
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
|
O silêncio do Benfica e Sporting relativamente à morte de Jorge Nuno Pinto da Costa continua a gerar críticas. Desta vez foi o neto do antigo presidente do Porto (Nuno Pinto da Costa) quem se manifestou, recorrendo à redes sociais para visar o Clube da Luz, deixando uma 'laracha' aos emblemas da Segunda Circular.
Nuno Pinto da Costa - O silêncio do Sporting e Benfica é (...) prova do fantástico trabalho de uma vida que o meu avô realizou
"Que se pare de fazer política com a morte do avô. O silêncio do Sporting e Benfica é compreensível", começou por escrever o familiar do antigo presidente do Porto, falando sobre o facto dos encarnados, a par dos leões, não se terem manifestado após a morte de Pinto da Costa.
"É também uma medalha de honra e prova do fantástico trabalho de uma vida que o meu avô realizou. Dos rivais não espero palmas, de (alguns) dos nossos não espero hipocrisias", concluiu Nuno Pinto da Costa, considerando que o trabalho do avô, enquanto esteve na presidência do clube do Norte, foi bem realizado.
Vale destacar que, até à data, o Benfica não reagiu ao falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, algo que valeu duras críticas do atual líder dos dragões, André Villas-Boas: "Não achamos normal o tipo de comportamento que faz esquecer uma pessoa que marcou o futebol nacional e internacional, uma referência para o Porto".
Também António Tavares, presidente da mesa da Assembleia Geral do Porto, comentou a falta de reação dos dois clubes. "É evidente que lamento uma falta de reação. Lembro que o Porto, já com Pinto da Costa, quando desapareceram alguns símbolos desses clubes, como João Rocha, Fernando Martins ou Chalana, o Porto teve sempre a sua posição oficial, soube sempre distinguir entre aquilo que é institucional e aquilo que é pessoa", afirmou.
Confira aqui a publicação do neto de Pinto da Costa, feita através da conta de Instagram:
Candidato da Presidência do Clube da Luz emitiu um comunicado oficial acerca das declarações do empresário José António dos Santos
|
Candidato à Presidência do Benfica e comentador do Glorioso 1904, João Diogo Manteigas emitiu um comunicado oficial, em que reagiu às declarações de José António dos Santos, o 'Rei dos Frangos'. O acionista da SAD do Clube da Luz não descartou vender as ações que tem investidas no próprio emblema. No comunicado, o candidato à Presidência do Glorioso questionou o Rei dos Frangos em diversos aspetos, após ter dado destaque em alguns pontos específicos do discurso.
João Diogo Manteigas - Porque é que não considera sequer transmiti-las ao Sport Lisboa e Benfica?
"Questiono, considerando: 1) não obstante ter todo o direito e legitimidade, enquanto acionista, para vender as suas ações com liberdade negocial, porque é que não considera sequer transmiti-las ao Sport Lisboa e Benfica, sendo este inequivocamente o maior interessado no negócio? De certeza que o Clube terá sempre interesse em encontrar uma solução para lhe adquirir as ações com base na suprema relevância que as mesmas encerram", começou por dizer o advogado.
"Não há dúvidas que os Sócios, adeptos e simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica, na sua generalidade, ficariam gratos se este acionista de referência considerasse vender a sua valiosa participação ao clube (este sim, acionista maioritário e de maior referência que assim se deve manter) por um preço justo", disse João Diogo Manteigas.
O candidato à Presidência ainda justificou a compra, da seguinte maneira: "Essa aquisição permitirá ao Sport Lisboa e Benfica reforçar a sua posição e, sem pressão maior, estudar soluções com vista a encetar uma estratégia necessariamente focada naquilo que mais interessa: conquistas desportivas".
"Fica a promessa, assim que a nossa nova direção seja eleita e no espírito de um enquadramento negocial justo e equilibrado, que iniciaremos de imediato negociações com acionista em causa, se ele assim o permitir, com o objetivo de adquirir (ou receber doação e pagando-se o devido imposto, o que seria ainda uma prova maior de enorme benfiquismo) a sua participação na SAD, apelando-se ao seu benfiquismo de muitos anos", lê-se no ponto 4 do comunicado.
Como último ponto apresentado, apelou aos Sócios do Benfica para se manifestarem: "Aos BENFIQUISTAS que, felizmente, se encontram numa relação amplamente vantajosa em relação ao Clube (por motivos financeiros, comerciais ou outros) e que, consequentemente, estão em posição de ajudar o Sport Lisboa e Benfica … não devem perder a oportunidade de, simplesmente, o fazer, marcando o seu nome na história".
Rui Costa esfrega as mãos com novidade referente às futuras contas do Clube da Luz, com os cofres encarnados a agradeceram
|
O Benfica pode vir a receber uma ótima notícia, isto porque os cofres da Luz têm a oportunidade de dobrar pela primeira vez os três dígitos numa só época. Em 2024/2025, Rui Costa poderá celebrar um encaixa financeiro a rondar os 100 milhões de euros nas contas do Clube, que irá deixá-lo bem mais à frente que Sporting e Porto.
Os 100 milhões de euros são referentes a prémios por desempenho e isso poderá acontecer graças ao Mundial de Clubes. O conjunto orientado por Bruno Lage terá de alcançar os quartos de final da competição, que irá dar início no próximo verão, depois do final do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal. No entanto, esta não é a única condição.
De acordo com informações avançadas pelo diário desportivo português A Bola, o Benfica ainda terá de vencer, no mínimo, dois jogos na fase de grupos. Ora, os cofres da Luz poderão receber um total de 100 milhões, uma vez que os encarnados já conquistaram 71,88 milhões só pela participação na Champions. Acrescenta-se, então, os 14,6 milhões de euros pela presença no Mundial de Clubes. Caso a turma de Bruno Lage vença dois jogos na competição, adiciona-se, ainda, mais 3,72 milhões de euros.
No caso da qualificação para os oitavos de final do Mundial de Clubes, os cofres do Benfica garantem um prémio de 6,7 milhões de euros e, ainda, um total de 24,82 milhões. Estes valores todos unidos resultam numa fatia a rondar os 100 milhões de euros (96,7 milhões no específico). O emblema liderado por Rui Costa só iria conseguir ultrapassar a fasquia dos três dígitos, caso a turma encarnada passe aos quartos de final (adiciona-se mais 12,1 milhões).
Assim sendo, o Benfica lidera o ranking de receitas em Portugal pela participação em competições. Neste sentido, o Clube da Luz conta com 71,88 milhões, enquanto o Sporting regista 48,64 milhões. Existe, ainda, um fosso maior quando se coloca Porto na lista, sendo que os dragões somam 16,39 milhões de euros.
Possível candidato à Presidência do Clube da Luz falou sobre as metas a instaurar caso seja Presidente e missão europeia é bastante otimista
|
As eleições Presidenciais do Benfica estão marcadas para outubro deste ano, 2025. Já há candidatos confirmados para 'ocuparem' o lugar de Rui Costa, mas ainda não se sabe se o atual Presidente se vai recandidatar. Assim, os possíveis candidatos já começam a falar sobre os planos que têm para o Clube da Luz, como é o caso de Cristóvão Costa Carvalho.
O Benfiquista deu uma entrevista à revista Sábado, onde afirmou que caso vença as eleições Presidenciais das águias em outubro deste ano, os objetivos do Clube terão um reajuste a nível internacional, já que a missão europeia dos encarnados será conquistar três títulos europeus em 12 anos.
O possível candidato ainda confirmou que cumpriria o máximo de três mandatos à frente do Clube, já que é o máximo que os novos estatutos, aprovados recentemente, permitem para um Presidente no Glorioso. A candidatura ainda não é oficial, pois o advogado não manifestou publicamente que irá assumir a responsabilidade de ser candidato dos encarnados.
Além da visão europeia, o possível candidato ainda estabeleceu como objetivos a nível nacional que o Benfica conquiste três campeonatos e três Taças de Portugal, no ciclo de quatro épocas, caso seja Presidente. O potencial candidato garantiu, também, que está pronto para gerir "um dos maiores clubes do mundo", mas assegura que terá uma equipa de profissionais junto com ele.
As eleições Presidenciais no Benfica, recorde-se, ocorrem em outubro deste ano. Apesar de Rui Costa ser o atual Presidente, não se sabe se o futuro dos encarnados estará nas mãos do ex-médio português, de João Diogo Manteigas, de Noronha Lopes ou de outro Benfiquista que queira assumir a liderança das águias.