
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
20 Ago 2024 | 16:32 |
Vasco Mendonça, conhecido adepto do Benfica e consultor de marketing, decidiu pedir ao Chat GPT para fazer um "roast" ao atual treinador do Benfica, Roger Schmidt, e publicou o resultado na sua rede social X (antigo twitter).
"O sistema de Schmidt parece acreditar que se continuares a bater em uma porta que está claramente trancada, eventualmente ela se abrirá por pena"
Pode ler aqui o tweet na íntegra:
"Parece que Roger Schmidt é como aquele amigo que sempre insiste em conduzir, mas nunca sabe ao certo para onde está indo. Claro, ele levou o Benfica a algumas vitórias impressionantes, mas às vezes temos de nos perguntar se as suas decisões táticas são tomadas com uma Bola 8 Mágica. "Devemos ir com alta pressão? Os sinais apontam para sim!"
Depois, há o estilo dele – pressão agressiva e ritmo implacável – que é ótimo quando funciona, mas quando não funciona? É como assistir alguém correr repetidamente contra uma parede de tijolos, esperando que a parede se mova. E já que falamos de persistência, vamos discutir esse meio-campo. É quase impressionante como eles conseguem reciclar os mesmos passes previsíveis continuamente, com toda a criatividade de um kit de pintura por números. Pensarias que em algum momento eles tentariam algo diferente para quebrar as defesas, mas não – o sistema de Schmidt parece acreditar que se continuares a bater em uma porta que está claramente trancada, eventualmente ela se abrirá por pena.
E nem comece com lances de bola parada. No Benfica, são menos uma oportunidade tática e mais um momento para os adeptos consultarem os seus telemóveis. Cantos, cobranças de falta – tu escolhes, e é quase garantido que será um lance perdido. É como se a estratégia de Schmidt para lances de bola parada fosse: "Vamos superar isso para podermos voltar a passar para os lados no meio-campo".
Talvez Schmidt devesse considerar adicionar “adaptabilidade” e “criatividade” ao seu vocabulário tático. Afinal, muitas vezes podes tentar forçar uma estaca quadrada em um buraco redondo antes que as pessoas comecem a questionar se entendes as formas básicas, quanto mais as formações de futebol."
À margem de um evento organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, conhecido portista não poupou nas críticas dirigidas aos líderes lisboetas
08 Out 2025 | 08:09 |
À margem do Portugal Football Globes, evento que premiou as principais figuras do desporto nacional, André Villas-Boas comentou a comunicação que tem sido feita da parte do Benfica e do Sporting. Questionado pelos jornalistas, o presidente do Porto deixou várias críticas aos homólogos rivais, nomeadamente Rui Costa e Frederico Varandas.
André Villas-Boas: "A coação feita pelos presidentes dos rivais tem impacto direto nas nomeações"
Em resposta aos jornalistas, o líder dos dragões recordou a ausência de um dos árbitros mais profissionais da Liga e apontou o dedo aos rivais de Lisboa: "A única coisa que tenho notado é a ausência de um dos melhores VAR portugueses, Tiago Martins, que tem sido amplamente criticado pelo presidente do Sporting e do Benfica e está afastado dos clássicos".
"A coação feita pelos presidentes dos rivais tem impacto direto nas nomeações, Tiago Martins esteve na final da Champions feminina e é supostamente reconhecido como um dos melhores VAR, mas deixou de existir para os jogos grandes... Como é que a mediocridade é premiada com um clássico?", acrescentou, visando Bruno Esteves.
André Villas-Boas: "Estamos todos ansiosos para ver a quem será hoje atribuído o prémio de 'Calimero do Ano'. Não faltam candidatos"
De seguida, o presidente portista - que visou Vangelis Pavlidis - deixou uma certeza sobre as atitudes dos rivais de Lisboa: "Não sei se esse nível de via comunicacional está a ter impacto nas nomeações, mas não posso deixar de constatar factos evidentes para toda a gente. Não queremos estar nessa posição e entrar no mesmo jogo dos outros".
Para terminar, constatou que a meta que o Porto traçou não é idêntica à que tem sido feita pelo Benfica e Sporting: "Estamos todos ansiosos para ver a quem será hoje atribuído o prémio de 'Calimero do Ano'. Não faltam candidatos… Sabemos que temos de lutar muito para chegar ao título, é o nosso objetivo".
