
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa de futebol feminino do Benfica foi a jogo este sábado, 9 de novembro, enfrentando o Racing Power. As encarnadas acabaram por triunfar por 2-0, no duelo a contar para a jornada oito da Liga BPI. Chandra Davidson (58') e Jody Brown (64') foram as autoras dos golos.
Filipa Patão apostou em Lena Pauels, Catarina Amado, Marit Lund, Laís Araújo, Chandra Davidson, Andreia Faria, Anna Gasper, Andreia Norton, Josy Brown, Nycole Raysla e Cristina Prieto no onze inicial. Rute Costa, Joana Silva, Carole Costa, Christy Ucheibe, Beatriz Cameirão, Letícia Almeida, Marie Alidou e Lara Martins começaram no banco.
Já turma adversária foi a jogo com Michaely Bihina, Beatriz Rodrigues, Ashley Barron, Hannah Sharts, Ana Assucena, Catarina Realista, Inge Konst, Benedicte Simon, Tânia Rodrigues, Mercy Idoko e Marta Ferreira. Ana Oliveira, Beatriz Lisboa, Bárbara Azevedo, Sara Garcia, Carolina Mendes, Ana Nogueira, Inês Gonçalves e Rafaela Fernandes foram as suplentes eleitas.
Vindas de uma vitória frente ao Damaiense, as Inspiradoras entraram com o poder de fogo no máximo, no entanto, a equipa orientada por Filipa Patão acabou por encontrar várias dificuldades na hora da eficácia. A primeira parte chegou ao fim com um nulo no marcador.
Já na segunda metade, os golos surgiram, finalmente, mas, apenas, perto do minuto 60. Aos 58', Chandra Davidson fez o 'gosto ao pé', inaugurando o marcador. Cinco minutos depois, Jody Brown voltou a apontar um tento de águia ao peito, sendo já o segundo jogo consecutivo a fazê-lo. O resultado não se alterou até ao final com as águias a seguirem invictas na Liga BPI.
O Glorioso é assim líder da tabela classificativa, com 24 pontos. O Braga segue em segundo lugar, com 19 pontos. O Sporting fecha o pódio, somando 18 pontos. Ambos os adversários ainda não disputaram a oitava jornada.
Depois deste encontro, as Inspiradoras do Benfica voltam a jogo no sábado, dia 16 de novembro, para defrontar o Valadares Gaia. O duelo, que vai valer para a jornada nove do Campeonato Nacional, está agendado para as 15h00, no Benfica Campus.
Em exclusivo ao nosso Jornal, o antigo jogador e treinador dos encarnados fez a antevisão ao encontro no Minho e falou das hipóteses do título
|
A reta final do Campeonato Nacional está cada vez mais próxima e os encontros decisivos estão agendados para o próximo dia 17 de maio, sábado, onde salta à vista o Braga - Benfica. Numa entrevista exclusiva ao Glorioso 1904, o antigo jogador e treinador, Álvaro Magalhães, fez a antevisão do encontro com os bracarenses e ainda abordou a possibilidade das águias levantarem o caneco.
Sobre a partida em questão, que irá decorrer na Pedreira, o antigo Benfiquista reconhece que se trata de um encontro difícil, contudo, a equipa só pode ter um objetivo em mente, vencer. “Vai ser seguramente um jogo difícil, como todos os outros jogos. É mais um jogo, é o último jogo da época, é uma final para o Benfica. É uma final e o Benfica tem de ganhar”, começou por dizer ao nosso Jornal.
Álvaro Magalhães - É uma final e o Benfica tem de ganhar
Não esquecendo a formação bracarense, que conta com bons jogadores, o antigo treinador adjunto do Clube da Luz reforçou ao Glorioso 1904 a importância de triunfar: “Vai jogar com o Braga, jogar com um adversário que tem bons jogadores. Portanto é um jogo em que o Benfica é ganhar, ganhar, ganhar”.
Álvaro Magalhães - Vai jogar com o Braga, jogar com um adversário que tem bons jogadores
Sobre o impacto que o resultado do dérbi teve na equipa encarnada, Álvaro Magalhães defende que os jogadores têm de puxar por si mesmos: “Penso que sim, Aliás, estes jogadores que jogam numa equipa grande como o Benfica, os jogadores têm de automoralizarem-se, não podem ficar à espera que o treinador os vá moralizar, porque têm de mostrar que representam este clube”.
Ao nosso Jornal, o antigo futebolista reitera que os atletas do plantel de Bruno Lage têm as ferramentas necessárias. “Os jogadores, eles próprios, é que se têm de se mentalizar que estão a representar um clube grande, porque têm valor e qualidade. A solução está neles, não está no treinador”, explicou.
Álvaro Magalhães - A solução está neles, não está no treinador
Quanto à equipa que irá jogar frente ao Braga, o antigo treinador adjunto defende que Bruno Lage irá mexer: "Eu penso que vai haver alterações. Vai haver alterações por que é um jogo importante. Já o jogo com o Sporting era importante, os melhores fisicamente é que podiam estar disponíveis". No entanto, acredita que Ángel Di María deve ser o sacrificado. "Então pôr o Di María, que é um génio, mas que não se apresentou bem, fisicamente bem para este jogo, porque o Di María não estava bem, esteve parado dois ou três jogos e não se apresentou no nível que estávamos à espera", justificou.
