Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 - “ESTE É O MELHOR JOGO DO MUNDO”; BENFICA PROCURA O TÃO AGUARDADO TRIPLETE NO DÉRBI ETERNO

Águias e leões voltam a medir forças na decisão do troféu

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

Neste sábado, dia 10 de junho, às 18h00, a equipa de futsal do Benfica disputa o jogo um da final do playoff da Liga Placard, frente ao Sporting, no Pavilhão João Rocha.



Nuno Campilho, comentador do nosso Jornal, antecipa mais um grande jogo entre duas equipas que têm dominado o panorama nacional e europeu. “São duas equipas que se conhecem bem, não vislumbro que percam muito tempo em estudar a forma de jogar de cada uma, pelo que só posso esperar muita intensidade e velocidade desde o início do jogo”, afirmou. 


Em oposição, Bernardo Alegra, Diretor do Glorioso 1904, prevê uma final marcada pelo equilíbrio tático: “Espero um encontro algo conservador, especialmente por parte do Benfica. Parece-me que desde a entrada do Mário Silva nos sentimos mais confortáveis numa posição de maior controlo defensivo e aproveitamento dos erros adversários. Por outro lado nenhuma das equipas quer perder o primeiro jogo pelo que estarão tendencialmente mais cautelosas”.


Apesar de não ter alcançado a final da Liga dos Campeões, onde acabaria por terminar no terceiro lugar, a época do Clube da Luz tem sido bastante positiva. Em 2022/23, os encarnados já contam com a conquista da Taça da Liga e Taça de Portugal, esta última depois de vencer o rival da segunda circular por uns impressionantes 4-1.

Contudo, o Diretor do Glorioso 1904 voltou a mostrar-se apreensivo com o verdadeiro potencial do adversário: “Não acho que exista qualquer vantagem psicológica para o Benfica. Vamos jogar contra a equipa que, à exceção do presente ano, tem dominado o futsal nacional e até europeu nos últimos anos. Estamos com certeza melhor do que estávamos no inicio do ano em que acumulávamos derrotas consecutivas nas mais diversas competições. Mas o Sporting é uma equipa extraordinariamente experiente pelo que saberá lidar com essa situação”.

Em busca do troféu de Campeão Nacional, título que foge aos Benfiquistas desde a temporada 2018/19, as águias apresentaram números estratosféricos na Liga Placard: 20 vitórias, 2 empates e apenas 5 derrotas em 27 partidas, contando ainda com 119 golos marcados e, somente, 60 consentidos. No total das competições, o Benfica soma 35 vitórias em 45 jogos, juntamente com 198 golos registados.

Entre os principais contribuintes para a ressureição do Glorioso em todos os setores, encontramos Rocha, pivot brasileiro de 28 anos que despontou com 40 golos e 14 assistências em 44 partidas. De seguida, apararecem nomes já conhecidos dos adeptos, como o ala luso Bruno Cintra (25 golos e 11 assistências); o ala canarinho Arthur (24 golos e nove assistências) e o pivot Jacaré (22 golos e 17 assistências).

Ainda assim, Bernardo Alegra não prevê resultados muito dilatados ao longo da eliminatória: “Não me parece que vá ser o poderio ofensivo a definir o vencedor deste jogo ou desta final, até porque aí entramos em desvantagem com uma equipa que marcou 32% mais golos na fase regular da época. São duas equipas que se conhecem muito bem, com os melhores jogadores da modalidade pelo que mais importante que o poderio ofensivo será o controlo tático e emocional de forma a cometer o mínimo de erros possível”.

Mais do que a simples vitória no dérbi, está em causa a recuperação dos tempos de glória do Benfica. No total, o Glorioso já arrecadou 29 troféus no seu plamarés, incluindo oito títulos da primeira Divisão; quatro Taças da Liga, oito Supertaças; oito Taças de Portugal e uma Champions League. Ainda assim, nos últimos 10 anos, só por duas vezes o Clube sagrou-se Campeão Nacional, um registo que não se compara às seis vitórias do Sporting na década transata.

