Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Insultos racistas de adeptos do Porto a jogador do Benfica levam a abertura de processo

Autoridade para Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) anunciou que ia apurar os factos

Insultos racistas de adeptos do Porto a jogador do Benfica levam a abertura de processo
Insultos racistas de adeptos do Porto a jogador do Benfica levam a abertura de processo

  |

Icon Comentário0

Há um grande desenvolvimento no caso do incidente passado nas bancadas da final da Taça Hugo Santos entre Benfica e Porto no qual Betinho Gomes, atleta de basquetebol do Glorioso, foi alvo de insultos racistas motivados por parte de adeptos portistas. A APCVD vai tomar ação disciplinar quanto ao sucedido.

O extremo do Benfica, Ivan Almeida revelou, em declarações à RTP2, que Betinho Gomes foi alvo de racismo por parte dos aficionados do clube do Norte, durante o 3.º período o que levou a que os ânimos aquecessem e a partida tivesse mesmo de ser parada durante quase 15 minutos.


"Pelo que ouvi o Betinho dizer, duas pessoas atrás do nosso banco disseram-lhe 'preto, vai para a tua terra'. Foi por isso ele se exaltou assim. Essas coisas não têm lugar em qualquer lado" declarou Almeida. "Está na hora de colocar um fim a estas coisas e espero que a Federação faça alguma coisa. É um jogo de basquetebol, e para ver o espetáculo e não estar com comportamentos assim. É preciso manter o respeito, racismo não"


A propósito desses acontecimentos, a Autoridade para Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) anunciou, em forma de comunicado emitido esta segunda-feira, dia 6 de maio, que "instaurou um processo de contraordenação para apuramento dos factos" ocorridos no domingo, 5 de maio.

Recorde-se que a equipa de basquetebol do Benfica defrontou, no Pavilhão Multiusos Gondomar, e venceu o Porto, por 72-66, no passado domingo, dia 5 de maio, na final da Taça Hugo dos Santos. Os parciais do encontro foram: 19-18 | 35-35 | 53-55 e 66-72. 







Futebol

Antigo dirigente do Benfica avalia esforço de Rui Costa para pagar 30 milhões por um avançado

Águias acreditam na contratação do atleta neste mercado de verão

José Manuel Antunes analisa esforço por Félix
José Manuel Antunes analisa esforço por Félix

  |

Icon Comentário0

A contratação de João Félix por parte do Benfica está a tornar-se na maior novela de verão do Clube da Luz até ao momento, sendo que as águias comprometem-se a pagar 30 milhões de euros pelo internacional português do Atlético Madrid. Nesse sentido, José Manuel Antunes, antigo dirigente encarnado avaliou o esforço económico que Rui Costa pode realizar pelo atleta.

"Acho que se poderá justificar. É a direção que tem de avaliar. De certeza absoluta que não vão cometer nenhuma loucura para terem o João Félix. Segundo bem conheço Rui Costa, isso não acontecerá", começou por dizer, em declarações à Antena 1, esta terça-feira, dia 9 de julho.


"Todos os benfiquistas têm uma excelente ideia do João Félix. Ele ajudou-nos a ganhar um campeonato de forma notável, Ficou no coração de todos os benfiquistas e acompanhamos a carreira dele. Temos acompanhado a carreira dele a par e passo, com alguma mágoa pelas divergências que tinha com Simeone. Isso estragou-lhe a progressão na carreira. Se João Félix regressasse ao plantel do Benfica, era uma mais-valia grande para o clube", acrescentou o ex dirigente.


João Manuel Antunes termina: "João Félix poderá relançar a sua carreira no Benfica, pelo carinho que vai ter de uma massa de milhões de adeptos e que o levam ao colo. Penso que, para ele, seria bom regressar à casa que o viu nascer para o futebol".

Na temporada 2023/24, ao serviço do Barcelona, João Félix - avaliado em 30 milhões de euros - realizou 44 encontros: 30 na La Liga, nove na Liga dos Campeões, três na Copa do Rey e dois na Supertaça. Nos 2.143 minutos que disputou, o internacional português apontou 10 golos e fez seis assistências. 

Com a camisola do Benfica, realizou 43 partidas, nas quais apontou 20 finalizações certeiras e fez oito assistências, tendo conquistado o Campeonato Nacional (2018/19). O avançado haveria de rumar ao Atlético de Madrid e render aos cofres das águias uma verba recorde, 127 milhões de euros.



Futebol

Ex Porto 'baba' por alvo do Benfica, que foi chumbado por Rui Costa: "Aprecio muito..."

Atleta esteve no radar dos encarnados, porém as negociações não chegaram a bom porto

Atleta esteve no radar do Benfica, porém as conversações não chegaram a bom porto, com Rui Costa a chumbar o negócio. Agora é elogiado por ex Porto
Atleta esteve no radar do Benfica, porém as conversações não chegaram a bom porto, com Rui Costa a chumbar o negócio. Agora é elogiado por ex Porto

  |

Icon Comentário0

José Bica, mais recente reforço do Vitória de Guimarães, que passou pela formação do Porto, em 2014/15, teceu largos elogios a Jota Silva, que já esteve na mira do Benfica, neste mercado de verão, para colmatar a saída de Rafa Silva. 