Álvaro Magalhães - Então pôr o Di María, que é um génio, mas que não se apresentou bem
Por fim, perspetivando um onze para a Pedreira, o ex-técnico do Benfica revelou ao Glorioso1904 que o segredo está na condição física: “A equipa que jogar em Braga tem de ser onze jogadores, o onze inicial tem de ser onze jogadores que estejam muito bem preparados fisicamente para uma final, onde o Benfica só tem de ganhar e esperar uma escorregadela do adversário e por isso tem de se apresentar em excelentes condições físicas. O treinador tem de os preparar para que se sintam confortáveis para uma final”.
Atleta das águias tem dado que falar, nos últimos dias, e timoneiro deixou alguns conselhos para o futuro do futebolista
|
Stale Solbakken, selecionador da Noruega, prestou declarações à imprensa nacional, tendo analisado o atual momento de Schjelderup. O extremo do Benfica, que saiu de uma nova polémica, desta vez, com o presidente da MAG do SAD do Benfica, viu o técnico compatriota a deixar alguns conselhos, embora tenha assegurado que o jovem atacante está "num bom caminho".
"O Andreas [Schjelderup] não pode fazer caso disso, ele tem de ouvir o treinador. Ele teve um progresso estável, desde fevereiro até agora, com alguns altos e baixos em alguns jogos. O tempo de jogo dele tem sido bom durante alguns períodos, não tão bom noutros momentos, mas não tenho dúvidas de que ele evoluiu bem nos últimos três meses", afirmou Stale Solbakken, em declarações ao jornal O Jogo, esta quinta-feira, 15 de maio.
Stale Solbakken: O Andreas [Schjelderup] não pode fazer caso disso, ele tem de ouvir o treinador
"Quando tiver uma utilização mais regular, vai sentir-se mais 'livre' enquanto joga, tal como todos os jovens jogadores. Ele esteve ao seu melhor nível nos jogos da Liga dos Campeões, nomeadamente frente ao Barcelona. Ele tem todas as armas para o fazer, quando acumular mais tempo de jogo. Está num bom caminho", considerou, ainda, o selecionador da Noruega.
Recentemente, é importante recordar que, Schjelderup viu-se envolvido numa polémica com o presidente da MAG da SAD do Benfica. Em declarações à Antena 1, Nuno Magalhães criticou o extremo nórdico de 20 anos, considerando que ainda não viu "nada de extraordinário" no jovem jogador. Essas declarações geraram muita polémica, com o atacante a responder através de uma mensagem nas redes sociais.
A realizar uma temporada de afirmação ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup tem sido um dos destaques do banco de suplentes que Bruno Lage tem à disposição. Em 2024/2025, o camisola 21 - avaliado atualmente em 15 milhões de euros - participou em 35 jogos oficiais: sete na Liga dos Campeões, 19 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 1.280 minutos disputados, o extremo apontou quatro golos, somando ainda sete assistências.
Técnico das águias poderá vir a ter dores de cabeça no futuro face a notícia que envolve peça-chave do plantel encarnado
|
Nicolás Otamendi está entre os 35 futebolistas pré-convocados da Argentina. Esta notícia sobre o capitão do Benfica não é nada boa para as águias, uma vez que os jogos vão ser disputados poucos dias antes do pontapé de saída do Mundial de Clubes. Ora, caso o central, que está em final de contrato, integre a lista final, irá falhar os últimos treinos antes do início da prova.
O camisola 30 da Luz ainda não tem presença certa no Mundial de Clubes pelo Benfica, à semelhança de Di María, visto que os contratos dos argentinos terminam a 30 de junho, a meio da competição. No entanto, caso o capitão do Benfica venha a alcançar um acordo com Rui Costa para renovar vínculo, o central irá ausentar-se dos treinos de Bruno Lage antes do pontapé de saída da prova, que irá começar a 14 de junho.
Isto acontecerá, caso Otamendi seja selecionado para a lista final de convocados da Argentina. Relembrar que, o defesa do Benfica está castigado, pelo que não poderá defrontar o Chile, a 6 de junho. No entanto, o craque encarnado poderá fazer parte das opções de Lionel Scaloni para a partida contra a Colômbia, que será disputado a 11 de junho.
Vale a pena recordar que, Otamendi está em final de contrato. Contudo, as mais recentes novidades apontam para uma possível renovação com o Benfica para mais uma ou duas temporadas. O capitão, refira-se, tem sido uma das peças essenciais do 'puzzle' de Bruno Lage, na presente temporada, sendo ainda mais requerido para o Mundial de Clubes, assim como Di María, que poderá despedir-se do Clube da Luz nessa competição.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – marcou presença em 48 encontros: 30 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e três na Taça de Portugal. Nos 4.235 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 37 anos marcou sete golos (Gil Vicente, Estrela da Amadora, Moreirense, Barcelona, Porto, AVS e Estoril) e fez três assistências.
Confira a pré-convocatória da Argentina, que Otamendi, capitão do Benfica, integra: