registo chegou no jogo nº40 da época 2025/2026.
As águias querem fazer mais golos, de cabeça ou não, no próximo compromisso frente ao Santa Clara. Benfica e "açorianos" defrontam-se no dia 13 de fevereiro, próxima sexta-feira, às 18h30, no Estádio São Miguel. A Partida contará para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Antigo jogador das águias revelou uma ligação profunda com génio argentino explicando como um gesto simbólico se tornou um ritual pessoal
09 Fev 2026 | 16:55 |
Enzo Fernández, médio campeão do mundo pelo Chelsea e antigo atleta do Benfica, confessou a sua admiração por Diego Maradona e como uma camisola se tornou num amuleto em momentos decisivos da carreira, incluindo nos tempos em que representou o River Plate.
Em entrevista à ESPN, o médio dos "Blues" revelou uma ligação especial com o astro, que nunca chegou a conhecer pessoalmente, mas cuja influência se manifestou num ritual que o acompanhou em momentos cruciais da sua caminhada futebolística.
"Sou fanático pelo Diego. Não tive a oportunidade de o conhecer, mas sempre senti uma ligação, não sei porquê", confessou o jogador de 25 anos. Este sentimento transformou-se numa espécie de amuleto. "Quando cheguei, levava uma camisola dele e ajudava-me. Marquei golos quando a usava, sinto-me muito ligado", explicou o internacional argentino, que quer rumar ao Real Madrid.
Um dos momentos mais marcantes deste ritual remonta à passagem pelo River Plate. "Num jogo contra o Racing, quando fomos campeões, estava a usar uma camisola dele. Fico muito emocionado, conecto-me bastante com a sua figura. É uma camisola dele a levantar o Campeonato do Mundo".
Na presente temporada, ao serviço do Chelsea, Enzo Fernández - avaliado em 85 milhões de euros - já realizou o total de 37 jogos oficiais: 24 na Premier League, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça da Liga inglesa e um na Taça de Inglaterra. Nos 2.956 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino registou 11 golos e quatro assistências.
Apesar da vitória do Benfica, José Mourinho critica falta de eficácia: "Como é que é possível?"
09 Fev 2026 | 16:15
Inspirado em Trubin? Guarda-redes imita guardião do Benfica e decide aos 90+10
09 Fev 2026 | 15:49
Bernardo Silva brilha no Liverpool - Manchester City e ex Benfica admite: "Se perdêssemos..."
09 Fev 2026 | 15:25