
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Extra Benfica
18 Ago 2025 | 17:20 |
O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, recebe Volodymyr Zelensky na Casa Branca esta segunda-feira, dia 18 de agosto. O líder máximo ucraniano fez-se acompanhar de uma “frente unida” de líderes europeus, com o intuito de discutir um acordo de paz que coloque um ponto final na guerra entre a Ucrânia e a Rússia.
Os líderes da Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália, Finlândia, União Europeia e NATO irão apoiar Zelensky num episódio diplomático crucial para o fim da guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Além disso, a presença dos líderes visa evitar a repetição da reunião entre os dois presidentes em fevereiro deste ano, que tomou lugar na Sala Oval.
Donald Trump deixou uma mensagem na sua plataforma ‘Truth Social’: “O presidente ucraniano, Zelensky, pode pôr fim à guerra com a Rússia quase imediatamente, se quiser, ou pode continuar a lutar. Lembrem-se de como tudo começou. Não há hipótese de recuperar a Crimeia cedida por Obama (há 12 anos, sem que um único tiro fosse disparado) e NÃO HÁ HIPÓTESE DE A UCRÂNIA ENTRAR NA NATO”.
Volodymyr Zelensky não deixou o presidente norte-americano sem resposta, recorrendo à rede social ‘X’ para expressar o seu desejo de terminar a guerra: “Todos nós temos o profundo desejo de pôr fim a esta guerra de forma rápida e fiável. E a paz deve ser duradoura. A Rússia deve acabar com esta guerra - a guerra que começou. E espero que a nossa força comum com os Estados Unidos e com os nossos amigos europeus obrigue a Rússia a uma paz real”.
Esta será a primeira reunião entre os Estados Unidos da América e a Ucrânia neste formato desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022 e procede-se após novos ataques mortíferos em cidades ucranianas. O encontro servirá para abordar possíveis concessões territoriais, bem como a garantia de segurança para a Ucrânia.
Ilha de São Vicente foi afetada na noite de segunda-feira, dia 11 de agosto, por chuvas intensas, ventos fortes e inundações que destruíram infraestruturas
12 Ago 2025 | 16:10 |
São Vicente, ilha do arquipélago de Cabo Verde, sofreu uma tempestade na última segunda-feira, dia 11 de agosto, e o governo local já declarou situação de calamidade. As chuvas e ventos fortes já provocaram a morte de cinco pessoas, além de danos em vias públicas, habitações e viaturas.
Paulo Rocha, ministro da Administração Interna, aplicou a medida da situação de calamidade na ilha de São Vicente: "Choveu muito em tão pouco tempo. Endereçamos os nossos pêsames aos amigos e familiares das vítimas. As autoridades estão empenhadas em apoiar as vítimas e as suas famílias".
Segundo o que noticiou a agência Reuters, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos alertou que a tempestade tropical Erin está-se a formar a 455 km para Oeste-Noroeste de Cabo Verde, com velocidades sustentadas do vento de 75 km/hora.
“O Governo manifesta o seu profundo pesar e solidariedade para com as famílias enlutadas e com todo o povo cabo-verdiano, no país e na diáspora, que partilham deste momento de dor”, disse Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde, que decretou luto nacional de dois dias, a partir desta terça-feira, 12 de agosto.
Durante o período de luto nacional, que teve início às 00h00 desta terça-feira, 12 de agosto, todos os edifícios públicos e representações diplomáticas e consulares de Cabo Verde terão a bandeira a meia-haste. Serão também cancelados espetáculos e manifestações públicas, para respeitar a memória das cinco vítimas mortais.
Confira, aqui, os danos causados:
Terramoto atingiu o município de Sindirgi com uma magnitude de 6,1, tendo sido também sentido em Izmir, e há registo de dezenas de vítimas
11 Ago 2025 | 18:29 |
A Turquia sentiu, no passado domingo, um sismo de 6.1 na escala de Richter. A Agência Turca de Gestão de Catástrofes revelou que o terremoto atingiu o oeste do país, com epicentro na cidade de Sindirgi, província de Balikesir, próxima da capital Istambul.
Segundo as autoridades turcas, para além da zona do epicentro, o abalo também foi sentido noutras províncias. O terramoto provocou, até então, cerca de 30 feridos, bem como uma vítima mortal. Sabe-se ainda que foram várias as pessoas que ficaram desaparecidas nos escombros, após o colapso de dezenas de edifícios.
O sismo ocorreu às 19h53 locais (17h53 em Lisboa), e foi sentido em várias cidades do oeste da Turquia, tendo sido visível em vídeos transmitidos pelos meios de comunicação turcos o desabamento de prédios na província de Balikesir.
Em Sindirgi, epicentro do sismo, foi registado o desabamento de dezenas de edifícios, incluindo um edifício de três andares localizado no centro da cidade turca, avançou o presidente da câmara, Serkan Sak. Os danos são uma prova da força do terramoto que se sentiu.
Foram ainda registadas sete réplicas após o sismo principal, que variaram entre as magnitudes 3,5 e 4,6, de acordo com a Agência Turca de Gestão de Catástrofes. Recorde-se que, em 2023, o sudeste da Turquia sofreu um terramoto a uma escala imensamente violenta, que causou a morte de pelo menos 53 mil pessoas e estragos irreparáveis.
Mítica prova vai colocar mais de uma centena de ciclistas a percorrer mais de mil e quinhentos quilómetros em território português
06 Ago 2025 | 17:07 |
Volta a Portugal regressa à estrada esta quarta-feira, dia 6 de agosto. A mítica prova de ciclismo vai contar com a presença de centenas de atletas que vão percorrer boa parte do território nacional, numa competição dividida em 10 etapas. A primeira começa na Maia, distrito do Porto, e vai dar o ponto de partida a uma edição que termina a 17 de agosto.
A 86ª edição da Volta a Portugal vai durar onze dias e conta com dez etapas, 16 equipas e 105 ciclistas a percorrer 1581 quilómetros pelo território nacional, naquela que é a prova mais importante do calendário velocipédico nacional. O pelotão conta com a presença de Iuri Leitão, chefe de fila da equipa espanhola, Caja Rural e Campeão Olímpico de Pista em Paris.
Joaquim Gomes, diretor da prova, diz que a prova continua a ser uma grande festa do ciclismo: "Eu quase que utilizo um chavão habitual que é, para nós, entidade organizadora, manter o impacto das premissas que fizeram da volta de Portugal uma forte identidade nacional que é representativa para todos nós. E acredito que neste formato mais reduzido de volta, ao contrário das saudosas três semanas de prova, como é aliás a Volta a França, Espanha e Itália. Ainda assim conseguimos criar uma mancha no território nacional, que se permite parecer minimamente com uma volta de Bicicleta em Portugal".
"Há um território, que tem uma importante história na Volta a Portugal. Este ano, em particular, com duas etapas neste território. Neste caso, a etapa do primeiro sábado, que vai ligar Boticas a Bragança. E depois, no dia imediatamente a seguir, no dia 10 de agosto, domingo, uma das etapas rainhas da volta, a que vai ligar Bragança a Mondim de Basto, à mítica Senhora da Graça, com passagem obrigatória na cidade de Vila Real", disse o diretor, que deixou uma mensagem de carinho para a região de Trás-os-Montes.
Conheça todas as etapas da 86ª edição da Volta a Portugal: