Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 - NOVAS ESTRELAS EM ASCENSÃO REFORÇAM IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO; BENFICA DE SCHMIDT COM FUTURO RISONHO

Seixal volta a fornecer talento digno de distinção internacional

Glorioso 1904
Glorioso 1904

21 Jun 2023 | 09:28 |

Icon Comentário0

Pedro Brinca, conhecido adepto do Benfica, em declarações ao Glorioso 1904 não hesita em indicar qual foi a grande revelação do ano. “António Silva não se afirmou num contexto em que havia falta de defesas centrais de nível no Clube. Otamendi, Lucas Veríssimo, Morato, João Victor são todos jogadores que têm qualidade para serem titulares e mesmo assim António Silva afirmou-se como titular indiscutível”, começou por dizer.



“Mas o António não o fez numa época que tenha corrido mal, em que o Benfica tivesse sido afastado precocemente da luta pela vitória nas diferentes competições. Fê-lo numa época de sucesso em muitos jogos com as melhores equipas da Champions. Chega à seleção e tudo isto com 18 anos. Difícil imaginar algo mais meteórico”, referiu. 


A grande muralha portuguesa


Rúben Dias é sem dúvida uma das grandes referências da formação do Clube nos últimos anos e, particularmente, na posição de defesa central. António Silva herdou a camisola 66 do agora internacional português e tem sido uma boa surpresa neste início da era Roger Schmidt. Foi um dos indiscutíveis na caminhada dos encarnados até à conquista da UEFA Youth League, formando a dupla de centrais com Tomás Araújo.

Formado no Seixal, o atleta estreou-se no onze inicial na quarta jornada da competição, a 27 de agosto, quando as águias visitaram o Estádio do Bessa. Em dezembro, com apenas 19 anos, foi convocado e disputou o Mundial pela Seleção de Portugal, no Qatar, coroando depois a época com o 38.º título da história das águias.

Com vários tubarões europeus à espreita, Pedro Brinca considera que o jogador e o Clube beneficiariam bastante ao manter o vínculo por mais um ano: “Se conseguir segurar mais uma época, poderia trazer dividendos desportivos sem comprometer os lucros financeiros no futuro, uma vez que é incrível que António Silva esteja ainda longe do seu pico de capacidades”.

Não obstante, caso o jovem prodígio mude de clube, o comentador tem total confiança nos restantes elementos da muralha encarnada: “Se sair, creio existirem opções dentro do plantel que dão garantias. A integração de Tomás Araújo no grupo, com a promoção de Morato ou Lucas Veríssimo a titular (se bem que existem dúvidas relativamente a este último no que diz respeito à sua capacidade física) e ainda com João Victor, dão segurança e não seria por aí que a equipa teria problemas”.

Além de tudo isto, o central luso possui excelentes condições físicas para a posição, nomeadamente pela velocidade e impulsão no jogo aéreo, e destaca-se pela leitura que faz dos lances, estando bem posicionado e sempre alerta. Embora ainda em tenra idade, revela uma maturidade e perceção de jogo acima da média, pela forma como se ajusta ao posicionamento da bola, colegas e adversários, chegando muitas das vezes primeiro aos espaços por antecipar a intenção dos adversários.

No momento de construção de jogo, é inteligente na forma como identifica os jogadores melhor posicionados para dar sequência à manobra ofensiva e maduro na forma como gere o risco nos passes interiores. Demonstra ainda um nível de acerto elevado e muita fiabilidade, quer em ações defensivas (jogo aéreo, desarme, antecipação), quer em ações ofensivas, cometendo muito poucos erros.

Natural de Penalva do Castelo, António Silva – avaliado em 45 milhões de euros – disputou 30 partidas na competição, sendo titular em 28 e  totalizando 2.924 minutos na primeira divisão do futebol português. Ao longo da temporada, fez 184 recuperações de bola e marcou três golos.

A nova pérola do meio-campo

João Neves (2004) ainda tem idade de júnior – 18 anos – mas já coleciona feitos desde que se estabeleceu na equipa principal. Desde os iniciados que está no Seixal e foi uma das figuras do plantel vencedor da Youth League. Apesar de não ser o jogador que mais deu nas vistas, é dos que possui mais potencial para num futuro próximo ser opção constante no onze titular de Roger Schmidt.

O jovem médio é muito completo e a baixa estatura que o caracteriza (1,74m) não faz jus ao que consegue fazer com e sem bola. Defensivamente é um jogador irrequieto, agressivo, intenso, com um largo raio de ação e forte poder de choque. Ofensivamente ganha vantagem principalmente pela visão de jogo que lhe permite estar sempre à frente dos demais.

A isso alia uma facilidade tremenda de segurar a bola, de fazer o jogo fluir ou pausar, dependendo do que a equipa está a precisar e muita facilidade em associar-se com os colegas em qualquer zona do campo, sentindo-se bastante confortável sobre pressão. É num meio campo a três que se sente mais confortável, mas no modelo atual de Roger Schmidt revelou-se uma grande alternativa para o que é pedido a João Mário e a Aursnes, assim como revela Pedro Brinca.

“No passe vertical a longa distância, nenhum outro jogador do meio campo do Benfica o faz tão bem”, afirmou o comentador. 

Acelerar ou pausar o jogo, ajustar e recuperar nas transições, manter a fluidez na posse de bola, combinar com os laterais e avançado no corredor lateral e executar com qualidade o maior número de vezes possível. Encaixa perfeitamente nestas ideias e num futuro próximo tem tudo para ser mesmo um indiscutível das águias.

“Kokçu é também excelente no passe vertical a longa distância. e deverá assumir a titularidade com Aursnes quando jogarmos com Florentino, mas se a opção passar por não jogar com um médio de cariz essencialmente defensivo, João Neves poderá manter a titularidade. Acredito que, para boa parte dos jogos, a agressividade de Aursnes, Neves e Kokçu seja suficiente”, afirmou Pedro Brinca.

Esta temporada, João Neves – avaliado em 10 milhões de euros – conta com um golo e uma assistência, em 20 partidas, pela equipa principal do Benfica. De recordar que o jovem marcou o seu primeiro golo pela equipa principal e logo para empatar um dérbi frente ao Sporting, aos 90+4 minutos.

Geração de ouro

A temporada de sonho dos miúdos encarnados valeu-lhes destaque especial por parte do prestigiado diário Tuttosport, que divulgou, esta terça-feira, a lista dos 100 jogadores que estão na corrida ao prémio Golden Boy de 2023.

Na edição deste, o central português ocupa o quarto lugar da lista, enquanto João Neves está na 62.º posição. No primeiro lugar da lista está Musiala, médio ofensivo alemão do Bayern Munique, que é perseguido por Jude Bellingham, que se transferiu para o Real Madrid, e Gavi, do Barcelona.

Para o comentador do Glorioso 1904, este é um sinal de que o Clube da Luz deverá continuar a apostar de forma contínua no Seixal: “Se for tão forte como nesta época - dois jogadores da cantera a assumirem a titularidade no 11 - eu diria que já seria excepcional”.


Futebol

Benfica evita início catastrófico e vence Vitória de Guimarães

Formação vermelha e branca entrou fora do seu ritmo habitual de jogo, acabando por ser penalizada nos minutos iniciais, mas terminou duelo a sorrir

No arranque de 2026, a equipa do Benfica defrontou o Vitória de Guimarães e, apesar de um início catastrófico, terminou a partida a sorrir
No arranque de 2026, a equipa do Benfica defrontou o Vitória de Guimarães e, apesar de um início catastrófico, terminou a partida a sorrir

04 Jan 2026 | 17:25 |

Icon Comentário0

A equipa feminina do Benfica arrancou 2026 com uma vitória complicada frente ao Vitória de Guimarães. A jogar no Seixal, as Inspiradoras derrotaram o conjunto vimaranense por 2-1, naquele que foi a 3.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga, prova da qual as águias são detentoras do troféu.


Thaís Lima, Catarina Amado, Christy Ucheibe, Diana Gomes, Marit Lund, Pauleta (Ana Clara Oliveira, 68'), Anna Gasper, Carolina Tristão (Caroline Møller, 59'), Chandra Davidson, Lúcia Alves (Lara Martins, 81') e Cristina Martín-Prieto foram as jogadoras utilizadas por Ivan Baptista.


A jogar em casa, as Inspiradoras entraram com o pé esquerdo, algo que acabou por ser bastante penalizador, uma vez que o Vitória de Guimarães aproveitou a distração inicial para abrir o marcador logo no primeiro minuto, por intermédio de Maria Baleia. À passagem do minuto 23, Marit Lund retificou a situação e devolveu a igualdade.


Após o descanso, a equipa do Benfica entrou em campo com uma outra atitude e à procura de reverter a situação que se tinha verificado nos primeiros 45 minutos de jogo. Em cima do minuto 58, Cristina Martín-Prieto voltou a destacar-se, com a internacional espanhola a colocar as águias a vencer. Até ao apito final, o marcador não voltaria a sofrer alterações, com as Inspiradoras a resgatarem o triunfo.

Com este resultado, o Benfica regressa às vitórias nas frentes competitivas, depois do empate alcançado no dérbi frente ao Sporting, no último duelo de 2025. Feitas as contas, a equipa de Ivan Baptista segue na liderança do Grupo A, com seis pontos, os mesmos do que o segundo classificado, o Valadares Gaia.



Futebol

Especialistas reforçam penálti bem assinalado no Benfica - Estoril: "Braço direito..."

