
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
No último domingo, 23 de março, os Boston Celtics viajaram até Oregon, para enfrentar o Portland Trail Blazers, em mais um duelo válido para a temporada regular da NBA. Os visitantes triunfaram pelo quinto jogo consecutivo, porém, os verdes e brancos não contaram com a ajuda de Neemias Queta, ex Benfica, no duelo, que assistiu do banco de suplentes o confronto.
A ausência de Kristaps Porzingis e a larga vantagem construída pelos Celtics contra a equipa de Portland eram fatores que contribuíam para que o antigo poste do Benfica jogasse na noite de ontem. Contudo, Joe Mazzulla optou por dar mais minutos à outros dois jogadores, Luke Kornet e Torrey Craig, que vindos do banco de suplentes somaram 32 minutos em quadra.
O internacional português não havia jogado muito tempo contra os Utah Jazz e assistiu novamente o seu companheiro letão dominar o jogo por completo. Entretanto, com a ausência de Porzingis na noite de ontem, o responsável por assumir o protagonismo foi Jayson Tatum.
O camisola 0 dos Celtics somou 30 pontos, nove ressaltos e nove assistências em pouco mais de 36 minutos. O astro da NBA ainda contribuiu defensivamente com um roubo de bola e dois abafos. Outro jogador que teve destaque na partida foi Sam Hauser, que marcou 24 pontos e todos eles atrás da linha de três pontos.
Os Boston Celtics alcançaram a quinta vitória seguida na NBA, mas a jornada pela conferência Oeste continua. O próximo desafio do conjunto orientado por Joe Mazzulla será o Sacramento Kings, antiga equipa do português Neemias Queta, que draftou o jovem em 2021. O duelo será disputado na madrugada da terça-feira, às 02h00 de Portugal Continental.
Turma encarnada não entrou com o pé direito e enfrentou dificuldades para dar a volta ao marcador, perdendo a final da prova rainha
|
A equipa de basquetebol feminino do Benfica defrontou este domingo, 23 de março, o Quinta dos Lombos. As encarnadas acabaram por perder, por 75-65, em jogo da final da Taça de Portugal. Os parciais do duelo foram: 18-22 | 33-41 | 51-56 | 65-75.
O técnico das águias, Eugénio Rodrigues, apostou em Inês Faustino, Milica Ivanovic, Evelyn Ovner, Isabela Quevedo e Raphaella Monteiro de início. Inês Viana, Diana Baptista, Marcy Gonçalves, Leonor Peixinho, Mariana Silva e Clarissa dos Santos começaram a partida no banco. Já a turma adversária foi a jogo com Madelynn Utti, Sara Caetano, Chanaya Pinto, Jessica Hanson e Nahomis Hardy, optando por deixar Laura Silva, Beatriz Polici, Marta Roseiro, Suraya Rijal, Rafaela Henriques, Rosinha Rosário e Dilma Semedo a suplentes.
Vindas de um triunfo, que ficou confirmado no prolongamento, a turma de Eugénio Rodrigues teve de 'dar corda aos sapatos' para garantir mais um troféu para o Museu Cosme Damião. As águias encontraram dificuldades diante da Quinta dos Lombos, tendo entrado a perder, logo, no primeiro parcial (18-22). A história não foi diferente no segundo quarto, onde perderam mais ritmo e viram as adversárias a distanciarem-se, ainda mais, no marcador. Ao intervalo, o Benfica perdia por 41-33.
No regresso dos balneários, a turma encarnada foi à procura da reviravolta e, para isso, teve de correr atrás do tempo. No final do terceiro quarto, a equipa feminina de basquetebol da Luz já tinha recuperado alguma da distância e fechou o penúltimo quarto com uma desvantagem de cinco pontos. O Benfica voltou a protagonizar uma boa entrada no quarto parcial, procurando aproveitar alguns erros técnicos que a Quinta dos Lombos ia cometendo. No entanto, o adversário mostrava-se forte, aumentando a vantagem sobre as águias de Eugénio Rodrigue, e acabou mesmo por vencer a final por 75-65, derrotando as encarnadas, que perderam a oportunidade de somar a quarta Taça de Portugal Feminina na história da modalidade.
Depois deste encontro, o Benfica volta a jogo para medir forças com a AD Sanjoanense, no domingo, dia 30 de março. O embate, que vai valer para a jornada 22 da fase regular do Campeonato Nacional, está agendado para as 15h00, no Pavilhão Municipal Paulo Pinto.
