Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Insultos racistas de adeptos do Porto a jogador do Benfica levam a abertura de processo

Autoridade para Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) anunciou que ia apurar os factos

Insultos racistas de adeptos do Porto a jogador do Benfica levam a abertura de processo
Insultos racistas de adeptos do Porto a jogador do Benfica levam a abertura de processo

  |

Icon Comentário0

Há um grande desenvolvimento no caso do incidente passado nas bancadas da final da Taça Hugo Santos entre Benfica e Porto no qual Betinho Gomes, atleta de basquetebol do Glorioso, foi alvo de insultos racistas motivados por parte de adeptos portistas. A APCVD vai tomar ação disciplinar quanto ao sucedido.

O extremo do Benfica, Ivan Almeida revelou, em declarações à RTP2, que Betinho Gomes foi alvo de racismo por parte dos aficionados do clube do Norte, durante o 3.º período o que levou a que os ânimos aquecessem e a partida tivesse mesmo de ser parada durante quase 15 minutos.


"Pelo que ouvi o Betinho dizer, duas pessoas atrás do nosso banco disseram-lhe 'preto, vai para a tua terra'. Foi por isso ele se exaltou assim. Essas coisas não têm lugar em qualquer lado" declarou Almeida. "Está na hora de colocar um fim a estas coisas e espero que a Federação faça alguma coisa. É um jogo de basquetebol, e para ver o espetáculo e não estar com comportamentos assim. É preciso manter o respeito, racismo não"


A propósito desses acontecimentos, a Autoridade para Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) anunciou, em forma de comunicado emitido esta segunda-feira, dia 6 de maio, que "instaurou um processo de contraordenação para apuramento dos factos" ocorridos no domingo, 5 de maio.

Recorde-se que a equipa de basquetebol do Benfica defrontou, no Pavilhão Multiusos Gondomar, e venceu o Porto, por 72-66, no passado domingo, dia 5 de maio, na final da Taça Hugo dos Santos. Os parciais do encontro foram: 19-18 | 35-35 | 53-55 e 66-72. 







Futebol

Benfica na Liga dos Campeões? Final da Liga Europa entre Atalanta e Bayer Leverkusen complicam contas

Conjunto italiano derrotou o alemão, por 3-0, sagrando-se campeão europeu

Contas do Benfica na Liga dos Campeões
Contas do Benfica na Liga dos Campeões

  |

Icon Comentário0

As contas do Benfica para entrar diretamente na Liga dos Campeões complicaram-se bastante, depois do Bayer Leverkusen não conseguir vencer a Liga Europa, esta quarta-feira, dia 22 de maio. A Atalanta venceu os farmacêuticos por 3-0, com um hatrick de Lookman, e conquistou a primeira competição europeia da sua história.

Posto isto, caso a equipa de Grimaldo vencesse a prova a entrada do Benfica na competição milionária não necessitaria de qualquer playoff. Agora, o Benfica precisa de esperar que a Atalanta termine no top quatro da Serie A, passando a sua vaga da Liga dos Campeões para o Glorioso.


Neste momento, o conjunto treinado por Gien Piero Gasperini está na quinta posição da tabela italiana, mas pode ascender à quarta caso vença o jogo que tem em atraso, diante da Fiorentina. No quarto lugar encontra-se a Juventus, com 68 pontos, comparativamente aos 66 da Atalanta.


Caso os italianos permaneçam na mesma posição e a vecchia signora conseguia apurar-se para a Liga dos Campeões, o Benfica será obrigado a ir a playoff de acesso à prova da UEFA. Este cenário obriga o Clube da Luz a começar mais cedo a época e tratar rapidamente dos processos de transferências.

Caso o Glorioso esteja presente nas rondas de acesso à Liga dos Campeões começara pela terceira pré-eliminatória e depois o playoff de acesso à Champions. Importa recordar que a prova milionária vai estrear na próxima temporada um novo formato, com uma fase de liga antes das eliminatórias.



Futebol

Italianos deixam ex Benfica Grimaldo 'atalantado' e 'roubam' a Liga Europa ao Leverkusen

Conjunto de Xabi Alonso sentiu o sabor da derrota pela primeira vez na época

Grimaldo perde final da Liga Europa
Grimaldo perde final da Liga Europa

  |

Icon Comentário0

A primeira derrota do Bayer Leverkusen de Xabi Alonso e de Alejandro Grimaldo na época chegou esta quarta-feira, dia 22 de maio, na final da Liga Europa, diante da Atalanta, por 3-0. Um hatrick de Ademola Lookman (12', 26', 76') foi o carrasco dos campeões alemães.

A final da competição secundária da UEFA começou com os italianos por cima, com Lookman a colocar a atalanta na vantagem antes do primeiro quarto de hora, aproveitando um cruzamento rasteiro de Zappacosta. O segundo golo surgiu vindo da inspiração individual do nigeriano, que finalizou ao ângulo inferior após um túnel incrível em Granit Xhaka.

Nos segundos 45 minutos, Xabi Alonso mexeu na equipa e procurou lançar os farmacêuticos numa recuperação épica, que tantas vezes já conseguiu esta temporada. Já sem Grimaldo em campo, saindo ao minuto 69, Lookman concluiu um hatrick com mais uma grande jogada individual e terminou com as esperanças do Leverkusen.


Importa salientar que o Leverkusen ainda não tinha sentido o sabor da derrota nesta época, conseguindo-se apurar para a final da Liga Europa e da Taça da Alemanha, além de vencer a Bundesliga. Após este desastre europeu, resta a competição rainha germânica, que pode consagrar a dobradinha.


Nesta temporada, Alejandro Grimaldo - avaliado em 45 milhões de euros - regista 50 partidas realizadas: 33 na Bundesliga, 12 na Liga Europa e cinco na Taça da Alemanha. O internacional espanhol segue com 12 golos apontados e 18 assistências para os seus colegas.

Pelo Benfica, o agora internacional espanhol envergou o Manto Sagrado em qualquer coisa como 303 encontros, nos quais apontou 27 tiros certeiros. Além disso constam do seu palmarés quatro Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças Cândido de Oliveira.


Modalidades

PORTO-BENFICA RESULTA EM INTERVENÇÃO DO CONSELHO DE DISCIPLINA! INSULTOS RACISTAS NO CENTRO DO PROBLEMA DO CLÁSSICO (COM VÍDEO)

Comunicado foi emitido esta segunda-feira, dia 23 de outubro, por parte da organização

Estádio
Estádio

  |

Icon Comentário0

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol abriu um inquérito prelliminar, devido aos supostos insultos racistas proferidos contra Betinho Gomes, jogador de basquetebol do Benfica, que terá ouvido vários comentários xenófebos no Clássico do passado sábado, dia 21 de outubro.

"A Federação Portuguesa de Basquetebol e a Betclic, organizador e patrocinador da Liga, têm desenvolvido um projeto comum de valorização da competição a todos os níveis – incluindo o reforço do respeito pelas normas da ética desportiva, da igualdade, da inclusão e da não discriminação", começa o comunicado.


"Neste contexto, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Betclic, tendo tomado conhecimento das denúncias relativas à verificação de insultos racistas ocorridos no jogo disputado entre o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica, no passado sábado no Pavilhão Dragão Arena, vêm expressar o seu forte repúdio por tais comportamentos, considerando que os mesmos não se enquadram nos valores que ambas as entidades defendem", acrecenta o orgão de disciplina.


"Com base nestas denúncias, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol já abriu um inquérito preliminar com vista ao apuramento de responsabilidades disciplinares decorrentes dos factos denunciados. Contudo e sem prejuízo das responsabilidades disciplinares que vierem a ser apuradas, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Betclic repudiam veementemente qualquer comportamento racista ou xenófobo e apelam a todos os intervenientes - particularmente aos clubes promotores do espetáculo desportivo - para a necessidade de assegurarem o respeito pelos princípios e valores éticos que estão subjacentes à prática desportiva", o CD informa sobre a abertura dos inquéritos.

"Neste contexto, a Federação Portuguesa de Basquetebol reafirma o seu firme propósito de combater toda e qualquer manifestação de racismo ou xenofobia e o seu propósito de, através das competentes instâncias disciplinares, punir exemplarmente a violação destes princípios", termina o comunicado.


  • Confira aqui o vídeo dos insultos:

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Ex Benfica: Com acusações de mentira à mistura, existe novidades sobre o futuro de José Mourinho
Futebol

Ex Benfica: Com acusações de mentira à mistura, existe novidades sobre o futuro de José Mourinho

 

Icon Comentário0
Conhecido adepto do Benfica analisa situação de Schmidt: "É preciso..."
Futebol

Conhecido adepto do Benfica analisa situação de Schmidt: "É preciso..."

 

Icon Comentário0
Tribunal Arbitral do Desporto volta a perdoar multa ao Benfica, desta vez por jogo com o Sporting
Futebol

Tribunal Arbitral do Desporto volta a perdoar multa ao Benfica, desta vez por jogo com o Sporting

 

Icon Comentário0