Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Insultos racistas de adeptos do Porto a jogador do Benfica levam a abertura de processo

Autoridade para Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) anunciou que ia apurar os factos

Insultos racistas de adeptos do Porto a jogador do Benfica levam a abertura de processo
Insultos racistas de adeptos do Porto a jogador do Benfica levam a abertura de processo

  |

Icon Comentário0

Há um grande desenvolvimento no caso do incidente passado nas bancadas da final da Taça Hugo Santos entre Benfica e Porto no qual Betinho Gomes, atleta de basquetebol do Glorioso, foi alvo de insultos racistas motivados por parte de adeptos portistas. A APCVD vai tomar ação disciplinar quanto ao sucedido.

O extremo do Benfica, Ivan Almeida revelou, em declarações à RTP2, que Betinho Gomes foi alvo de racismo por parte dos aficionados do clube do Norte, durante o 3.º período o que levou a que os ânimos aquecessem e a partida tivesse mesmo de ser parada durante quase 15 minutos.


"Pelo que ouvi o Betinho dizer, duas pessoas atrás do nosso banco disseram-lhe 'preto, vai para a tua terra'. Foi por isso ele se exaltou assim. Essas coisas não têm lugar em qualquer lado" declarou Almeida. "Está na hora de colocar um fim a estas coisas e espero que a Federação faça alguma coisa. É um jogo de basquetebol, e para ver o espetáculo e não estar com comportamentos assim. É preciso manter o respeito, racismo não"


A propósito desses acontecimentos, a Autoridade para Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) anunciou, em forma de comunicado emitido esta segunda-feira, dia 6 de maio, que "instaurou um processo de contraordenação para apuramento dos factos" ocorridos no domingo, 5 de maio.

Recorde-se que a equipa de basquetebol do Benfica defrontou, no Pavilhão Multiusos Gondomar, e venceu o Porto, por 72-66, no passado domingo, dia 5 de maio, na final da Taça Hugo dos Santos. Os parciais do encontro foram: 19-18 | 35-35 | 53-55 e 66-72. 







Futebol

Ukra responde à letra aos assobios dos adeptos do Benfica: "meu passado como jogador"

Atleta despediu-se dos relvados no encontro frente às águias, na passada sexta-feira, dia 17 de maio

Mensagem de Ukra para os adeptos do Benfica
Mensagem de Ukra para os adeptos do Benfica

  |

Icon Comentário0

A carreira de Ukra chegou ao fim na passada sexta-feira, dia 17 de maio, no empate a uma bola entre o Rio Ave e o Benfica. O atleta foi substituído ao minuto 17 e teve direito a guarda de honra em Vila do Conde, sendo que ambas as equipas juntaram-se ao jogador. Contudo, vários adeptos encarnados assobiaram fortemente o momento, levando Ukra a responder através das suas redes sociais.

"Dizer aos adeptos do Benfica que se manifestaram de forma menos positiva no momento em que falava para as pessoas no estádio... que não há ressentimento algum da minha parte e que isto faz parte do futebol", começou por escrever no seu Instagram, através de um story.


"Aproveito para dizer que, independentemente do meu passado como jogador, sempre fui muito bem tratado pelas pessoas que fazem parte da estrutura do Benfica e pela grande maioria dos seus adeptos, fosse no Estádio da Luz ou no estádio onde estivesse a jogar. Algumas das quais tenho uma ligação de amizade", terminou o internacional português por uma ocasião.


É de recordar que Ukra tem passado como jogador do Porto, onde esteve na temporada 2010/2011, além de ter passado por vários escalões de formação dos azuis e brancos. Na única época nos dragões venceu a Liga Portuguesa, a Taça de Portugal, a Supertaça Cândido Oliveira e a Liga Europa.

Nesta temporada, Ukra - avaliado em 100 mil euros - alinhou em sete partidas: seis na Liga Portuguesa e um na Taça da Liga, totalizando 91 minutos. A última época de Ukra enquanto profissional de futebol não contou com nenhum golo ou assistência do atleta.



Futebol

Pep Guardiola pode abandonar ex Benfica Bernardo Silva e Rúben Dias no Manchester City

Caminhada do técnico espanhol em Inglaterra pode estar próxima do fim

Guardiola pode estar de saída do Manchester City
Guardiola pode estar de saída do Manchester City

  |

Icon Comentário0

Depois de oito temporadas como treinador do Manchester City, Pep Guardiola poderá estar de saída dos atuais campeões ingleses, segundo avançou o jornal The Athletic, na passada sexta-feira, dia 17 de maio. O meio de comunicação inglês garante que a saída do espanhol pode acontecer na temporada 2025/2026.

