
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
|
Na passada sexta-feira, 28 de fevereiro, dia em que o Benfica assinalou 121 anos de história, João Diogo Manteigas celebrou o aniversário do Clube junto de Sócios e adeptos, num jantar, em Lisboa. O candidato à presidência aproveitou o momento para apresentar algumas ideias do programa, pedindo que se defenda os interesses do Glorioso. Pelo meio, o Benfiquista acabou por deixar uma 'farpa' aos rivais, acreditando que estes "exercem influência nos bastidores da Liga"
João Diogo Manteigas - Defender o Benfica quando os nossos rivais exercem influência nos bastidores da Liga, nas várias federações e associações
"Hoje é dia do Sport Lisboa e Benfica. Hoje é dia do maior. do glorioso. Hoje é o dia de todos vós: sócios, adeptos e simpatizantes. Parabéns a todos vocês por manterem viva, ao longo de 121 anos, a chama do esforço e suor dos nossos antepassados que fizeram do Sport Lisboa e Benfica o maior clube de Portugal e um dos maiores do mundo", referiu o conhecido Benfiquista.
"Sempre vos disse que são vocês que carregam o Benfica na esperança das vitórias nos campos e pavilhões dentro e fora da Luz. Foram vocês que puxaram pelos jogadores na conquista da Taça da Liga desta época e que os farão ganhar o 39.º campeonato, a 27.ª Taça de Portugal e sonhar com a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes. Foi a vossa força que permitiu ganhar Taças e Supertaças esta época nas nossas modalidades, masculinas e femininas, e fazer com que os novos estatutos possam vir a ser uma realidade", acrescentou o candidato à presidência.
João Diogo Manteigas voltou a abordar, em seguida, a questão dos estatutos: "Só com o vosso apoio é que teremos sucesso contra o Barcelona e no dia 8 conseguiremos aprovar os estatutos. Estes estatutos vão permitir ter um clube mais participado, democrático e transparente com 2 ª volta, listas separadas, sem voto eletrónico e com uma assembleia geral para discutir o desporto; com o vosso apoio massivo e crente, só pode haver um desígnio para quem nos representa: ganhar tudo!"
João Diogo Manteigas - Defender o Benfica quando somos prejudicados nos campos e pavilhões
"Mas, para chegarmos às vitórias, temos de proteger constantemente os interesses do Sport Lisboa e Benfica: Defender o Benfica quando os nossos rivais exercem influência nos bastidores da Liga, nas várias federações e associações; Defender o Benfica quando somos prejudicados nos campos e pavilhões; Defender o Benfica para sermos ouvidos e exigirmos das entidades desportivas; Defender o Benfica quando circulam notícias que afetam a credibilidade do nosso clube e defender o Benfica, exigindo sempre que os nossos dirigentes sejam transparentes e honestos connosco", concluiu o Benfiquista.
Timoneiro dos vermelhos e brancos, que está a preparar a receção aos lobos, tem ponderado os prós e contras sobre esta situação
|
Bruno Lage vai avançar com um processo contra John Textor, empresário norte-americano e dono de clubes como o Lyon e Botafogo, onde o atual treinador do Benfica chegou a comandar. O caso está a ser avançado por várias agências de comunicação social, que informam que o setubalense exige uma indemnização.
O diário britânico, ‘The Telegraph’ é um dos meios que dá conta do caso entre o técnico do Glorioso e o dono do atual campeão brasileiro. Na última sexta-feira, 11 de abril, o jornal inglês deu conta do processo de Bruno Lage e informou que o timoneiro do Benfica exige que John Textor lhe pague 7 milhões de euros, ou mais preciso, cerca de 6,92 milhões de euros.
Segundo o ‘The Telegraph’ em causa está uma alegada quebra de contrato que foi celebrada pelas duas partes. Ou seja, na natura em que o setubalense assumiu o comando técnico do Botafogo, terá ficado estipulado que o português, mais tarde, poderia vir a assumir o banco do Lyon ou do Crystal Palace.
O alegado acordo terá sido celebrado em 2023, pouco tempo depois de Bruno Lage ter rumado ao Brasil. No entanto, o técnico do Benfica só esteve no Rio de Janeiro durante três meses, acabando por não cumprir os seis meses iniciais que estavam indicados no contrato. Segundo o diário britânico, caso assumisse o comando técnico do emblema inglês ou francês, a ligação seria de pelo menos dois anos.
