
Futebol
Voo do Benfica dá que falar e Nice 'esfrega as mãos' antes da Liga dos Campeões
06 Ago 2025 | 11:15
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
06 Ago 2025 | 13:08 |
Ativo no mercado, à procura de mais reforços para o Benfica, Rui Costa vê em Tiago Gouveia a solução ideal para o negócio. Neste Exclusivo Glorioso 1904, nosso Jornal revela, segundo fonte próxima, que o Presidente dos vermelhos e brancos pretende incluir o extremo - que já manifestou querer deixar a Luz - para conseguir convencer o Braga a negociar Roger Fernandes.
Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, Roger é um dos grandes objetivos da SAD do Benfica para este verão. No entanto, o Braga pede cerca de 40 milhões de euros pelo internacional jovem português, valor que o Al Nassr esta disposto a pagar.
O valor é incomportável para a direção liderada por Rui Costa, pelo que Tiago Gouveia poderá ser utilizado como 'moeda de troca' no negócio. Ainda assim, o Benfica terá ainda de acordar com o Braga uma compensação financeira, uma vez que o 'camisola 47' tem valor inferior a Roger.
O Benfica está disposto a dar 20 milhões por Roger Fernandes, negociando ainda uma percentagem de futura venda para ficar na posse do Braga. As conversas deverão decorrer a bom ritmo durante os próximos dias, esperando-se novidades brevemente.
Em 2024/25, fruto da lesão que o atirou para fora dos relvados por vários meses, Tiago Gouveia – atualmente avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas oito encontros pelo Benfica: quatro na Liga Portugal Betclic, três no Mundial de Clubes dois na Segunda Liga e dois na Taça de Portugal. Nos 363 minutos em que esteve dentro das quatro linhas nesta época desportiva, o extremo marcou um golo e fez quatro assistências.
Treinador que passou pelo Benfica e Porto, orientou o antigo defesa-central português e não escondeu a emoção na conferência de imprensa
06 Ago 2025 | 12:52 |
José Mourinho deu, provavelmente, a conferência de imprensa mais dificil de toda a sua carreira. O treinador do Fenerbahçe fez a antevisão ao jogo frente ao Feyenoord no dia em que Jorge Costa, antigo defesa-central do Porto, faleceu vítima de uma paragem cardiorrespiratória. Ambos partilharam balneário nos azuis e brancos e o técnico português não segurou a emoção ao falar do companheiro.
José Mourinho: "É uma parte da minha história que se vai embora"
"É uma parte da minha história que se vai embora. O Jorge era daqueles jogadores que limpava o 'lixo' e deixava o treinador fazer o seu trabalho. Vamos esquecer o futebol e focarmo-nos nele, um pai de família. Se ele me pudesse dizer alguma coisa agora, diria para eu fazer a conferência de imprensa e amanhã jogar o jogo", disse Mourinho, emocionado.
O treinador português não conseguiu esconder as lágrimas ao falar do antigo capitão do Porto, que levantou a taça da Liga dos Campeões com o ex-técnico do Benfica: "Vou tentar focar-me no jogo, fazer o meu trabalho e chorar depois. Sei que tenho algo para fazer hoje e amanhã e sei que o Jorge gostaria que eu fizesse isso mesmo".
José Mourinho: "Eu prometo-te Bicho, vou fazê-lo. Descansa em paz. Porque o teu legado fica connosco"
Após sair da conferência de imprensa abalado, José Mourinho recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem direcionada a Jorge Costa: "Eu sei o que tu dirias agora se pudesses. 'Mister, pare de chorar, amanhã tem um grande jogo e a sua equipa precisa de si pronto e forte'. Eu prometo-te Bicho, vou fazê-lo. Descansa em paz. Porque o teu legado fica connosco".
Jorge Costa morreu na tarde da passada terça-feira, dia 5 de agosto, após ter-se sentido mal no centro de treinos do Porto, no Olival. O antigo jogador português, que exercia a função de diretor-geral do futebol dos azuis e brancos, foi transportado para o Hospital de São João em estado muito grave, e não resistiu. O Benfica já prestou a devida homenagem.
