Futebol
Inesperado! Craque do Benfica sofre lesão grave e é ausência confirmada
19 Fev 2026 | 09:20
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Fev 2026 | 10:19 |
Matheus Reis, que há poucas semanas deixou o Sporting e rumou ao CSKA Moscovo, foi um dos jogadores a pronunciar-se no caso de acusação de racismo de Vinícius Júnior a Gianluca Prestianni, durante o jogo entre o Benfica e o Real Madrid.
"Baila, Vini! Fogo nos racistas!", escreveu no Instagram, numa imagem que tem o extremo internacional brasileiro a dançar junto à bandeirola de canto, após marcar o golo que valeu o triunfo ao clube espanhol. Este foi o episódio que desencadeou o momento polémico.
Recordar que durante a passagem pelo Sporting o brasileiro esteve envolvido em alguns episódios polémicos, nomeadamente na final da Taça de Portugal da época passada, frente ao Benfica, no qual pisou a cabeça de Andrea Belotti, num lance que passou em claro durante o jogo, mas que depois valeu um castigo de cinco jogos ao brasileiro.
Luisão, lenda do Clube encarnado, também condenou e criticou fortemente o ato do jovem avançado argentino contra Vinícius Júnior. "Foi rato racista sim e eu estou envergonhado com isso", declarou, nas suas redes sociais.
Vale lembrar que com este resultado, o Benfica entra com o pé esquerdo no "play-off" da Liga dos Campeões, ficando em desvantagem face aos merengues. No entanto, tratando-se de uma diferença pela margem mínima, nada está resolvido e as contas vão ser feitas no encontro da segunda mão, no Estádio Bernabéu, a 25 de fevereiro.
Num conhecido programa do país vizinho, intervenientes apontam situações que árbitro francês deixou passar e que deveriam ter sido punidos
19 Fev 2026 | 10:16 |
A polémica da partida entre Benfica e Real Madrid não aconteceu só fora das quatro linhas, mas também no relvado. Segundo alguns especialistas, a formação blanca deveria ter terminado o encontro com dois jogadores a menos, à semelhança do que aconteceu a 28 de fevereiro.
Segundo revelaram os analistas do programa espanhol El Chiringuito, a formação blanca deveria ter tido dois jogadores expulsos, devido às ações que tiveram no relvado do Estádio da Luz, que terminou com um triunfo merengue. A imprensa espanhola, de certa forma, concordou com a análise feita pela imprensa nacional.
Segundo os mesmos especialistas, Federico Valverde deveria ter sido expulso aos 83 minutos, depois de ter agredido, de forma deliberada, Samuel Dahl durante a disputa de um espaço no terreno de jogo. A infração foi de facto assinalada, mas ficou a faltar o vermelho direto e a intervenção da parte do VAR.
Em relação a Vinicius Jr., que já tinha sido admoestado com um cartão amarelo por ofensas a François Letexier, ficou um segundo cartão por mostrar ao brasileiro, na sequência de uma entrada negligente que impediu Richard Ríos de efetuar um remate à entrada da área do Real Madrid. Situação que originou a expulsão de José Mourinho.
De momento, o Benfica prepara-se para defrontar o AFS, este sábado, 21 de fevereiro, em partida a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Depois do duelo com os nortenhos, as águias, sem José Mourinho, viajam até Madrid, para a partida da segunda mão do playoff, agendada para 25 de fevereiro.
Médio internacional colombiano regressou às opções de José Mourinho, após ter sofrido uma luxação traumática no ombro direito
19 Fev 2026 | 09:43 |
Após o jogo da 1.ª mão do play-off da UEFA Champions League, na qual o Benfica perdeu (1-0) frente ao Real Madrid, Richard Ríos regressou aos relvados e mostrou-se confiante na vitória e na qualificação para a próxima fase na capital espanhola.
R.Ríos: "Tudo é possível"
"É possível, quando há duas semanas aconteceu o que aconteceu aqui todo o mundo viu, então tudo é possível no futebol. Tudo pode acontecer. Eles têm a vantagem mas a gente vai em busca da vitória lá e da classificação. Sabemos que temos um grupo muito forte e agora é concentrar no jogo de sábado e depois preparar o jogo lá", disse, em declarações à TNT Sports Brasil.
O médio "cafetero" ainda abordou os minutos de paragem originados pela interrupção após o incidente entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni e lamentou: "Esses minutos atrapalham bastante porque você arrefece, a tua cabeça arrefece e não estás mais concentrado no jogo. Não afeta só o Benfica, afeta o jogo e o estádio porque todo o mundo fica sem saber o que aconteceu", falou.
O camisola "20" somou os primeiros minutos após a paragem de um mês por lesão, entrando aos 74, já com a equipa encarnada a perder por 0-1. A contrariedade aconteceu nos quartos de final da Taça de Portugal, frente ao Porto.
Antes da deslocação a Espanha, o Benfica prepara a receção ao AFS SAD, em encontro da 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A partida vai- se realizar no Estádio da Luz, jogar-se-á às 18h, e terá transmissão televisa na BTV.
Através de um comunicado oficial, organismo que tutela futebol europeu explicou quais vão ser os próximos passos no alegado caso de conduta racista
19 Fev 2026 | 09:41 |
A UEFA já fez um novo ponto de situação sobre a polémica entre Gianluca Prestianni e Vinicius Jr. Pelo que foi revelado pela própria entidade, a instituição presidida por Aleksander Ceferin já nomeou um inspetor de ética para averiguar o processo que entretanto já foi aberto, que visa a partida entre Benfica e Real Madrid.
Segundo deu conta o jornal Record, nas últimas horas, a UEFA emitiu um novo comunicado onde revelou que teve conhecimento do conteúdo presente no relatório apresentado por François Letexier, que revela as denúncias feitas por Vinicius Jr. contra Prestianni.
"Foi nomeado um Inspetor de Ética e Disciplina da UEFA para investigar alegados comportamentos discriminatórios ocorridos durante o jogo do playoff da fase a eliminar da UEFA Champions League 2025/2026, entre o Benfica e o Real Madrid, realizado a 17 de fevereiro de 2026", pode ler-se no comunicado da UEFA.
Agora, o dito inspetor de ética vai averiguar todos os factos que envolvem o caso, a fim de conseguir perceber se de facto houve ou não comentários racistas da parte do jogador do Benfica para com o camisola 7 dos merengues. Por outro lado, dada a demora do processo, tudo indica que Prestianni poderá jogar a segunda mão do playoff.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Gianluca Prestianni - avaliado em 12 milhões de euros - já realizou um total de 30 partidas oficiais: 18 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e uma na Supertaça. Nos 1.460 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo registou dois golos e uma assistência.