Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Dirigente do Porto critica Benfica, após morte de Pinto da Costa: "Chalana..."

Aquando do falecimento do ex-presidente dos dragões, tanto o Clube da Luz como o Sporting mantêm o silêncio perante a situação

Tanto o Benfica como o Sporting, são os únicos clubes da Liga que ainda não se pronunciaram à cerca da morte de Pinto da Costa, ex Porto
Tanto o Benfica como o Sporting, são os únicos clubes da Liga que ainda não se pronunciaram à cerca da morte de Pinto da Costa, ex Porto

  |

Icon Comentário0

Os clubes da capital, Benfica e Sporting, são, neste momento, os únicos emblemas da Liga que ainda não se pronunciaram relativamente à morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do Porto, que faleceu no passado sábado, dia 15 de fevereiro, aos 87 anos de idade. Dada a ocasião, António Tavares, presidente da mesa da Assembleia Geral do Porto, comentou a falta de reação dos dois clubes.


António Tavares – É evidente que lamento uma falta de reação


“É evidente que lamento uma falta de reação. Lembro que o Porto, já com Pinto da Costa, quando desapareceram alguns símbolos desses clubes, como João Rocha, Fernando Martins ou Chalana, o Porto teve sempre a sua posição oficial, soube sempre distinguir entre aquilo que é institucional e aquilo que é pessoal”, criticou António Tavares.


O presidente da Assembleia Geral do Porto desde a eleição do atual líder, André Villas-Boas, recordou ainda que “os treinadores de Sporting e Benfica reagiram, ainda que de forma comedida" à morte de Pinto de Costa, mas afirma que falta um comentário oficial dos dois clubes da capital. De recordar que ambos Bruno Lage e Rui Borges pronunciaram-se, após os seus respetivos jogos que realizaram no sábado, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic.

"Temos de saber distinguir entre as pessoas e as instituições e acima de tudo, quer se queira, quer não, Pinto da Costa deixará para sempre o seu nome marcado na história do futebol português. O que se esperava do Benfica e do Sporting é que estivessem à altura daquilo que é o comportamento de muitos dos seus sócios já tiveram, pelo menos em relação a mim, de me telefonarem a darem os seus sentimentos e é pena que não o tenham feito de forma institucional", concluiu o presidente da mesa da AG do Porto.



Clube

Villa-Boas comenta silêncio do Benfica na morte de Pinto da Costa: "Não acho..."

Antigo presidente do Porto faleceu, no passado sábado, 15 de fevereiro, aos 87 anos de idade, perdendo a luta contra o cancro

Pinto da Costa faleceu, no passado sábado, aos 87 anos de idade. Agora André Villas-Boas comentou o silêncio do Benfica
Pinto da Costa faleceu, no passado sábado, aos 87 anos de idade. Agora André Villas-Boas comentou o silêncio do Benfica

  |

Icon Comentário0

Jorge Nuno Pinto da Costa faleceu, no passado sábado, aos 87 anos. Apesar de Bruno Lage ter reagido à morte do ex-presidente do Porto, na conferência com o Santa Clara, o Benfica não se pronunciou relativamente ao falecimento, algo que não caiu bem a André Villas-Boas. O atual líder dos azuis e brancos, em declarações à chegada ao Aeroporto Sá Carneiro, revelou não achar normal o silêncio dos encarnados, uma vez se considera tratar-se de "uma pessoa que marcou o futebol nacional e internacional e uma referência para o Porto".



Villas-Boas - Não achamos normal este tipo de comportamento


"Amanhã há uma cerimónia solene e vamos aguardar alguma resposta. Não achamos normal o tipo de comportamento que faz esquecer uma pessoa que marcou o futebol nacional e internacional, uma referência para o Porto", começou por mencionar o atual presidente do emblema nortenho, que revelou que também o Sporting, à semelhança do Benfica, preferiu não se pronunciar. 


"Custa-nos constatar este tipo de comportamento, principalmente quando após a minha eleição tentámos pautar-nos pelo encontro a três grandes, quatro ou cinco, no sentido de melhorar o produto, estabelecer novas relações e elevar o bom nome do futebol português. É uma perda enorme para a nação portista não podemos deixar de lamentar que, até este momento, nem a mim nem ao Porto tenham sido endereçadas as condolências", acrescentou André Villas-Boas.

"Amanhã é o dia da despedida ao maior presidente do Porto e aguardaremos para vermos se teremos alguma representação institucional por parte dos dois clubes de Lisboa. Se assim for, achamos que é o mínimo de todas as formas", concluiu o líder máximo do Porto. 