De facto, os leões são o maior expoente do futsal português com 43 títulos conquistados, entre os quais se encontram duas Ligas dos Campeões e 17 Campeonatos Naconais. E se o ataque do Benfica é letal, o adversário é ainda mais prolífero: 235 golos marcados; 34 vitórias; sete empates e duas derrotas.

Neste contexto, Campilho deixa um aviso sério: “O Benfica, do meu ponto de vista, deverá trabalhar mais e melhor a concentração no momento defensivo e, frente ao Sporting, ainda mais, pois estamos a falar de uma equipa muito poderosa. Ainda que possamos ter condições para ferir o adversário, com o nosso poderio ofensivo, de nada valerá se cometermos erros que permitam ao adversário a marcação de golos que os possam fazer equilibrar, ou distanciarem-se no marcador”.

Para vencer o conjunto leonino, os comandados de Mário Silva terão que importunar estrelas de alto gabarito, como o ala italiano Diego Cavinato (45 golos e 12 assistências) ou o ala português Pany Varela (22 golos e 18 assistências em todas as competições). Esta é uma preocupação urgente para o Benfica, especialmente depois de uma meia-final frente ao Braga em que a equipa sentiu dificuldades em situação defensiva no 5×4 do adversário.

Perante o ataque dos leões, Alegra destaca a importância dos guardiões encarnados para as esperanças do Benfica: “Eu acho que o o jogador mais importante nas modalidades de pavilhão é o guarda redes. Os jogos decidem-se quase sempre em pequenos detalhes e, até olhando para o exemplo dos últimos anos, o guarda redes tem um papel preponderante no resultado final. Esperemos que o Léo esteja à altura e seja decisivo na reconquista da Liga”.

Por sua vez, Nunu Campilho considera que o caminho para o sucesso está dependente de outros jogadores mais criativos e atléticos: “Chishkala pela sua capacidade física e acerto na finalização; Rocha, pela qualidade e até pelo seu passado de ligação ao Sporting; Bruno Coelho pela experiência e, sobretudo, Afonso Jesus, que eu considero um jogador verdadeiramente notável e muito completo em todas as ações do jogo”.

Por fim, Bernardo Alegra assegurou que “o peso histórico não tem qualquer influência no resultado” e que a utilização de um modelo mais móvel e defensivo trará alegrias ao universo Benfiquista. “Independentemente das dificuldades que vamos encontrar, estou confiante que será desta que recuperamos o título e fechamos a época com um pleno de títulos em Portugal. Viva o Benfica!”.

De recordar que o segundo encontro da final terá lugar daqui a três dias, na terça-feira, pelas 20h30, já na Luz. No dia 17, novamente no Pavilhão João Rocha, o jogo 3 arrancará às 16 horas, com os eventuais jogos quatro e cinco marcados para 21 de junho (20h30, na Luz) e 25 de junho (15h, no João Rocha).

Mário Silva, treinador encarnado, acredita que "a equipa que conseguir levar o jogo mais tempo para as situações onde é mais competente será sempre aquela que estará mais perto de vencer", vincando também a importância do "aspeto emocional que os dérbis acarretam, porque são jogos especiais". Por sua vez, o treinador verde e branco Nuno Dias sublinhou à Sporting TV que “os jogadores estão conscientes do momento da época em que se encontram” e desvalorizou o facto das águias terem visto chegar um novo técnico há menos de três meses, considerando que “os jogadores estão juntos há muito tempo”.


Modalidades

Afonso Jesus pode brilhar fora do Benfica e deixa 'aviso': "Jogadores experientes"

Atleta do Clube encarnado está com a Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de Futsal e pretende revalidar titulo conquistado em 2021

Jogador do Benfica Afonso Jesus garante que Portugal está preparado
Jogador do Benfica Afonso Jesus garante que Portugal está preparado

  |

Icon Comentário0

A Seleção Nacional de Futsal continua os preparativos para o primeiro embate da fase a eliminar no Campeonato do Mundo de 2024. Portugal vai enfrentar o Cazaquistão esta quinta-feira, dia 26 de setembro, num jogo dos oitavos de final, que se espera intenso. Esta terça-feira, 24 setembro, foi Afonso Jesus, atleta do Benfica que pode brilhar agora fora da Luz, quem assumiu o papel de porta-voz da equipa, fazendo um balanço do percurso até ao momento e destacando a importância do duelo que se avizinha.


