Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 - NOVAS ESTRELAS EM ASCENSÃO REFORÇAM IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO; BENFICA DE SCHMIDT COM FUTURO RISONHO

Seixal volta a fornecer talento digno de distinção internacional

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

Pedro Brinca, conhecido adepto do Benfica, em declarações ao Glorioso 1904 não hesita em indicar qual foi a grande revelação do ano. “António Silva não se afirmou num contexto em que havia falta de defesas centrais de nível no Clube. Otamendi, Lucas Veríssimo, Morato, João Victor são todos jogadores que têm qualidade para serem titulares e mesmo assim António Silva afirmou-se como titular indiscutível”, começou por dizer.



“Mas o António não o fez numa época que tenha corrido mal, em que o Benfica tivesse sido afastado precocemente da luta pela vitória nas diferentes competições. Fê-lo numa época de sucesso em muitos jogos com as melhores equipas da Champions. Chega à seleção e tudo isto com 18 anos. Difícil imaginar algo mais meteórico”, referiu. 


A grande muralha portuguesa


Rúben Dias é sem dúvida uma das grandes referências da formação do Clube nos últimos anos e, particularmente, na posição de defesa central. António Silva herdou a camisola 66 do agora internacional português e tem sido uma boa surpresa neste início da era Roger Schmidt. Foi um dos indiscutíveis na caminhada dos encarnados até à conquista da UEFA Youth League, formando a dupla de centrais com Tomás Araújo.

Formado no Seixal, o atleta estreou-se no onze inicial na quarta jornada da competição, a 27 de agosto, quando as águias visitaram o Estádio do Bessa. Em dezembro, com apenas 19 anos, foi convocado e disputou o Mundial pela Seleção de Portugal, no Qatar, coroando depois a época com o 38.º título da história das águias.

Com vários tubarões europeus à espreita, Pedro Brinca considera que o jogador e o Clube beneficiariam bastante ao manter o vínculo por mais um ano: “Se conseguir segurar mais uma época, poderia trazer dividendos desportivos sem comprometer os lucros financeiros no futuro, uma vez que é incrível que António Silva esteja ainda longe do seu pico de capacidades”.

Não obstante, caso o jovem prodígio mude de clube, o comentador tem total confiança nos restantes elementos da muralha encarnada: “Se sair, creio existirem opções dentro do plantel que dão garantias. A integração de Tomás Araújo no grupo, com a promoção de Morato ou Lucas Veríssimo a titular (se bem que existem dúvidas relativamente a este último no que diz respeito à sua capacidade física) e ainda com João Victor, dão segurança e não seria por aí que a equipa teria problemas”.

Além de tudo isto, o central luso possui excelentes condições físicas para a posição, nomeadamente pela velocidade e impulsão no jogo aéreo, e destaca-se pela leitura que faz dos lances, estando bem posicionado e sempre alerta. Embora ainda em tenra idade, revela uma maturidade e perceção de jogo acima da média, pela forma como se ajusta ao posicionamento da bola, colegas e adversários, chegando muitas das vezes primeiro aos espaços por antecipar a intenção dos adversários.

No momento de construção de jogo, é inteligente na forma como identifica os jogadores melhor posicionados para dar sequência à manobra ofensiva e maduro na forma como gere o risco nos passes interiores. Demonstra ainda um nível de acerto elevado e muita fiabilidade, quer em ações defensivas (jogo aéreo, desarme, antecipação), quer em ações ofensivas, cometendo muito poucos erros.

Natural de Penalva do Castelo, António Silva – avaliado em 45 milhões de euros – disputou 30 partidas na competição, sendo titular em 28 e  totalizando 2.924 minutos na primeira divisão do futebol português. Ao longo da temporada, fez 184 recuperações de bola e marcou três golos.

A nova pérola do meio-campo

João Neves (2004) ainda tem idade de júnior – 18 anos – mas já coleciona feitos desde que se estabeleceu na equipa principal. Desde os iniciados que está no Seixal e foi uma das figuras do plantel vencedor da Youth League. Apesar de não ser o jogador que mais deu nas vistas, é dos que possui mais potencial para num futuro próximo ser opção constante no onze titular de Roger Schmidt.

O jovem médio é muito completo e a baixa estatura que o caracteriza (1,74m) não faz jus ao que consegue fazer com e sem bola. Defensivamente é um jogador irrequieto, agressivo, intenso, com um largo raio de ação e forte poder de choque. Ofensivamente ganha vantagem principalmente pela visão de jogo que lhe permite estar sempre à frente dos demais.

A isso alia uma facilidade tremenda de segurar a bola, de fazer o jogo fluir ou pausar, dependendo do que a equipa está a precisar e muita facilidade em associar-se com os colegas em qualquer zona do campo, sentindo-se bastante confortável sobre pressão. É num meio campo a três que se sente mais confortável, mas no modelo atual de Roger Schmidt revelou-se uma grande alternativa para o que é pedido a João Mário e a Aursnes, assim como revela Pedro Brinca.