Villas-Boas - Aguardaremos para vermos se teremos alguma representação institucional por parte dos dois clubes de Lisboa

Jorge Nuno Pinto da Costa morreu, no passado sábado, 15 de fevereiro, aos 87 anos. O antigo presidente do Porto lutava contra o cancro há vários anos, acabando por não resistir a doença prolongada. Pinto da Costa foi líder do emblema nortenho durante 42 anos, tendo visto o seu percurso ficar marcado por títulos e alguns casos judiciais, com destaque para o ‘Apito Dourado’, que foi um dos mais mais mediáticos.


Clube

Atenção: Benfica anuncia novidades sobre a Revisão dos Estatutos

Clube da Luz partilhou a informação com os Sócios encarnados este domingo, 16 de fevereiro, através de um Comunicado onde revela a situação

Sport Lisboa e Benfica partilhou este domingo, 16 de fevereiro, um Comunicado onde dá conta de novidades em relação à Revisão dos Estatutos
Sport Lisboa e Benfica partilhou este domingo, 16 de fevereiro, um Comunicado onde dá conta de novidades em relação à Revisão dos Estatutos

  |

Icon Comentário0

Atenção: Há novidades sobre a Revisão dos Estatutos. A informação foi partilhada este domingo pelo Clube da Luz que dá conta, através de um Comunicado, que já está disponível a versão definitiva da proposta de alteração dos Estatutos do Clube da Luz, que será votada em continuação da AG Estatutária, durante o mês de março, embora a data ainda não tenha sido anunciada.


"Concluído o prazo de consulta de 30 dias, publica-se a versão definitiva da proposta de alteração dos Estatutos, que será votada em continuação da AG Estatutária, durante o mês de março, em data que será designada assim que se conhecer o calendário da equipa de futebol sénior masculino", pode-se ler na informação partilhada pelo Clube através do site oficial.


O Benfica revela ainda que existiu a necessidade de "melhorar a redação do artigo 83.º n.º 3 da proposta, considerando o que foi deliberado na referenciada Assembleia Geral". Além disso, o Clube da Luz agradece a todos os Sócios pela participação durante todo o processo de Revisão dos Estatutos.


Recorde- se, que no passado dia 14 de dezembro, o Benfica realizou no passado sábado, 14 de dezembro a Assembleia Geral Extraordinária para a votação de alteração dos Estatutos do Clube da Luz. A reunião que contou com a presença de cerca de 300 sócios decorreu entre as 10 horas e as 18 horas, onde foram aprovadas algumas mudanças.

Lembre-se também que João Diogo Manteigas foi uma das pessoas a pronunciar-se sobre a proposta do Benfica revelando uma incongruência. "Após uma atenta primeira leitura, e não deixando de congratular a Mesa da Assembleia Geral pelos esforços de consolidação e harmonização das propostas de alteração aprovadas em sede de especialidade, foi identificada uma incongruência já sinalizada à MAG na pessoa do seu Presidente, Ilustre Dr. Pereira da Costa", detalhe esse que foi agora corrigido.


Confira aqui o Comunicado do Sport Lisboa e Benfica na íntegra:

"Concluído o prazo de consulta de 30 dias, publica-se a versão definitiva da proposta de alteração dos Estatutos, que será votada em continuação da AG Estatutária, durante o mês de março, em data que será designada assim que se conhecer o calendário da equipa de futebol sénior masculino".

"Assinalamos que se verificou a necessidade de melhorar a redação do artigo 83.º n.º 3 da proposta, considerando o que foi deliberado na referenciada Assembleia Geral".

"A Mesa da Assembleia Geral aproveita para saudar a participação dos sócios do Sport Lisboa e Benfica durante todo o processo de revisão dos estatutos, sem a qual não teria sido possível concluir a proposta final".


Clube

Alerta! Benfica responde a estudo sobre finanças dos últimos anos

Clube da Luz lançou esta sexta-feira, 14 de fevereiro, um Comunicado onde contradiz a informação avançada por grupo de Sócios Benfiquistas

Sport Lisboa e Benfica lançou esta sexta-feira, 14 de fevereiro, um Comunicado a refutar o estudo partilhado por grupo de Sócios
Sport Lisboa e Benfica lançou esta sexta-feira, 14 de fevereiro, um Comunicado a refutar o estudo partilhado por grupo de Sócios

  |

Icon Comentário0

É notícia das últimas horas: o Benfica respondeu esta sexta-feira, 14 de fevereiro, ao estudo partilhado durante esta tarde por um grupo de Sócios Benfiquistas, entre eles Marco Galinha, que revelava os resultados que visam uma análise económica e financeira às contas do Clube da Luz. Nesse sentido, a SAD encarnada emitiu um Comunicado oficial a contradizer a informação.


