Futebol
Tensão no ar! Ex diretor de comunicação do Benfica arrasa Luisão e lembra: "Agrediu um árbitro"
21 Fev 2026 | 13:48
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
22 Fev 2026 | 09:37 |
José Mourinho esteve na conferência de imprensa após a vitória do Benfica diante do AVS SAD (3-0). Entre vários temas, o treinador criticou a comunicação social por não dar maior destaque à titularidade de José Neto, abordou a saída ao intervalo de Nicolás Otamendi e o polémico jogo frente ao Real Madrid.
Que diferenças encontrou entre o AVS SAD da sua estreia no Benfica e o AVS SAD de hoje?
"O AVS SAD está melhor em organização, defensivamente compactos, resilientes, porque a situação deles não era fácil, a perder por 3-0 ao intervalo, mas tiveram resiliência para continuarem a jogar até ao fim. Dá para perceber que vão fazer o seu melhor até ao fim e vão lutar por vitórias e por fazerem mais pontos. Hoje somos mais equipa do que éramos do que nesse jogo nas Aves, somos mais equipa, com princípios de jogo perfeitamente definidos. Continuamos nesta caça ao ponto, a fazermos a nossa obrigação que, independentemente da classificação, é dar o máximo. E foi o que fizemos hoje".
Disse que esta semana não foi fácil, as críticas de que foi alvo tiveram impacto em si, em relação às acusações de racismo de Vinícius Júnior?
"Não quero comentar. Repito que tem sido difícil para todos, não vou especificar a que nível foram as dificuldades. Hoje todos fomos capazes de ser profissionais e de fazermos o nosso trabalho".
Ivanovic, consigo, só tem lugar na ala, ou ainda pensa nele como um ponta de lança?
"A partir do momento em que ganhámos o jogo, era mais gerir. Queria dar repouso a quem saiu e tentar encaixar as peças o melhor possível para manter a equipa equilibrada. Queria tirar Pavlidis e Schjelderup e queria dar minutos ao Ivanovic e ao Anísio. O Anísio é mais aquele atacante que joga de costas para a defesa, que usa a sua técnica em espaços curtos, o Ivanovic é um atacante central em profundidade, de transições. Quando jogamos contra equipas que joguem em blocos baixos, o Anísio é um jogador de maior referência do que Ivanovic. Gostamos do Ivanovic, da pessoa e do profissional que é".
A exibição da 1ª parte é um tónico para o Benfica a quatro dias de visitar o Bernabéu?
"Tem mais relação com Barcelos do que com o Bernabéu. Se hoje não ganhamos, vamos a Barcelos com horizontes diferentes. Partindo do princípio que um dos nossos adversários diretos já ganhou, partindo do princípio que o outro também ganhará, mantemos a distância e iremos a Barcelos com essa mentalidade de que o jogo é também decisivo para nós. Portanto, o facto de termos ganho hoje não nos motiva para quarta-feira, motiva-nos para Barcelos, porque são coisas completamente diferentes".
A saída de Otamendi ao intervalo foi por gestão física? E ficou satisfeito com a exibição de Bah?
"Eu fiz muitas mudanças na equipa e quis manter ali três ou quatro jogadores e pensei que o Otamendi, apesar de ser o mais velho de todos e apesar de ser um daqueles que tem mais minutos, eu achei que era importante a presença dele, até para não passar uma imagem errada ao grupo. Naquela posição de central, temos três centrais de um nível altíssimo e neste caso, ao intervalo tirei o Otamendi e pus o Tomás Araújo. De facto, até jogámos um jogo grande no Porto, em que jogaram o Tomás e o António Silva, hoje jogar o Otamendi era mais simbólico no sentido de passar aos jogadores a mensagem, pelo menos não incorreta, de que o jogo iria ser fácil, de que o jogo não era importante. Ao ver que o jogo estava daquela maneira, dividi os minutos por ele e pelo Tomás, mantendo o António no jogo, que não tinha jogado no jogo anterior. Com o Bah fiquei mais do que satisfeito. Tive dúvidas entre ser titular ou entrar no jogo e ele assumiu a responsabilidade para mim de que, eventualmente, 90 minutos seriam muitos, mas entrar para jogar 20, 25 minutos seriam poucos. E então decidimos que ele jogava de início e que fosse até onde tivesse de ir. Se o jogo tivesse um nível de dificuldade maior, tínhamos o Dedic no banco para entrar. Se o jogo estivesse mais ou menos controlado e não tivéssemos esse tipo de necessidade, baixava depois o Sidny Lopes Cabral. Agora voltamos a ter ali na lateral direita Bah, Dedic e Banjaqui. E pronto, se fosse outro clube a jogar de início com jogadores de 17 anos como nós fazemos e fazemos bastantes vezes, acho que seria a primeira página, acho que seria a abertura de muitos programas, como é o Benfica é uma coisa que quase passa ao lado, mas enquanto treinador eu não deixo passar ao lado o trabalho que foi feito com os jogadores até chegarem à equipa principal, inclusive na Federação. Se eu estivesse hoje na bancada e não conhecesse os jogadores, não acreditava que o lateral-esquerdo do Benfica tem 17 anos".
Que dinâmicas pediu para José Neto e a Bah terem nas relações com Schjelderup e Sidny?
"Foi mais fácil na esquerda do que na direita. Na esquerda queríamos construir a três com o Neto por dentro e com o Schjelderup por fora. E é uma dinâmica quase natural que vai de encontro às características dos dois. E foi tudo muito fluido por aquele lado. No lado oposto, é a primeira vez que o Bah joga com o Cabral. O Bah gosta de atacar a profundidade mais para fora do que por dentro, assim como o Cabral. Houve ali um bocadinho de choques relativamente às zonas ocupadas. Mas já sabíamos que isso podia acontecer".
