Futebol
Mourinho irónico sobre atuação de João Pinheiro no Benfica - Braga: "Bom para o currículo"
08 Jan 2026 | 09:59
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
24 Fev 2024 | 20:14 |
O embate entre Benfica e o Toulouse continua a dar que falar, em particular no que toca à exibição encarnada em casa da equipa eliminada pela turma de Roger Schmidt. Em conversa com o Glorioso 1904, Pedro Brinca revelou os aspetos que faltaram à equipa do treinador germânico.
"Ficou a faltar muito, em particular capacidade de segurar a bola e temporizar o jogo. Cedemos consecutivamente à pressão e não conseguimos a posse de bola. Tivemos a sorte do jogo", começou por analisar o professor universitário.
"Mais do que os jogadores A ou B, é a abordagem ao jogo que acredito que tem trazido problemas em muitos jogos no Campeonato. Um jogo excessivamente focado no jogo apoiado e na progressão com bola na zona central", continuou.
"Mas contra o Toulouse desta vez teríamos terreno fértil para isso, porque o Toulouse, ao contrário da primeira mão, quis ganhar o jogo. Mas preocupa-me que não tivéssemos sido capazes de segurar a bola e controlar os ritmos de jogo", destacou, ainda, o conhecido adepto do Glorioso.
Relativamente às críticas que têm envolvido o treinador das águias e a equipa, Pedro Brinca foi direto. "Refletem a falta de capacidade coletiva ofensiva, em que temos dos menores indices de concretização dos últimos anos", explicou, num primeiro momento.
"Temos um plano A que muitas vezes não funciona e não ha um plano B. Creio que se isto não fosse um problema sistemático esta época, um jogo mau como o que fizemos em Toulouse não seria problemático. Só que não é o caso..", elucidou.
Médio do Clube da Luz, que enfrentou longa paragem, foi substituído após 45 minutos em campo diante do Braga, nas meias-finais da Taça da Liga
08 Jan 2026 | 11:18 |
José Mourinho inocentou Manu Silva de qualquer responsabilidade pela derrota do Benfica na meia-final da Taça da Liga. No final da partida, o técnico das águias recordou que o médio vem de uma longa paragem por lesão e que, nesse sentido, ainda não está preparado para jogos de elevada intensidade.
"A equipa foi mais forte na segunda parte, mas não foi por causa de Manu"
"Não foi pelo Manu. A equipa foi mais forte na segunda parte, mas não foi por causa de Manu que fizemos a primeira parte que fizemos", começou por afirmar José Mourinho, em conferência de imprensa, já depois de ter disparado em várias direções, nomeadamente de João Pinheiro, e arrasado os jogadores do Benfica.
"O Manu teve uma das lesões mais graves no futebol. Estava num processo de crescimento gradual, fez o jogo com o Farense, depois frente ao Estoril em casa em que tivemos pouca correria e muita posse de bola. Sabíamos que havia algum risco com o Manu, não por culpa própria, mas por culpa da sua situação", finalizou o técnico encarnado.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Manu Silva - avaliado em 10 milhões de euros - leva sete encontros disputados: quatro na Liga Portugal Betclic, um na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. O antigo jogador do Vitória de Guimarães soma 240 minutos de utilização.
O Benfica volta a entrar em ação na próxima quarta-feira, 14 de janeiro, às 20h45, na deslocação ao reduto do Porto. O encontro diz respeito aos quartos-de-final da Taça de Portugal e os encarnados só têm um objetivo: marcar presença na fase seguinte da prova rainha.
Especialista em arbitragem procurou esclarecer os momentos que marcaram a partida entre águias e bracarenses, analisando as decisões tomadas por João Pinheiro
08 Jan 2026 | 10:46 |
Marco Ferreira e Jorge Faustino consideram que o penálti foi bem assinalado. No rescaldo da partida, os dois especialistas em arbitragem analisaram os lances que marcaram o encontro entre Benfica e Braga, que terminou com a eliminação das águias, e defenderam que o castigo máximo a favor dos encarnados foi bem ajuizado.
Marco Ferreira: “Paulo Oliveira a falhar a interceção da bola, após esta ser desviada por Pavlidis”
A pedido do jornal Record, Marco Ferreira foi o primeiro a analisar a infração cometida por Paulo Oliveira, à passagem do minuto 64: “Lance na área do Braga, com Paulo Oliveira a falhar a interceção da bola, após esta ser desviada por Pavlidis, e a derrubar o avançado com a perna direita. Penálti bem assinalado”.
Tal como Marco Ferreira, Jorge Faustino apresentou uma análise semelhante ao momento que originou o castigo máximo a favor dos encarnados: “Paulo Oliveira, ao chegar atrasado na tentativa de se antecipar a Pavlidis, acabou por acertar no pé do grego, cometendo falta que foi punida com pontapé de penálti. Boa decisão”.
Jorge Faustino sobre Gianluca Prestianni: “Falta grosseira: vermelho por exibir”
No entanto, os especialistas também destacaram um lance que envolveu um jogador do Glorioso. “Prestianni entra em salto com os pés juntos, atingindo o tornozelo de Ricardo Horta. Colocou em risco a integridade física do adversário e incorreu numa falta grosseira. O árbitro exibiu cartão amarelo. Livre direto bem assinalado e vermelho direto por exibir”, considerou Marco Ferreira.
Jorge Faustino teve a mesma interpretação, classificando a abordagem como arriscada: “Numa ação em salto, Prestianni acertou com a sola da bota no pé esquerdo de Ricardo Horta, com perigo para a integridade física deste. Falta grosseira: vermelho por exibir”.
Avançado grego fez o único tento dos encarnados no desaire na meia-final da Taça da Liga, diante dos arsenalistas, por 3-1
08 Jan 2026 | 10:03 |
Vangelis Pavlidis pediu desculpa aos adeptos após a eliminação do Benfica da Taça da Liga, frente ao Braga. No final do encontro, em declarações à Sport TV, o internacional grego, que apontou o golo das águias, considerou que a turma de José Mourinho entrou mal na partida e acabou por pagar bem caro esse erro.
"Quero pedir desculpa aos adeptos do Benfica"
“Não foi um bom jogo, a primeira parte foi difícil, concedemos dois golos, depois tentámos tudo na segunda parte mas não resultou. Temos tido dificuldades na primeira parte e temos de trabalhar isso, evitando erros dos jogadores. São jogos decisivos e começar a perder torna os jogos diferentes, não estamos contentes com o resultado”, começou por afirmar Vangelis Pavlidis.
"Parabéns ao Braga, estamos muito desiludidos por não estarmos na final. Quero pedir desculpa aos adeptos do Benfica, queremos voltar mais fortes e aprender com estes jogos”, finalizou o avançado do Benfica, que está num excelente momento de forma, tendo apontado cinco golos e uma assistência nos últimos cinco embates.
Nesta temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – avaliado em 35 milhões de euros – realizou 32 jogos: 17 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.279 minutos que esteve em campo, o atleta marcou 20 golos e fez duas assistências.
O Benfica volta a entrar em ação na próxima quarta-feira, 14 de janeiro, às 20h45, na deslocação ao reduto do Porto. O encontro diz respeito aos quartos-de-final da Taça de Portugal e os encarnados só têm um objetivo: marcar presença na fase seguinte da prova rainha.