"O Sport Lisboa e Benfica lamenta que um estudo irresponsável, superficial e que confunde conceitos básicos de gestão desportiva e económica, tenha procurado atingir a solidez económica do Clube e da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD", pode-se ler no documento partilhado pelo Clube da Luz esta sexta-feira.


Além disso, o Benfica refuta qualquer hipótese de estar em incumprimento do fair-play financeiro: "É totalmente falso que o Benfica esteja em qualquer risco de ser sancionado em matéria de Financial Sustainability. O Benfica nunca recebeu qualquer alerta ou multa da UEFA sobre este tema. Aliás, como se pode atestar pelo último COMPLIANCE AND INVESTIGATION ACTIVITY REPORT feito pela UEFA Club Financial Control Body (CFCB), o Benfica não é sequer mencionado, ao contrário de outros clubes".


A SAD encarnada também abordou as notícias que davam conta que o Benfica estaria a pagar mais do que Sporting e Porto nos custos de intermediação de atletas. "Ao longo dos últimos quatro anos, o valor médio de intermediação ficou sempre abaixo dos 10 por cento – a referência indicativa de mercado. Aliás, todos os estudos internacionais apontam o Benfica como um dos clubes que mais lucram com o mercado de transferências", refere o Clube da Luz.

Por fim, o Benfica nega ter sido contactado pelo grupo de Sócios, entre eles Marco Galinha, sobre os dados publicados no estudo que foi tornado público esta sexta-feira. Recorde-se, que na análise partilhada em conjunto com João B. Duarte, professor associado na Nova Bussiness School and Economics, e Adrian da Hora Filho, expert em finanças e engenheiro formado na Universidade de São Paulo, era  mostrada a realidade financeira dos encarnados nos últimos anos.


Confira o Comunicado do Benfica na íntegra:

O Sport Lisboa e Benfica lamenta que um estudo irresponsável, superficial e que confunde conceitos básicos de gestão desportiva e económica, tenha procurado atingir a solidez económica do Clube e da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD.

1. É totalmente falso que o Benfica esteja em qualquer risco de ser sancionado em matéria de Financial Sustainability. O Benfica nunca recebeu qualquer alerta ou multa da UEFA sobre este tema. Aliás, como se pode atestar pelo último COMPLIANCE AND INVESTIGATION ACTIVITY REPORT feito pela UEFA Club Financial Control Body (CFCB), o Benfica não é sequer mencionado, ao contrário de outros clubes.

Só podemos entender que os Reportes Oficiais da UEFA não foram sequer consultados.

2. É totalmente falso que a intermediação represente um fator significativo nas transferências ou que o Benfica lucre menos que outros clubes portugueses. Ao longo dos últimos quatro anos, o valor médio de intermediação ficou sempre abaixo dos 10 por cento – a referência indicativa de mercado. Aliás, todos os estudos internacionais apontam o Benfica como um dos clubes que mais lucram com o mercado de transferências. Por exemplo, segundo o último estudo do Observatório do Futebol (CIES), o Benfica teve o quarto melhor saldo positivo da Europa, e o melhor entre clubes portugueses.

3. É totalmente falso que o Benfica esteja em qualquer risco económico. Para chegar a esta conclusão, o estudo entra em cenários futuros de quebra de receitas e de descalabro desportivo. Cenários que só quem assume este estudo pode admitir. E não prevê sequer qualquer adaptação de custos como seria expectável.

É de particular relevância que um estudo anunciado como universitário tenha sido apresentado não na universidade, mas numa sala pequena de uma unidade hoteleira de luxo.

Importa ainda clarificar quais os benfiquistas que encomendaram este estudo e quem o terá financiado.

O Sport Lisboa e Benfica estará sempre disponível para prestar informações e colaborar em estudos científicos e universitários.

Em nome da verdade, da boa gestão e das boas práticas. Não fomos contactados pelos autores do referido Estudo.

Teríamos assim evitado que, de premissas erradas, conceitos trocados e factos apócrifos, se retirassem conclusões erradas.

Por último, vale sublinhar que o Sport Lisboa e Benfica assume uma posição ímpar em Portugal e em termos internacionais no que concerne à sua sustentabilidade económica, sem perdões bancários nem fair play financeiros na sua história.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Marco Galinha deixa 'bicada' sobre trabalho de Rui Costa no Benfica: "É urgente..."
Clube

Marco Galinha deixa 'bicada' sobre trabalho de Rui Costa no Benfica: "É urgente..."

 

Icon Comentário0
Problemas com fair play podem tramar Benfica
Clube

Problemas com fair play podem tramar Benfica

 

Icon Comentário0
Estudo revela contas do Benfica: "Arrecadou 15 cêntimos"
Clube

Estudo revela contas do Benfica: "Arrecadou 15 cêntimos"

 

Icon Comentário0