Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

De deixar lágrimas nos olhos! Dirigente do Benfica deixa carta de despedida a Sven-Goran Eriksson

Técnico sueco é apelidado de "o treinador da minha vida"

Sven-Goran Eriksson foi homenageado no Benfica-Marselha
Sven-Goran Eriksson foi homenageado no Benfica-Marselha

  |

Icon Comentário0

Antes do Benfica receber e vencer o Marselha por 2-1 no Estádio da Luz, o clube fez uma homenagem a Sven-Goran Eriksson, treinador que comandou a equipa no final dos anos 80 que foi recentemente diagnosticado com câncro do pâncreas em fase terminal e tem apenas um ano de vida. Em artigo de opinião no jornal A Bola, Sílvio Cervan, vice-presidente do Glorioso, escreve sobre o seu treinador favorito de sempre

Cervan, escreveu sobre a sua experiencia ao ver o ex-técnico sueco: Cheguei ao camarote da Luz, e, no meio de antigos craques, estava o meu herói de infância, Sven-Goran Eriksson. Bem sei que o meu avô me descrevia o feiticeiro Béla Guttmann, bem sei que o meu pai me narra os feitos do disciplinador Jimmy Hagan, mas sejamos sinceros, na minha existência, Sven foi o maior, o meu herói". 

O dirigente não poupou nos elogios: "Numa altura em que outros se distinguiam pela afirmação bélica e guerreira, Eriksson distinguia-se pela qualidade do futebol e pela elegância da comunicação. O respeito pelo jogo e pelos adversários, a sua educação esmerada e aquele inesquecível sorriso estavam lá na passada quinta-feira, a beber uma flute comigo e falar de tantos momentos mágicos".


O vice-presidente diz que mais que a vitória do Benfica, foi inesquecível a conversa com o seu ídolo: Eu posso gabar-me vitaliciamente de ter discutido os lances do jogo, ainda frescos na memória, dessa tarde de 2 de Março de 1983, onde faltando ao liceu, eu assisti ao Benfica vencer a melhor equipa do Mundo na altura, a Roma de Tancredi, Ancelotti, Falcão, Prohaska, Pruzzo, Vierchowood, Nela ou Bruno Conti. Esse foi sem dúvida um dos melhores, senão o melhor e inesquecível, jogo da minha vida. Nesse dia, eu senti que não era apenas adepto do Benfica, era adepto de um enorme clube, treinado por um gigantesco treinador a caminho de uma final europeia. Sven ganhou à Roma em Roma, e nunca me esqueci da aula de ballet de Chalana, nem do aroma e classe de Filipovic como se tivesse sido ontem". 


A conclusão de Sílvio Cervan tem tamém um tom de despedida: "Há doenças malditas, há circunstâncias difíceis de aceitar e há momentos inesquecíveis. Que enorme foi quinta-feira para mim, que bonita foi aquela lembrança, no relvado da Luz, onde se celebrou o melhor do futebol. Obrigado por quinta-feira. Obrigado pelo teu futebol. Obrigado pelo teu sorriso. Deste teu eterno fã".


Futebol

Ex Benfica: João Félix volta a ser 'tramado' por Xavi Hernández na mais recente vitória do Barcelona

Avançado formado no Seixal continua muito longe dos níveis exibicionais já mostrados

João Félix volta a não ser opção inicial de Xavi Hernández
João Félix volta a não ser opção inicial de Xavi Hernández

  |

Icon Comentário0

O Barcelona e o Valencia enfrentaram-se esta segunda-feira, dia 29 de abril, num encontro da 33.ª jornada da La Liga, que terminou com a vitória catalã por 3-2. João Cancelo fez 80 minutos no conjunto de Xavi Hernández, mas Félix entrou apenas aos 66, numa altura em que o encontro estava 2-2.

Do banco, João Félix viu os primeiros 45 minutos, que não deram grandes motivos de felicidade aos blaugrana. Depois de Fermin Lopez colocar o Barcelona a vencer aos 22 minutos, Hugo Duro (27') e Pepelu (38') fizeram a remontada para o Barcelona. Contudo, em cima do intervalo o guarda-redes Giorgi Mamardashvili veria vermelho (45+4') direto e deixava o Valencia reduzido a 10 elementos.


Na segunda metade, o nome em maior evidência foi o de Robert Lewandowski. O ponta-de-lança polaco assinou um bis e deu a volta ao resultado, auxiliado com assistências de Gundogan e Araújo. No tempo de compensação marcou o terceiro e assinou um hatrick em apenas 44 minutos. Apesar da entrada de João Félix, o português não conseguiu marcar a diferença no duelo.


Nesta temporada, João Félix - avaliado em 30 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - regista 40 encontros, onde soma 10 golos e seis assistências, ao serviço dos culés, totalizando 2.001 minutos. Na passada época, enquanto jogador do Atlético de Madrid, alinhou em 20 partidas, tendo marcado cinco golos e concretizado três assistências.