O rumor está a espalhar-se dentro dos cityzens, onde atuam os ex Benfica Bernardo Silva e Rúben Dias, além de Ederson Moraes. Após o anuncio de Jurgen Kloop sobre a sua saída do Liverpool no fim desta época, Guardiola poderá mesmo abandonar a equipa onde já conquistou todos os troféus possíveis.


Todavia, nada está assegurado e a saída do espanhol é somente um rumor. Mesmo assim, já existem nomes a ser associados ao Manchester City, com destaque para o treinador do Arsenal Mikel Arteta. Xabi Alonso (Bayer Leverkusen), Roberto De Zerbi (Brighton & Hove Albion) e Miguel Ángel (Girona) são outros técnicos referenciados.


Esta temporada, Bernardo Silva - avaliado em 80 milhões de euros pelo portal Transfermarkt - tem sido aposta regular de Pep Guardiola, somando 47 encontros nas pernas ao serviço dos cityzens, onde marcou 12 golos e efetuou oito assistências. Na temporada passada, o atleta realizou 55 jogos, onde somou sete tentos e seis passes para golo.

Rúben Dias - avaliado em 80 milhões de euros - cumpre a quarta temporada ao serviço do Manchester City, registando a presença em 44 encontros, na presente época, onde fez uma assistência. Na temporada transata, o antigo craque do Benfica, alinhou em 43 partidas, onde até apontou um golo, sem contabilizar qualquer assistência.




Modalidades

PORTO-BENFICA RESULTA EM INTERVENÇÃO DO CONSELHO DE DISCIPLINA! INSULTOS RACISTAS NO CENTRO DO PROBLEMA DO CLÁSSICO (COM VÍDEO)

Comunicado foi emitido esta segunda-feira, dia 23 de outubro, por parte da organização

Estádio
Estádio

  |

Icon Comentário0

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol abriu um inquérito prelliminar, devido aos supostos insultos racistas proferidos contra Betinho Gomes, jogador de basquetebol do Benfica, que terá ouvido vários comentários xenófebos no Clássico do passado sábado, dia 21 de outubro.

"A Federação Portuguesa de Basquetebol e a Betclic, organizador e patrocinador da Liga, têm desenvolvido um projeto comum de valorização da competição a todos os níveis – incluindo o reforço do respeito pelas normas da ética desportiva, da igualdade, da inclusão e da não discriminação", começa o comunicado.


"Neste contexto, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Betclic, tendo tomado conhecimento das denúncias relativas à verificação de insultos racistas ocorridos no jogo disputado entre o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica, no passado sábado no Pavilhão Dragão Arena, vêm expressar o seu forte repúdio por tais comportamentos, considerando que os mesmos não se enquadram nos valores que ambas as entidades defendem", acrecenta o orgão de disciplina.


"Com base nestas denúncias, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol já abriu um inquérito preliminar com vista ao apuramento de responsabilidades disciplinares decorrentes dos factos denunciados. Contudo e sem prejuízo das responsabilidades disciplinares que vierem a ser apuradas, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Betclic repudiam veementemente qualquer comportamento racista ou xenófobo e apelam a todos os intervenientes - particularmente aos clubes promotores do espetáculo desportivo - para a necessidade de assegurarem o respeito pelos princípios e valores éticos que estão subjacentes à prática desportiva", o CD informa sobre a abertura dos inquéritos.

"Neste contexto, a Federação Portuguesa de Basquetebol reafirma o seu firme propósito de combater toda e qualquer manifestação de racismo ou xenofobia e o seu propósito de, através das competentes instâncias disciplinares, punir exemplarmente a violação destes princípios", termina o comunicado.


  • Confira aqui o vídeo dos insultos:

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Golo de Leandro Barreiro ao serviço do Mainz
Futebol

Golo de Leandro Barreiro ao serviço do Mainz

 

Icon Comentário0
Resumo do empate do Benfica em Vila do Conde
Futebol

Resumo do empate do Benfica em Vila do Conde

 

Icon Comentário0
Sílvia Rebelo antevê final da Taça de Portugal entre Benfica e Racing Power
Futebol

Sílvia Rebelo antevê final da Taça de Portugal entre Benfica e Racing Power

 

Icon Comentário0