
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
|
O Benfica realiza amanhã a Assembleia Geral que vai permitir votar os novos Estatutos do Clube da Luz. Nesse sentido, esta sexta-feira, 7 de março, no seu espaço de opinião no jornal Record, João Noronha Lopes, antigo Candidato à Presidência das águias, falou sobre o
"Os novos estatutos são mais democráticos ao introduzirem regras para a elegibilidade dos órgãos sociais que permitirão alargar o leque de potenciais candidatos, enquanto estabelecem uma limitação de mandatos que promove a renovação e evita a perpetuação no poder", começou por escrever o antigo Candidato à Presidência do Clube da Luz.
João Noronha Lopes - Garantem uma redistribuição dos votos que reduz discrepâncias, permitindo uma configuração mais equilibrada dos direitos associativos
"Garantem uma redistribuição dos votos que reduz discrepâncias, permitindo uma configuração mais equilibrada dos direitos associativos. Garantem maior transparência no sistema de voto e dão aos sócios o poder de aprovar um regulamento eleitoral, reforçando a confiança nas eleições futuras, e alargam consideravelmente o escrutínio dos sócios às contas consolidadas do grupo Benfica", acrescentou Noronha Lopes.
Noronha Lopes, aproveitou ainda para deixar uma garantia sobre os novos Estatutos do Benfica: "Permitem a remuneração dos órgãos sociais, mas asseguram um processo transparente e independente na fixação dessa remuneração, sendo esta definida por uma comissão eleita diretamente pelos sócios; Instituem a segunda volta nas eleições, reforçando a legitimidade dos eleitos, uma iniciativa que nasceu diretamente da voz dos sócios que, em boa hora, o propuseram em Assembleia Geral".
Por fim, o antigo Candidato à Presidência do Benfica aproveitou para deixar uma palavra às Casas do Clube da Luz. "Estou convicto que, no quadro dos novos estatutos, a direção do clube pode e deve institucionalizar novas formas de participação e reconhecimento efetivo que valorizem o papel essencial das Casas para além de terem ou não o direito de voto enquanto entidade. Há que reforçar as condições para envolver e apoiar as Casas, potenciando o seu contributo insubstituível como pilares fundamentais do clube em todo o mundo".
"Por tudo isto, apelo aos sócios para que compareçam em massa e votem favoravelmente os novos estatutos. Como disse Cosme Damião, "O Benfica é dos sócios e para os sócios". É por isso que a aprovação dos novos estatutos será muito mais do que um mero ato administrativo: será a reafirmação de que o clube pertence a todos e de que, juntos, podemos erguer um Benfica ainda mais forte, unido e vitorioso. Vamos chutar para golo – pelo Benfica, pelos seus sócios e pelo seu futuro", finalizou Noronha Lopes.
Timoneiro dos vermelhos e brancos, que está a preparar a receção aos lobos, tem ponderado os prós e contras sobre esta situação
|
Bruno Lage vai avançar com um processo contra John Textor, empresário norte-americano e dono de clubes como o Lyon e Botafogo, onde o atual treinador do Benfica chegou a comandar. O caso está a ser avançado por várias agências de comunicação social, que informam que o setubalense exige uma indemnização.
O diário britânico, ‘The Telegraph’ é um dos meios que dá conta do caso entre o técnico do Glorioso e o dono do atual campeão brasileiro. Na última sexta-feira, 11 de abril, o jornal inglês deu conta do processo de Bruno Lage e informou que o timoneiro do Benfica exige que John Textor lhe pague 7 milhões de euros, ou mais preciso, cerca de 6,92 milhões de euros.
Segundo o ‘The Telegraph’ em causa está uma alegada quebra de contrato que foi celebrada pelas duas partes. Ou seja, na natura em que o setubalense assumiu o comando técnico do Botafogo, terá ficado estipulado que o português, mais tarde, poderia vir a assumir o banco do Lyon ou do Crystal Palace.
O alegado acordo terá sido celebrado em 2023, pouco tempo depois de Bruno Lage ter rumado ao Brasil. No entanto, o técnico do Benfica só esteve no Rio de Janeiro durante três meses, acabando por não cumprir os seis meses iniciais que estavam indicados no contrato. Segundo o diário britânico, caso assumisse o comando técnico do emblema inglês ou francês, a ligação seria de pelo menos dois anos.
