Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Diogo Luís arrasa Rui Costa e aponta caminho ao líder do Benfica: "Caso podia ser muito mais ágil"

Comentador analisou acusações feitas ao Clube da Luz e defendeu algumas das medidas que os encarnados devem tomar no curto prazo

Diogo Luís analisou acusações feitas ao Benfica e exigiu que Rui Costa, líder máximo do Clube da Luz, tome medidas
Diogo Luís analisou acusações feitas ao Benfica e exigiu que Rui Costa, líder máximo do Clube da Luz, tome medidas

21 Out 2024 | 07:31 |

Icon Comentário0

Diogo Luís defende que Rui Costa deveria tomar medidas internas para apurar responsabilidades no que diz respeito às acusações feitas ao Benfica no caso dos emails. Num artigo de opinião no jornal ‘A Bola’, o comentador diz, ainda, que o mais recente processo deixa por terra quaisquer eventuais ambições de Luís Filipe Vieira.


Diogo Luís: Defesa dos interesses do clube deve seguir dois caminhos distintos


“Analisando o caso em questão (acusação do Ministério Publico), parece-me que a defesa dos interesses do clube deve seguir dois caminhos distintos. O primeiro, e mais óbvio, é a defesa às acusações que lhe são imputadas na via judicial. Já o segundo caminho deverá passar por defender de uma forma intransigente os interesses do clube”, começou por afirmar Diogo Luís.


“Na base deste processo estão várias questões, entre as quais fraude fiscal (acusação feita a LFV). De uma forma simples, o Ministério Público alega que houve saída de dinheiro da SAD do Benfica sem justificação ou sem um propósito lícito aparente. Este não é um facto novo, uma vez que, há uns tempos, foi noticiado um caso de alegadas faturas falsas, numa situação muito similar”, atirou o comentador.

Diogo Luís: Rui Costa não foi considerado arguido, como tal não deve ter nada a temer


“A questão que devemos colocar é: sabendo que houve saída de recursos sem justificação aparente, qual deve ser a atitude da administração perante tais suspeitas? A primeira, deveria ser analisar toda a situação, chegar a uma conclusão e apresentar os factos aos seus acionistas/associados. A segunda, se se confirmar que houve saída simulada de recursos, será averiguar quem foi o responsável por esses movimentos e apresentar uma queixa às autoridades competentes de forma a punir os responsáveis e defender a marca Benfica”, defendeu Diogo Luís.

“Apesar de, aparentemente, ter a sua assinatura em alguns dos documentos que estão a ser alvo de analise e incluídos no processo em curso, a realidade é que Rui Costa não foi considerado arguido, como tal, aparentemente, não deve ter nada a temer relativamente ao apuramento dos factos e à defesa dos interesses do clube/SAD que lidera. Por fim, não posso deixar de mencionar que a resposta do Benfica a todo este caso podia ser muito mais ágil, rápida e credível, se a auditoria forense, que demorou três anos a realizar, tivesse sido concretizada de uma forma mais abrangente e não apenas a alguns processos, alegadamente, escolhidos a dedo!”, argumentou o antigo jogador.

Diogo Luís: Rui Costa teve a hipótese de cortar com o passado e de evitar uma herança pesada

“Este é apenas mais um caso entre tantos outros que têm surgido. A ideia que todos temos da organização Benfica não é positiva, pelo contrário. Se dúvidas houvesse, nos últimos tempos, todos percebemos a forma como o Benfica tem vindo a ser gerido. As decisões eram centralizadas no presidente (LFV) que, aparentemente, fazia o que queria. As vitórias ou os resultados positivos suportavam toda esta forma de atuar. Complementarmente, foi criada uma máquina comunicacional para distrair os mais desatentos ou para criar a retórica de que todos estes casos são uma perseguição generalizada ao clube”, afirmou Diogo Luís.

Rui Costa teve a hipótese de cortar com o passado e de evitar uma herança pesada. Se o tivesse feito, se tivesse cortado com o passado e dado outro rumo e dinâmica ao clube, hoje, estes processos não teriam o impacto que estão a ter, simplesmente porque a imagem do Benfica no mercado seria diferente. Ao contrário de André Villas-Boas, que cortou com o passado, alterando por completo os quadros dirigentes do Porto, Rui Costa preferiu não o fazer, continuando agarrado ao passado e a uma equipa de pessoas com quem partilhou as direções anteriores, estando agora a assumir o risco e as consequências de tal decisão”, considerou o comentador.

Com esta nova acusação cai por terra a esperança de Luís Filipe Vieira se poder voltar a candidatar à presidência do Benfica”, finalizou Diogo Luís.

Recorde este momento de Bruno Lage onde defende o Presidente Rui Costa:


Futebol

Com Jorge Jesus ao barulho, Rui Costa ultrapassa feito de 2020 no Benfica

Clube da Luz tem como objetivo voltar a conquistar o Campeonato Nacional, que foge desde a temporada 2022/23, bem como as restantes competições

Rui Costa realizou um forte investimento nesta janela de transferências, maior do que o de 2020 com Jorge Jesus no comando do Benfica
Rui Costa realizou um forte investimento nesta janela de transferências, maior do que o de 2020 com Jorge Jesus no comando do Benfica

02 Set 2025 | 11:36 |

Icon Comentário0

Dodi Lukebakio foi a última contratação do Benfica nesta janela de transferências, fechando assim um mercado que se traduziu no maior investimento de sempre dos encarnados, ultrapassando o valor gasto no verão de 2020 durante o regresso de Jorge Jesus à Luz - 105 milhões de euros.  


135,8 milhões de euros foi o montante despendido por Rui Costa neste mercado de transferências, registando-se assim um investimento histórico em reforços por parte do Benfica, garantindo sete novas caras na Luz para atacar a conquista de títulos.


Amar Dedic foi o primeiro jogador oficializado pelo Benfica, que garantiu o lateral proveniente do Salzburgo por 10 milhões de euros. Na ala contrária surge Rafael Obrador, que chegou por 5 milhões de euros para alargar as opções na esquerda.


O Clube da Luz apostou ainda numa reformulação completa no meio-campo, acrescentando frieza e músculo. Enzo Barrenechea chegou ao Benfica por 12 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 15M com objetivos. Já Richard Ríos tornou-se na contratação mais cara das águias, por 27M, a par de Sudakov. O ucraniano chegou à Luz por 6,75 milhões de euros, sendo que no final da temporada as águias terão que pagar uma cláusula de compra obrigatória no valor de 20,25M.

Para o ataque, Ivanovic chegou ao Benfica por 22,8M, com Dodi Lukebakio a custar 20 milhões de euros aos cofres dos encarnados. Para fechar o valor recorde surge uma cara já conhecida dos Benfiquistas, após a contratação em definitivo de Samuel Dahl por 9M. No final das contas, o Benfica terminou o mercado com um balanço positivo, ao registar 147,5 milhões de euros em vendas de jogadores.  



Futebol

Benfica 'salva' época a Hugo Félix com decisão arrojada

Prodígio formado no Seixal falhou transferência devido à escassez de tempo no último dia de mercado e Rui Costa fez escolha complicada

Sem tempo para ser inscrito pelo Tondela, Hugo Félix viu Benfica rescindir contrato para que o jogador possa ficar livre no mercado
Sem tempo para ser inscrito pelo Tondela, Hugo Félix viu Benfica rescindir contrato para que o jogador possa ficar livre no mercado

02 Set 2025 | 08:58 |

Icon Comentário0

O Benfica rescindiu contrato com Hugo Félix. O médio ia ser reforço do Elche, mas a transferência caiu e o Tondela chegou-se à frente pelo jogador. Todavia, a escassez de tempo não permitiu a inscrição do atleta na Liga Portugal, o que iria hipotecar pelo menos metade da temporada do jovem.


Sem espaço na Luz, Rui Costa decidiu então terminar a ligação de Hugo Félix ao Benfica para que o irmão de João Félix se tornasse jogador livre no mercado. Desta forma, o Tondela conseguirá inscrever o futebolista de 21 anos para a nova temporada.


A saída de Hugo Félix do Benfica neste mercado de transferências era um cenário que se vinha adivinhando. É que, em 2025/26, o jovem médio de 21 anos, que tinha contrato até junho de 2027, não tinha somado qualquer minuto com o Manto Sagrado, seja na equipa principal ou na equipa B.


Apesar da alteração de última hora nas condições da saída de Hugo Félix, o Benfica salvaguarda metade dos direitos económicos do médio. Nos cofres da Luz fica 50% do passe do atleta, que ainda poderá ter um futuro risonho pela frente.

Na temporada de 2024/25, onde atuou praticamente na equipa B das águias, Hugo Félix – avaliado em 2,5 milhões de euros – foi aposta em 36 encontros: 32 na Segunda Liga, três na Premier League International Cup e um na Taça de Portugal. Nos 2.653 minutos disputados com a camisola do Benfica, o médio marcou dois golos, somando ainda 10 assistências.



Futebol

Lukebakio tem contratempo e não pode jogar já pelo Benfica

Estrutura encarnada estava ciente das condições aquando das negociações com o Sevilha, mas decidiu investir no internacional pela Bélgica

Dodi Lukebakio tem lesão, vai parar três a quatro semanas e vê estreia com a camisola do Benfica ser adiada
Dodi Lukebakio tem lesão, vai parar três a quatro semanas e vê estreia com a camisola do Benfica ser adiada

02 Set 2025 | 08:49 |

Icon Comentário0

Dodi Lukebakio é reforço do Benfica. Contratado ao Sevilha no último dia de mercado de transferências, o internacional belga custou 20 milhões de euros, mais 4 mediante a concretização de determinados objetivos individuais e coletivos. No entanto, uma lesão atrasa a estreia pelos encarnados.


A estrutura das águias tinha conhecimento do problema físico do jogador, mas, independentemente das mazelas, fechou negócio com os andaluzes. O jornal O Jogo aponta que a lesão é "vista como normal na Luz", mas que irá condicionar o avançado durante três a quatro semanas.


Desta forma, Lukebakio irá, com muitas certezas, falhar a receção do Benfica de Bruno Lage ao Santa Clara, agendada para 12 de setembro, ou o primeiro duelo da fase de Liga da Champions, frente ao Qarabag, no próximo dia 16 do mesmo mês.


Certo é que o jogador vai aproveitar esta pausa de seleções para recuperar, uma vez que ficou fora da convocatória de Rudi Garcia para os próximos compromissos da Bélgica, que enfrenta Liechtenstein e Cazaquistão  - a 4 e 7 de setembro, respetivamente -, na qualificação para o Mundial de 2026.

Dodi Lukebakio foi uma das peças mais influentes do Sevilha nas últimas épocas. Na presente temporada desportiva, o extremo-direito - avaliado em 20 milhões de euros - tem dois encontros oficiais realizados, ambos a contar para a La Liga. Nos 180 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o camisola 10 apontou um golo.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Roger Fernandes? Benfica sonha com extremo, mas novos detalhes afastam negócio
Futebol

Roger Fernandes? Benfica sonha com extremo, mas novos detalhes afastam negócio

02 Set 2025 | 08:35

Icon Comentário0
Depois da apresentação, Sudakov faz pedido expresso na chegada ao Benfica
Futebol

Depois da apresentação, Sudakov faz pedido expresso na chegada ao Benfica

02 Set 2025 | 07:55

Icon Comentário0
Futuro de Manu Silva sofre reviravolta e Benfica observa com atenção
Futebol

Futuro de Manu Silva sofre reviravolta e Benfica observa com atenção

02 Set 2025 | 07:45

Icon Comentário0