Futebol
Benfica toma medidas sobre adeptos que terão insultado Vinícius Júnior de forma racista
20 Fev 2026 | 11:32
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
20 Fev 2026 | 12:48 |
José Mourinho fez a antevisão ao jogo entre o Benfica e o AFS, este sábado, dia 21 de fevereiro, para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O treinador dos encarnados prestou declarações à BTV, não tendo realizado a habitual conferência de imprensa, e falou do estado de espírito do balneário após as polémicas no duelo frente ao Real Madrid.
"O jogo foi verdadeiramente exigente, em todas as suas facetas. Até ao minuto 50, foi um jogo de uma exigência máxima, seja do ponto de vista físico, seja do ponto de vista tático e a concentração que se tem de ter para se jogar um jogo daquele nível.
J. Mourinho: "Não tem sido fácil de gerir emocionalmente tudo o que aconteceu e continua a acontecer"
O treinador não esconde problemas na preparação para o duelo: "Não posso deixar de reconhecer que a partir daquele minuto 50 até agora - e não vai acabar com a nossa conversa - que não tem sido fácil de gerir emocionalmente tudo o que aconteceu e continua a acontecer. Mas há jogo amanhã, um jogo importante para as nossas ambições e sonhos. É fundamental ganhar. Temos de focar e estar ao mais alto nível".
Com o resultado desfavorável (1-0), o Clube da Luz entra com o pé esquerdo no playoff da Liga dos Campeões, ficando em desvantagem face aos merengues. No entanto, nada está resolvido e as contas vão ser feitas no encontro da segunda mão, no Estádio Santiago Bernabéu, a 25 de fevereiro.
O emblema encarnado volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 21 de fevereiro, frente ao AFS. O encontro, a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 18h00, na Luz.
Alegado episódio de racismo envolvendo Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni motivou várias reações no mundo do futebol internacional
20 Fev 2026 | 12:33 |
O encontro entre o Benfica e o Real Madrid, relativo ao play-off da UEFA Champions League, continua a gerar forte polémica dias depois de ter sido disputado. O alegado episódio de racismo envolvendo Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni motivou várias reações no mundo do futebol, sendo Gary Lineker a mais recente figura pública a comentar o caso. Também Vincent Kompany criticou o 'Special One'.
No podcast 'The Rest Is Football', o antigo internacional inglês saiu em defesa do avançado brasileiro: "Vinícius marcou um golo fabuloso e festejou como qualquer jogador faria. Depois, de acordo com ele e com Mbappé, que estava perto, foi sujeito a abuso racial por parte de Prestianni. Vai ser difícil de provar, mas digo duas coisas. Por que é que Vinícius e Mbappé iriam mentir?", questionou.
O ex-avançado foi mais longe e enquadrou o episódio num problema social mais vasto: "Diria que isto vai para lá do futebol. Vivemos em tempos de grande divisão, onde nos viramos uns contra os outros. Seja pela cor da nossa pele, etnia ou religião", afirmou,
Lineker criticou também a postura de José Mourinho, que considerou ter responsabilizado Vinícius pelas reações que se seguiram ao golo. "José Mourinho teve a ousadia de culpar Vinícius por festejar o seu golo. Basicamente, disse que fez por merecer. Lamento, mas isso é manipulação psicológica", apontou.
G. Lineker: "Pareceu um pouco um daqueles momentos de Oh, um dos meus amigos é negro"
Por fim, o antigo jogador lamentou ainda a referência feita por Mourinho a Eusébio como argumento defensivo. "Pareceu um pouco um daqueles momentos de ‘Oh, um dos meus amigos é negro’. Eu vou ser acusado, provavelmente, de ser woke, mas penso que é imensamente importante que não sejam apenas os jogadores negros a falar. Tem de vir de nós", concluiu.
Treinador do Bayern Munique reagiu de forma emotiva ao caso que envolveu Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni no Estádio da Luz
20 Fev 2026 | 11:59 |
O treinador do Bayern Munique, Vincent Kompany, reagiu de forma emotiva ao caso que envolveu Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni no encontro entre Benfica e Real Madrid. O técnico belga criticou a forma como José Mourinho abordou publicamente o episódio e a forma como o 'Special One' utilizou o nome de Eusébio.
"É um tema difícil porque este tipo de tópicos são ainda mais difíceis de discutir do que costumavam ser no passado. Quando vês a ação em si, a reação dele não pode ser fingida. É uma reação emocional. Não vejo qualquer benefício para ele em ir ter com o árbitro e colocar todo este sofrimento nos seus ombros. Não há absolutamente nenhuma razão para o Vini Jr. ir fazer isto".
