![Problemas com fair play podem tramar Benfica](/storage/media-items/image/2024/11/rui-costa_20241130101358.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
|
Candidato à Presidência do Benfica, Marco Galinha realizou recentemente um estudo sobre as dívidas dos encarnados e mostrou, durante uma apresentação, as contas do Clube da Luz nos últimos anos. A procura de respostas à gestão dos passados Presidentes, no qual se inclui Rui Costa, foi pedida por muitos Sócios do Clube, nos quais o empresário se inclui.
Marco Galinha - Juntos. Sim, a união é muito importante no Sport Lisboa e Benfica
“Este estudo demonstra coragem, e mostra que podemos fazer mais e melhor. Juntos. Sim, a união é muito importante no Sport Lisboa e Benfica”, começou por dizer Marco Galinha esta sexta-feira, 14 de fevereiro, enquanto discursava.
“A análise demonstrou indicadores que revelam que o Benfica pode melhorar e muito. Sem boa gestão não há poder económico, sem poder económico não há glória, e sem glória não há Benfica” continuou por dizer Marco Galinha. No entanto, o estudo não foi feito pelo candidato, mas sim por João Duarte, economista da NOVA SBE, e Adrian da Hora Filho especialista em finanças.
Marco Galinha - É urgente levantar o Benfica
O possível opositor de Rui Costa não deu espaço aos jornalistas e preferiu ficar em silêncio sobre a possibilidade de ser o novo Presidente: “Gostava de reafirmar: o Benfica é a união. É urgente levantar o Benfica. Podemos e devemos fazer muito melhor. É um dos melhores clubes do mundo e temos de honrar o nosso passado. Queremos um Benfica que seja também campeão na gestão e parece que isso não interessa. Queremos um Benfica campeão na transparência, no governance e na liderança.”
“O futuro do mundo do futebol é com transparência, seriedade e governance. As vitórias do futuro também são na gestão”, acrescentou ainda Marco Galinha. Vale lembrar que as eleições Presidenciais do Clube da Luz terão lugar em outubro deste ano.
O grupo de adeptos e simpatizantes do Glorioso reuniu hoje no hotel Tivoli para apresentar, publicamente, as contas do Clube da Luz
|
Após a reunião marcada para esta sexta-feira, que decorreu entre as 10h30 e as 12h00, no Centro de Conferências e Eventos do hotel Tivoli, em Lisboa, Marco Galinha, em conjunto com João B. Duarte e Adrian da Hora Filho, revelaram tudo sobre as contas do Benfica dos anos que têm passado. Este estudo foi pedido por um grupo de Sócios e simpatizantes do Clube da Luz.
Anteriormente, o Glorioso1904 formalizou as contas gerais do Clube das Luz. Agora iremos abordar os problemas com o fair-play financeiro da UEFA. Alguns pontos fulcrais do regulamento de sustentabilidade financeira da UEFA são a solvência (multa que já foi aplicada ao rival do Norte , encaixa-se neste âmbito), a estabilidade e o controlo de custos.
O estudo indica ainda as projeções que entram ou não em incumprimento. As projeções dos indicadores de monitorização do ‘Financial Sustainability’ da UEFA a cinco anos inclui a única das projeções que não deverá entrar em incumprimento que é a regulação de controlo de custos do plantel. Por outro lado, na regra de rendimento agregado e nas projeções base e não-acesso à UCL – tanto a normal como a otimista – entrarão em incumprimento.
Dentro dos pontos anunciados anteriormente, temos, primeiramente, a regra dos pagamentos em dia - onde os clubes têm de garantir os pagamentos atempados a outros clubes, funcionários, UEFA e autoridades ficais. Em segundo lugar, existe a regra dos rendimentos do futebol que substitui a antiga regra do ‘break even’, ou seja, onde ponto de equilíbrio entre o custo e a receita total são iguais. Ainda no mesmo ponto, damos conta que essa regra analisa também a diferença entre receitas e despesas ao longo de três períodos de monitorização, existindo um desvio permitido, desde que seja coberto por aportes de capital. Por fim, existe ainda a regra do custo do plantel que limita os gastos com salários de jogadores e treinadores, transferências e comissões de agentes a uma percentagem da receita do clube.
O não cumprimento destas regras do fair-play financeiro pode resultar em multas e sanções desportivas, sendo a sua supervisão realizada pelo Órgão de Controlo Financeiro de Clubes da UEFA (CFCB). Além das multas, existem ainda penalizações que incluem, também, multas e restrições desportivas.
Esta sexta-feira, um grupo de simpatizantes e Sócios do Clube da Luz juntou-se para verificar diversos aspetos da tomada de decisões dos últimos presidentes
|
Nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, um grupo de Sócios das águias juntou-se no Centro de Conferências e Eventos do hotel Tivoli, em Lisboa, entre as 10h30 e as 12h00. Agora, após a reunião, os resultados que visam uma análise económica e financeira às contas do Benfica vieram a público, tal como foi prometido.
Marco Galinha, possível candidato à presidência do Benfica, foi quem organizou a assembleia, em conjunto com João B. Duarte, professor associado na Nova Bussiness School and Economics, e Adrian da Hora Filho, expert em finanças e engenheiro formado na Universidade de São Paulo. Este estudo foi solicitado pelo grupo de Sócios do Benfica, que demonstrou interesse em conhecer melhor a realidade económica-financeira do clube, assim como a sua sustentabilidade no futuro próximo.
A situação financeira atual do Benfica foi apurada através de – apenas – dados públicos como o relatório de contas da época 2010/2011 até 2023/2024, o Transfermarkt e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Um dos aspetos avaliados, que saltou à vista no estudo foi a compra e venda de jogadores. Neste aspeto é possível verificar que "por cada 1 euro ganho entre compras e vendas, o SLB arrecadou 15 cêntimos".
Alguns dos resultados apresentados no documento são, o resultado operacional com e sem direitos dos atletas - 15 milhões e 28 milhões de euros negativos, respetivamente -, o resultado financeiro de menos 16 milhões e os resultados antes dos impostos – 31 milhões de euros negativos.
O Benfica, neste momento, conta com 483 milhões de euros no passivo, onde 222 milhões são só empréstimos, dos quais 178 milhões são obrigacionistas – desses, 18 milhões são até um ano – e 46 milhões são bancários – dos quais 39 milhões são até um ano. Por fim, o Clube da Luz conta com 20 milhões de euros de caixa e 82 milhões de euros de capital próprio. Acompanhe ao longo do dia o resto da análise das contas do Glorioso. Os outros pontos a ser falados são a análise da performance histórica, as projeções em diversos cenários e, por fim, as conclusões.
Gestor, que já foi candidato, mas saiu derrotado por Luís Filipe Vieira, na altura, volta a ser um nome associado ao próximo ato eleitoral no Glorioso
|
João Noronha Lopes, conhecido Benfiquista tem mantido em segredo a sua intenção de ser candidato, contudo, conforme avança o diário desportivo Record, o gestor de 58 anos irá mesmo apresentar uma nova candidatura e participar nas eleições do Benfica, agendadas para outubro deste ano. Será a segunda vez que o candidato entra na corrida, depois de ter perdido as eleições, em 2020, contra Luís Filipe Vieira.
O jornal Record avançou também Noronha Lopes, nos últimos tempos, tem mantido conversações com algumas figuras importantes do universo encarnado, com o propósito de elaborar vários grupos de trabalho, com vista a criação de um programa eleitoral consistente e com propostos coerentes para as temáticas financeiras do Benfica. No entanto, o possível candidato ainda não oficializou a sua participação-
A mesma fonte garante que Noronha Lopes, aconselhado pelo seu núcleo duro, ainda não oficializou a candidatura, para aguardar pelo final da temporada desportiva do Benfica, ou seja, o gestor de 58 anos só deve anunciar a sua corrida eleitoral em finais de abril, inícios de maio.
No entanto, apesar da sua distância, Noronha Lopes tem seguido com atenção a atualidade encarnada, uma vez que publicou, no jornal Expresso, um texto de opinião onde abordou a questão dos áudios de Bruno Lage. Além desse tópico, o antigo candidato às eleições de 2020, também abordou a centralização dos direitos televisivos, um tema que João Diogo Manteigas, candidato a presidente do Benfica, também abordou
Recorde-se, que o candidato iminente esteve ontem, quarta-feira, 12 de fevereiro, nas bancadas do Stade Louis II, entre os benfiquistas, a apoiar o Benfica, que venceu o Mónaco por 1-0. Nas eleições de 2020, Noronha Lopes conseguiu 34,7% dos votos contra os 62,6 de Luís Filipe Vieira e os 1,64% de Rui Gomes da Silva.