"Estamos na fase a eliminar, onde queríamos estar. Trabalhámos bastante até agora e o foco é afinar alguns pormenores para melhorar. Acima de tudo, temos de ser Portugal, como temos sido até aqui, com uma grande entreajuda e foco no nosso processo, para conseguirmos vencer o Cazaquistão", afirmou o fixo, mostrando a confiança da equipa.


"É mais uma final para nós"


Sobre o adversário, Afonso Jesus reconheceu a qualidade do Cazaquistão, deixando o 'aviso'. "É uma seleção muito competitiva, com jogadores experientes e com um guarda-redes subido, algo que já conhecemos de encontros anteriores. Têm rotinas bem definidas e nunca se dão por vencidos. Respeitamos os seus pontos fortes, mas o mais importante é focarmos-nos em nós e no que temos de fazer. Este jogo é mais uma final para nós", acrescentou.

O jogador do Benfica destacou ainda o bom trabalho da equipa durante a competição. "Fizemos uma preparação muito boa e a nossa fase de grupos foi exemplar. Fomos crescendo ao longo da prova, e agora estamos na fase decisiva. Temos de aproveitar esta oportunidade com alegria e sempre fiéis à nossa identidade", sublinhou o atleta português.


Portugal, que defende o título de Campeão do Mundo, entra agora na fase mais crítica da competição, onde todos os jogos são decisivos. O embate contra o Cazaquistão está marcado para as 13:30 horas de Portugal Continental, e a Seleção das Quinas espera avançar na defesa do troféu.


Modalidades

‘Match fixing’ no Mundial? Campeão pelo Benfica condena e afirma: “Que triste!”

Atleta que fez história no Clube da Luz soube do sucedido e desaprovou a atitude que gerou polémica no jogo entre a França e o Irão

Antigo jogador do Benfica condenou o suposto caso de 'match fixing' que aconteceu no Mundial
Antigo jogador do Benfica condenou o suposto caso de 'match fixing' que aconteceu no Mundial

  |

Icon Comentário0

O duelo da França e do Irão para o Mundial de futsal continua a dar que falar por más razões. Agora é Ricardinho, jogador que durante muitos anos foi o melhor do mundo, a comentar o alegado caso de ‘match fixing’. O emblema asiático fechou a partida por 4-1, com muitos lances polémicos, que supostamente os franceses facilitaram para o triunfo iraniano.


 De modo a obterem um melhor posicionamento e adversários teoricamente mais acessíveis na segunda fase, a França terá dado a vitória ao Irão. Em reação ao sucedido, o antigo jogador do Benfica, desaprovou completamente a situação.


“Já tinha acontecido no Mundial do Brasil, entre Paraguai e Itália, onde esteve aos olhos de todos o que aconteceu, para que ambos se apurassem para a fase seguinte. E agora a França faz o mesmo para evitar rivais mais difíceis. Não sei até quando os atletas vão pactuar com estas coisas e quando vão criar um conceito para que na última jornada haja mais coisas assim! O futsal perde, o desporto perde... que triste!", escreveu o craque.


"Não sei até quando os atletas vão pactuar com estas coisas e quando vão criar um conceito para que na última jornada haja mais coisas assim! O futsal perde, o desporto perde... que triste!"

Ricardinho foi formado no Miramar e chegou ao Benfica em 2003. Ao serviço do Benfica, onde jogou entre 2003 e 2010, foi onde Ricardinho despontou e mostrou ao mundo todo o seu futsal. Ricardinho conquistou cinco Campeonatos Nacionais, quatro Taças de Portugal, cinco Supertaças Nacionais e ainda uma UEFA Futsal Cup (atualmente denominada UEFA Futsal Champions League).


A nível individual, o craque português, que alcançou o título máximo do futsal mundial na Lituânia ao serviço da seleção nacional, foi eleito por seis vezes o melhor jogador do mundo, número recorde, ultrapassando o jogador brasileiro Falcão que conquistou esse título individual por quatro vezes. O jogador vai continuar a carreira e para já conta com 43 títulos no palmarés.