No que toca ao seu percurso no Benfica, o atleta português reforçou as águias, em 2015/16, proveniente do Porto, onde fez parte da sua formação. Ao serviço dos encarnados, na equipa principal, o ponta-de-lança dos catalães somou 43 partidas, onde apontou 20 golos e concretizou oito assistências.



Futebol

Como assim flop? Números de Kokçu no Benfica surpreendem qualquer cético no turco

Apesar das várias críticas, o jovem está a fazer uma temporada de grande importância no seio encarnado

Kokçu é o terceiro jogador com mais influência no Benfica
Kokçu é o terceiro jogador com mais influência no Benfica

  |

Icon Comentário0

O médio turco do Benfica, Orkun Kokçu, já é o terceiro jogador das águias com mais influência direta em golos, apesar de todas as críticas feitas à sua temporada. O camisola 10 das águias é apenas ultrapassado por Rafa Silva e Ángel Di María.

Após a assistência realizada frente ao Braga, servindo Marcos Leonardo para o primeiro golo, Kokçu segue com cinco tentos e 11 passes para golo. À sua frente, Di María segue com 16 golos e 13 assistências e Rafa soma 20 remates certeiros e 14 passes mortíferos.


A chegada de Kokçu ao Estádio da Luz, pelo valor recorde na Liga Portuguesa de 25 milhões de euros, colocaram muitas esperanças nas costas do antigo médio do Feyenoord. O atleta tem enfrentado algumas críticas por parte das bancadas da Catedral e de comentadores desportivos, apesar dos seus números apresentarem uma época extremamente aceitável.


Comparando com a sua curta carreira até ao momento, o médio de 23 anos já ultrapassou o seu recorde de assistências realizadas, que recuava até à época 2021/022, onde fez nove passes para golo. Em relação ao máximo de golos apontados, está nos 12 e pertence à temporada passada.

Esta temporada, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçuavaliado em 30 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt – leva 40 encontros: 24 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.508minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o internacional turco apontou cinco golos e fez 11 assistências.




Clube

RUI COSTA PROMETEU E CUMPRIU! AUDITORIA À SAD BENFICA CHEGA AO FIM COM DIRIGENTE DOS ENCARNADOS A REVELAR TODAS AS CONCLUSÕES

Líder revelou, ainda, que o relatório final vai ser entregue aos órgãos sociais do Glorioso e do Ministério Público

Rui Costa
Rui Costa

  |

Icon Comentário0

As conclusões da auditoria forense à SAD do Benfica foram reveladas durante a reunião da Assembleia-Geral dos encarnados, na passada sexta-feira, dia 22 de setembro, pelo Vice-Presidente do Glorioso, Sílvio Cervan. Em primeira mão, o dirigente desportivo indicou que a auditoria não "identificou qualquer situação em que a SAD tenha sido lesada por qualquer um dos seus representantes".

Os resultados finais vão ser divulgados na próxima semana, mas um dos líderes dos encarnados falou um pouco sobre as conclusões retiradas do processo. "Foram analisadas 611 contratos, 2.349 recibos de vencimentos, 5.526 registos contabilísticos, 260 conclusões parcelares e 119 comissões. Foram pedidas 735 estatísticas e 5.174 evidências. Isto é para se perceber a dimensão do que aí vem", explicou.


"Houve um conjunto muito grande de mecanismo que podem e devem ser melhorados", realçou, ainda. Importante destacar que a auditoria foi feita pela empresa Ernst & Young, sendo que Sílvio Cervan deixou a garantia de que o relatório vai ser entregue nos órgãos sociais do Glorioso e ao Ministério Público.


Recorde-se que esta auditoria teve como objetivo verificar se a SAD encarnada foi lesada em alguma conduta. No passado mês de junho e já depois de alguns atrasos, o líder das águias prometeu que os resultados iriam ser entregues até ao final do mês de setembro.

Luís Filipe Vieira é acusado de recebimento indevido de valores em 55 negócios de transferência de jogadores do Benfica, compras e vendas entre 2012 a 2020 que geraram mais de 10 milhões em comissões, sendo que Rui Costa quis perceber a veracidade dos factos.


Já, no Relatório e Contas, a SAD encarnada detalha todos os casos de justiça que está ligada, sendo que todos eles não geram alarme para o Clube da Luz. Os campeões nacionais estão indiciados de vários crimes como o processo do Saco Azul, onde a estrutura benfiquista é acusada de dois crimes de fraude fiscal qualificada.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Benfica e Sporting conhecem responsável pela arbitragem no Dérbi Eterno decisivo
Futebol

Benfica e Sporting conhecem responsável pela arbitragem no Dérbi Eterno decisivo

 

Icon Comentário0
Benfica elege golo do mês de abril... com gostinho a samba (com vídeo)
Futebol

Benfica elege golo do mês de abril... com gostinho a samba (com vídeo)

 

Icon Comentário0
Marcos Leonardo e David Neres são candidatos do Benfica a uma vaga na equipa do Brasil
Futebol

Marcos Leonardo e David Neres são candidatos do Benfica a uma vaga na equipa do Brasil

 

Icon Comentário0