
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa de futebol feminino do Benfica vai defrontar o Barcelona, esta terça-feira, dia 14 de novembro, pelas 20h00, e na antevisão do duelo a contar para a Liga dos Campeões, a técnica Filipa Patão mostrou não sentir medo da formação catalã.
“Somos muito mais ambiciosas neste ano do que fomos na época passada, mais crentes, corajosas e acreditamos muito mais. Também temos mais responsabilidade, que vem do que vamos conquistando com os resultados que vamos conseguindo no percurso que definimos. Não queremos ficar a ver a história, queremos fazer parte dela”, começou por dizer.
“Quando sofremos resultados menos positivos é que percebemos os aspetos onde podemos crescer. Não nos consideramos as melhores neste momento, mas acreditamos que somos potenciais vencedoras da Liga dos Campeões no futuro. Se vamos fazê-lo em dois, três ou cinco anos, elas é que o vão dizer”, referiu.
“Temos a plena consciência de que o Barcelona é o detentor do título e provavelmente a equipa melhor colocada para o ganhar, mas no futebol não há créditos anteriores. Temos a ambição de chegar aos quartos de final e vamos fazer tudo para alcançar esse objetivo, que é um objetivo que o clube tem muito claro para esta época”, afirmou, destacando a ambição das águias.
“O último resultado que recordamos com o Barcelona não foi uma goleada. Marcámos dois golos e falhámos dois penáltis e isto é que está presente nas nossas cabeças. Conseguimos estar mais perto e beliscar o campeão. Se o conseguirmos fazê-lo com mais competência, seriedade e mais foco em cada detalhe do jogo, estaremos mais perto do objetivo”, concluiu.
Central português dos encarnados foi convidado a mudar-se para o Médio Oriente na próxima época, mas acabou por decidir ficar na Europa
|
António Silva recusou uma proposta milionária da Arábia Saudita. O central do Benfica, de apenas 21 anos, optou por manter-se na Luz e, consequentemente, na Europa, rejeitando uma investida formal do Al Hilal, clube que teve Jorge Jesus como treinador até maio passado.
O clube saudita, segundo avança o jornal A Bola, acenava com números tentadores que, ainda assim, não chegaram para convencer o defesa português. O Benfica iria receber 45 milhões de euros imediatos, sendo que à espera de António Silva estava um contrato de cinco anos, com um salário anual na ordem dos 7 milhões de euros líquidos.
O central dos encarnados foi, no entanto, perentório e afastou este cenário, justificando que este não é o momento certo para uma mudança para o Médio Oriente. António Silva tem intenções de continuar a jogar ao mais alto nível e acredita que, para isso, deverá manter-se na Europa.
Apesar de ter negado a saída para o Al Hilal, a verdade é que António Silva - que foi recentemente elogiado por um ex-colega - continua a ver com bons olhos a saída para um novo projeto. O Benfica também já parece disposto a deixar sair o jogador, desde que a oferta chegue aos 50 milhões de euros pretendidos.
Em 2024/25, com a camisola do Benfica, António Silva – avaliado em 32 milhões de euros – somou 46 encontros disputados: 23 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, quatro no Mundial de Clubes e três na Taça da Liga. Nos 3.943 minutos que disputou, o central marcou dois golos e fez duas assistências.
Atual treinador do Liverpool está ligado a jogador que interessa ao plantel encarnado e história em causa foi agora recordada
|
Numa altura em que o nome de Mohamed Hadj Moussa vai ganhando cada vez mais força no Benfica e que até o jogador acredita que irá reforçar o lado direito do ataque, volta agora à tona uma história que liga o alvo dos encarnados a Arne Slot, o atual treinador do Liverpool, algo que também já havia acontecido com Orkun Kokçu.
Quando Slot ainda comandava o Feyenoord, acabou por enfrentar uma forte oposição interna para garantir a contratação de Moussa ao Patro Eisden, da segunda divisão belga. A resistência entre os observadores do clube foi intensa e o técnico neerlandês chegou mesmo a ser confrontado com vídeos e relatórios que desaconselhavam o investimento.
Arne Slot: "Mossa? Explicaram-me que seria uma má contratação"
"Os olheiros mostraram-me vídeos para me explicarem o quão má seria a decisão de contratá-lo", contou Arne Slot em maio, numa entrevista ao jornal Algemeen Dagblad. "Mas não fiquei convencido pelos argumentos deles", completou à época, destacando que a sua convicção foi determinante e acabou por prevalecer, com o apoio decisivo do diretor desportivo Dennis te Kloese.
Mohamed Hadj Moussa acabaria por assinar pelo Feyenoord, embora nunca tenha chegado a trabalhar diretamente com Slot, que partiu pouco depois para o Liverpool. Mesmo sem o mentor inicial no banco, o extremo de 23 anos aproveitou a oportunidade e confirmou o potencial que tantos duvidaram, chegando mesmo aos 43 jogos e 11 golos na temporada 2023/24.
Stijn Stijne: "Arne Slot viu o Moussa, acreditou e lutou por ele"
Quem continua a acompanhar de perto a evolução do jogador é Stijn Stijnen, o treinador que o orientou no Patro Eisden. Em declarações ao Record, o técnico belga não poupou elogios ao antigo pupilo, revelando os bastidores da transferência para o Feyenoord. "O Arne Slot viu-o e acreditou muito nele. Lutou por ele contra muita gente. Os olheiros do Feyenoord deram um aval negativo, mas o treinador convenceu-os afirmou", contou.
Stijnen descreveu Moussa, depois, como um jogador "imprevisível, que pede bola no pé, com excelente capacidade de remate e grande mentalidade". "Quando estava connosco, era um jogador que não defendia muito, mas também aprendeu", completou.
Central português esteve em destaque pelos encarnados no Mundial de Clubes e carreira poderá seguir-se longe de Portugal
|
Martim Boloto conhece bem António Silva e não tem dúvidas de que o central do Benfica tem toda a qualidade para chegar, muito em breve, a um gigante europeu, sinais esses que foram dados no Mundial de Clubes, onde o central se apresentou a um bom nível.
Martim Boloto: "António Silva? Pode ambicionar voos mais altos"
"O António teve uma primeira época no Benfica excecional. Foi a época de afirmação na equipa principal. Depois, teve um período algo conturbado, em que as coisas não lhe saíam tão bem, mas conseguiu recuperar o nível anterior. Na minha opinião, foi um dos melhores, senão o melhor jogador do Benfica no Mundial de Clubes. Por isso, tem todas as condições para ambicionar... voos mais altos", fez notar o atleta dos sub-23 do Vizela, numa entrevista concedida ao jornal Record.
Nesta mesma conversa, Boloto, que se cruzou com António Silva nos sub-12 do clube Os Repesenses, deixou claro que o antigo colega, já nessa época, se distinguia dos demais: "Naquelas idades, a parte física faz muita diferença, embora tecnicamente ele também já fosse muito bom".
Questionado sobre onde poderá estar António Silva dentro de alguns anos, Martim Boloto foi perentório e apontou, de imediato, a Espanha: "Na La Liga, eventualmente no Barcelona. Ele sai bem a jogar, tem condições para isso". Vale lembrar que, nas últimas horas, ficou a saber-se que o Benfica está mesmo disposto a vender o central.
Em 2024/25, com a camisola do Benfica, António Silva – avaliado em 32 milhões de euros – somou 46 encontros disputados: 23 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, quatro no Mundial de Clubes e três na Taça da Liga. Nos 3.943 minutos que disputou, o central marcou dois golos e fez duas assistências.