Em torno deste caso entre as duas partes, o ‘The Telegraph’ deixa a seguinte explicação sobre os acontecimentos: “O processo alega também que o acordo entre as duas partes incluía uma cláusula que obrigava Bruno Lage a pagar 3,18 M€ a Textor caso o treinador assumisse funções noutro clube que não Crystal Palace ou Lyon, no período compreendido entre janeiro e julho de 2023. Após ser demitido [do Botafogo], Lage permaneceu sem trabalhar durante o suposto período de restrição, antes de rumar ao Benfica em setembro”.
Contudo, segundo a mesma notícia partilhada pela imprensa britânica, John Textor já teve conhecimento do processo jurídico avançado por Bruno Lage. A Eagle Football Holdings já emitiu um comunicado a informar que está ciente da ação tomada pelo atual treinador do Benfica.
Após alegados negócios com Rui Costa, que geraram polémica, eis que o Clube da Luz lança comunicado a saudar o novo presidente da Liga Portugal
|
Reinaldo Teixeira foi eleito como o novo presidente da Liga Portugal, sucedendo a Pedro Proença, e o Benfica já reagiu. Em comunicado oficial, o Clube da Luz saudou a decisão final, confirmando a confiança no novo dirigente máximo do organismo desportivo português.
"O Sport Lisboa e Benfica saúda Reinaldo Teixeira pela sua eleição como presidente da Liga Portugal, realizada esta manhã com o apoio da maioria dos clubes profissionais em Portugal", começaram por escrever as águias na nota oficial, publicada, esta quinta-feira, no site do Clube.
"Acreditamos e confiamos que o presidente agora eleito, em articulação com todos os agentes desportivos, saberá enfrentar com determinação os desafios que se colocam ao futebol profissional português", acrescentou o Benfica, em comunicado sobre a eleição de Reinaldo Teixeira.
"O Sport Lisboa e Benfica reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentado do futebol nacional, reiterando a sua total disponibilidade para contribuir ativamente na construção de soluções que promovam um futebol mais próspero, mais profissional, mais competitivo e mais próximo dos adeptos", destacou, ainda, o Clube encarnado.
As águias terminaram com um voto de confiança em Reinaldo Teixeira, que foi eleito, esta sexta-feira. "O Sport Lisboa e Benfica deseja as maiores felicidades para o mandato que agora se inicia", completou o emblema da Catedral, no comunicado oficial.
Recorde-se que, a polémica com Reinaldo Teixeira ganhou força quando o Porto, com André Villas Boas à cabeça, atacou Rui Costa com um comunicado. O Benfica não hesitou em responder aos dragões, defendendo com 'unhas e dentes' o Presidente encarnado, lançando uma nota oficial em forma de comunicado, dando início a esta 'luta' entre os eternos rivais em vésperas do Clássico da jornada 28 do Campeonato Nacional.
Confira o discurso de Reinaldo Teixeira:
Azuis e brancos acabaram por ser multados depois do Clássico entre as águias e os dragões, que terminou com a vitória do Clube da Luz
|
O Benfica queixou-se de não ter luz suficiente no balneário do Porto, após a vitória das águias por quatro bolas a uma, e parece que os encarnados tinham mesmo razão. No mapa de castigos do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol ficou estipulado que os azuis e brancos têm de pagar qualquer coisa como 1.020 euros.
Assim, a 'vingança' dos portistas acaba por 'sair cara' ao emblema de André Villas-Boas. "Na chegada ao estádio verificámos que o balneário visitante não tinha iluminação suficiente, tendo de imediato alertado o diretor de campo que justificou com problema eléctrico e que iriam resolver de imediato. No entanto a situação não se alterou até à verificação de final do jogo feita pelo Delegado da Liga", pode ler-se no comunicado.
O Conselho de Disciplina da FPF acaba por acusar ainda o Porto de "inobservância de outros deveres – deveres do promotor do espetáculo desportivo – Incumprimento de dever de correção e respeito relativamente a outras sociedades desportivas.
Importa recordar que, depois do Clássico, o Clube da Luz ter-se-á queixado pelo facto do balneário do Dragão não estar bem iluminado, com um dos responsáveis do Benfica a 'sacar' dos holofotes, reportando a situação aos delegados da Liga. Os azuis e brancos terão desmentido a acusação das águias, apontando para a luz na fotografia publicada pelo Glorioso nas redes sociais. No entanto, acabaram por 'perder a batalha'.
Vale destacar que, depois do triunfo no Dragão, o Benfica passou a somar 68 pontos, tendo atualmente mais dois que o Sporting (66). Assim sendo, os encarnados de Bruno Lage lideram a Liga Portugal Betclic, enquanto o Braga surge no terceiro lugar, fechando o pódio, com 57 pontos.