Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
31 Mar 2024 | 06:00 |
A vitória do Benfica diante do Chaves, por 1-0, na passada sexta-feira, dia 29 de março, viu as águias derrotarem o último classificado da Liga Portugal pela diferença mínima, em pleno Estádio da Luz. Neste sentido, Carlos Janela, gestor desportivo, ex assessor da SAD encarnada entre 2009 e 2022 e conhecido Benfiquista, esteve à conversa com o Glorioso 1904, dando-nos a sua opinião.
"(...) conquista dos três pontos"
Carlos Janela começou por avaliar o resultado do encontro, que primou mais pela objetividade do que pela qualidade: "No futebol de alto rendimento, entre equipas do mesmo campeonato, termos como "exigia-se" e outros imperativos, nada tem a ver com o futebol que se joga no campo. O Benfica atingiu o seu objetivo para este jogo, a conquista dos 3 pontos". Posto isto, garante que houve um sentimento geral sobre a partida: "Cada jogo tem a sua história e neste jogo, todos tivemos a sensação que a vitória iria escapar ao Benfica".
O gestor desportivo abordou ainda as três grandes penalidades falhadas pelo Benfica, uma por Ángel Di María e duas por Arthur Cabral: "Falhar 3 penáltis num jogo só tem um significado, um mau dia para os marcadores de penáltis escolhidos pelos treinador". Carlos Janela afirmou ainda os critérios para a escolha do batedor têm também impacto direto: "Lembro que os especialistas na marcação de penáltis, nada têm a ver com a posição de atacante ou de homem golo numa equipa. Muitos deles são defesas ou médios defensivos".
O 'miolo' de Schmidt
A vitória encarnada perante os flavienses viu Roger Schmidt volta a optar pela dupla de João Neves e Florentino Luís no centro do terreno. Ambos os atletas apresentaram-se a um alto nível e a capacidade de pressão alta de Florentino é imprescindível no jogo do Benfica, criando bastantes situações de contra-ataque em zonas elevadas do terreno.
Carlos Janela abordou a dupla de médios formada no Seixal e assume uma certeza: "Pelo que acontece no campo, o Florentino merece continuar como titular". Na opinião do comentador, as recentes exibições do camisola 61 são merecedoras da titularidade.
Contudo, Carlos Janela eleva a presença de João Neves no meio-campo do Benfica e dá a sua sincera opinião no jovem encarnado: "Disse-me antes do campeonato começar e repito, o João Neves é o melhor jogador da Liga. Tem influência decisiva na maioria dos jogos do Benfica".
Terça-feira, dia 2 de abril
Carlos Janela terminou a sua intervenção abordando o impacto da vitória frente ao Chaves no Dérbi Eterno da segunda mão da meia-final da Taça de Portugal: "Cada jogo tem uma abordagem diferente e terá, com certeza, uma história bem diferente. No Dérbi de terça-feira, vamos ter o grande Benfica contra um grande Sporting. Vão defrontar-se as duas melhores equipas portuguesas neste momento da época".
Questionado pelos jornalistas, presentes na antevisão do próximo encontro, ex-técnico do Benfica afirmou que h+a fatores exteriores importantes no sucesso
23 Out 2025 | 18:35 |
Após duas temporadas de sucesso no Dunkerque, Luís Castro assinou pelo Nantes, contudo, a vida na Ligue 1 não tem sido fácil. Inserido num ambinete de contestação, o antigo treinador de formação do Benfica recordou experiência no clube anterior e afirmou o que é preciso para dar a volta à situação.
Luís Castro: "Para um projeto ter sucesso, é preciso tempo ou dinheiro"
Contestado pelo arranque de temporada que o Nantes tem vindo a realizar, o antigo técnico dos encarnados reagiu às críticas, recordando a sua passagem pelo Dunkerque, afirmando que é preciso tempo para que os aspectos positivos e as mudanças surjam.
Em declarações à RMC Sport, o português frisou quais são os dois pilares necessários para que um clube tenha sucesso: "Para um projeto ter sucesso, é preciso tempo ou dinheiro. No Manchester City, o Pep Guardiola teve ambos. Jurgen Klopp também, quando chegou ao Liverpool".
