Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0Desde que assumiu a liderança do Benfica, Rui Costa determinou o reforço no projeto olímpico como um dos objetivos de mandato. Ainda assim, Tiago Godinho, conhecido adepto do Clube da Luz, colocou em cima da mesa o problema na gestão das modalidades face aos resultados menos positivos alcançados.
Nesse sentido, o Glorioso 1904 esteve à conversa com o comentador que, num primeiro momento, deu destaque ao trabalho assíduo de Rui Costa face ao investimento no projeto das modalidades.
Causas para a má gestão
"Primeiro, reconhecer e louvar o Sport Lisboa e Benfica pois nos últimos 20 anos é o clube que de forma mais consistente e sem recuos aposta no ecletismo. Neste momento nas 5 principais modalidades de pavilhão, disputa os campeonatos em ambos os géneros, não existindo nenhum outro em Portugal que possa dizer o mesmo", começou por dizer o comentador do nosso Jornal, destacando, ainda, o reforço no investimento por parte da direção do Clube da Luz.
O assumido Benfiquista apontou, então, para a origem do problema. "A falta de liderança na gestão das modalidades é evidente, o clube tem um conjunto de diretores / Team managers que na prática ninguém sabe qual o seu papel nas equipas. No Verão deste ano Carlos Lisboa cessou funções como diretor geral das modalidades, segundo o clube função que exerceu durante 15 anos", explicou.
"Quando Tiago Pinto assumiu a direção geral do futebol, foi anunciado pelo clube que as funções anteriores de Tiago Pinto eram as de diretor geral para as modalidades, ou seja, este pequeno episódio demonstra o desnorte de uma estrutura que quando se vence o mérito é de todos os que estão ligados às modalidades", completou Tiago Godinho.
Possíveis medidas para resolver o mau momento
No que toca às ações que podem ser tomadas por parte do emblema da Luz para 'virar' a situação para o lado mais correto, Tiago Godinho não hesita em determinar um conjunto de medidas.
"Em primeiro lugar é preciso de forma clara definir uma estrutura, ter um diretor geral para as modalidades de pavilhão que em conjunto com a Direção defina estrategicamente os objetivos para as secções", afirmou, salientando a importância da autonomia a cada responsável pelo respetivo departamento.
"Reestruturar a prospeção de talento, em Portugal, com uma rede alargada de parceiros que permitam ao clube detetar talento jovem de forma mais célere que os nossos principais adversários, no exterior, analisando além da componente técnica a capacidade de adaptação dos atletas a contratar, para evitar os regulares equívocos na contratação de jogadores, com destaque para o andebol e basquetebol", disse, ainda.
"Uma liderança bem definida e com as responsabilidades de cada cargo bem estabelecida ajudará certamente a responsabilizar cada um no compromisso com os objetivos do clube: vencer regularmente em todas as modalidades", concluiu o comentador do Glorioso 1904.
Eficácia das medidas
Apesar de defender medidas mais estruturais, Tiago Godinho realça o facto de existirem certos comportamentos a ser adotados, no futuro mais próximo, de forma a retificar o atual caminho do desempenho das modalidades.
Com destaque para o andebol, o adepto dos encarnados deixa um apelo. "Existe uma modalidade que infelizmente dificilmente será possível fazer muito melhor, a não ser a começar desde já a preparação da próxima época (andebol masculino) mas exigindo a todos os envolvidos que honrem o clube em cada jogo que existir por disputar na presente época, no campeonato, e que lutem pela conquista da Taça de Portugal", referiu.
"Nas restantes secções as hipóteses de conquistar os respetivos campeonatos está em aberto, mas é preciso um maior compromisso de todos para a concretização dos objetivos do Sport Lisboa e Benfica", reforçou, no final.
Fundador do Glorioso nasceu há 139 anos e dia não passou despercebido a ninguém do universo encarnado
|
02 de novembro de 1885 é uma data que fica na história do Benfica por ser o dia de nascimento de Cosme Damião. O Clube encarnado celebrou, hoje, a data especial referente a um dos fundadores do Glorioso, com uma dedicatória especial.
O homem que sonhou o Benfica nasceu há 139 anos. Obrigado, Cosme Damião
"O homem que sonhou o Benfica nasceu há 139 anos. Obrigado, Cosme Damião", escreveram as águias numa publicação partilhada nas redes sociais a recordar a data especial do sonhador que trouxe o Glorioso ao mundo em 1904.
Os Benfiquistas não hesitaram em encher a caixa de comentários da publicação dos encarnados, com dedicatórias especiais para Cosme Damião. "A palavra sonho fica bonita mas eu escolhia dedicação, trabalho, competência e liderança. E nunca como Presidente, mostrando, desde muito cedo, que o Benfica nunca poderá ser dirigido, deve ser liderado por exemplo, nunca poderá ser exclusivo, deve contar com todos", "O homem que ousou sonhar e alto" ou "Hoje celebramos o legado de Cosme Damião, um verdadeiro visionário que moldou o Benfica. O seu sonho e dedicação continuam a inspirar todos os Benfiquistas. Obrigado, Cosme! 🦅" são algumas das mensagens que se podem ler na zona de comentários.
Não sou Benfiquista de coração porque esse um dia para, sou Benquista de alma porque essa é eterna
Cosme Damião fica eternamente gravado na memória dos Benfiquistas e na história do Benfica como o fundador do Clube da Luz, em 1904. No entanto, assumiu funções como jogador, capitão, treinador e defensor da nação encarnada, desde o momento em que o Glorioso nasceu. Fora do mundo do desporto, Cosme Damião ainda exerceu funções de jornalista.
O fundador do Sport Lisboa e Benfica acabou por falecer em 1947, com 61 anos de idade. O nome de Cosme Damião manteve-se ligado ao Clube das águias, em todas as glórias dos encarnados. Prova disso é o nome do Museu, que alberga todos os troféus da história do Benfica: Museu Cosme Damião. Para sempre fica a sua frase notável: "Não sou Benfiquista de coração porque esse um dia para, sou Benquista de alma porque essa é eterna”.
Confira a publicação:
Peça forte do Clube da Luz recebeu galardão em Monaco, tendo estado perto de grandes nomes do mundo do futebol
|
0Rui Costa, Presidente do Benfica, marcou presença na gala Golden Foot Award 2024, que se realizou em Monaco, onde foi distinguido com um prémio internacional. Ao lado de grandes nomes do futebol mundial, o dirigente máximo das águias recebeu um galardão que premeia antigos jogadores.
Fernando Llorente, Gerard Piqué, Fabio Cannavaro e Ruud Krol foram alguns dos nomes que foram premiados na mesma categoria que Rui Costa. Como é de recordar, o ex-camisola 10 do Glorioso terminou a carreira de águia ao peito, em 2008. Este prémio surge graças às conquistas alcançadas ao longo dos anos em que exercia a função de futebolista.
É de relembrar que, Rui Costa totaliza 778 jogos e 115 golos como jogador. Ao serviço do Benfica, entre 1991 e 2008, sendo que existiu uma interrupção entre 1994 e 2006, conta com 178 partidas, onde apontou 28 remates certeiros, destacando-se como um dos grandes nomes na história do Clube da Luz.
Em Itália, o Presidente encarnado também fez história. Representou a Fiorentina (1994- 2001) e o Milan (2001 - 2006). Pelo antigo clube de Arthur Cabral, Rui Costa alinhou em 277 embates, contado com 50 golos. Já pelo Milan, foram 192 partidas, com 11 remates certeiros somados.
Na Seleção Nacional, o Maestro foi aposta em 94 jogos, onde apontou um total de 26 golos. É de referir que, à semelhança do Benfica, o nome de Rui Costa é um dos que integra a história da Equipa das Quinas, com o Presidente do Glorioso a ter uma carreira de destaque no futebol português e internacional.
Informação foi divulgada pelo Clube da Luz na passada terça-feira, 29 de outubro, através de um comunicado
|
0Depois de ter assinado uma nova parceria, Rui Costa volta a celebrar mais um negócio. O Presidente do Clube da Luz renovou por mais 10 anos o protocolo que permite ao Benfica utilizar o campo dos Pupilos do Exército pelas equipas de futebol de iniciação.
Na passada terça-feira, 29 de outubro, uma comitiva do Instituto dos Pupilos do Exército dirigiu-se ao Estádio da Luz, onde foi recebida por Rui Costa para celebrar oficialização da revalidação da parceria.
Vale recordar que, atualmente, treinam diariamente nas instalações dos Pupilos do Exército as equipas mais jovens do futebol feminino e as classes de ginástica do Benfica, algo que depois desta renovação vai passar a acontecer durante mais 10 anos.
Lembre-se que já na passada segunda-feira, o Benfica tinha anunciado um novo acordo com Europcar. A marca líder no sector do aluguer de automóveis em Portugal vai patrocinar a equipa de futebol feminino das águias, com o vínculo a estender-se pelas próximas duas épocas desportivas.
O acordo foi assinado numa cerimónia que contou com a presença de Fernando Tavares, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, e Isabel Martínez, Head of Country em Portugal e Deputy Manager Director da Ibéria do Europcar Mobility Group", pode ler-se no comunicado das águias.
"Significa muito para nós esta parceria; desde já agradeço à administração da Europcar pela aposta no Benfica, agora também numa ligação mais estreita no apoio à equipa feminina de futebol, na qual o Clube investe e acredita muito. É um projeto recente, estamos apenas na sétima época de atividade desportiva, mas de grande crescimento", revelou Fernando Tavares.