"O Cristiano Ronaldo sempre me inspirou. Entre os profissionais do Vitória, aprecio muito o Jota Silva, desde a forma como encara os jogos ao tipo de pessoa. Revejo-me um pouco nele", começou por mencionar o futebolista, que não esconde o facto de querer 'mostrar serviço' nos sub-21 da Seleção Nacional. 

"Será uma experiência nova para mim. Qualquer jogador quer jogar na Conference League e, obviamente, eu quero tirar partido dela ao máximo", disse José Bica, que de seguida desvendou o seu perfil enquanto jogador. 

"Jogo com intensidade, gosto do contacto… Os avançados também vivem de golos e eu tanto gosto de marcar como de assistir. Sou um um avançado que trabalha muito para a equipa. Se acho que vou jogar logo? Não. Conto muito com a ajuda dos jogadores mais antigos da equipa. São todos mais velhos do que eu e, por isso, tenciono aprender muito com eles. São jogadores muito experientes. Darei um passo de cada vez. De resto, nenhum jogador fica satisfeito por ficar no banco. Todos querem jogar e eu não fujo à regra", concluiu o mais recente reforço dos conquistadores. 

Vale recordar que, a vinda de Jota Silva agradava a Roger Schmidt, contudo a direção encarnada, com Rui Costa à cabeça, acabou por chumbar a transferência do camisola 11 dos vimaranenses. 

Na temporada 2023/24, com a camisola do Vitória de Guimarães, Jota Silva atualmente avaliado em 12 milhões de euros – tem sido uma das grandes figuras dos conquistadores. Ao todo, o extremo luso conta com 42 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal, dois na Conference League e ainda um na Taça da Liga.

Nos 3.459 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, Jota Silva apontou um total de 15 golos e fez ainda sete assistências. O extremo português, que tem brilhado na turma minhota, tem contrato com o Vitória de Guimarães até junho de 2025.  


Modalidades

PORTO-BENFICA RESULTA EM INTERVENÇÃO DO CONSELHO DE DISCIPLINA! INSULTOS RACISTAS NO CENTRO DO PROBLEMA DO CLÁSSICO (COM VÍDEO)

Comunicado foi emitido esta segunda-feira, dia 23 de outubro, por parte da organização

Estádio
Estádio

  |

Icon Comentário0

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol abriu um inquérito prelliminar, devido aos supostos insultos racistas proferidos contra Betinho Gomes, jogador de basquetebol do Benfica, que terá ouvido vários comentários xenófebos no Clássico do passado sábado, dia 21 de outubro.

"A Federação Portuguesa de Basquetebol e a Betclic, organizador e patrocinador da Liga, têm desenvolvido um projeto comum de valorização da competição a todos os níveis – incluindo o reforço do respeito pelas normas da ética desportiva, da igualdade, da inclusão e da não discriminação", começa o comunicado.


"Neste contexto, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Betclic, tendo tomado conhecimento das denúncias relativas à verificação de insultos racistas ocorridos no jogo disputado entre o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica, no passado sábado no Pavilhão Dragão Arena, vêm expressar o seu forte repúdio por tais comportamentos, considerando que os mesmos não se enquadram nos valores que ambas as entidades defendem", acrecenta o orgão de disciplina.


"Com base nestas denúncias, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol já abriu um inquérito preliminar com vista ao apuramento de responsabilidades disciplinares decorrentes dos factos denunciados. Contudo e sem prejuízo das responsabilidades disciplinares que vierem a ser apuradas, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Betclic repudiam veementemente qualquer comportamento racista ou xenófobo e apelam a todos os intervenientes - particularmente aos clubes promotores do espetáculo desportivo - para a necessidade de assegurarem o respeito pelos princípios e valores éticos que estão subjacentes à prática desportiva", o CD informa sobre a abertura dos inquéritos.

"Neste contexto, a Federação Portuguesa de Basquetebol reafirma o seu firme propósito de combater toda e qualquer manifestação de racismo ou xenofobia e o seu propósito de, através das competentes instâncias disciplinares, punir exemplarmente a violação destes princípios", termina o comunicado.


  • Confira aqui o vídeo dos insultos:

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ex Porto deixa 'dica' sobre futuro de Di María: "Benfica não pode..."
Futebol

Ex Porto deixa 'dica' sobre futuro de Di María: "Benfica não pode..."

 

Icon Comentário0
Aguenta coração! Colosso europeu 'pergunta' por João Neves e saída do Benfica ganha força
Futebol

Aguenta coração! Colosso europeu 'pergunta' por João Neves e saída do Benfica ganha força

 

Icon Comentário0
Assédio de tubarões europeus 'obriga' Rui Costa a traçar plano para craque do Benfica
Futebol

Assédio de tubarões europeus 'obriga' Rui Costa a traçar plano para craque do Benfica

 

Icon Comentário0