Modalidades

Última hora! Benfica contrata Cassiano Klein: treinador de futsal assina até...

Encarnados, recorde-se, dispensaram Mário Silva, depois de uma uma temporada aquém das expectativas

Oficial: Cassiano Klein é o novo treinador de futsal do Benfica
Oficial: Cassiano Klein é o novo treinador de futsal do Benfica

  |

Icon Comentário0

Depois de ter feito correr muita tinta, o sucessor de Mário Silva no comando técnico da equipa de futsal do Benfica está escolhido. Os encarnados anunciaram, esta sexta-feira, que Cassiano Klein vai assumir as rédeas do Glorioso. O treinador assinou até 2027 e mostrou-se pronto para esta nova etapa.



"O grupo tem muita qualidade, muita capacidade e jogadores com uma fome muito grande. Admiro muito as pessoas que querem fazer cada dia mais e o grupo deixa isso claro"


"Está a ser incrível. Trabalhar neste Clube e poder contribuir para a sua história fantástica é fascinante. Os primeiros dias estão a ser maravilhosos e tenho aprendido muito em todos os sentidos. Espero que nós possamos continuar a trabalhar muito duro", começou por mencionar o timoneiro brasileiro, em entrevista à BTV.


"Eu vejo que o futebol está muito globalizado. Trabalhamos com jogadores de diferentes nacionalidades e isso ajuda-nos. Trabalhar num país que também respira futebol e futsal inspira-me muito, tal como trabalhar num campeonato tão competitivo, com grandes equipas e grandes profissionais. Sou apaixonado por aprender e tenho a convicção que vamos continuar a aprender muito nas competições. Espero que tenhamos mérito para chegar até ao final e desfrutar de coisas muito boas", atirou ainda o sucessor de Mário Silva.

O Benfica destacou ainda o palmarés do treinador canarinho: "Cassiano Klein venceu 13 troféus de relevo na América do Sul: 3 Campeonatos Catarinenses (2012, 2013 e 2023), 2 Campeonatos Paranaenses (2020 e 2021), 1 Liga Nacional de Futsal (2021), 1 Taça dos Libertadores da América (2022), 1 Supercopa (2023), 2 Recopas (2023 e 2024), 3 Copas Gramado (2020, 2023 e 2024) e acredita que pode enriquecer esse palmarés na Luz". 

"O grupo tem muita qualidade, muita capacidade e jogadores com uma fome muito grande. Admiro muito as pessoas que querem fazer cada dia mais e o grupo deixa isso claro. Estão dispostos a trabalhar muito duro para conseguirmos competir a um altíssimo nível. Temos talento e, agora, essa disciplina e compromisso vão ajudar-nos a chegar no final e estarmos prontos para algumas coisas", disse o técnico, que foi eleito o Melhor Treinador do Mundo em 2022, pelo Futsal Planet

"Eu acredito que precisamos muito do carinho e do apoio deles, porque tudo o que eu oiço e vejo é que eles fazem muita diferença. Não tenham dúvidas que vamos trabalhar no limite todos os dias para chegarmos aos jogos e retribuir o carinho deles. Esperamos conseguir os objetivos para que eles possam sair dos pavilhões felizes e cada vez mais próximos de nós", concluiu Cassiano Klein.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Chega ao fim a 'novela': Rui Costa anuncia sucessor de Mário Silva no Benfica
Modalidades

Oficial! Chega ao fim a 'novela': Rui Costa anuncia sucessor de Mário Silva no Benfica

 

Icon Comentário0
Orgulho, Benfica! Seis golos encarnados ajudaram Portugal a golear o Panamá
Modalidades

Orgulho, Benfica! Seis golos encarnados ajudaram Portugal a golear o Panamá

 

Icon Comentário0
Já é nossa! 'Miúdas' do Benfica goleiam o Torreense e conquistam a 9.ª Supertaça
Modalidades

Já é nossa! 'Miúdas' do Benfica goleiam o Torreense e conquistam a 9.ª Supertaça

 

Icon Comentário0