Em torno deste caso entre as duas partes, o ‘The Telegraph’ deixa a seguinte explicação sobre os acontecimentos: “O processo alega também que o acordo entre as duas partes incluía uma cláusula que obrigava Bruno Lage a pagar 3,18 M€ a Textor caso o treinador assumisse funções noutro clube que não Crystal Palace ou Lyon, no período compreendido entre janeiro e julho de 2023. Após ser demitido [do Botafogo], Lage permaneceu sem trabalhar durante o suposto período de restrição, antes de rumar ao Benfica em setembro”.
Contudo, segundo a mesma notícia partilhada pela imprensa britânica, John Textor já teve conhecimento do processo jurídico avançado por Bruno Lage. A Eagle Football Holdings já emitiu um comunicado a informar que está ciente da ação tomada pelo atual treinador do Benfica.
Após alegados negócios com Rui Costa, que geraram polémica, eis que o Clube da Luz lança comunicado a saudar o novo presidente da Liga Portugal
|
Reinaldo Teixeira foi eleito como o novo presidente da Liga Portugal, sucedendo a Pedro Proença, e o Benfica já reagiu. Em comunicado oficial, o Clube da Luz saudou a decisão final, confirmando a confiança no novo dirigente máximo do organismo desportivo português.
"O Sport Lisboa e Benfica saúda Reinaldo Teixeira pela sua eleição como presidente da Liga Portugal, realizada esta manhã com o apoio da maioria dos clubes profissionais em Portugal", começaram por escrever as águias na nota oficial, publicada, esta quinta-feira, no site do Clube.
"Acreditamos e confiamos que o presidente agora eleito, em articulação com todos os agentes desportivos, saberá enfrentar com determinação os desafios que se colocam ao futebol profissional português", acrescentou o Benfica, em comunicado sobre a eleição de Reinaldo Teixeira.
"O Sport Lisboa e Benfica reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentado do futebol nacional, reiterando a sua total disponibilidade para contribuir ativamente na construção de soluções que promovam um futebol mais próspero, mais profissional, mais competitivo e mais próximo dos adeptos", destacou, ainda, o Clube encarnado.
As águias terminaram com um voto de confiança em Reinaldo Teixeira, que foi eleito, esta sexta-feira. "O Sport Lisboa e Benfica deseja as maiores felicidades para o mandato que agora se inicia", completou o emblema da Catedral, no comunicado oficial.
Recorde-se que, a polémica com Reinaldo Teixeira ganhou força quando o Porto, com André Villas Boas à cabeça, atacou Rui Costa com um comunicado. O Benfica não hesitou em responder aos dragões, defendendo com 'unhas e dentes' o Presidente encarnado, lançando uma nota oficial em forma de comunicado, dando início a esta 'luta' entre os eternos rivais em vésperas do Clássico da jornada 28 do Campeonato Nacional.
Confira o discurso de Reinaldo Teixeira:
Azuis e brancos acabaram por ser multados depois do Clássico entre as águias e os dragões, que terminou com a vitória do Clube da Luz
|
O Benfica queixou-se de não ter luz suficiente no balneário do Porto, após a vitória das águias por quatro bolas a uma, e parece que os encarnados tinham mesmo razão. No mapa de castigos do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol ficou estipulado que os azuis e brancos têm de pagar qualquer coisa como 1.020 euros.
Assim, a 'vingança' dos portistas acaba por 'sair cara' ao emblema de André Villas-Boas. "Na chegada ao estádio verificámos que o balneário visitante não tinha iluminação suficiente, tendo de imediato alertado o diretor de campo que justificou com problema eléctrico e que iriam resolver de imediato. No entanto a situação não se alterou até à verificação de final do jogo feita pelo Delegado da Liga", pode ler-se no comunicado.
O Conselho de Disciplina da FPF acaba por acusar ainda o Porto de "inobservância de outros deveres – deveres do promotor do espetáculo desportivo – Incumprimento de dever de correção e respeito relativamente a outras sociedades desportivas.
Importa recordar que, depois do Clássico, o Clube da Luz ter-se-á queixado pelo facto do balneário do Dragão não estar bem iluminado, com um dos responsáveis do Benfica a 'sacar' dos holofotes, reportando a situação aos delegados da Liga. Os azuis e brancos terão desmentido a acusação das águias, apontando para a luz na fotografia publicada pelo Glorioso nas redes sociais. No entanto, acabaram por 'perder a batalha'.
Vale destacar que, depois do triunfo no Dragão, o Benfica passou a somar 68 pontos, tendo atualmente mais dois que o Sporting (66). Assim sendo, os encarnados de Bruno Lage lideram a Liga Portugal Betclic, enquanto o Braga surge no terceiro lugar, fechando o pódio, com 57 pontos.