Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Extra Benfica
02 Fev 2025 | 13:08 |
Extra: Face ao anúncio feito pela Casa Branca, países como Canadá e México já vieram a público informar que também irão impor tarifas a serem aplicadas nas importações norte-americanas, o mesmo também irá acontecer com a China, que garantiu que quer proteger os interesses económicos do seu país. A reação surge depois de Donald Trump, novo presidente dos EUA, ter anunciado, no sábado, 1 de Fevereiro, a criação de tarifas alfandegárias para os países em questão.
A criação destas tarifas alfandegárias estava incluída na campanha eleitoral d político republicano, sendo assim, o presidente norte-americano acabou por cumprir uma das suas promessas eleitorais, acabando por oficializar a criação das mesmas taxas, que irão ser aplicadas em todos os produtos que sejam importados do Canadá, México e China.
Com o decreto a ser aprovado e aplicado, os Estados Unidos da América irão agora impor tarifas aduaneiras a rondar os 25% a ser aplicado sobre as importações do Canadá e México. A China, além da taxa inicial de 25%, ainda conta com uma tarifa adicional de 10%. Contudo, existem algumas exceções em relação a estas tarifas, no caso do Canadá, a percentagem baixa para os 10%, quando se trata da importação de petróleo e de outros produtos energéticos.
Donald Trump, quando anunciou este pacote de medidas alfandegárias, explicou que o mesmo foi criado para, segundo o líder norte-americano, combater a entrada de droas e de imigrantes ilegais em solo americano.
Segundo fontes oficiais da Casa Branca, a ordem executiva, assinada por Trump, além de apresentar medidas alfandegárias, inclui igualmente um mecanismo aduaneiro, de forma a abater qualquer tipo de retaliação alfandegária que os países visados possam vir a apresentar. É sabido que, Canadá, México e China, são os três principais parceiros comerciais dos Estados Unidos, o que corresponde a cerca de 40% da importação dos produtos consumidos nas terras do Tio Sam.
Furacão de categoria quatro na escala de Saffir-Simpson, cujo nível mais elevado é o cinco, irá passar pelos Açores, podendo ainda atingir Portugal continental
25 Set 2025 | 18:17 |
O ciclone tropical Gabrielle poderá estar a progredir em direção a Portugal continental a partir da tarde de sábado, sendo que antes disso espera-se que o mesmo passe pelo arquipélago dos Açores esta quinta-feira, dia 25 de setembro, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA lançou um comunicado com base na previsão revelado pelo modelo do Centro Europeu, usado nas previsões do instituto português, afirmando o seguinte: "No caso de esta situação se verificar, este ciclone tropical irá aproximar-se da costa portuguesa na categoria de depressão pós-tropical a partir da tarde do dia 27 de setembro".
Na passada terça-feira, dia 23 de setembro, o ciclone tropical encontrava-se no oceano Atlântico, com o IPMA a informar que o mesmo se encontrava, na altura, "a aproximadamente 2.640 quilómetros a oés-sudoeste do Grupo Ocidental dos Açores".
De acordo ainda com os dados disponibilizados pelo Centro Europeu, estão previstos períodos de chuva que irão afetar Portugal continental no próximo sábado, dia 27 de setembro, existindo ainda a previsão de "vento nas terras altas e no litoral oeste, o que originará um aumento da agitação marítima", avançou o IPMA.
Ainda assim, o instituto reiterou que "tendo em conta a distância geográfica e temporal a que o ciclone ainda se encontra, permanece alguma incerteza relativamente à sua trajetória e respetiva intensidade", havendo espaço para alterações na previsão atualmente disponível.
Empresa televisiva, responsável pela transmissão do programa, considera que comediante foi longe demais num tema que abordou no mais recente episódio
18 Set 2025 | 17:11 |
Extra: O conhecido talk show 'Jimmy Kimmel Live!' foi suspenso por tempo intedeterminado, por ordens da ABC, empresa televisiva que é responsável pela sua transmissão. Na origem da suspensão estão os comentários proferidos por Jimmy Kimmel, apresentador do programa, acerca da morte de Charlie kirk, ativista conservador que foi assassinado durante uma palestra na Universidade do Utah Valley,
A reação da parte da ABC aconteceu quando o comediante norte-americano garantiu que os apoiantes de Donald Trump estavam a tirar proveito político da morte de Kirk: "O gangue MAGA tentou desesperadamente caracterizar o tipo [Tyler Robinson] que assassinou Charlie Kirk como qualquer coisa que não um deles, fazendo tudo o que podia para obter ganhos políticos".
"Entre as acusações, houve (...) luto - na sexta-feira, a Casa Branca colocou as bandeiras a meia haste, o que gerou algumas críticas, mas, a nível humano, é visível o quanto o Presidente está comovido", ironizou Jimmy Kimmel, recorrendo a imagens do presidente norte-americano,
Na sequência das declarações de Kimmel, não tardaram a haver reações negativas contra o comediante, entre as quais da de Brendan Carr, presidente da FCC (Comissão Federal de Comunicação): "Há quem peça o despedimento do Jimmy Kimmel. Acho que é perfeitamente plausível que venha a ser suspenso por causa disto".
Porém, a atual situação de Jimmy Kimmel mão é uma novidade, uma vez que o comediante já teve momentos de tensão com Donald Trump, uma vez que foi semore crítico das políticas a atuação do atual presidente dos EUA. Recentemente, Kimmel obteve cidadania italiana, que será o seu plano de contigência, caso tenha de abandonar o país.
Ocorrido aconteceu durante primeiras horas da manhã de terça-feira, 16 de setembro, contudo, segundo autoridades, não houve vítimas mortais
17 Set 2025 | 17:02 |
Extra: Na última terça-feira, 16 de setembro, a cidade de Tavira testemunhou uma colisão aparatosa entre dois comboios turísticos, que transportavam passageiros, numa ligação ferroviária entre Pedras de El Rei e a Prais do Barril. Não houve vítimas motais a registar.
Segundo uma fonte da Protação Civil, em declarações à Agência Lusa, que marcou presença no local, os dois transportes, em sentido opostos, acabaram por colidir, o que originou mal-estar entre os passageiros que se encontravam nas carruagens. Ao todo, ficaram 14 turistas com ferimentos ligeiros.
"Tratou-se de uma colisão de comboios que fazem o transporte de passageiros para a praia e, na altura, estavam 50 passageiros a bordo", explicou uma fonte do Comando Regional de Emergência e Protação Civil do Algarve à Lusa.
Em declarações, a mesma fonte explicou que do acidente, resultaram 14 feridos, todos eles ligeiros, e de várias nacionalisdades. Após a colisão, várias equipas do INEM marcaram presença no local, a fim de socorrer os turistas que tinham estado dentro dos dois comboios.
A mesma fonte da Proteção Civil, em declarações aos meios de comunicação, ainda revelou que no local, encontravam-se várias equipas de socorro, compostas por um total de 29 operacionais, acompanhados de 11 veículos de assistência médica.