Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Homenagens a Sven-Goran Eriksson continuam longe do Benfica: "Alavancou um novo futebol em Portugal"

Técnico sueco está em fim de vida devido a doença oncológica e tem sido alvo de várias distinções

Eriksson treinou o Benfica em duas ocasiões, que totalizam 5 anos
Eriksson treinou o Benfica em duas ocasiões, que totalizam 5 anos

  |

Icon Comentário0

Sven-Goran Eriksson foi para muitos um treinador revolucionário que veio iluminar os tempos de escuridão que assombravam o futebol português nos anos 80. É o caso de Rui Dias do jornal Record, que fez uma homenagem à memória do sueco que, estando em fim de vida devido a cancro em fase terminal, merece ser elogiado pelo que fez enquanto ainda vive e não depois da morte, como é infelizmente costume.

"Alavancou um novo futebol em Portugal: modernizou-o, renovou os seus alicerces, potenciou jogadores e aproximou o Benfica do ideal estético e filosófico de que os adeptos são os principais defensores". Rui Dias considera que Eriksson "não era apenas a imagem dos títulos que conquistou: Sven-Goran Eriksson foi o ideólogo de um novo ciclo, que desbloqueou trauma persistente (descobriu os 30 metros que faltavam); introduziu os parâmetros funcionais de uma grande equipa (pressão, intensidade, confiança, convicção); pôs fim a receios infundados (equipa sempre corajosa e ofensiva), e foi rosto de esperança e sucesso pela construção de uma entidade respeitadora da história benfiquista, cuja influência se alargou a todo o futebol português. Construiu um império emocional indestrutível". 

O jornalista relembra como o técnico comandou Bento, Pietra, Nené, Humberto, Alves, António Bastos Lopes, Shéu, Filipovic e os jovens Veloso, Carlos Manuel, José Luís, Chalana, Diamantino e Álvaro sabendo que "a qualidade à disposição não lhe permitia ser minimalista. Impossível vê-lo realizado depois de vitórias sofridas, explicadas pelos valores de pragmatismo, inteligência tática, estratégia ou até a estrelinha que costuma acompanhar os campeões. Só lhe interessava a essência do estilo, dos padrões criativos e do permanente sentido de aventura, que estimulava os valores adjacentes de exaltação, intensidade, confiança e autoestima".

Dias alerta para como Eriksson cativou o plantel do Benfica que lhe foi dado ao transformar o treino "tantas vezes penoso, inócuo e desinteressante para os jogadores, em aulas apetecíveis de enriquecimento pessoal. O cerimonial do trabalho diário convenceu os intérpretes da sua importância no crescimento individual e coletivo, em sessões inovadoras, menos rotineiras, mais curtas e intensas, nas quais a bola era companhia inseparável".

Antes da morte do sueco, o colunista dá-lhe o valor que merece, que normalmente só vem depois do pior: "Eriksson é o príncipe que abriu horizontes, estimulou padrões estéticos, inspirou seguidores e encontrou saída para os labirintos de desolação que atrofiavam o futebol português. É bonito ter sentido em vida o reconhecimento, a paixão e o agradecimento que, por norma, só crescem e se solidificam na forma de glórias póstumas".



Futebol

Presidente de nova contratação do Benfica revela importância de ligações com as águias: "Vai abrir o mercado"

Atleta foi uma das compras do Clube da Luz neste início de defeso

Presidente do Américo Mineiro fala de ligações com o Benfica
Presidente do Américo Mineiro fala de ligações com o Benfica

  |

Icon Comentário0

O novo defesa-central do Benfica, o brasileiro Gustavo Marques, que chegou em definitivo ao Glorioso neste defeso de verão, abriu a porta de negócios entre as águias e o América Mineiro. Nesse sentido, o presidente do clube, Marcus Salum, revelou a importância desta ponte estabelecida.

"É um jogador que nos vai abrir o mercado no Benfica, é importante ainda termos 50% do passe dele, achando que é um valor bastante razoável", começou por dizer o dirigente do América Mineiro, em declarações ao jornal O Jogo, esta quarta-feira, dia 10 de julho.


"Tivemos propostas de bons clubes de Portugal, não do Porto ou Sporting, mas preferimos o Benfica até para manter o clube como parceiro. Demos preferência ao Benfica porque pode abrir-nos a possibilidade de fazermos outros negócios no futuro", fundamentou. 


Em 23/24, Gustavo Marques - atualmente avaliado em 1,4 milhões de euros - foi aposta em 33 duelos, onde regista um golo sem somar qualquer assistência, de águia ao peito, na equipa B encarnada. Na época transata, ao serviço do Torreense, alinhou em 30 partidas, somando três golos e duas ocasiões em que assistiu os companheiros.  

