Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
30 Nov 2025 | 03:00 |
O Benfica pretende garantir a continuidade de Diogo Gameiro no basquetebol do Clube da Luz, que tem reforço em grande afirmação. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal dá conta que a estrutura das águias, liderada por Rui Costa, quer renovar contrato com o base comandado por Norberto Alves.
No plantel do basquetebol do Benfica, Diogo Gameiro luta pela titularidade com Aaron Broussard, Koby McEwen e Geno Crandall. Apesar de não ser a primeiro escolha do técnico encarnado, o internacional português tem vindo a ganhar peso e revelar-se como peça importante.
Outro dos aspetos que contribui para a intenção do Benfica em renovar contrato com Diogo Gameiro é o facto de ser formado localmente, ou seja, não contar para o número de estrangeiros. O salário do base também deve ser alvo de uma revisão salarial, fruto do bom rendimento que tem apresentado.
Diogo Gameiro renovou contrato com o Benfica pela última vez em agosto de 2024 e, na altura, não escondeu a satisfação por continuar no Clube da Luz: "Já estou nesta casa há muitos anos, tanto a nível de formação como de seniores, e, na verdade, é onde eu me sinto realmente em casa. É um grande orgulho renovar novamente com o Benfica".
Diogo Gameiro chegou ao Benfica em 2021, oriundo do CAB Madeira. Desde então, o internacional português realizou 255 encontros, marcou 817 pontos e 449 assistências. No que a títulos diz respeito, o base soma 16 conquistas: seis Campeonatos Nacionais, quatro Taças de Portugal, quatro Supertaças e duas Taças da Liga.
Clube da Luz deslocou-se a um campo complicado para disputar a última jornada da fase de grupos da prova continental, que as águias perderam
26 Nov 2025 | 22:26 |
A equipa de basquetebol feminino do Benfica perdeu, com o Ostrava, por 85-52, em jogo a contar para a sexta jornada da fase de grupos de Europcup Women. Termina, assim, a aventura europeia, depois de uma ronda complicada, onde as águias não conseguiram somar qualquer triunfo.
Em relação à partida, começou com algum equilíbrio, com a equipa do Benfica a bater-se de frente com as rivais da Chéquia. O primeiro parcial terminou com 18-13 no marcador, mas o segundo período não correu bem: as águias perderam por 23-8, o que atirou a desvantagem para 20 pontos ao intervalo.
A partir do intervalo, o Ostrava tentou gerir a vantagem que trazia do primeiro tempo. O terceiro parcial foi de muito equilíbrio - terminou 15-15, o que deixava o Benfica com a mesma desvantagem que trazia do intervalo. Nos últimos 10 minutos, as rivais voltaram a superiorizar-se, por 29-16, e deixaram o resultado final em 85-52.
Com esta derrota - a nona em 13 jogos esta temporada - a equipa de basquetebol feminino do Benfica termina a sua campanha na Eurocup Women, depois de somar seis desaires em outros tantos jogos. As águias terminam a aventura europeia com seis pontos.
Depois do jogo com o Ostrava, o Benfica volta a virar atenções para o campeonato nacional. As águias defrontam o GDESSA, em jogo referente à sétima jornada da Liga Portuguesa. A partida, que se joga no Pavilhão Fidelidade, está marcada para o próximo dia 30 de novembro, pelas 15h00.
Rendimento do atleta tem agradado bastante à estrutura encarnada, que já tomou decisão relativamente ao seu futuro no Clube da Luz
24 Nov 2025 | 03:00 |
Aleksander Dziewa tem agradado bastante à estrutura do Benfica, com Rui Costa à cabeça, que pretende a continuidade do mesmo para a próxima temporada. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal dá conta de que o impacto do polaco de 28 anos no basquetebol das águias tem sido muito positivo.
Ao que apurou o Glorioso 1904 junto de fonte próxima da equipa, o internacional polaco, que chegou na presente temporada e termina contrato em junho de 2026, tem sido uma das principais apostas de Norberto Alves, contando com várias presenças na equipa titular, onde o camisola 11, tem correspondido às oportunidades que tem recebido.
Revela o Glorioso 1904, em exclusivo, que o Clube da Luz está satisfeito com o rendimento do jogador, que esteve presente no EuroBasket, tomando a decisão de prolongar o seu vínculo com o Benfica. Atualmente, o basquetebolista apresenta uma participação média de 20 minutos nos jogos que disputou.
"Mal posso esperar por chegar a Lisboa e jogar num clube tão lendário como o Benfica. Vou dar tudo o que puder para continuarmos a vencer. Estou ansioso por vos encontrar nos pavilhões e viver experiências incríveis na nova época", atirou Aleksander Dziewa, durante a sua oficialização, em agosto de 2025.
A cumprir a sua primeira temporada com o Manto Sagrado, Aleksander Dziewa tem sido uma presença regular nas opções de Norberto Alves. À procura dos primeiros títulos com o Clube da Luz, o poste, que também pode atuar como extremo, regista 12 encontros oficiais, 136 pontos e 12 assistências.
Formação vermelha e branca esteve em ação na noite deste sábado, 22 de novembro, para mais um duelo frente a adversário complicado
22 Nov 2025 | 20:04 |
A terminar o sábado de modalidades, a formaçáo de basquetebol do Benfica marcou presença no reduto da Oliveirense para a realização da segunda jornada do Grupo A da Taça Hugo dos Santos. Ao fim de quatro períodos de tempo, p resultado final era de 98-88, a favor do conjunto vermelho e branco.
Depois de uma derrota pesada a meio da semana, a contar para a Liga dos Campeões, onde as águias foram eliminadas. O Glorioso porcurou dar a volta por cima nesta partida para a taça. Frente à Oliveirense, Norberto Alves decidiu fazer uma rotação do plantel e apontou na seguinte formação inicial: Eduardo Francisco, Justice Sueing, Temidayo Yussuf, Geno Crandall e Koby McEwen.
No primeiro parcial, a formação do Benfica assumiu o controlo da partida, marcando o ritmo de jogo. Perante um adversário mais passivo, a equipa de Norberto Alves foi ganhando vantagem no marcador sem grandes dificuldades. No final do parcial, as águias venciam por 10 pontos de diferença (33-23).
No segundo quarto de hora, a Oliveirense ganhou algum alento e ainda conseguiu fazer frente durante alguns minutos, mas o favoritismo voltou a estar do lado dos forasteiros, que foram para o descanso na liderança, apesar de ser um ponto apenas em comparação com o parcial anterior (55-46). No terceiro parcial, o domínio voltou a ser encarnado, mas sempre com a Oliveirense a tentar relançar a partida (66-76).
No quarto e último parcial, o Benfica comprovou uma vez mais a sua superioridade, acabando por vencer o encontro por 98-88. Somados dois pontos, o Benfica volta a assumir a liderança no Grupo A da Taça Hugo dos Santos, em igualdade pontual com o Braga, ambas as equipas seguem com quatro pontos cada.
Liga Betclic Basquetebol 2025/26 | Benfica - Porto (Jornada 6 da fase regular) | Ao minuto
15 Nov 2025 | 13:49