
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Os rumores em torno de uma iminente transferência de João Félix continuam a ganhar força. Na quarta-feira, 2 de julho, o internacional português publicou uma fotografia nas redes sociais em Istambul, capital turca, o que alimentou a especulação sobre uma possível mudança para a Turquia. No entanto, de acordo com o jornalista especializado em mercado Rudy Galetti, nem o Galatasaray nem o Fenerbahçe, orientado por José Mourinho, estão interessados na contratação do jogador, o que representa uma boa notícia para o Benfica.
"Apesar de João Félix estar atualmente na Turquia, não há interesse nele por parte do Galatasaray ou do Fenerbahçe, nesta fase", escreveu o jornalista. O avançado está de saída do Chelsea e é conhecido que o Benfica procurou saber os moldes do negócio para contratá-lo. No entanto, os encarnados enfrentam a forte concorrência do Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, que caso falhe a contratação de Luis Diaz, pode virar as atenções para o avançado português.
Ainda assim, o jornalista garante que o próximo passo na carreira de João Félix é ainda uma incógnita: "Não há conversas em estágio avançado, nem movimentos iminentes são esperados: o futuro do jogador do Chelsea permanece absolutamente em aberto".
Depois de meia temporada cedido ao AC Milan, João Félix terá de tomar uma decisão quanto ao seu futuro e, neste momento, sabe apenas que não continuará a jogar nos rossoneri. O ex-Benfica tem contrato válido com o Chelsea até junho de 2031, mas a imprensa inglesa dá quase como certo que a ligação deverá ser rompida já este verão, seja via empréstimo com opção de compra, ou transferência definitiva.
Na temporada recentemente findada, João Félix – atualmente avaliado em 20 milhões de euros – realizou 41 encontros entre o Chelsea e o AC Milan. Nos 1.965 minutos em que foi utilizado, o avançado formado no Benfica apontou 10 golos e fez duas assistências.
Confira aqui a publicação:
Jogador que se encontra às ordens de Bruno Lage preferiu manter-se na Europa e disse 'não' a proposta com rios de dinheiro vinda do Médio Oriente
|
António Silva rejeitou uma proposta milionária oriunda da Arábia Saudita. O jovem central do Benfica, de apenas 21 anos, preferiu permanecer na Luz e continuar a sua trajetória na Europa, afastando uma abordagem concreta do Al Hilal, emblema que contou com Jorge Jesus no comando técnico até maio deste ano.
O clube saudita, segundo avança o jornal A Bola, acenava com números tentadores que, ainda assim, não chegaram para convencer o defesa português. O Benfica iria receber 45 milhões de euros imediatos, sendo que à espera de António Silva estava um contrato de cinco anos, com um salário anual na ordem dos 7 milhões de euros líquidos.
O central dos encarnados foi, no entanto, perentório e afastou este cenário, justificando que este não é o momento certo para uma mudança para o Médio Oriente. António Silva tem intenções de continuar a jogar ao mais alto nível e acredita que, para isso, deverá manter-se na Europa.
Apesar de ter negado a saída para o Al Hilal, a verdade é que António Silva - que foi recentemente elogiado por um ex-colega - continua a ver com bons olhos a saída para um novo projeto. O Benfica também já parece disposto a deixar sair o jogador, desde que a oferta chegue aos 50 milhões de euros pretendidos.
Em 2024/25, com a camisola do Benfica, António Silva – avaliado em 32 milhões de euros – somou 46 encontros disputados: 23 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, quatro no Mundial de Clubes e três na Taça da Liga. Nos 3.943 minutos que disputou, o central marcou dois golos e fez duas assistências.
Treinador dos encarnados poderá ver o médio turco seguir para outras paragens, sabendo-se que essa negócio envolve antigo alvo dos encarnados
|
O Galatasaray continua determinado em garantir a contratação de Orkun Kokçu neste mercado de verão e está a avaliar diferentes fórmulas para convencer o Benfica a ceder o médio. Uma das possibilidades em cima da mesa envolve a inclusão de Elias Jelert no negócio, lateral-direito que os encarnados conhecem bem, tendo já sido apontado como possível reforço da Luz no passado.
O lateral-direito dinamarquês que representou o Copenhaga antes de se transferir para o Galatasaray foi anteriormente referenciado pelo Benfica, quando ainda atuava no campeonato dinamarquês, o que poderá ajudar a seduzir o Benfica a aceitar negociar Kokçu, aponta o jornal turco TRT Spor.
Ainda assim, reforçar a equipa com um lateral-direito não entrava, para já, nos planos de Rui Costa. Alexander Bah, apesar da lesão, continua a fazer parte do plantel, e o Clube da Luz já garantiu a contratação de Amar Dedić, ex-Salzburgo, para reforçar precisamente essa posição. Embora o lado direito da defesa tenha sido uma das fragilidades da época passada, o cenário atual não parece propício a mais um reforço para esse setor.
Orkun Kokçu, por outro lado, viveu uma temporada atribulada em Lisboa, marcada por alguma instabilidade dentro do grupo de trabalho. Um dos momentos mais simbólicos foi o recente desentendimento com o treinador Bruno Lage, durante o Mundial de Clubes, aquando da substituição frente ao Auckland City. A tensão entre jogador de 23 anos e o técnico deixou marcas e poderá estar a influenciar a sua eventual saída.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.
Jovem guarda-redes dos encarnados já decidiu o futuro e parece que em causa está uma alteração drástica relativamente ao que havia pensado anteriormente
|
O Benfica está a avaliar com atenção os próximos passos na evolução de André Gomes e, embora o jovem guarda-redes tenha renovado contrato em 2023, prolongando o seu vínculo até 2028, a possibilidade de uma nova extensão contratual está já em cima da mesa. Apesar de continuar sem espaço imediato devido à concorrência direta de Samuel Soares e Anatoliy Trubin e de já ter, anteriormente, pedido para sair, o Clube pretende reforçar a aposta no talento formado no Seixal e garantir a sua continuidade a longo prazo.
As negociações entre o jogador e a estrutura encarnada decorrem há algum tempo e, ainda de acordo com o jornal A Bola, o processo está numa fase bastante adiantada. A extensão do contrato poderá ser oficializada em breve, com a duração adicional estimada em mais duas temporadas.
Apesar de ainda ter três anos de contrato - e de André Gomes até ter expressado, recentemente, a sua vontade de mudar de ares - o Benfica entende que é o momento certo para reforçar a ligação com o jovem guardião, de apenas 20 anos, não só como reconhecimento do seu crescimento, mas também como forma de proteger um ativo estratégico a médio prazo.
André Gomes está na Luz desde 2016 e tem trilhado um percurso de evolução no Clube. Na temporada 24/25, o guarda-redes assumiu a titularidade da equipa B, onde somou 31 presenças e uma assistência. Esse passe para golo, vale lembrar, surgiu na última jornada da Liga 2, numa goleada por 4-1 ao Porto B, em pleno Olival.
Ainda assim, o ponto alto da última época surgiu a 23 de abril, quando Bruno Lage lhe concedeu a estreia oficial pela equipa principal. O momento aconteceu na Taça de Portugal, na segunda mão das meias-finais frente ao Tirsense, já com a eliminatória resolvida. André Gomes entrou nos minutos finais para o lugar de Samuel Soares, outro produto da formação Benfiquista, o que ajudou a reforçar que o Clube acredita que, a longo prazo, o jovem poderá ser opção.