Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
18 Abr 2024 | 10:56 |
Sven-Goran Eriksson foi para muitos um treinador revolucionário que veio iluminar os tempos de escuridão que assombravam o futebol português nos anos 80. É o caso de Rui Dias do jornal Record, que fez uma homenagem à memória do sueco que, estando em fim de vida devido a cancro em fase terminal, merece ser elogiado pelo que fez enquanto ainda vive e não depois da morte, como é infelizmente costume.
"Alavancou um novo futebol em Portugal: modernizou-o, renovou os seus alicerces, potenciou jogadores e aproximou o Benfica do ideal estético e filosófico de que os adeptos são os principais defensores". Rui Dias considera que Eriksson "não era apenas a imagem dos títulos que conquistou: Sven-Goran Eriksson foi o ideólogo de um novo ciclo, que desbloqueou trauma persistente (descobriu os 30 metros que faltavam); introduziu os parâmetros funcionais de uma grande equipa (pressão, intensidade, confiança, convicção); pôs fim a receios infundados (equipa sempre corajosa e ofensiva), e foi rosto de esperança e sucesso pela construção de uma entidade respeitadora da história benfiquista, cuja influência se alargou a todo o futebol português. Construiu um império emocional indestrutível".
O jornalista relembra como o técnico comandou Bento, Pietra, Nené, Humberto, Alves, António Bastos Lopes, Shéu, Filipovic e os jovens Veloso, Carlos Manuel, José Luís, Chalana, Diamantino e Álvaro sabendo que "a qualidade à disposição não lhe permitia ser minimalista. Impossível vê-lo realizado depois de vitórias sofridas, explicadas pelos valores de pragmatismo, inteligência tática, estratégia ou até a estrelinha que costuma acompanhar os campeões. Só lhe interessava a essência do estilo, dos padrões criativos e do permanente sentido de aventura, que estimulava os valores adjacentes de exaltação, intensidade, confiança e autoestima".
Dias alerta para como Eriksson cativou o plantel do Benfica que lhe foi dado ao transformar o treino "tantas vezes penoso, inócuo e desinteressante para os jogadores, em aulas apetecíveis de enriquecimento pessoal. O cerimonial do trabalho diário convenceu os intérpretes da sua importância no crescimento individual e coletivo, em sessões inovadoras, menos rotineiras, mais curtas e intensas, nas quais a bola era companhia inseparável".
Antes da morte do sueco, o colunista dá-lhe o valor que merece, que normalmente só vem depois do pior: "Eriksson é o príncipe que abriu horizontes, estimulou padrões estéticos, inspirou seguidores e encontrou saída para os labirintos de desolação que atrofiavam o futebol português. É bonito ter sentido em vida o reconhecimento, a paixão e o agradecimento que, por norma, só crescem e se solidificam na forma de glórias póstumas".
Antigo jogador dos encarnados tem sido muito criticado em Inglaterra, mas há quem acredite que trabalho está a ser bem feito no United
04 Nov 2025 | 17:55 |
Ruben Amorim tem sido muito criticado em Inglaterra, pelos maus resultados do Manchester United. Em mais uma entrevista a Piers Morgan - disponível a partir das 23h00 desta terça-feira, dia 4 novembro - Cristiano Ronaldo demarcou o ex Benfica dos problemas dos red devils.
Cristiano Ronaldo: "Tenho aquele clube no meu coração por motivos óbvios"
"Para mim é triste porque é um dos clubes mais importantes do mundo. Tenho aquele clube no meu coração por motivos óbvios. Tens de continuar a ter pessoas inteligentes para criar uma base para o futuro, tal como o United teve há alguns anos. Giggs, Roy Keane, Beckham... Tornaram-se grandes jogadores, mas tinham juventude. Neste momento, o United não tem estrutura. Espero que isso mude no futuro próximo, porque o potencial do clube é fantástico", começou por dizer.
Questionado sobre se continua atento aos red devils, Cristiano Ronaldo revelou: ""laro que acompanho. Joguei lá tantos anos, ganhei a Liga dos Campeões, ganhei 12 títulos. Está no meu coração, adoro o Manchester United. Mas temos de ser honestos e perceber que não estão num bom caminho. Precisam de mudar e não falo dos jogadores e do treinador".
