 
                                                    
                        Clube
Luís Filipe Vieira explica terceiro lugar nas eleições do Benfica: "Pena"
27 Out 2025 | 07:11
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
 
            Clube
 
             
                                        21 Dez 2023 | 05:00 |
Desde que assumiu a liderança do Benfica, Rui Costa determinou o reforço no projeto olímpico como um dos objetivos de mandato. Ainda assim, Tiago Godinho, conhecido adepto do Clube da Luz, colocou em cima da mesa o problema na gestão das modalidades face aos resultados menos positivos alcançados.
Nesse sentido, o Glorioso 1904 esteve à conversa com o comentador que, num primeiro momento, deu destaque ao trabalho assíduo de Rui Costa face ao investimento no projeto das modalidades.
Causas para a má gestão
"Primeiro, reconhecer e louvar o Sport Lisboa e Benfica pois nos últimos 20 anos é o clube que de forma mais consistente e sem recuos aposta no ecletismo. Neste momento nas 5 principais modalidades de pavilhão, disputa os campeonatos em ambos os géneros, não existindo nenhum outro em Portugal que possa dizer o mesmo", começou por dizer o comentador do nosso Jornal, destacando, ainda, o reforço no investimento por parte da direção do Clube da Luz.
O assumido Benfiquista apontou, então, para a origem do problema. "A falta de liderança na gestão das modalidades é evidente, o clube tem um conjunto de diretores / Team managers que na prática ninguém sabe qual o seu papel nas equipas. No Verão deste ano Carlos Lisboa cessou funções como diretor geral das modalidades, segundo o clube função que exerceu durante 15 anos", explicou.
"Quando Tiago Pinto assumiu a direção geral do futebol, foi anunciado pelo clube que as funções anteriores de Tiago Pinto eram as de diretor geral para as modalidades, ou seja, este pequeno episódio demonstra o desnorte de uma estrutura que quando se vence o mérito é de todos os que estão ligados às modalidades", completou Tiago Godinho.
Possíveis medidas para resolver o mau momento
No que toca às ações que podem ser tomadas por parte do emblema da Luz para 'virar' a situação para o lado mais correto, Tiago Godinho não hesita em determinar um conjunto de medidas.
"Em primeiro lugar é preciso de forma clara definir uma estrutura, ter um diretor geral para as modalidades de pavilhão que em conjunto com a Direção defina estrategicamente os objetivos para as secções", afirmou, salientando a importância da autonomia a cada responsável pelo respetivo departamento.
"Reestruturar a prospeção de talento, em Portugal, com uma rede alargada de parceiros que permitam ao clube detetar talento jovem de forma mais célere que os nossos principais adversários, no exterior, analisando além da componente técnica a capacidade de adaptação dos atletas a contratar, para evitar os regulares equívocos na contratação de jogadores, com destaque para o andebol e basquetebol", disse, ainda.
"Uma liderança bem definida e com as responsabilidades de cada cargo bem estabelecida ajudará certamente a responsabilizar cada um no compromisso com os objetivos do clube: vencer regularmente em todas as modalidades", concluiu o comentador do Glorioso 1904.
Eficácia das medidas
Apesar de defender medidas mais estruturais, Tiago Godinho realça o facto de existirem certos comportamentos a ser adotados, no futuro mais próximo, de forma a retificar o atual caminho do desempenho das modalidades.
Com destaque para o andebol, o adepto dos encarnados deixa um apelo. "Existe uma modalidade que infelizmente dificilmente será possível fazer muito melhor, a não ser a começar desde já a preparação da próxima época (andebol masculino) mas exigindo a todos os envolvidos que honrem o clube em cada jogo que existir por disputar na presente época, no campeonato, e que lutem pela conquista da Taça de Portugal", referiu.
"Nas restantes secções as hipóteses de conquistar os respetivos campeonatos está em aberto, mas é preciso um maior compromisso de todos para a concretização dos objetivos do Sport Lisboa e Benfica", reforçou, no final.
Candidato da Lista D terminou no último lugar do ato eleitoral, com 0,18% dos votos, e assumiu que os resultados não foram os esperados
 
                                27 Out 2025 | 08:01 |
Cristóvão Carvalho assume que o sexto lugar alcançado nas eleições do Benfica não era o resultado que esperava. Numa publicação nas redes sociais, o líder da Lista D deu os parabéns a Rui Costa e João Noronha Lopes, que passaram à segunda volta, e deixou um pedido para a segunda volta do ato eleitoral das águias.
Cristóvão Carvalho e as eleições do Benfica: “Resultado longe do que ambicionávamos”
"Hoje terminou uma etapa importante na nossa caminhada. O resultado esteve longe de ser o que ambicionávamos, mas saímos deste processo com a convicção e a certeza de termos feito uma campanha séria, honesta e sempre centrada no melhor para o Sport Lisboa e Benfica”, começou por afirmar Cristóvão Carvalho.
“Quero, antes de mais, dar os parabéns ao Rui Costa pelo extraordinário resultado e a João Noronha Lopes por ter conseguido passar à segunda volta. Sei que ambicionava muito mais, mas os Sócios são soberanos. Nesta segunda volta espero que honrem a responsabilidade que os Sócios lhes confiaram e que coloquem sempre o Benfica acima de qualquer interesse pessoal”, acrescentou Cristóvão Carvalho.
Cristóvão Carvalho e o futuro do Benfica: “Projeto não acaba aqui”
“A todos os sócios que confiaram em nós e no nosso projeto, muito obrigado. Cada voto foi um sinal de esperança e de vontade de ver um Benfica mais próximo dos sócios, mais transparente, mais ambicioso e mais unido”, escreveu Cristóvão Carvalho, numa publicação no Instagram, no passado domingo, 26 de outubro.
“Hoje termina apenas uma fase. O projeto não acaba aqui. Continuaremos a trabalhar, a ouvir e a defender a participação dos Sócios na vida do Clube. Este caminho não se esgota num ato eleitoral. A semente está lançada e vamos continuar a cuidar dela”, finalizou Cristóvão Carvalho, olhando para o futuro dos encarnados.
Candidato da Lista B terminou no quinto lugar e assumiu que resultados no ato eleitoral ficaram muito aquém das expectativas
 