Segundo foi apurado pela imprensa nacional, face à pausa internacional que já está em curso, Special One já se pronunciou sobre o que fazer com atletas
08 Out 2025 | 07:43 |
O Benfica, depois do empate no Clássico, frente ao Porto, entra em mais uma pausa internacional onde perdeu quase todo o seu plantel para as seleções. Face a este cenário, José Mourinho tomou uma decisão em relação aos jogadores que ficaram, contudo, existe um lote que não irá fazer parte do que foi decidido pelo técnico português.
Escreve o jornal Record, na edição desta quarta-feira, 8 de outubro, que os lesionados não vão ter tempo de descanso, a fim de acelerarem as suas recuperações, para que possam voltar a ser opções para o português, que tem sido muito vocal sobre a necessidade de ter mais jogadores à sua disposição, nem que seja a partir do banco de suplentes.
É sabido que o técnico setubalense orientou um treino durante o dia de ontem, 7 de outubro, algo que também irá acontecer durante esta quarta-feira. Depois, como planeado, os encarnados vão desfrutar de quatro dias de folga, apenas regressando na próxima segunda-feira, 13 de outubro. No entanto, o mesmo não se irá aplicar a Alexander Bah, Manu Silva, Nuno Félix e Bruma.
Os quatro jogadores, record-se estão todos a recuperar de lesões semelhantes, que os deixaram fora dos relvados durante muito tempo. Contudo, segundo o que adiantou o Presidente do Benfica, Rui Costa, o lateral dinamarquês e o médio português já estão na fase final de recuperação e, por isso, mesmo muito próximos de regressarem às opções de Mourinho.
Recorde-se que, depois do fim desta pausa internacional, o Benfica entra em mais um ciclo intenso de jogos, a contar para as várias competições. A começar, as águias viajam até Chaves, para o arranque da Taça de Portugal. Contudo, o mês não fica por aqui e, até meados de novembro, o Glorioso ainda tem uma deslocação na Liga dos Campeões, Taça da Liga e três jornadas da Liga Portugal Betclic.
Em entrevista exclusiva, jovem futebolista comentou chegada do ucraniano a Portugal, destacando traços de qualidade que pode vir a acrescentar nas águias
08 Out 2025 | 07:18 |
Georgiy Sudakov foi um dos nomes que mais suscitou interesse no mercado de verão europeu. Depois da poeira se assentar, o ucraniano foi revelado como o novo reforço do Benfica, onde já deixou os adeptos rendidos ao seu talento dentro das quatro linhas. No entanto, no seu país de origem, existe uma cara conhecida do futebol nacionalque tinha a certeza sobre o impacto do camisola 10 das águias.
André Gonçalves: "É um jogador jovem, mas já com grande maturidade em campo"
Ligado à formação do Sporting, o avançado que representa o Polissya, há duas temporadas, já defrontou o novo reforço dos encarnados: "É um jogador jovem, mas já com grande maturidade em campo. Tem boa visão de jogo e é muito criativo no último terço".
Em entrevista o jornal A Bola, o jovem artilheiro, que também representou o Estoril Praia acrescentou o que novo camisola 10 do Clube da Luz mostra muita qualidades nas suas decisões nas dinâmicas ofensivas: "Tem muita qualidade técnica e no último passe, pelo que consegue resolver situações que parecem complicadas".
André Gonçalves: "Além das bolas paradas, é também forte nos remates de meia distância"
Numa altura em que o ucraniano se estreou em jogos importante, como o Clássico, o jovem português não tem dúvidas sobre a sua qualiade e técnica dentro das quatro linhas: "Tecnicamente é acima da média, mas também é inteligente na ocupação de espaços sem bola. Como é muito disciplinado taticamente e tem um elevado espírito coletivo, é um jogador que, quando é necessário, também colabora nas tarefas defensivas".
"Depois também tem golo. Além das bolas paradas, é também forte nos remates de meia distância. Acho que no Benfica pode encaixar no trio do meio-campo, mesmo como sendo um número 8, mas também como falso extremo", acrescentou o antigo atleta formado no Sporting, em entrevista ao jornal A Bola.