Questionados sobre a veracidade do lance ocorrido no duelo entre encarnados e canarinhos, intervenientes não tiveram dúvidas quanto à decisão tomada

Especialistas não têm dúvidas quanto ao penálti assinalado no duelo entre o Benfica e o Estoril. Fotografia: SL Benfica
Especialistas não têm dúvidas quanto ao penálti assinalado no duelo entre o Benfica e o Estoril. Fotografia: SL Benfica

04 Jan 2026 | 14:33 |

Icon Comentário0

Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo reforçaram que a grande penalidade a favor do Benfica foi bem assinalada. No rescaldo da vitória frente ao Estoril, por 3-1, os especialistas consideraram que existiu infração no lance que originou o primeiro golo do Clube da Luz.


Jorge Coroado: "Alejandro Marqués, ao saltar para a frente, tinha o braço direito afastado do corpo"


"Otamendi e o adversário agarravam-se e empurravam-se mutuamente. Alejandro Marqués, ao saltar para a frente, tinha o braço direito afastado do corpo, defendendo-se de presumível choque com aqueles, jogando, assim, a bola. Penálti óbvio", analisou Jorge Coroado, citado pelo jornal O Jogo.


"Otamendi e o adversário agarraram-se em simultâneo, mas, depois, saltou para cima dos dois Alejandro Marqués, que movimentou o braço para intercetar a bola. Boa decisão do VAR e do árbitro em assinalar penálti", esclareceu, por sua vez, José Leirós.

Fortunato Azevedo: "Alejandro Marqués, ao saltar, joga a bola com o braço que não estava numa posição natural"


"Otamendi e o adversário estão a agarrar-se mutuamente. De seguida, Alejandro Marqués, ao saltar, joga a bola com o braço que não estava numa posição natural. Penálti bem assinalado após intervenção do VAR", concluiu Fortunato Azevedo.

Com este triunfo, o Benfica regressou às vitórias no campeonato após o empate frente ao Braga, somando mais três pontos e encurtando a distância para o segundo classificado, o Sporting. As águias terminaram a primeira volta da Liga Portugal Betclic no terceiro lugar, com 39 pontos.


Futebol

Bronca! Florentino responde a lenda do Benfica e atira: "Nunca existiu qualquer..."

Após declarações do antigo futebolista dos encarnados, médio não ficou indiferente à situação e esclareceu tudo nas redes sociais

Florentino partilhou um comunicado nas redes sociais no qual desmentiu as declarações feitas por uma lenda do Benfica
Florentino partilhou um comunicado nas redes sociais no qual desmentiu as declarações feitas por uma lenda do Benfica

04 Jan 2026 | 13:53 |

Icon Comentário0

Florentino Luís não perdeu tempo em responder a Pedro Mantorras. O futebolista, formado no Benfica, emitiu um comunicado nas redes sociais no qual desmente as declarações do antigo avançado dos encarnados sobre uma alegada intenção de representar a seleção nacional de Angola.


Florentino: "Nunca existiu qualquer acordo para eu representar a Seleção Nacional de Angola"


"Considero importante esclarecer que nunca existiu qualquer acordo para eu representar a Seleção Nacional de Angola. Nasci em Angola e tenho um profundo orgulho nas minhas origens, que fazem parte da minha identidade e da minha história pessoal e familiar", pode ler-se no comunicado partilhado pelo jogador, que tem vindo a destacar-se em Inglaterra.


"Ao mesmo tempo, foi em Portugal que cresci desde muito novo e onde fui formado. Foi em Portugal que tive as minhas primeiras oportunidades e condições para evoluir como jogador e como pessoa", acrescentou o antigo camisola 66 do Benfica, sublinhando o seu percurso na Luz.

Florentino: "A minha vontade de representar Portugal é muito grande"


"A minha vontade de representar Portugal é muito grande. Já tive o privilégio de vestir as cores nacionais, de ser campeão europeu nos escalões de Sub-17 e Sub-19, e ambiciono voltar a representar a Seleção Nacional Portuguesa ao mais alto nível, na seleção principal", frisou o médio luso.

Florentino reagiu desta forma depois de Mantorras ter alegado a existência de um acordo entre o atleta e a federação angolana. "Eu tinha que entregar dois carros em Angola para a mulher do Florentino e para as pessoas que pudessem vir acompanhá-lo. Eu assumi tudo isso para o Florentino representar Angola", afirmou o ex-avançado do Benfica à imprensa local.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Última hora! Benfica revela mais pormenores sobre o problema físico de António Silva
Futebol

Última hora! Benfica revela mais pormenores sobre o problema físico de António Silva

04 Jan 2026 | 13:26

Icon Comentário0
Pavlidis 'partiu a louça toda'  frente ao Estoril, mas deixa alerta ao Benfica: "Tivemos um..."
Futebol

Pavlidis 'partiu a louça toda' frente ao Estoril, mas deixa alerta ao Benfica: "Tivemos um..."

04 Jan 2026 | 12:50

Icon Comentário0
Fabrizio Romano dá novidades sobre alvo que interessa ao Benfica
Futebol

Fabrizio Romano dá novidades sobre alvo que interessa ao Benfica

04 Jan 2026 | 12:20

Icon Comentário0