O treinador destacou ainda a postura de outros intervenientes e reconheceu a complexidade disciplinar do caso: "Tens um jogador que se queixa, tens um jogador que diz que não o fez. A menos que o próprio jogador se chegue à frente, é um caso difícil. Mas depois, ao fundo, vês no estádio pessoas a fazer gestos de macaco. Está a acontecer no estádio também. Está a acontecer, conseguem vê-lo", sublinhou.
V. Kompany: "Mencionou o nome de Eusébio para dizer que o Benfica não pode ser racista porque o melhor jogador da história do Benfica é negro"
As críticas mais duras surgiram quando abordou as declarações de Mourinho após o encontro: "Mencionou o nome de Eusébio para dizer que o Benfica não pode ser racista porque o melhor jogador da história do Benfica é negro. Sabem o que os jogadores negros tiveram de passar nos anos 60? Ele estava lá a viajar com o Eusébio em todos os jogos fora? Quando ele ia a todos os sítios na Europa? Provavelmente, na altura, porque o meu pai foi uma pessoa negra nos anos 60 que também trilhou o seu caminho, a única opção que tinham era estarem calados e não dizerem nada, e serem dez vezes melhores, para conseguirem um pouco de crédito. Essa foi a vida do Eusébio, provavelmente", disse.
Apesar das críticas, o técnico fez questão de separar o erro da pessoa: "Nunca ouvi uma pessoa dizer nada de mau sobre o José. Todos os jogadores que jogaram com ele adoram-no. (…) Eu sei que ele é uma boa pessoa, mas ele cometeu um erro. Se for verdade que o jogador disse algo tão mau, eu adoraria uma situação onde ainda houvesse espaço para alguém pedir desculpa (…) mas estamos a criar esquerda ou direita e preto ou branco. Tens de estar de um lado ou do outro", concluiu.
Em torno dos recentes acontecimentos relativos á controvérsia no recente embate europeu, jornalista afirma que extremo argentino está em maus lençóis
20 Fev 2026 | 11:37 |
Relativamente aos supostos insultos racistas dirigidos por Prestianni a Vinícius Jr. no Benfica - Real Madrid, e o consequente inquérito introduzido pela UEFA - que acelera processo - , Sérgio Krithinas acredita que o extremo argentino, "culpado ou inocente, é óbvio que está condenado".
Sérgio Krithinas: "Culpado ou inocente, é óbvio que Prestianni está condenado"
"Com ou sem provas, culpado ou inocente, é óbvio que Prestianni está condenado. Já o foi pela opinião pública mundial, sê-lo-á seguramente pela UEFA, que não permite que a prova que é a sua joia da coroa seja manchada pela suspeita de racismo. Para o jovem argentino, bem como para o Benfica, é uma luta desigual e, basicamente, inútil", começou por escrever em opinião, ao jornal Record.
Adicionalmente, Sérgio Krithinas sublinha que a entidade europeia poderá contornar certos limites, no que toca à sua decisão: “A UEFA tem a sede na Suíça e um poder disciplinar que não precisa de respeitar os caminhos burocráticos que muitas vezes condicionam a Justiça desportiva em Portugal.”
Sérgio Krithinas: "Poderá ser aplicado um castigo severo a Prestianni e, talvez, ao Benfica"
Nesse mesmo sentido, o jornalista não deixa de parte um 'castigo a dobrar': “Por isso, as inquirições e a recolha de prova avançam a todo o gás e não será surpresa que haja uma decisão antes do jogo da segunda mão. E, por decisão, leia-se um castigo severo a Prestianni e, talvez, ao Benfica. Nesta altura, há uma pressão social à escala global que não permite outra saída à UEFA.”
Ao concluir, Sérgio Krithinas visou a óbvio importância do caso: “Independentemente do que foi dito por Prestianni a Vinícius, a discussão gerada à volta deste caso teve pelo menos uma vantagem: fez sair da toca muita gente. E a mãe dos racistas também parece estar sempre grávida”.
Benfica toma medidas sobre adeptos que terão insultado Vinícius Júnior de forma racista
20 Fev 2026 | 11:32
Craque que deixou saudades no Benfica ajuda Lanús a bater Flamengo na Supertaça Sul-Americana
20 Fev 2026 | 11:18
Futebolista do Benfica adquire nacionalidade portuguesa e é opção para o Mundial
20 Fev 2026 | 11:00