Atualmente no 15.º posto da Ligue 1, apenas com um triunfo alcançado, em oito jornadas, o ex-técnico de João Neves - que se encontra lesionado - deixou uma garantia aos adeptos: "Sei qual é a nossa classificação atual. Vamos continuar a trabalhar e darei sempre o meu máximo".
"Há dois anos, toda a gente dizia que o Dunkerque ia descer de divisão na pausa de inverno, que só havia 2 por cento de hipóteses de nos mantermos na Ligue 2. No final, conseguimos a permanência", acrescentou Luís Castro, recordando a sua aventura na segunda divisão francesa.
Após uma exibição de encher o olho diante do emblema encarnado, imprensa destaca papel fundamental que internacional inglês tem tido na campanha europeia
23 Out 2025 | 18:20 |
A marca de um dos nomes mais importantes da história do Newcastle está perto de ser quebrada. Tudo por causa da exibição de Anthony Gordon, diante do Benfica, onde registou um golo e um assistência. Ao todo, o extremo de 24 anos já leva quatro golos na Champions, estando apenas a dois remates certeiros.
Segundo adiantou o jornal Record, Anthony Gordon já leva na presente temporada quatro golos e uma assistência, todos apontados na prova milionária. Assim, o camisola 10 dos magpies fica apenas a dois golos de igualar o registo alcançado por Alan Shearer, figura incontornável da história do Newcastle.
O maior goleador do emblema Premier League, atualmente com 55 anos de idade, é também o máximo marcador dos ingleses na Liga dos Campeões, ao acertar no alvo em seis ocasiões, na temporada de 2002/03, a única edição em que o avançado participou. Face aos números, as probabilidades de ser ultrapassado por Gordon são bem reais.
Por outro lado, a oportunidade de superar Shearer neste registo, será a única hipóteses de Anthony Gordon conseguir bater o recorde do ex-internacional inglês. Uma vez que, o camisola 10 do Newcastle, que já conta com 27 golos pelos geordies, equivale a apenas 12% dos tentos da lenda, que conta com um total de 206 disparos certeiros, na sua passagem por St. James Park.
Recorde-se que, o triunfo conquistado diante do Benfica, por uns categóricos 3-0, fizeram com que o Newcastle subisse aos lugares de qualificação para a próxima fase da prova. No final do encontro, Anthony Gordon foi bastante elogiado por Eddi Howe, técnico dos magpies.
Nome histórico dos Países Baixos ficou incrédulo com fraca exibição do emblema de Amesterdão, em mais uma partida da Liga dos Campeões
23 Out 2025 | 17:59 |
O Ajax, a par do Benfica, complicou as suas contas na Liga dos Campeões, ao ser goleado pelo Chelsea (5-1). No rescaldo da partida, Wesley Sneijder não poupou nas críticas dirigidas aos homens de Amesterdão, afirmando ser 'inacreditável' a atitude que os mesmo tiveram em Stamford Bridge.
Wesley Sneijder: "Há jogadores em campo que simplesmente não são dignos do Ajax"
Em declarações ao Ziggo Sports, o antigo internacional pelos Países Baixos assumiu que a equipa de Amesterdão tem nos seus quadros atletas que não representam os valores do clube neerlandês: "Há jogadores em campo que simplesmente não são dignos do Ajax".
Após apontar o dedo à fraca ezibição da equipa, liderada pelo histórico neerlandês, John Heitinga, Sneijder prosseguiu e deixou uma garantia sobre o plantel da equipa irá defrontar o Benfica n Champions: "Não todos, mas há demasiados jogadores com qualidades limitadas".
Wesley Sneijder: "Isso é inaceitável. Defensivamente, creio que o Sutalo não é digno do Ajax"
Para reforçar o seu ponto de vista, o camisola 10 da laranja mecânica recorreu a um exemplo específico: "Se olharmos para o jogo com o Chelsea... Taylor é o jogador mais criativo, mas não o vimos porque foi expulso aos 15 minutos"
Porém, as críticas à exibição frente ao Chelsea não ficaram por aqui e Sneijder ainda visou mais três atletas do emblema neerlandês, que estiveram em ação no Stamford Bridge: "Isso é inaceitável. Defensivamente, creio que o Sutalo não é digno do Ajax e Lucas Rosa também não. Baas jogou muito mal. Como lateral-esquerdo já não é possível".