Turma de basquetebol das águias não foi feliz fora de portas, apesar de arranque positivo na meia-final da prova rainha, este sábado, 22 de março
|
A equipa de basquetebol do Benfica defrontou, este sábado, 22 de março, o Porto. Os encarnados acabaram por perder, por 94-84, numa partida a valer para a meia-final da Taça de Portugal. Os parciais do duelo foram: 19-24 | 54-42 | 74-61 | 94-84. Veja AQUI como decorreu o Clássico, em Matosinhos.
Para este encontro, Norberto Alves apostou em Aaron Broussard, Trey Drechsel, Ahmaad Rorie, Makram Ben Romdhane e Ivica Radic de início. Eduardo Francisco, José Silva, José Barbosa, Felix Terins, Diogo Gameiro, Daniel Relvão e Betinho Gomes começaram a partida no banco das águias.
Já o Porto foi a jogo com Roy Devyn Marble, Max Landis, Miguel Queiroz, Toney Douglas e Phill Fayne. Miguel Maria, Hugo Ferreira, João Guerreiro, Gonçalo Delgado, Wesley Washpun, Tanner Omlid e Luís Silva foram os suplentes eleitos.
Vindos de um triunfo frente ao CA Queluz, o basquetebol do Benfica entrou com tudo na partida. Apesar de jogar fora de casa, o primeiro quarto acabou por cair para o lado do Glorioso, que se superiorizaram ao Porto de uma maneira incrível (24-19). No entanto, tudo mudou a partir do segundo quarto. Os dragões 'acordaram' e encostaram o Benfica 'às cordas'. Ao intervalo, os azuis e brancos venciam por 54-42.
No regresso das cabines, o basquetebol do Benfica voltou a enfrentar dificuldades. Os dragões iam aumentando o domínio sobre o Glorioso, que não conseguia aproveitar algumas oportunidades. Apesar de ainda terem chegado perto aos pés do Porto, as águias não conseguiram vencer o terceiro quarto (72-61). O quarto set não foi diferente, com os azuis e brancos a responderem, sempre, aos ataques das águias, mantendo, assim, a vantagem no marcador. Face a esta derrota, o Benfica falha a passagem à final da Taça de Portugal, enquanto o Porto fica à espera do resultado entre o Sporting e a Oliveirense.
Depois deste encontro, o basquetebol do Benfica centra atenções no duelo com o Ovarense. A partida está agendada para o próximo dia 29 de março, no Pavilhão Fidelidade, numa partida referente à jornada 18 da fase regular da Liga Betclic da modalidade.
Jogo da turma do português contra os Utah Jazz ficou marcado com vitória para os de Boston, mas o poste foi aposta em poucos minutos
|
O jogo desta madrugada entre Boston Celtics e Utah Jazz ficou marcado por um momento caricato feito pela cara do ‘franchise’, Jason Tatum. Mesmo os Celtics a ganhar por mais de 20 pontos de diferença (121-99), o poste português e antigo jogador do Benfica, Neemias Queta, jogou pouquíssimo – mais concretamente, 2 minutos e 12 segundos. No escasso tempo que Queta teve ainda conseguiu somar um ressalto ofensivo e uma assistência.
O jogador letão Kristaps Porzingis, foi o verdadeiro ‘MVP’ da partida. Este somou espantosos, 27 pontos, 10 ressaltos, seis assistências e um roubo de bola. Logo atrás do poste, veio Jason Tatum, o habitual maior pontuador da equipa de Boston. Autor de 26 pontos, seis ressaltos, seis assistências e três roubos de bola, foi o segundo melhor jogador dos Celtics.
Da equipa forasteira, foi Collin Sexton quem tentou brilhar e salvar a equipa de Utah, mas todos os seus esforços não foram suficientes. Foi o melhor marcador da noite com uns impressionantes 30 pontos – ainda fez dois ressaltos e três assistências. Com Jordan Clarkson – outro dos melhores marcadores do Jazz – de fora, o trabalho de vencer os Celtics era quase como ‘impossível’.
Neste momento, os Celtics ocupam a segunda posição na Conferência Este com 51 vitórias e 19 derrotas. Com estes números, a equipa de Boston já assegurou um lugar nos playoffs deste ano. Já os Jazz estão, literalmente, ‘a bater no fundo’ e ocupam a 15ª e última posição da Conferência Oeste, com apenas 16 vitórias e 55 derrotas.
Neemias Queta está a fazer a sua quarta temporada na NBA, e segunda nos Celtics, no qual é campeão em título (campeão em 2023/2024). Este ano conta com 54 jogos na época regular, com uma média de 5,0 pontos, 3,9 ressaltos, 0,9 desarmes de lançamento e 0,6 assistências, em 14,2 minutos. O poste português, foi ‘draftado’ em 2021 pelos Sacramento Kings na 39º posição do ‘draft’ da NBA, tornando-se assim o primeiro e único português a jogar na competição, até ao momento.