                                27 Out 2025 | 07:48 |
Martim Meyer assume que o quinto lugar nas eleições do Benfica ficou muito aquém das expectativas. Na análise ao ato eleitoral, que terminou com triunfo de Rui Costa, o candidato da Lista B, que registou cerca de 2% dos votos, preferiu adiar um eventual apoio a alguma das outros listas na segunda volta para outro momento.
Martim Meyer e as eleições do Benfica: “Aposta na continuidade”
“Em primeiro lugar, temos de louvar não só termos batido um recorde mundial, como a forma ordeira e muito democrática como decorreram as eleições. O Benfica está de parabéns, fomos um exemplo. Temos de continuar a seguir esta linha no futuro, nas Assembleias Gerais porque é de união que o precisa”, começou por referir Martim Meyer.
“É certo que o incumbente é sempre mais forte e pareceu-me que houve aqui uma aposta na continuidade e que os Sócios entenderam que esse é o melhor caminho para o Clube. É evidente o reforço de confiança em Rui Costa. Agora, temos de saber unir o Clube, trabalhar todos em conjunto para vencermos cada vez mais”, considerou Martim Meyer.
Martim Meyer e a segunda volta das eleições do Benfica: “Não é dia para isso”
“Esta minha votação foi abaixo do que eu esperava, por isso, com toda a humildade, tenho de perceber o porquê de uma proposta feita com muito amor e qualidade para os Sócios do Benfica se repercutiu num resultado como este”, afirmou Martim Meyer, assumindo que os resultados ficaram aquém das expectativas.
“Hoje é dia de balanço, não é dia para isso [posição sobre a segunda volta]. Eu próprio estou a fazer um balanço. Aquilo que fiz ao longo destes seis meses foi abandonar todos os meus afazeres, a minha vida familiar e profissional e trazer uma proposta para os benfiquistas que eu queria que fosse de grande qualidade. Foi nisso que me concentrei”, finalizou Martim Meyer.
Líder da lista C terminou no quarto lugar, com 11,48%, ficando atrás de Luís Filipe Vieira, João Noronha Lopes e Rui Costa
 
                                27 Out 2025 | 07:33 |
João Diogo Manteigas vai apoiar João Noronha Lopes na segunda volta das eleições do Benfica. De acordo com informação avançada pelo jornal A Bola, que já tinha sido adiantada num Exclusivo Glorioso 1904 do dia 25 de novembro, a lista C deverá demonstrar o seu apoio ao segundo classificado da primeira volta.
“O Benfica deve romper definitivamente com o passado, representado nestas eleições por Rui Costa e Luís Filipe Vieira. Na eventualidade de uma segunda volta sem a presença de João Diogo Manteigas, o nosso apoio será dirigido a João Noronha Lopes”, afirmou Tiago Godinho, mandatário da Lista C em exclusivo ao Glorioso 1904, antes da realização das eleições.
Numa publicação nas redes sociais já depois do ato eleitoral, Tiago Godinho afirmou que o resultado não foi o esperado: "Acabo de chegar a casa, 30 horas depois. Foi uma mobilização sem igual, que culminou com uma derrota dura para a candidatura que apoiei. Tínhamos perfeita noção de que não éramos favoritos".
Apesar de algumas picardias durante a campanha eleitoral, este posicionamento da candidatura liderada por João Diogo Manteigas não é surpresa. O apoio oficial da Lista C a João Noronha Lopes deve ser tornada público muito em breve, ficando a faltar perceber se os dois irão aparecer juntos nas próximas semanas.
Rui Costa venceu a primeira volta das eleições do Benfica, registando 42,13% dos votos. João Noronha Lopes, da Lista F, ficou em segundo lugar, com 30,26%, seguido, de longe, por Luís Filipe Vieira, com 13,86%. Por sua vez, João Diogo Manteigas terminou no quarto lugar, com 11,48%. Martim Meyer e Cristóvão Carvalho ficaram no quinto e sexto lugar, com 2,1% e 0,18&, respetivamente.
 
                                                    
                        Luís Filipe Vieira explica terceiro lugar nas eleições do Benfica: "Pena"
27 Out 2025 | 07:11
 
                                                    
                        João Noronha Lopes deixa certeza sobre segunda volta das eleições do Benfica: "Convicção"
27 Out 2025 | 06:57
 
                                                    
                        Rui Costa responde a João Noronha Lopes sobre eleições do Benfica: "Ninguém"
27 Out 2025 | 06:41