Reta final da presente temporada desportiva de 2025/26 será, assim, determinante para futuro do jogador formado no Seixal
22 Fev 2026 | 03:00 |
O Benfica espera uma melhoria no rendimento de Tiago Gouveia até ao final da presente temporada, sabe o Glorioso 1904. A estrutura encarnada considera que o nível exibicional demonstrado até ao momento no Nice não corresponde totalmente às expetativas definidas antes da sua saída para França.
Ao serviço do clube gaulês, o extremo de 24 anos tem somado minutos, mas as águias acreditam que o impacto ofensivo e a consistência exibicional ainda podem subir de patamar. Internamente, é defendido que o jogador precisa de apresentar maior regularidade
Segundo informações recolhidas pelo nosso Jornal, o Benfica já fez chegar ao atleta a mensagem de que a pré-época 2026/27 não está garantida. Para integrar os trabalhos de preparação da próxima temporada, o internacional sub-21 português terá de demonstrar evolução clara, maior compromisso competitivo e números que sustentem uma aposta efetiva na próxima época.
A reta final de 2025/26 será, assim, determinante para o futuro do jogador formado no Seixal. O Clube da Luz acredita no potencial do futebolista, mas exige um esforço adicional e um rendimento mais próximo do nível pretendido para ser opção para José Mourinho.
Nesta temporada, ao serviço do Nice, Tiago Gouveia - avaliado em 4 milhões de euros - conta com 21 partidas oficiais disputadas: 12 na Ligue 1, sete na Liga Europa e duas da Taça de França. Nos 891 minutos disputados, o avançado apontou dois golos, ambos marcados nas competições europeias.
Num duelo disputado no Estádio da Luz, verificou-se um encontro de sentido único; Avenses não mostraram argumentos para contrariar poderio das águias
21 Fev 2026 | 19:55 |
O Benfica derrotou o AVS SAD por 3-0, este sábado, dia 21 de fevereiro, em jogo a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Depois da derrota frente ao Real Madrid, o emblema da Luz voltou às vitórias e não desarma na luta pelo título.
Num duelo disputado no Estádio da Luz, verificou-se um encontro de sentido único. Os avenses não mostraram argumentos para contrariar o poderio ofensivo dos encarnados. O marcador foi inaugurado aos 11'. Após um remate de Vangelis Pavlidis defendido por Adriel, Alexander Bah surge dentro de área e remata para o primeiro golo. O 2-0 apareceu aos 30'. Após um pontapé de canto e alívio de Adriel, Richard Ríos desvia de cabeça e Enzo Barrenechea recebe de pé direito, mas remata de pé esquerdo para nova explosão de alegria. O terceiro apareceu aos 43'. Depois de um cruzamento de Sidny Cabral, a bola sobrou para Rafa Silva que surge com tempo e espaço para remate de letra.
Na segunda parte, a formação encarnada abrandou o ritmo e controlou a vantagem trazida do primeiro tempo encontro. Ainda assim, somou algumas chances para dilatar o placard, mas o marcador já não sofreu alterações até ao apito final.
Com esta vitória – a 27.ª em 43 encontros na presente temporada –, os comandados de José Mourinho têm agora 55 pontos e continuam no terceiro lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (59) está no primeiro posto (menos um jogo). Já o Sporting é segundo com 58.
O emblema encarnado volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 25 de fevereiro, frente ao Real Madrid. O encontro, a contar para a segunda mão do playoff de acesso aos oitavos da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Álvaro Arbeloa, jogar-se-á às 20h00, no Santiago Bernabéu.
Alexander Bah (1-0):
Enzo Barrenechea (2-0):
Rafa Silva (3-0):
Pupilo de José Mourinho recordou ainda a infância quando jogava futebol na rua de manhã à noite, mesmo com 20 graus negativos
21 Fev 2026 | 17:38 |
Georgiy Sudakov chegou ao Benfica, proveniente do Shakhtar Donetsk, num negócio que implicou o pagamento de 6,75 milhões de euros pelo empréstimo válido até ao final da temporada, acrescendo ainda 20,25 milhões de euros referentes à cláusula obrigatória de compra. No âmbito de uma iniciativa promovida pelo Clube sobre o futebol de rua, o jogador - que foi elogiado por um compatriota - recordou o golo que marcou ao Sporting.
G. Sudakov: "A minha camisola preferida é a vermelha porque marquei ao Sporting com esta camisola e foi um dia especial para mim"
"A minha camisola preferida é a vermelha porque marquei ao Sporting com esta camisola e foi um dia especial para mim", referindo-se ao tento que garantiu o empate (1-1) no dérbi da 13.ª jornada da Liga Betclic, disputado no Estádio da Luz.
O jogador sublinhou ainda a emoção de representar os encarnados: "Mais do que incrível e algo especial, jogar futebol na Luz com a camisola do Benfica, com estes adeptos fantásticos, é algo muito especial para mim". O criativo de 23 anos aproveitou também para recordar os tempos de infância na Ucrânia.
"Queríamos jogar futebol, não importava onde nem por quanto tempo. Era de manhã à noite, só queríamos continuar a jogar futebol. Jogávamos em diferentes condições meteorológicas. Na Ucrânia, como sabem, neva, chove e faz muito vento. Além disso é muito frio, jogávamos com 20 graus negativos. Quando nevava tirávamos a neve, limpávamos o campo e jogávamos. Estava tanto frio, mas era tão divertido..."
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Georgiy Sudakov - avaliado em 30 milhões de euros - leva 33 encontros disputados: 19 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 2.268 minutos que disputou, o médio marcou quatro golos e fez cinco assistências.
Grande golo de Sudakov ao Casa Pia: