Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 - NOVAS ESTRELAS EM ASCENSÃO REFORÇAM IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO; BENFICA DE SCHMIDT COM FUTURO RISONHO

Seixal volta a fornecer talento digno de distinção internacional

SCHMIDT EQUIPA
SCHMIDT EQUIPA

  |

Icon Comentário0

Pedro Brinca, conhecido adepto do Benfica, em declarações ao Glorioso 1904 não hesita em indicar qual foi a grande revelação do ano. “António Silva não se afirmou num contexto em que havia falta de defesas centrais de nível no Clube. Otamendi, Lucas Veríssimo, Morato, João Victor são todos jogadores que têm qualidade para serem titulares e mesmo assim António Silva afirmou-se como titular indiscutível”, começou por dizer.

“Mas o António não o fez numa época que tenha corrido mal, em que o Benfica tivesse sido afastado precocemente da luta pela vitória nas diferentes competições. Fê-lo numa época de sucesso em muitos jogos com as melhores equipas da Champions. Chega à seleção e tudo isto com 18 anos. Difícil imaginar algo mais meteórico”, referiu. 



A grande muralha portuguesa


Rúben Dias é sem dúvida uma das grandes referências da formação do Clube nos últimos anos e, particularmente, na posição de defesa central. António Silva herdou a camisola 66 do agora internacional português e tem sido uma boa surpresa neste início da era Roger Schmidt. Foi um dos indiscutíveis na caminhada dos encarnados até à conquista da UEFA Youth League, formando a dupla de centrais com Tomás Araújo.

Formado no Seixal, o atleta estreou-se no onze inicial na quarta jornada da competição, a 27 de agosto, quando as águias visitaram o Estádio do Bessa. Em dezembro, com apenas 19 anos, foi convocado e disputou o Mundial pela Seleção de Portugal, no Qatar, coroando depois a época com o 38.º título da história das águias.

Com vários tubarões europeus à espreita, Pedro Brinca considera que o jogador e o Clube beneficiariam bastante ao manter o vínculo por mais um ano: “Se conseguir segurar mais uma época, poderia trazer dividendos desportivos sem comprometer os lucros financeiros no futuro, uma vez que é incrível que António Silva esteja ainda longe do seu pico de capacidades”.

Não obstante, caso o jovem prodígio mude de clube, o comentador tem total confiança nos restantes elementos da muralha encarnada: “Se sair, creio existirem opções dentro do plantel que dão garantias. A integração de Tomás Araújo no grupo, com a promoção de Morato ou Lucas Veríssimo a titular (se bem que existem dúvidas relativamente a este último no que diz respeito à sua capacidade física) e ainda com João Victor, dão segurança e não seria por aí que a equipa teria problemas”.

Além de tudo isto, o central luso possui excelentes condições físicas para a posição, nomeadamente pela velocidade e impulsão no jogo aéreo, e destaca-se pela leitura que faz dos lances, estando bem posicionado e sempre alerta. Embora ainda em tenra idade, revela uma maturidade e perceção de jogo acima da média, pela forma como se ajusta ao posicionamento da bola, colegas e adversários, chegando muitas das vezes primeiro aos espaços por antecipar a intenção dos adversários.

No momento de construção de jogo, é inteligente na forma como identifica os jogadores melhor posicionados para dar sequência à manobra ofensiva e maduro na forma como gere o risco nos passes interiores. Demonstra ainda um nível de acerto elevado e muita fiabilidade, quer em ações defensivas (jogo aéreo, desarme, antecipação), quer em ações ofensivas, cometendo muito poucos erros.

Natural de Penalva do Castelo, António Silva – avaliado em 45 milhões de euros – disputou 30 partidas na competição, sendo titular em 28 e  totalizando 2.924 minutos na primeira divisão do futebol português. Ao longo da temporada, fez 184 recuperações de bola e marcou três golos.

A nova pérola do meio-campo

João Neves (2004) ainda tem idade de júnior – 18 anos – mas já coleciona feitos desde que se estabeleceu na equipa principal. Desde os iniciados que está no Seixal e foi uma das figuras do plantel vencedor da Youth League. Apesar de não ser o jogador que mais deu nas vistas, é dos que possui mais potencial para num futuro próximo ser opção constante no onze titular de Roger Schmidt.

O jovem médio é muito completo e a baixa estatura que o caracteriza (1,74m) não faz jus ao que consegue fazer com e sem bola. Defensivamente é um jogador irrequieto, agressivo, intenso, com um largo raio de ação e forte poder de choque. Ofensivamente ganha vantagem principalmente pela visão de jogo que lhe permite estar sempre à frente dos demais.

A isso alia uma facilidade tremenda de segurar a bola, de fazer o jogo fluir ou pausar, dependendo do que a equipa está a precisar e muita facilidade em associar-se com os colegas em qualquer zona do campo, sentindo-se bastante confortável sobre pressão. É num meio campo a três que se sente mais confortável, mas no modelo atual de Roger Schmidt revelou-se uma grande alternativa para o que é pedido a João Mário e a Aursnes, assim como revela Pedro Brinca.

“No passe vertical a longa distância, nenhum outro jogador do meio campo do Benfica o faz tão bem”, afirmou o comentador. 

Acelerar ou pausar o jogo, ajustar e recuperar nas transições, manter a fluidez na posse de bola, combinar com os laterais e avançado no corredor lateral e executar com qualidade o maior número de vezes possível. Encaixa perfeitamente nestas ideias e num futuro próximo tem tudo para ser mesmo um indiscutível das águias.

“Kokçu é também excelente no passe vertical a longa distância. e deverá assumir a titularidade com Aursnes quando jogarmos com Florentino, mas se a opção passar por não jogar com um médio de cariz essencialmente defensivo, João Neves poderá manter a titularidade. Acredito que, para boa parte dos jogos, a agressividade de Aursnes, Neves e Kokçu seja suficiente”, afirmou Pedro Brinca.

Esta temporada, João Neves – avaliado em 10 milhões de euros – conta com um golo e uma assistência, em 20 partidas, pela equipa principal do Benfica. De recordar que o jovem marcou o seu primeiro golo pela equipa principal e logo para empatar um dérbi frente ao Sporting, aos 90+4 minutos.

Geração de ouro

A temporada de sonho dos miúdos encarnados valeu-lhes destaque especial por parte do prestigiado diário Tuttosport, que divulgou, esta terça-feira, a lista dos 100 jogadores que estão na corrida ao prémio Golden Boy de 2023.

Na edição deste, o central português ocupa o quarto lugar da lista, enquanto João Neves está na 62.º posição. No primeiro lugar da lista está Musiala, médio ofensivo alemão do Bayern Munique, que é perseguido por Jude Bellingham, que se transferiu para o Real Madrid, e Gavi, do Barcelona.

Para o comentador do Glorioso 1904, este é um sinal de que o Clube da Luz deverá continuar a apostar de forma contínua no Seixal: “Se for tão forte como nesta época - dois jogadores da cantera a assumirem a titularidade no 11 - eu diria que já seria excepcional”.


Futebol

Antigo avançado do Benfica babadinho por Leandro Barreiro: "Fui ídolo dele"

Médio-centro luxemburguês tem conquistado atenções no Glorioso

Mantorras deixa mensagem a Leandro Barreiro
Mantorras deixa mensagem a Leandro Barreiro

  |

Icon Comentário0

O novo reforço do Benfica para o centro do terreno, Leandro Barreiro, já revelou que a grande razão de tornar-se Benfiquista foi o antigo avançado das águias Pedro Mantorras. Neste sentido, o médio luxemburguês foi surpreendido pelas palavras do antigo avançado, que rasgou-lhe vários elogios.

"Não sabia. E fico mesmo muito feliz por ele ter dito isso, por ao fim destes anos todos se lembrar de mim e por saber que fui uma referência para ele, que é médio internacional luxemburguês", começou por dizer o antigo ponta-de-lança, em declarações prestadas ao jornal A Bola, esta quarta-feira, dia 10 de julho.


"Claro que terei muito prazer, se ele quiser, de lhe assinar uma camisola. Foi com muita felicidade que fiquei a saber que fui ídolo dele. É uma honra muito grande. É muito bom ouvir isso de jogadores em atividade, ainda mais, no caso do Leandro, tendo ele raízes angolanas", termina sobre um possível encontro com o médio.


Na temporada 2023/24, com a camisola do Mainz, Leandro Barreiro – atualmente avaliado em 17 milhões de euros – realizou 33 encontros (2.766 minutos): 31 na Bundesliga e dois na SFB Pokal.  O futebolista acabou por apontar quatro golos (Estugarda, Leipzig, Colónia e Dortmund), somando ainda uma assistência.

Nas últimas seis temporadas, entre 2018 e 2024, Leandro Barreiro esteve ao serviço da equipa principal do Mainz. Ao todo, o internacional pelo Luxemburgo efetuou 151 partidas, contabilizou 11 finalizações certeiras e fez 11 passes para golo.



Futebol

Gianluca Prestianni tomou uma decisão sobre o seu futuro no Benfica

Jovem argentino tem sido fortemente ligado a uma saída por empréstimo

Gianluca Prestianni quer ficar no Benfica
Gianluca Prestianni quer ficar no Benfica

  |

Icon Comentário0

O avançado argentino do Benfica, Gianluca Prestianni, apesar de reconhecer a dificuldade em romper para o plantel principal das águias, quer continuar às ordens de Roger Schmidt na próxima época, segundo avançou o jornal Record, esta quarta-feira, dia 10 de julho.

Os primeiros treinos da pré-temporada têm corrido muito bem ao antigo jogador do Vélez Sarsfield, sendo que não está a atuar totalmente como extremo. O jovem tem sido utilizado por Schmidt como lateral-esquerdo, suprimindo a lacuna existente no plantel encarnado.


Posto isto, caso o jovem argentino saia mesmo da equipa, existem vários conjuntos dispostos a receber o atleta por empréstimo. Além de algumas equipas sul-americanas, o destaque vai para o Ajax e para o PSV, que já tentaram a cedência do jogador junto do Glorioso.


Na temporada 2023/24, Gianluca Prestianni - atualmente avaliado em 10 milhões de euros - foi aposta em seis encontros da equipa B do Benfica, onde já brilhou ao estrear-se a marcar de águia ao peito e ao concretizar uma assistência. Pela equipa principal, o craque foi aposta no último encontro do Campeonato, somando cinco minutos frente ao Rio Ave.

Antes de reforçar o Benfica, a troco de 9 milhões de euros, o jovem extremo, compatriota de Nicolás Otamendi e Ángel Di María, esteve ao serviço do Vélez Sarsfield, da Argentina. Ao todo, pela equipa principal dos albicelestes, o craque marcou presença em 39 embates, somando três golos e uma assistência registada




Futebol

Apenas alguns milhões separam! Rui Costa prestes a chegar a acordo para vender médio do Benfica

Jogador encontra-se a fazer a pré-época com o Clube da Luz

Paulo Bernardo quase no Celtic
Paulo Bernardo quase no Celtic

  |

Icon Comentário0

A saída de Paulo Bernardo na pré-época do Benfica é cada vez mais uma realidade, sendo que o Benfica e o Celtic estão quase a chegar a acordo sobre o valor da venda do médio-centro, segundo avançou o jornal Record, esta quarta-feira, dia 10 de julho.

As águias querem garantir sete milhões de euros pelo atleta, mas os escoceses apenas estão na disposição de chegar aos cinco. Todavia, a vontade do jogador pode tomar uma parte importante no negócio, sendo que Paulo Bernardo pretende regressar à Escócia.


É de recordar que o Celtic não acionou a cláusula de compra opcional de 7,5 milhões sobre o atleta, sendo que procurava baixar um pouco o montante a ser pago pelo atleta. Neste sentido, podemos esperar que as águias e os escoceses cheguem a acordo muito em breve.

Na temporada 2023/24, Paulo Bernardo atualmente avaliado em 3,5 milhões de euros – conta com 33 encontros realizados pelo Celtic: 22 no Campeonato Nacional, seis na Liga dos Campeões e cinco na Taça da Escócia. Ao todo, o médio formado no Benfica marcou quatro golos e fez três assistências.

Pelo Benfica, onde o médio fez todo o processo de formação, Paulo Bernardo realizou 26 partidas e registou um passe para golo, 24 destes na temporada 2021/2022. Antes do empréstimo ao Celtic, o futebolista passou seis meses no Paços de Ferreira, onde fez 13 jogos, dois golos e duas assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Apenas alguns milhões separam! Rui Costa prestes a chegar a acordo para vender médio do Benfica
Futebol

Apenas alguns milhões separam! Rui Costa prestes a chegar a acordo para vender médio do Benfica

 

Icon Comentário0
Benfica tem nova estratégia para comprar João Félix ao Atlético Madrid
Futebol

Benfica tem nova estratégia para comprar João Félix ao Atlético Madrid

 

Icon Comentário0
Avançado do Benfica poderá resolver a carreira e mudar-se para outro emblema da Liga Portugal
Futebol

Avançado do Benfica poderá resolver a carreira e mudar-se para outro emblema da Liga Portugal

 

Icon Comentário0