Futebol
Dos penáltis às botas de Schjelderup: o que disse José Mourinho no Santa Clara - Benfica
14 Fev 2026 | 08:38
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Mai 2023 | 10:39 |
O Benfica tem Enes Ünal na mira, mas as exigências iniciais do presidente do Getafe não agradam à SAD encarnada. Contudo, sabe o nosso Jornal, que o preço da transferência do internacional turco poderá sofrer alterações.
O negócio poderá ser fechado por muito menos do que o valor pedido no começo das conversações devido ao facto do emblema espanhol estar nos lugares de despromoção.
Despromoção pode ajudar o Benfica a manter os milhões no cofre
Neste momento, o Getafe ocupa o 18.º lugar da tabela classificativa, com 34 pontos, estando assim na zona de ‘descida’. Caso os azulones desçam mesmo de divisão, passando a atuar na La Liga2, é certo que o avançado sairá por muito menos de 40 milhões de euros, valor da cláusula de rescisão.
Assim sendo, devido ao facto de o Getafe deixar o primeiro escalão do futebol espanhol, o jovem passará a poder rumar ao Glorioso a troco de 20 milhões de euros, uma exigência considerada aceitável pelo Clube da Luz.
Permanência na primeira divisão, ‘obriga’ a negociação
Contudo, se a três jornadas do final do Campeonato, o Getafe conseguir ‘virar o jogo’ e alcançar a 17.ª posição, que garante a permanência na principal Liga de Espanha, é provável que Rui Costa tenha que arregaçar as mangas e negociar a transferência do ponta-de-lança.
Isto acontece porque, tendo contrato até 2025, os responsáveis do emblema espanhol irão tentar inflacionar ao máximo o preço do craque, que deverá ver com bons olhos uma mudança para uma turma que atue na Liga dos Campeões, como o Benfica
Ünal na mão, Ramos a voar
Importante recordar que Ángel Torres, presidente do Getafe, garantiu que o Glorioso está atento ao talento turco, uma vez que poderá ser visto como o alvo para colmatar a eventual saída de Gonçalo Ramos.
O camisola 88 das águias deverá rumar a um tubarão europeu, com o Manchester United a liderar a corrida, que apenas terminará com um colosso a desembolsar os 120 milhões de euros exigidos por Rui Costa.
Trunfo para seduzir
De recordar que o Benfica, além de ser um ‘chamariz’ por alinhar na prova milionária, que serve de montra para muitos jogadores, conta ainda com mais um trunfo para convencer o avançado.
Tal como deu conta o nosso Jornal, Florentino já partilhou o balneário com o número 10, quando esteve emprestado pelos encarnados, na temporada passada, aos espanhóis, o que poderá jogar a favor do emblema da Catedral.
Enes Ünal – avaliado em 25 milhões de euros – conta com 36 partidas, somando 15 golos e cinco assistências, esta temporada.
No escrutínio dos lances que marcaram partida da 22.ª jornada, entendedores da arbitragem não conseguiram chegar a um consenso
14 Fev 2026 | 09:53 |
À semelhança do que aconteceu no duelo frente ao Alverca, Marco Ferreira e Jorge Faustino consideram que não houve grandes penalidades por assinalar. No rescaldo da vitória do Benfica, diante do Santa Clara, os especialistas consideram que os casos a envolver Leandro Barreiro e Gianluca Prestianni foram bem ajuizados por António Nobre, apesar das observações de José Mourinho.
Marco Ferreira e o lance sobre Barreiro: "O defesa está a apoiar o pé quando o toque acontece. Boa decisão"
"Lance na área do Santa Clara com Barreiro a promover um contacto na perna de Venâncio e a cair sem infração. O defesa está a apoiar o pé quando o toque acontece. Boa decisão", começou por analisar Marco Ferreira, em declarações ao jornal Record.
"Foi Barreiro quem forçou contacto do seu pé esquerdo na perna de Venâncio. Sem infração aí. Venâncio arriscou na ação de colocar as mãos em Barreiro, mas aí já o atacante se deixava cair. Sem penálti", assumiu Jorge Faustino, atribuindo as culpas ao camisola 18 do Benfica.
Jorge Faustino sobre o lance sobre Prestianni: "Penálti por sancionar"
"Lance na área do Santa Clara com Paulo Vítor e Prestianni a movimentarem-se para a bola, existindo contacto normal sem infração. Boa decisão", adiantou Marco Ferreira, assumindo que não houve qualquer polémica na posição assumida pela equipa de arbitragem.
"Paulo Victor, ao tentar proteger a saída da bola, abriu a perna direita acabando por pisar de forma imprudente o pé esquerdo de Prestianni que tentava chegar à bola. Penálti por sancionar", revelou Jorge Faustino, discordando da análise feita pelo colega especialista.
Emblema açoriano reagiu aos rumores que iam surgindo nas redes sociais, que marcaram incidências antes do pontapé de saída em São Miguel, nos Açores
14 Fev 2026 | 09:27 |
Ainda antes do pontapé de saída do encontro da 22.ª jornada, começaram a circular algumas notícias face ao comportamento do Santa Clara, face aos adeptos do Benfica. Pelo que foi apurado, a formação açoriana proibiu os simpatizantes encarnados de exibirem adereços afetos ao Clube da Luz nas bancadas do estádio de São Miguel.
Segundo apurou o jornal Record, o emblema açoriano informou os Benfiquistas de que se tratava de uma prática comum. Contudo, a situação, só por si, causou alguma estranheza, visto que os ditos sócios, que se encontravam na bancada central do recinto, tinham adquirido os bilhetes através do site oficial do Benfica.
No entanto, a direção do Santa Clara, ao proibir a exibição de adereços afetos aos encarnados, apenas explicou que se tratava de uma prática comum, sem dar um contexto mais específico para justificar esta interdição. Contudo, é importante frisar que o recinto estava envolto numa «onda vermelha», uma vez que o encarnado também é uma cor relacionada com o emblema insular.
Vale a pena recordar que o Benfica regressou a Portugal com mais três pontos no bolso, depois de vencer a equipa local por duas bolas a uma. Do lado dos encarnados, um tento de Pavlidis e um autogolo de Paulo Victor embalaram a formação de José Mourinho. Já Gonçalo Paciência reduziu a desvantagem para o Santa Clara.
Recorde-se que o Benfica conseguiu conquistar mais três pontos importantes, que mantêm as águias na luta pelo título da Liga Portugal Betclic. Ao fim de 22 jornadas já realizadas, o Clube da Luz surge na terceira posição, com 52 pontos, os mesmos que o Sporting (segundo lugar) e a quatro pontos do Porto, contudo, os rivais ainda vão defrontar o Famalicão e o Nacional, respetivamente.
No rescaldo da partida, que decorreu em São Miguel, atacante grego comentou duelo frente aos açorianos e abordou o momento que águias atravessam na época
14 Fev 2026 | 08:59 |
Vangelis Pavlidis foi, como tem sido habitual, a grande figura do encontro nos Açores. No rescaldo do triunfo diante do Santa Clara, o goleador do Benfica foi convidado a analisar o encontro contra os insulares e deixou algumas observações sobre o relvado, o momento no campeonato e agradeceu o cruzamento de Tomás Araújo.
Relvado afetou o jogo?
"O relvado não nos deixou jogar como queremos. Pode ver, queremos ter um bom toque, mas a bola bate ou algo assim. Mas sim, estamos felizes com os três pontos, eram muito importantes e temos de continuar".
Cruzamento para o golo:
"Sim, foi um cruzamento incrível. Estava até a rir-me com ele porque ele podia jogar como central, mas também ali [lateral direita]. E sim, ele tem a qualidade para cruzar assim e eu estava à espera. Meio golo foi do Tomás, claro".
Momento no campeonato:
"Vimos em todos os jogos da Liga que jogamos bem, tentamos vencer todos os jogos e não perdemos até agora. Isso mostra o quão difícil é jogar contra nós. Não estamos felizes, queríamos vencer por mais. Mas às vezes o relvado não te permite fazer isso. Mas fizemos o nosso melhor e vamos para casa com os três pontos".
Jogo com o Real Madrid:
"O próximo jogo é com o Real Madrid, uma equipa incrível. Queremos continuar na Liga dos Campeões, sabemos que será difícil mas vamos dar tudo e veremos".
Dos penáltis às botas de Schjelderup: o que disse José Mourinho no Santa Clara - Benfica
14 Fev 2026 | 08:38
Exclusivo Glorioso 1904 - Benfica muito atento ao guarda-redes 10.º classificado da Liga
13 Fev 2026 | 19:23
Benfica derrota Santa Clara e fica a quatro pontos, à condição, do primeiro lugar
13 Fev 2026 | 19:54