Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 - Diogo Gameiro com razões para sorrir no Benfica
30 Nov 2025 | 16:39
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
22 Mar 2025 | 16:24 |
O jogo desta madrugada entre Boston Celtics e Utah Jazz ficou marcado por um momento caricato feito pela cara do ‘franchise’, Jason Tatum. Mesmo os Celtics a ganhar por mais de 20 pontos de diferença (121-99), o poste português e antigo jogador do Benfica, Neemias Queta, jogou pouquíssimo – mais concretamente, 2 minutos e 12 segundos. No escasso tempo que Queta teve ainda conseguiu somar um ressalto ofensivo e uma assistência.
O jogador letão Kristaps Porzingis, foi o verdadeiro ‘MVP’ da partida. Este somou espantosos, 27 pontos, 10 ressaltos, seis assistências e um roubo de bola. Logo atrás do poste, veio Jason Tatum, o habitual maior pontuador da equipa de Boston. Autor de 26 pontos, seis ressaltos, seis assistências e três roubos de bola, foi o segundo melhor jogador dos Celtics.
Da equipa forasteira, foi Collin Sexton quem tentou brilhar e salvar a equipa de Utah, mas todos os seus esforços não foram suficientes. Foi o melhor marcador da noite com uns impressionantes 30 pontos – ainda fez dois ressaltos e três assistências. Com Jordan Clarkson – outro dos melhores marcadores do Jazz – de fora, o trabalho de vencer os Celtics era quase como ‘impossível’.
Neste momento, os Celtics ocupam a segunda posição na Conferência Este com 51 vitórias e 19 derrotas. Com estes números, a equipa de Boston já assegurou um lugar nos playoffs deste ano. Já os Jazz estão, literalmente, ‘a bater no fundo’ e ocupam a 15ª e última posição da Conferência Oeste, com apenas 16 vitórias e 55 derrotas.
Neemias Queta está a fazer a sua quarta temporada na NBA, e segunda nos Celtics, no qual é campeão em título (campeão em 2023/2024). Este ano conta com 54 jogos na época regular, com uma média de 5,0 pontos, 3,9 ressaltos, 0,9 desarmes de lançamento e 0,6 assistências, em 14,2 minutos. O poste português, foi ‘draftado’ em 2021 pelos Sacramento Kings na 39º posição do ‘draft’ da NBA, tornando-se assim o primeiro e único português a jogar na competição, até ao momento.
Emblema encarnado entrou com tudo no encontro e superiorizou-se ao adversário, em duelo a contar para a sétima jornada do Campeonato Nacional
06 Dez 2025 | 18:16 |
A equipa de basquetebol do Benfica venceu a Ovarense por 96-70, este sábado, dia 6 de dezembro, em jogo da sétima jornada da fase regular da Liga Portuguesa. Num encontro disputado na Arena de Ovar, as águias triunfaram, depois da vitória na Taça da Liga.
O Benfica entrou com tudo no encontro e superiorizou-se ao adversário durante o primeiro tempo. Nos 10 minutos iniciais, as águias conseguiram uma vantagem de 22-16. No segundo período, houve maior equilíbrio (24-23), números que davam vantagem às águias ao intervalo (46-39).
No segundo tempo, o Benfica geriu a gigante vantagem que trouxe do intervalo. Ainda assim, o emblema encarnado mostrou-se a bom nível e voltou a vencer o terceiro parcial por 29-12 e entrou nos últimos 10 minutos com vantagem de 24 pontos. O derradeiro parcial voltou a ser de algum equilíbrio, mas viu o Benfica carimbar mais uma vitória, com resultado final de 96-70.
O grande destaque do emblema encarnado no encontro foi Aaron Broussard. O norte-americano fez 17 pontos, quatro ressaltos e três assistências. Já Betinho Gomes somou 15 pontos e dois ressaltos, números suficientes para que o Benfica pudesse triunfar.
Com esta vitória - a décima em 14 jogos na presente temporada - os comandados de Norberto Alves mantém o registo 100% vitoriosos no campeonato e continuam no primeiro lugar da tabela classificativa (14 pontos), seguido da Ovarense (no segundo lugar, à condição, com 12 pontos). O próximo jogo da formação encarnada é na quarta-feira, dia 10 de dezembro, frente ao Galitos, a contar, para a oitava jornada. O jogo está marcado para as 19h00, no Pavilhão Fidelidade.
No primeiro encontro entre as duas formações rivais, equipa vermelha e branca comprovou que favoritismo estava do seu lado ao longo da partida
03 Dez 2025 | 22:57 |
A formação do Benfica recebeu e venceu o Sporting por 74–67 na noite desta quarta-feira, 3 de dezembro. Águias e leões mediram forças numa partida a contar para a sexta jornada da 1.ª fase da Liga Betclic feminina de basquetebol.
No primeiro dérbi entre as duas equipas lisboetas, o primeiro em muitos anos, a formação encarnada procurou dar continuidade à sua boa forma na presente temporada. No Pavilhão da Luz, Eugénio Rodrigues — que ainda não contou com o novo reforço — apostou na seguinte formação: Inês Faustino, Emanuely de Oliveira, Maria Bettencourt, Zuzanna Puc e Letícia Soares.
Apesar de se tratar de um dérbi contra um rival de grande qualidade, a equipa do Benfica nunca perdeu a liderança da partida e, desde o início, assumiu o controlo do jogo. No final do primeiro quarto, a equipa encarnada já vencia por 29–27. Ao intervalo, as jogadoras vermelhas e brancas aumentaram ainda mais a vantagem e foram para o descanso a vencer por 42–36.
No terceiro período, a equipa adversária ainda conseguiu reagir ao marcador e reduziu a desvantagem, mas o Benfica continuou firme na dianteira e seguiu para o último parcial a vencer por 59–52. No quarto e derradeiro período, as águias não tiraram o pé do acelerador e selaram o triunfo no dérbi.
Com esta vitória, a formação feminina do Benfica cimenta o terceiro lugar na fase regular da Liga Betclic feminina, somando um total de 12 pontos. O próximo duelo da equipa de Eugénio Rodrigues está agendado para o dia 6 de dezembro, na receção à União Sportiva.
Capitão e figura incontornável do Clube da Luz pondera colocar um ponto final no seu percurso. Decisão não está fechada, mas cenário ganha força nos bastidores
03 Dez 2025 | 06:15 |
Betinho Gomes está a equacionar seriamente terminar a carreira no final da presente temporada. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal dá conta de que o extremo, que é uma das lendas vivas do basquetebol do Benfica, sente que o momento de pendurar ‘as botas’ pode estar a chegar, fechando assim um ciclo de ouro e de enorme dedicação ao serviço das águias. Confira outra notícia avançada em primeira mão sobre esta modalidade dos encarnados.
Esta não é, contudo, uma reflexão nova na cabeça do internacional português. Segundo informações recolhidas pelo nosso Jornal, a possibilidade de reforma já esteve em cima da mesa no verão passado. Na altura, após conversas com a estrutura e sentindo-se ainda com capacidade física e mental para ajudar a equipa na luta pelos títulos, Betinho Gomes acabou por aceitar o desafio de renovar contrato por mais uma época, adiando o adeus aos pavilhões.
Do lado da direção e da secção de basquetebol, a postura é de total respeito e gratidão. A estrutura do Benfica atribui ao capitão total liberdade para decidir o seu futuro, garantindo que qualquer que seja a opção tomada – continuar ou parar – será aceite e apoiada pelo Clube. O estatuto que Betinho conquistou de águia ao peito dá-lhe o direito de escolher, sem pressões, como e quando quer sair de cena.
Caso a saída se confirme, o Benfica prepara-se para perder uma das suas maiores referências de balneário. A liderança de Betinho Gomes tem sido fundamental na hegemonia recente do basquetebol encarnado, sendo um exemplo de mística para os mais jovens e para os reforços estrangeiros que chegam à Luz.
Betinho Gomes conta com 10 temporadas ao serviço do Benfica. Ao todo, de acordo com os dados disponibilizados pelo Zero Zero, o extremo contabiliza 391 encontros, 4.448 pontos, 485 assistências e 15 títulos conquistados, entre os quais sete Campeonatos Nacionais (2011/12, 2012/13, 2013/14, 2021/22, 2022/23, 2023/24 e 2024/25).
Exclusivo Glorioso 1904 - Diogo Gameiro com razões para sorrir no Benfica
30 Nov 2025 | 16:39
Neemias Queta fez história nos Celtics e ex Benfica é elogiado: "O mérito é dele"
30 Nov 2025 | 15:52
Exclusivo Glorioso 1904 – Rui Costa quer continuidade de Campeão pelo Benfica
28 Nov 2025 | 13:02