Cristiano Ronaldo: "Amorim? Ele está a fazer o melhor dele. O que pode ele fazer? Milagres é impossível"
"Amorim? Ele está a fazer o melhor dele. O que pode ele fazer? Milagres é impossível. Em Portugal dizemos que milagres só em Fátima. Ele não vai fazer milagres. Mesmos os jogadores. Têm bons jogadores, mas alguns deles não têm em mente o que é o Manchester United", Cristiano Ronaldo.
Vale recordar que, recentemente, Nuno Gomes, vice-presidente da lista de Noronha Lopes às eleições do Benfica, revelou que Ruben Amorim irá, eventualmente, regressar à Luz para treinar a equipa principal dos encarnados.
Futebolista do plantel orientado por José Mourinho diz que Special One tem sido uma grande ajuda para conseguir melhorar a cada jogo
04 Nov 2025 | 17:51 |
Na antevisão do Benfica - Bayer Leverkusen, Samuel Dahl foi questionado sobre a pressão de substituir Álvaro Carreras. O sueco - que marcou o primeiro golo pelas águias - admitiu estar tranquilo e que José Mourinho tem sido uma grande ajuda.
Samuel Dahl: "Estou muito feliz, deu-me muita confiança"
"É muito bom. Estou muito feliz, deu-me muita confiança, desde que chegou. Sinto-me mais confiante. Os últimos jogos foram muito bons. Da minha parte, sinto muita confiança", começou por dizer o lateral-esquerdo sueco, durante a antevisão à partida.
Sobre Carreras, Dahl foi direto: "Ele deixou uma boa marca, mas estou focado em mim mesmo, a tentar evoluir-me o mais possível, nos treinos e nos jogos. É claro que me faz querer alcançar cada vez mais. Não coloca pressão sobre mim mesmo, mas sinto que quero mostrar ao Benfica que também consigo deixar a minha marca".
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Samuel Dahl – avaliado em 9 milhões de euros – leva 19 encontros: dez na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, um na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Nos 1.608 minutos que disputou, o lateral fez um golo e uma assistência.
As águias viram agora atenções para a Liga dos Campeões, onde vão defrontar o Bayer Leverkusen. O jogo, que se disputa no Estádio da Luz, está marcado para a próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, com pontapé de saída agendado para as 20h00.
Presidente dos encarnados mostrou-se bastante revoltado com acontecimento recente e quer que entidades responsáveis respondam à altura
04 Nov 2025 | 17:43 |
O Benfica, presidido por Rui Costa, regiu à acusação de Fábio Veríssimo, que admite ter sido coagido pelo Porto no intervalo do encontro com o Braga. Os encarnados exigem que os dragões sejam devidamente castigados perante os factos conhecidos.
Benfica: "O Sport Lisboa e Benfica exige que a Liga, o Conselho de Arbitragem e o Conselho de Disciplina atuem com urgência"
"O Sport Lisboa e Benfica exige que a Liga, o Conselho de Arbitragem e o Conselho de Disciplina atuem com urgência em face das informações tornadas públicas sobre uma grave coação ao árbitro da partida FC Porto - S. C. Braga", lê-se, em comunicado.
"Em face da gravidade dos acontecimentos reportados impõe -se um reação rápida das autoridades competentes e uma clarificação quanto aos desenvolvimentos deste episódio que em nada dignifica e credibiliza o futebol português, pelo que é imperativo que haja consequências exemplares. O Sport Lisboa e Benfica não admitirá qualquer passividade ou delongas nesta matéria", pedem os encarnados.
Vale recordar que, no relatório de Fábio Veríssimo consta que, durante os 15 minutos de pausa, o juiz da AF Leiria e a equipa técnica foram obrigados a ver diversas repetições do golo anulado ao Porto, por falta de Jan Bednarek, bem como o golo do Benfica diante dos dragões, no Torneio da Pontinha 2024, partida apitada pelo árbitro de 42 anos.
De momento, o Benfica de José Mourinho fecha o pódio da Liga Portugal Betclic, com 24 pontos acumulado em 10 jornadas. O Sporting é segundo classificado (25), enquanto a formação do Porto segue no topo da tabela do Campeonato Nacional, com 28 pontos.