“No passe vertical a longa distância, nenhum outro jogador do meio campo do Benfica o faz tão bem”, afirmou o comentador. 

Acelerar ou pausar o jogo, ajustar e recuperar nas transições, manter a fluidez na posse de bola, combinar com os laterais e avançado no corredor lateral e executar com qualidade o maior número de vezes possível. Encaixa perfeitamente nestas ideias e num futuro próximo tem tudo para ser mesmo um indiscutível das águias.

“Kokçu é também excelente no passe vertical a longa distância. e deverá assumir a titularidade com Aursnes quando jogarmos com Florentino, mas se a opção passar por não jogar com um médio de cariz essencialmente defensivo, João Neves poderá manter a titularidade. Acredito que, para boa parte dos jogos, a agressividade de Aursnes, Neves e Kokçu seja suficiente”, afirmou Pedro Brinca.

Esta temporada, João Neves – avaliado em 10 milhões de euros – conta com um golo e uma assistência, em 20 partidas, pela equipa principal do Benfica. De recordar que o jovem marcou o seu primeiro golo pela equipa principal e logo para empatar um dérbi frente ao Sporting, aos 90+4 minutos.

Geração de ouro

A temporada de sonho dos miúdos encarnados valeu-lhes destaque especial por parte do prestigiado diário Tuttosport, que divulgou, esta terça-feira, a lista dos 100 jogadores que estão na corrida ao prémio Golden Boy de 2023.

Na edição deste, o central português ocupa o quarto lugar da lista, enquanto João Neves está na 62.º posição. No primeiro lugar da lista está Musiala, médio ofensivo alemão do Bayern Munique, que é perseguido por Jude Bellingham, que se transferiu para o Real Madrid, e Gavi, do Barcelona.

Para o comentador do Glorioso 1904, este é um sinal de que o Clube da Luz deverá continuar a apostar de forma contínua no Seixal: “Se for tão forte como nesta época - dois jogadores da cantera a assumirem a titularidade no 11 - eu diria que já seria excepcional”.


Futebol

Negócio fechado: Depois de ser associado ao Benfica, Conceição tem novo desafio

Antigo treinador do Porto foi associado aos encarnados, numa altura em que Rui Costa ainda não teria sucessor para Roger Schmidt

Sérgio Conceição esteve apontado ao banco do Benfica
Sérgio Conceição esteve apontado ao banco do Benfica

  |

Icon Comentário0

É negócio fechado: Depois de ter sido apontado ao banco do Benfica para colmatar a saída de Roger Schmidt, Sérgio Conceição está de regresso ao ativo. O campeão pelo Porto é o novo treinador do Milan, de Itália, isto depois de já ter estado no radar de conjuntos da Premier League.


A informação foi confirmada pelo emblema italiano que emitiu um curto comunicado no qual dá as boas-vindas e deseja uma "jornada cheia de sucesso" ao técnico português. O antigo timoneiro dos dragões assina um contrato válido por época e meia, concretamente até 30 de junho de 2026.


Importa referir que, Sérgio Conceição chegou a estar apontado, no passado mercado de verão, como o possível sucessor de Roger Schmidt no comando técnico do Benfica. No entanto, o timoneiro luso acabou por não ter reforçado os encarnados, com o lugar a ser ocupado por Bruno Lage. O antigo treinador do Porto no momento em que foi associado aos encarnados referiu: "Sou um profissional, tenho de olhar em frente. Talvez haja um ou outro que nunca treinarei. O meu coração fica cheio quando regresso a Roma".


Relembre-se que, perante o descontentamento dos Benfiquistas, a imprensa nacional deu conta que Sérgio Conceição era um nome a ser equacionado pela estrutura liderada por Rui Costa e que o ex-Porto estaria à espera de um convite por parte do Presidente do Benfica. Uma informação desmentida pelos encarnados através de um comunicado oficial.

Bruno Lage acabou por ser a escolha de Rui Costa para assumir a vaga deixada por Roger Schmidt. O técnico da Reconquista regressou ao Clube da Luz, depois de ter saído em 2020 para dar lugar a Jorge Jesus, que foi o antecessor do treinador alemão. Até ao momento, Lage soma 16 vitórias, dois empate e três derrotas, em 21 encontros.


Confira aqui a publicação:


Futebol

Derrota em Alvalade? Há quem se atire a Lage: "O Benfica tem..."

Palavras surgem depois da turma do técnico setubalense ter perdido a liderança do Campeonato Nacional frente ao Sporting

Benfica de Bruno Lage perdeu diante do Sporting
Benfica de Bruno Lage perdeu diante do Sporting

  |

Icon Comentário0

A derrota do Benfica em Alvalade ainda continua a fazer correr muita tinta. Nesse sentido, Gaspar Ramos, antigo dirigente do Clube da Luz, em declarações à rádio Renascença, não poupou nas críticas quando confrontado com a exibição dos encarnados.


"O Benfica tinha de ganhar este jogo, aproveitando a fase de transição do Sporting. Seria não permitir que eles regressassem desse estado. Isso não aconteceu, a primeira parte foi desastrosa, é uma entrada incompreensível", começou por dizer Gaspar Ramos, considerando ainda que a equipa "tem momentos de apatia, que têm a ver com o treinador e a estrutura que rodeia a equipa."



Gaspar Ramos - O Benfica tem ganho, mas não tem vindo a jogar bem


"O Benfica deu uma parte de avanço e também não é que na segunda tenha feito tudo o que está ao alcance da qualidade dos jogadores. Foi de maior domínio, com algumas oportunidades, mas não foram assim tão flagrantes quanto isso", lamentou o antigo dirigente encarnado.

"Não é só este jogo em si. O Benfica tem ganho, mas não tem vindo a jogar bem e essa é a grande preocupação", finalizou Gaspar Ramos, em declarações à rádio Renascença, sobre o momento da turma comandada por Bruno Lage.

Recorde-se que, no que toca à classificação, o Benfica de Bruno Lage vai passar a passagem do Ano no terceiro lugar com 38 pontos. O Sporting surge na primeira posição, com mais dois pontos, estando em igualdade pontual com o Porto, que ocupa o segundo posto do pódio da tabela classificativa do Campeonato Nacional.

Importa referir que, o duelo contra o Sporting antecede o regresso ao Estádio da Luz. O Benfica vai medir forças com o Braga, no próximo sábado, 4 de janeiro, cumprindo, assim, o primeiro embate do ano de 2025. O encontro está agendado para começar às 18h00, contando para a 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic.


Futebol

Petit satisfeito! Ex Benfica enaltece boa forma antes do Ano Novo: “Justa…”

O antigo atleta do Glorioso, agora treinador do Rio Ave mostrou-se muito satisfeito com triunfo da equipa, considerando-a bastante merecida

Antigo atleta do Benfica, Petit mostrou-se satisfeito com o momento da sua equipa
Antigo atleta do Benfica, Petit mostrou-se satisfeito com o momento da sua equipa

  |

Icon Comentário0

O Rio Ave, que conta com Martim Neto, atleta do Benfica que está emprestado ao conjunto de Vila do Conde, terminou o ano de 2024 com chave de ouro. Os vilacondenses, orientados por Armando Petit, antiga glória do Glorioso, derrotaram por duas bolas a uma o Nacional, num encontro a contar para a jornada 16 da Liga Portugal Betclic.


Os golos do triunfo caseiro foram apontados por Clayton, que bisou na partida. Martim Neto ficou fora do duelo, por ter visto um cartão vermelho no encontro anterior. No final do duelo com os insulares, Petit prestou declarações à comunicação social, onde abordou a vitória do Rio Ave e dedicou-a ao capitão da equipa, que está de luto pela morte do pai, que faleceu a 25 de dezembro.


O antigo Benfiquista começou por dedicar o resultado ao jogador que atravessa período difícil da sua vida pessoal. “Quero dedicar esta vitória ao nosso capitão Vítor Gomes. É uma pessoa muito respeitada e querida no nosso balneário, no clube e na cidade”, referiu Petit, antes de abordar o resultado da partida. “Foi um triunfo merecido por aquilo que fizemos durante os 90 minutos. Na primeira parte, tivemos mais oportunidades, conseguimos chegar à vantagem, mas, numa falha nossa, acabámos por sofrer o empate. Na segunda parte, fizemos alguns ajustes na equipa, e conseguimos recuperar a vantagem. Mesmo com o Nacional a ter algumas oportunidades na parte final, que conseguimos anular, também enviámos uma bola ao poste”, acrescentou, o ex médio das águias.


Petit – É uma vitória justa e uma grande forma de terminar o ano

Por fim, Armando Petit enfatizou a solidez caseira e o facto da equipa de Vila do Conde estar invicto em casa. “É um sinal que o nosso estádio é uma fortaleza e que os adversários respeitam cada vez mais isso. É fundamental ao apoio dos nossos adeptos”, concluiu o treinador português.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Arsenal atento a 'prodígio' referenciado pelo Benfica
Futebol

Arsenal atento a 'prodígio' referenciado pelo Benfica

 

Icon Comentário0
Extremo com 21 golos pelo Benfica está de malas feitas e já conhece novo destino
Futebol

Extremo com 21 golos pelo Benfica está de malas feitas e já conhece novo destino

 

Icon Comentário0
Lateral que esteve no radar do Benfica perto de rumar a Inglaterra
Futebol

Lateral que esteve no radar do Benfica perto de rumar a Inglaterra

 

Icon Comentário0