Confira, aqui, a publicação:
Através da sua conta pessoal, antigo futebolista que somou partidas com vermelhos e brancos reagiu ao inesperado falecimento do capitão portista
06 Ago 2025 | 12:26 |
Durante a tarde de ontem, o futebol português foi abalado pela inesperada morte de Jorge Costa, nome incontornável do Porto e da Seleção Nacional. De imediato, surgiram várias reações ao falecimento do dirigente portista - onde o Benfica não foi exceção - contudo, uma das mensagens mais sentidas partiu de Deco, diretor desportivo do Barcelona.
Deco: “O futebol português e o Porto perderam um dos seus maiores símbolos”
Na sua mensagem de despedida, partilhada nas redes sociais, o antigo craque dos azuis e brancos, que também contou com uma breve passagem pelo Benfica, começou por destacar o simbolismo do ex-defesa central: “O futebol português e o Porto perderam um dos seus maiores símbolos”.
De seguida, Deco, que fez história ao serviço da equipa dos dragões, ao lado do seu antigo companheiro de equipas, frisou que o ex-capitão, representava a essência do Porto como mais ninguém: “O Jorge Costa era a personalização da alma e da garra portista”.
Deco: “O teu nome ficará para sempre na história. Até sempre ‘Bicho’”
Por fim, o antigo internacional português, que também cruzou caminhos com José Mourinho, agradeceu pelas boas memórias: “Um capitão lendário, que nos inspirou a todos. Foi uma honra partilhar tantos títulos e alegrias contigo. O teu nome ficará para sempre na história. Até sempre ‘Bicho’”.
Jorge Costa teve uma carreira profissional de futebol por mais de 20 anos e conquistou oito campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal, cinco Supertaças, uma Liga dos Campeões e uma Liga Europa ao serviço do Porto. Pela Seleção Nacional foram exatas 50 internacionalizações, inclusive no Mundial de 2002 e Europeu de 2000.
Famoso e mítico voo realizado antes das partidas no Estádio da Luz vai se repetir na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, em França
06 Ago 2025 | 11:40 |
O Benfica vai viajar até ao sul de França nesta quarta-feira, dia 6 de agosto, para disputar a partida da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Nice. Um facto curioso do duelo, é que, à semelhança do que acontece no Estádio da Luz, o emblema francês também exibe um voo de uma águia antes da bola rolar, no Allianz Riviera.
O Nice, assim como o Benfica, tem a águia como mascote do clube, estando representada no emblema. Os franceses colocam-na de pé, atrás do brasão, enquanto os encarnados têm-na posicionada no topo, sobre a faixa e a coroa circular, que simboliza uma roda de bicicleta, remetendo aos primeiros anos do Grupo Sport Benfica.
"Sobre a faixa e com as garras nela assentes tem uma águia de cor amarelo-dourado, com as asas abertas e olhando ao alto para o lado direito no sentido da metade vermelha do escudo", lê-se na sexta alínea do artigo 8º dos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica, documento esse que foi revisto ao longo dos últimos anos e alterado em votação na Assembleia Geral.
O Benfica vai defrontar o Nice pela primeira vez em toda a sua história (jogos oficiais). No jogo da primeira mão, os jogadores vão poder assistir ao mítico voo da águia, assim como acontece no Estádio da Luz. Para além da mascote, curiosamente, o emblema francês também foi fundado em 1904, assim como os encarnados.
Este verdadeiro duelo de águias fundadas em 1904 será disputado esta quarta-feira, dia 6 de agosto, às 20h00, no estádio Allianz Rivera, em Nice. O jogo da segunda mão está agendado para a semana seguinte, a 12 de agosto, na Luz. Se o Benfica passar, terá pela frente o vencedor da eliminatória entre o Feyenoord e o Fenerbahçe.