Clube
Eleições Benfica | Frases fortes de João Noronha Lopes no debate contra Rui Costa
06 Nov 2025 | 23:11
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
07 Nov 2025 | 19:11 |
João Noronha Lopes reconheceu que houve excessos no debate que participou na última noite, 6 de novembro. Durante o dia de hoje, o candidato à Presidência do Benfica afirmou que o frente-a-frente que teve com Rui Costa contou com alguns momentos tensos, contudo, frisou que isso aconteceu devido à presença de ideias distintas sobre o Clube da Luz.
João Noronha Lopes: "Julgo que no calor do debate houve excessos de parte a parte"
Na entrevista que concedeu na tarde hoje, 7 de novembro, à CMTV, o candidato da lista 'Benfica Acima de Tudo' recordou troca de ideias com Rui Costa: "Ontem de facto tivemos o último debate. Foi intenso e com troca de ideias", começou por dizer João Noronha Lopes, quando confrontado por ter tido uma atitude agressiva.
"Julgo que no calor do debate houve excessos de parte a parte e quero dizer aos Benfiquistas que podia ter corrido melhor", justificou o candidato da Lista F, assumindo que ambos intervenientes não estiveram bem em determinados momentos do debate eleitoral, dois dias antes das eleições.
João Noronha Lopes: "Os excessos vêm de ambos os lados e é bom que ninguém se faça de vitima"
"Os excessos vêm de ambos os lados e é bom que ninguém se faça de vitima. Acho que apresentei uma visão de futuro e é o que está aqui em causa. Não ganhamos um campeonato, as contas estão piores... os Benfiquistas estão ou não contentes", acrescentou João Noronha Lopes.
Por fim, o candidato à Presidência encarnada deixou uma questão bem assente aos associados do Clube da Luz: "Essa é a pergunta. Se querem um Benfica de futuro, com equipa e ideia, que tem um presidente firme, então votarão pela mudança e essa é personificada na minha candidatura".
Em entrevista, nome forte da lista 'Benfica Acima de Tudo' adianta que atual responsável pela Mesa pode ter tido alguma ação menos fiável nas eleições
07 Nov 2025 | 16:24 |
O candidato de João Noronha Lopes à Mesa da Assembleia Geral deixou algumas opiniões sobre a parcialidade do atual Presidente. Em entrevista, Gonçalo Almeida Ribeiro conaidera que José Pereira da Costa pode ter tido alguma influência nas eleições do Benfica, considerando que o mesmo estã integrado na lista de Rui Costa.
Gonçalo Almeida Ribeiro: "Disse que estas eleições seriam à século XIX. Isto por não ter sido consensualizado a hipótese do voto eletrónico"
E entrevista o jornal Record - no dia seguinte ao debate entre os dois candidatos - o membro da lista de Noronha Lopes abordou o que aconteceu a 25 de outubro: "Do ponto de vista material, há uma observação que foi feita pelo PMAG, numa entrevista ao Jornal Record, que achei muito curiosa. Disse que estas eleições seriam à século XIX. Isto por não ter sido consensualizado a hipótese do voto eletrónico".
De seguida, Gonçalo Almeida Ribeiro considera que não havia condições para este método de votação: "Seria uma escolha desastrada para estas eleições. Com as atuais condições técnicas, este método não tem o grau de confiabilidade que é indispensável, e é preciso que as pessoas confiem que foram eleições limpas. Mas dizer que eleições à século XIX, no sentido de o método ser o voto físico posicionado em urna, é ainda é seguido na generalidade das eleições em todos os Estados de direito democrático, cujas práticas queremos emular. Não temos votação eletrónica para eleger umPresidente da República, deputados da Assembleia da República...".
Gonçalo Almeida Ribeiro: "Não sei se tem sido parcial ou não. Insisto: não sei que papel é que ele teve nisto"
"A minha avaliação do mandato do Dr. Pereira da Costa, que chegou a presidente em circunstâncias que são conhecidas e que são até um pouco insólitas, é uma avaliação mista. Houve aspetos do seu mandato em que ele esteve muito e, nomeadamente na condução do processo dos estatutos, da alteração dos estatutos ao Benfica, e penso que ganhou algum prestígio junto dos sócios do Benfica pela forma como conduziu esse processo", acrescentou o candidato, deixando algumas considerações sobre José Pereira da Costa.
Por fim, Gonçalo Almeida Ribeiro absteve-se de comentar sobre uma possível parcialidade da parte do Presidente da MAG: "Não sei se tem sido parcial ou não. Insisto: não sei que papel é que ele teve nisto. Não sei que papel é que ele teve nisto. O Dr. Pereira Costa é Presidente da Mesa da Assembleia Geral e, ao mesmo tempo, é candidato a Presidente da Mesa da Assembleia Geral, pela lista G".
Segunda volta do ato eleitoral do Clube da Luz está agendada para o próximo sábado e ditará o líder dos encarnados para os próximos quatro anos
07 Nov 2025 | 08:08 |
Rui Costa é o grande favorito a triunfar na segunda volta das eleições do Benfica. Numa sondagem realizada pela Intercampus para o NOW, o atual líder das águias surge com 62,5% das intenções de voto, contra os 30,4% de João Noronha Lopes. Há 6,6% dos associados que ainda não tomaram a sua decisão.
Esta sondagem, que entrevistou 1.172 pessoas e se realizou antes do Benfica – Leverkusen, coloca, desta forma, Rui Costa na pole position para novo mandato de quatro anos à frente do Clube da Luz. De acordo com a Intercampus, o estudo de opinião tem em conta o número de votos de cada associado.
Segundo alguns dados divulgados pela empresa de sondagens, as 1.172 pessoas entrevistas representam um total de 25.896 votos, sendo que a maioria são homens (84,3%). Outro dado curioso é que os Sócios mais velhos optam por Rui Costa (78,3%) enquanto os mais jovens por João Noronha Lopes (54,7%).
Já depois da publicação desta sondagem, Rui Costa e João Noronha Lopes estiveram frente a frente num debate na BTV. Contrariamente ao que tinha sucedido na primeira ‘batalha’ entre os dois, desta feita, o clima subiu várias vezes de temperatura, com acusações de parte a parte entre os candidatos.
Recorde-se que Rui Costa venceu a primeira volta das eleições do Benfica, registando 42,13% dos votos. João Noronha Lopes, da Lista F, ficou em segundo lugar, com 30,26%, seguido por Luís Filipe Vieira, com 13,86%. Por sua vez, João Diogo Manteigas terminou no quarto lugar, com 11,48%. Martim Meyer e Cristóvão Carvalho ficaram no quinto e sexto lugar, com 2,1% e 0,18&, respetivamente.
Atual Presidente e recandidato às eleições vermelhas e branca deixou bem claro quais ideias e mudanças que quer implementar no Clube da Luz
06 Nov 2025 | 23:28 |
A dois dias das eleições, que visam a Presidência do Benfica, Rui Costa voltou a estar no frente-a-frente com João Noronha Lopes. Confira de seguida as frases que marcaram a intervenção do Líder vermelho e branco, que procura renovar o seu mandato como dirigente máximo das águias.
O que considera ser um bom mandato?
"Não estou a vitimizar-me. Eu não o interrompi e peço que não o faça. O que proponho é um mandato em que ganhamos mais do que os outros. O que se pretende é que se ganhe mais do que os outros. Não temos bolas mágicas, mas temos obrigação. Foram 4 anos de reformulações. Obviamente que não foi um mandato com queríamos. Tenho um sonho que vou transportá-lo, que no mínimo é acabar o mandato com a quarta estrela. É o desejo de todos os benfiquistas. Ontem foi uma noite triste para os benfiquistas, uma noite em que devíamos ter ganho. E quando não ganharmos o responsável sou sempre eu. Os 400 milhões... tenho ouvido falar disso como se fosse mandados à rua e não é assim".
Relatórios
"Eu não tenho varinha mágica. O João é que está a dizer que tem o projeto, mas não diz qual. Até agora não conseguiu responder a nada. Em relação aos jogadores, evidente que comprámos muitos. Nem sempre se vai acertar, mas tenho lido e ouvido o que tem dito e permita-me que lhe diga isto. No futebol os jogadores não têm paternidade. Vai haver falhas em todas as presidências. Vi que disse que o Benfica não pode ter mais Meïtés. Tenho aqui 4 relatórios do Meïté, que é contratado pelo Pedro Ferreira. Vou oferecer-lhe e pode levar a Pedro Ferreira".
"Não vamos falar de liderança porque você já meteu a equipa a falar nos jornais durante toda a semana. Eu percebo que Noronha Lopes, depois da semana passada, venha com a agressividade toda. Posso falar ou vai fazer um debate sozinho? Estava a falar das saídas... no scouting saíram 3 pessoas, porque o Pedro Ferreira quando foi para Inglaterra conseguiu levá-los por preços mais caros.".
Quem vai tutelar o futebol feminino?
"O futebol feminino passou para a SAD no nosso mandato. Criaram-se condições melhores. Perdemos duas jogadores de grande gabarito para a equipa, fruto do crescimento da equipa e da visibilidade destas duas jogadores. Não desinvestimos, bem pelo contrário. A capacidade de investimento que vai continuar... não podemos de uma assentada criar condições máximas para sermos campeões europeus. Lembro que os últimos campeões têm orçamentos acima dos 15 milhões de euros. Por sua vez, em termos de Benfica Campus precisamos de mais espaço para dar melhores condições a todas as equipas. O investimento que foi feito... tornámos o desastre num luxo. Vamos continuar a crescer e em termos de Benfica Campus precisamos de mais um campo. O responsável, é certamente uma das pessoas mais conhecedores do futebol feminino português, e será anunciado na segunda-feira".
Bilhética
"É uma das maiores guerras, precisamente porque o adepto do Benfica paga o dobro para acompanhar a sua equipa no final da temporada. Não é uma batalha fácil porque muitos clubes fazem casa quando o Benfica vai lá. Até aqui usámos o critério da assiduidade. Não vamos conseguir resolver este problema, não é fácil principalmente porque há estádios em que temos 500 bilhetes e não conseguimos meter lá 10 mil adeptos. Em casa, o único remédio é o crescimento do nosso estádio. Concordo e é uma das coisas que temos trabalhado. Há aqui uma falha, que é o tempo de espera. É algo que estamos a trabalhar afincadamente para que o sócio não esteja tanto tempo à espera para saber se tem bilhete".
Qual o futuro das Casas do Benfica?
"Continuam a ser as maiores embaixadas. Estar mais perto das casas e dar melhores condições... claramente. Fizemos o modelo 2.0 em Santarém e é um dos modelos que queremos usar, porque é funcional e dá grandeza, existe uma maior proximidade. Está aprovado a ligação ao Estádio da Luz e também criar condições para que as equipas as visitem quando forem jogar a certos locais, dependendo naturalmente de horários. São as principais coisas a fazer no imediato. Vai haver uma reunião macro no próximo ano".
Assembleias Gerais
"Não podem ser mil, duas mil pessoas a decidirem o futuro do clube. Temos que ter AG's mais participadas. Olhando para os novos estatutos, tem obrigatoriamente que ser formato. Lembro que os estatutos do Benfica foram aprovados por dois por cento dos sócios. Todas as decisões macro têm que ter mais participação. Pode ser em dia de jogo, transmissão nos canais do clube, tem que ser de outra forma. Precisamente para que as decisões macro para a vida do clube sejam aprovadas por mais sócios".
Mandato nas modalidades. O que seria um bom mandato?
"Nos últimos quatro anos fizemos um investimento forte e equiparámos aos rivais, porque não estava. No global de todos os troféus, ganhámos mais do dobro em relação ao anterior mandato. Preparámos as equipas. Recuperámos o Basquetebol com 4 campeonatos. Tivemos a perda no voleibol, infelizmente. Recuperámos o futsal, volei feminino. Um bom mandato é aumentar estes números. No próximos mandato quero ter o título europeu em duas modalidades, futsal e hóquei".
Direitos televisivos
"O que temos e já garanti... Garantimos propostas superiores e ainda não estamos satisfeitos com elas. É dos dossiês mais prementes, sendo que já estamos salvaguardados com um valor mas queremos mais. Fizemos uma pausa por causa da eleição. A garantia que dou é que vamos ter um contrato superior ao que temos hoje. Continuar a contar com a BTV, para que continue a ser a operadora dos nossos jogos. E resolver este dossiê porque é muito premente".
Faz sentido aumentar a lotação do estádio?
"Faz sentido até pelos Red Pass em espera. Há necessidade, temos o projeto para 80 mil. É uma necessidade extrema. Há mais de 15 mil Red Pass em espera. Se fizermos contas, mesmo o valor do Benfica District pode não chegar. Com 80 mil continuamos a garantir a comodidade aos sócios do Benfica, não queremos colocar sócios em cima de sócios. Dar os parabéns à nossa fundação pelo espaço onde estamos, que vai virar hotel. Fizemos investimento grande na Cidade Universitária com o polo. Queremos o aumento do Seixal para fazer mais campos e o projeto Benfica District que será de um crescimento muito grande para o nosso clube".
Mensagem final
"A mensagem final é muito simples. Desde já peço desculpa por este debate porque isto não foi nada. Foi algo que não dignificou o clube e lamento por isso. Quisemos um registo, talvez por ser a última cartada, quisemos um registo desta dimensão. Lamento profundamente que os sócios tenham assistido a um debate desta maneira. Eu assumo as minhas responsabilidade. O João só tem a bola mágica para resolver os problemas todos. A situação é muito simples. Nunca me vou impor aos sócios do Benfica. Serei presidente do Benfica se os sócios assim o entenderem porque foi assim que sempre servi o meu clube. Sempre à disposição do meu clube, nunca virei a cara ao meu clube. E estarei sempre à disposição do meu clube. Os únicos dois apelos que faço, além naturalmente de votarem na lista G, é que bata o recorde outra vez. Que mostremos novamente ao mundo a nossa dimensão. Está cá o Guinness para comprovar isso. Acima de tudo, que o voto eleitoral de sábado decorra como há 15 dias, com a maior dignidade e democracia onde nada se passou. Não vou estar aqui a ler textos. O pedido de ser presidente não se impõe. Temos de nos meter à disposição dos sócios. É isso que farei sempre, meter-me à disposição dos sócios do Benfica".
Eleições Benfica | Frases fortes de João Noronha Lopes no debate contra Rui Costa
06 Nov 2025 | 23:11
Eleições Benfica | Reveja o debate entre Rui Costa e João Noronha Lopes (BTV)
06 Nov 2025 | 20:08
Presidente da MAG do Benfica comenta polémica com ex dirigente de Rui Costa: "Tenso"
06 Nov 2025 | 18:21