Modalidades
Benfica passa com distinção no Campeonato e está a um ponto do Sporting
20 Dez 2025 | 17:31
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Voleibol
07 Jul 2025 | 12:22 |
Após ter falhado a conquista do Hexacampeonato Nacional para o Sporting, Marcel Matz vai mesmo protagonizar uma limpeza no balneário do Benfica. No entanto, sabe o Glorioso 1904, que André Aleixo, mais conhecido por Japa, vai mesmo sobreviver à revolução dos vermelhos e brancos, tendo garantido um lugar no plantel da equipa de voleibol em 2025/26.
No Exclusivo Glorioso 1904 desta segunda-feira, o nosso Jornal dá conta do plano dos dirigentes do Benfica para o zona 4 brasileiro. Depois de seis temporadas a envergar o Manto Sagrado, Japa vai ficar no Clube da Luz. Apesar dos seus 34 anos, o técnico dos encarnados considera que o camisola 18 continua a ser uma peça-chave na formação.
Por esse mesmo motivo, de acordo com informações recolhidas pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima, André Aleixo- que conquistou já quatro Campeonatos, quatro Supertaças e três Taças de Portugal- tem estadia garantida na Luz em 25/26. Tendo prolongado a ligação em 2024, o voleibolista poderá então contar com a permanência assegurada na Luz.
Vale destacar que, a equipa de voleibol do Benfica deverá mesmo sofrer uma revolução no que toca ao balneário, sendo que Matheus Alejandro, Michal Godlewski e Edu abandonaram a formação de Marcel Matz neste mercado de verão. Já Felipe Banderó, sabe o Glorioso 1904, vai envergar o Manto Sagrado em 2025/26.
Em 2024/25, Japa - no Benfica desde a temporada 2019/20 - marcou presença em 43 embates: seis na CEV Cup, dois na Champions League, 30 no Campeonato Nacional, quatro na Taça de Portugal e umna Supertaça. O camisola 18 dos encarnados, que deu excelente conta de si, somou ainda uns impressionantes 312 pontos.
Emblema encarnado conseguiu chegar ao empate na eliminatória e viria mesmo dar a volta em casa diante da formação romena
06 Jan 2026 | 22:26 |
A equipa de voleibol do Benfica venceu, esta terça-feira, dia 6 de janeiro, os romenos do Arcada Galati por 1-0 no golden set, após triunfo por 3-1 que igualou a eliminatória e, desta forma, carimbou a passagem aos oitavos de final da CEV Challenge Cup.
A equipa orientada por Marcel Matz entrou determinada a impor-se no primeiro set, cuja vitória sabia ser importante para marcar uma posição de ascendente no jogo, conseguindo dominar o adversário e manter-se quase sempre com dois a três pontos de vantagem, concluindo-o a partida com 25-22.
O adversário reagiu no segundo set e inverteu os fatores: entrou pressionante, surpreendeu o Benfica e ganhou rapidamente um avanço (4-1) que soube gerir, apesar de dois momentos em que a equipa da Luz recuperou com parciais favoráveis. No entanto, os romenos voltaram a impor-se, distanciando-se de forma decisiva e fechando em 25-19.
Os encarnados não se deixaram atemorizar com o revés, reagindo com um desempenho de alto nível na terceira partida, em que entraram de rompante com parcial de 5-1. O Galati ripostou e manteve-se próximo no marcador, igualando a 14, mas não conteve nova vaga benfiquista, a preservar a liderança - até nova igualdade (21). Entrou-se em fase decisiva, rijamente disputada e a elevar a emoção no pavilhão, quando Japa apontou o 24-23, dando à equipa portuguesa o primeiro set points, de dois que necessitou para ganhar esta terceira partida (26-24) e preservar-se na luta pela qualificação (2-1).
O quarto set foi de sentido único - o do Benfica -, mas só a partir dos 15 pontos. Depois, as águias dispararam, imparáveis, para o triunfo, garantido com imprevisto à-vontade, após quatro set points (de 24-17 para 25-20). Os encarnados asseguram a vitória no jogo (3-1), mas ainda não a eliminatória, que se decidiu em golden set.
Nesta partida mais curta, o Benfica voltou a começar melhor, adiantou-se para 3-1 e consentiu dois empates (5-5 e 9-9), mas marcou uma posição quase decisiva quando chegou a dois pontos de vantagem aos 13-11, segurando-os até à vitória por 15-13, que garantiu o apuramento para a fase seguinte.
Na última partida de 2025, formação vermelha e branca jogou fora de portas e assumiu desde cedo as despesas de um encontro de sentido único
29 Dez 2025 | 22:15 |
No penúltimo dia do ano, a equipa de voleibol do Benfica deslocou-se ao reduto do Clube K para a realização de mais uma jornada da fase regular do Campeonato Nacional da modalidade. No final do encontro, a equipa de Marcel Matz venceu por 3-0.
Tiago Violas, Pablo Natan, Lucas França, Murad Khan, Japa, Valerii Todua e Ivo Casas (L) foram as opções iniciais do técnico canarinho que, no banco de suplentes, ainda contou com a presença de Peter Wohlfahrtstätter, Francisco Pombeiro, Nivaldo Gómez, Felipe Banderó, Kelvi Geovani e Bernardo Silva (L).
Perante um adversário que já tinha derrotado na primeira volta do campeonato, o Benfica voltou a mostrar que era o claro favorito a conquistar o triunfo e entrou melhor na partida, ao vencer o set inaugural pelo parcial de 25-14, sem dar qualquer hipótese ao adversário.
No segundo set, houve períodos em que o Clube K dominou a partida, assumindo a liderança no marcador. Porém, quando o resultado registava uma igualdade de 15-15, o Benfica puxou dos galões e ganhou um novo fôlego, com a equipa de Marcel Matz a conquistar o segundo parcial, com uma diferença de cinco pontos (25-20).
No terceiro set, o espírito da equipa da casa ficou quebrado pelas duas derrotas anteriores, com os encarnados a assumirem as despesas do parcial sem grandes dificuldades (25-15). Com este resultado, a equipa do Benfica dá continuidade ao triunfo frente à Ala Nun’Álvares e sobe à liderança do campeonato, com 36 pontos, mais dois do que o Sporting.
Depois do triunfo na ronda anterior, formação vermelha e branca ganha novo fôlego na prova e ultrapassa o Sporting na corrida pelo título
21 Dez 2025 | 16:24 |
A equipa de voleibol do Benfica voltou a estar em ação este domingo, 21 de dezembro, ao receber e vencer, por 3-0, o Ala de Gondomar. A partida realizada entre os encarnados e o conjunto do centro do país foi referente à 12.ª jornada do Campeonato Nacional da modalidade.
Depois de ter marcado presença no reduto do São Mamede, em partida que decorreu no último sábado, 20 de dezembro, onde os encarnados venceram por esclarecedores 3-0, era mais do que importante que Marcel Matz operasse algumas mudanças na equipa titular, a fim de fazer uma gestão de esforço.
A jogar perante os seus adeptos, no Pavilhão da Luz, o Benfica não deu muitas hipóteses ao Ala de Gondomar, assumindo o controlo da partida e do set inicial. No primeiro parcial, as águias foram para o descanso a vencer por 1-0, graças ao resultado de 25-20.
No segundo set, o Gondomar puxou dos galões nos lances iniciais e foi acompanhando o ritmo imposto pelo Benfica. No entanto, na reta final do parcial, as águias voltaram a ser superiores e não deram mais margem ao adversário, vencendo por 25-16 e ampliando a vantagem no marcador para 2-0.
No terceiro e último set, o Benfica mostrou-se bastante à vontade com a vantagem que trazia dos parciais anteriores. Apesar da insistência do Ala de Gondomar, o Clube da Luz nunca perdeu o controlo do jogo e foi gerindo até chegar ao 25-14. Com este resultado, o Glorioso sobe à liderança do Campeonato Nacional, com 33 pontos.
Benfica passa com distinção no Campeonato e está a um ponto do Sporting
20 Dez 2025 | 17:31
Benfica passa sem dificuldades e volta a fazer pressão sobre o Sporting
13 Dez 2025 | 18:16
Exclusivo Glorioso 1904 – Eliminação europeia pode levar Rui Costa a revolução no Benfica
12 Dez 2025 | 14:44