Com o Manto Sagrado, o craque brasileiro já foi distinguido pela Liga Portugal SABSEG como o defesa do mês referente a janeiro. Desde que iniciou o seu percurso desportivo, Gustavo Marques, de 22 anos, já passou por clubes como o América Mineiro e Luvurdense, do Brasil, e Torreense e Benfica, de Portugal.  



Futebol

Ángel Di María vai às lágrimas por equipa que não é o Benfica: "Vou sair pela porta grande"

Extremo mostrou-se bastante emocionado com mais uma caminhada da sua carreira

Di María em lágrimas pela Argentina
Di María em lágrimas pela Argentina

  |

Icon Comentário0

O extremo que acabou recentemente contrato com o Benfica, Ángel Di María, atingiu a final da Copa América na madrugada desta quarta-feira, dia 10 de julho, vencendo o Canadá. Depois da partida, o mago argentino mostrou-se bastante emocionado e deixou algumas palavras sobre a seleção da Argentina, que vai abandonar depois deste torneio. 

"Espero que possa terminar da melhor maneira com esta camisola. É futebol, podem acontecer muitas coisas. Mas aconteça o que aconteça, vou sair pela porta grande. Tenho de agradecer à minha família", começou por dizer o extremo-direito.


"Sinceramente, trabalho aquilo que preciso e tento fazer o melhor possível sempre que visto esta camisola. Agradeço a quem confiou em mim. Hoje ao sair de campo, o Leo [Messi] disse-me que queria chegar a esta final por mim. E isso enche-me de orgulho. Ter esta possibilidade, é um grande orgulho", terminou Di María.


Na temporada 2023/24, ao serviço do Benfica, Ángel Di María - atualmente avaliado em 3 milhões de euros - marcou presença em 48 encontros. Nos 3.984 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o internacional argentino marcou 17 golos e fez ainda 13 assistências, sendo uma das grandes figuras da turma de Roger Schmidt.

Ao todo, com o Manto Sagrado, Ángel Di María contabiliza 173 encontros, 32 tiros certeiros, 38 assistências e quatro títulos conquistados: um Campeonato Nacional (2009/10), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/24) e duas Taças da Liga (2008/09 e 2009/10).




Futebol

Colocado na porta de saída do Benfica, Leo Kokubo já realizou exames pela nova equipa

Jovem guardião não entra nas contas para a nova época e a mudança pode estar perto de acontecer

Jovem guardião está de saída do Benfica
Jovem guardião está de saída do Benfica

  |

Icon Comentário0

Leo Kokubo pode estar muito perto de abandonar o Benfica neste mercado de transferências. O jovem guardião, tal como o Glorioso 1904 avançou em exclusivo, não entras nas contas quer de Rui Costa quer de Roger Schmidt no plantel da nova época e uma saída é vista como a melhor solução para todas as partes. 


De acordo com o diário desportivo O Jogo, o guarda-redes de 23 anos está muito perto de rumar à Bélgica, onde vai assinar um vínculo contratual com o Sint-Truiden. A mesma fonte garante ainda que o atleta, que em breve vai representar o Japão nos Jogos Olímpicos, já realizou inclusive testes médicos, sendo que a oficialização deve acontecer nas próximas horas. 


“Os responsáveis do Sint-Truiden passaram da teoria à prática e. tal como O Jogo avançou, preparam-se para anunciar a contratação de Leo Kokubo. O guardião japonês do Benfica já viajou para a Bélgica, iniciou mesmo a bateria de exames médicos e testes físicos para assinar contrato. A transferência do jogador de 23 anos deverá incluir uma partilha de passe”, escreve o diário desportivo na sua publicação. 


 Nesta temporada, Leo Kokuboatualmente avaliado em 750 mil euros - atuou em 17 partidas da equipa secundária dos encarnados: 16 na Liga SABSEG e uma na Premier League International Cup, totalizando 1.445 minutos. O guardião nipónico sofreu 20 golos e conseguiu manter a baliza inviolada por seis vezes.  


No Benfica, onde atua de águia ao peito desde a temporada de 2018/19, chegando oriundo do Kashiwa Reysol, o guarda-redes passou por vários escalões da formação, sendo que soma neste momento 85 presenças com o Manto Sagrado, tendo atuado também pela seleção do Japão. 



 


 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Colocado na porta de saída do Benfica, Leo Kokubo já realizou exames pela nova equipa
Futebol

Colocado na porta de saída do Benfica, Leo Kokubo já realizou exames pela nova equipa

 

Icon Comentário0
Orgulho, Otamendi! Capitão do Benfica atinge o final da Copa América
Futebol

Orgulho, Otamendi! Capitão do Benfica atinge o final da Copa América

 

Icon Comentário0
Benfica amplia oferta de lugares Red Pass para a temporada 2024/25
Futebol

Benfica amplia oferta de lugares Red Pass para a temporada 2024/25

 

Icon Comentário0