
Futebol
Equipa técnica de Bruno Lage trama Rui Costa e Benfica está metido em sarilhos
17 Set 2025 | 14:07
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
17 Set 2025 | 15:02 |
Martim Mayer deixou uma mensagem arrasadora para Rui Costa, num texto partilhado através dos canais oficiais da sua campanha, intitulado "Special one só há um, o Sport Lisboa e Benfica". A comunicação prende-se com a decisão de despedir Bruno Lage, e critica o planeamento do atual Presidente encarnado.
Martim Mayer: "Chega desta mediocridade. Chega desta cultura de derrotas. Chega deste Benfica sem rumo"
"Chega desta mediocridade. Chega desta cultura de derrotas. Chega deste Benfica sem rumo. A inevitável decisão de despedir Bruno Lage peca por tardia. Já o tinha afirmado a 9 de julho, quando questionado pela Comunicação Social no evento de apresentação da minha candidatura", começou por escrever Martim Mayer.
O candidato prosseguiu, sem esquecer que já tinha avisado para esta situação: "Infelizmente o tempo deu-me razão. Era uma decisão tão óbvia que é lamentável que apenas Rui Costa não a tenha percebido. Se dúvidas restassem, o Presidente do Benfica limita-se apenas a reagir em vez de planear".
"Mas o problema do Benfica é estrutural, é muito mais profundo do que o treinador, que não é mais do que um cuidado paliativo. Estamos a pouco mais de um mês das eleições e o que se pede a Rui Costa é responsabilidade. Faltam sete jogos até às eleições e temos de os ganhar. Tem de encontrar a melhor solução, que não só sirva para garantir as vitórias de que precisamos, mas também que considere que o futuro presidente do Benfica poderá ter outras escolhas e não se veja, assim, obrigado a ter de pagar cláusulas indemnizatórias", alertou, de seguida, Martim Mayer.
O adepto das águias terminou, com palavras também para João Noronha Lopes: "É também importante perceber o papel que os diferentes candidatos têm neste processo, porque lançar rumores de nomes de reforços, e de hipotéticos treinadores, tirando fotografias na bancada de um jogo da Premier League com fins unicamente eleitoralistas é, sem dúvida, prejudicar os interesses do Sport Lisboa e Benfica. Desta forma, cria-se uma enorme instabilidade no plantel e na Estrutura.Pelo que percebemos o que importa é a sede de poder e isso é inaceitável, não se defendendo assim os interesses do nosso Benfica. Haja coerência entre o que se diz e o que se pratica".
Presidente encarnado anunciou o despedimento do treinador português recentemente, mas o técnico já voltou a estar reunido com o plantel das águias
17 Set 2025 | 14:44 |
Bruno Lage voltou ao Benfica Campus esta quarta-feira, depois de ter sido despedido por Rui Costa na madrugada de 16 para 17 de setembro, apenas algumas horas após a derrota do Clube da Luz, frente ao Qarabag, em jogo a contar para a primeira jornada da fase liga da Liga dos Campeões.
Apesar de ter visto a sua relação com o Benfica terminar de forma abrupta, o treinador português regressou ao Seixal Campus, com dois objetivos: o primeiro foi ir buscar os seus pertences pessoais que tinha na Academia encarnada, visto ter orientado as águias durante, sensivelmente, um ano.
O segundo objetivo foi reunir, uma última vez, com o plantel do Benfica. Bruno Lage juntou os jogadores encarnados, e teve uma conversa com o grupo que orientava, juntamente com Rui Costa, onde terá agradecido pelo período que viveram juntos, bem como desejado todo o sucesso para o futuro desportivo do Clube.
Logo de seguida, foi a vez de Rui Costa endereçar algumas palavras ao grupo. O Presidente do Benfica mostrou-se visivelmente emocionado, segundo conta o jornal Record, uma prova de que o despedimento de Bruno Lage não manchou a boa relação que o líder máximo das águias mantinha com o antigo treinador encarnado.
Vários jogadores aproveitaram para deixar uma palavra ao técnico, com especial destaque para Nicolás Otamendi, com quem Bruno Lage mantinha excelente relação - os dois acabaram por ter uma conversa privada no final do momento com o grupo. Por fim, o treinador português despediu-se de vários funcionários, bem como de elementos do staff, com quem trabalhou no último ano, enquanto esteve ao leme da equipa principal do Benfica.
Segimdo dados tidos em conta pela imprensa nacional, setubalense passou pelos mesmos caminhos que levaram à sua saída precoce, como em 2019/20
17 Set 2025 | 14:13 |
A derrota frente ao Qarabag, por 3-2, marcou o fim da segunda passagem de Bruno Lage pelo comando técnico do Benfica. No entanto, apesar das 'aventuras' estarem separadas por vários anos, o setubalense conseguiu reviver os momentos conturbados que também aconteceram na temporada de 2019/20.
Segundo escreve o jornal Record, na edição desta quarta-feira, o técnico de 49 anos não resistiu ao desaire surpreendente, frente à equipa azeri e acabou por ser 'vítima' dos maus resultados, tal como tinha sido na sua primeira passagem pelo comando técnico dos encarnados. Contudo, esta segunda presença acabou por durar menos tempo.
Segundo o diário desportivo, a história do setubalense nas duas passagens pelo Clube da Luz são semelhantes, contudo, a principal diferente recai sobre a não conquista do título de campeão nacional em 2024/25, em contrapartida ao 'milagre' alcançado na temporada de 2018/19, quando bateu o Porto de Sérgio Conceição na corrida pelo caneco.
Recorde-se que quando o técnico de 49 anos regressou ao Estádio da Luz, trouxe consigo o futebol ofensivo que os adeptos tanto desejavam, contudo, com o passar dos meses, o fulgor foi desaparecendo e a contestação foi subindo de tom, tal como também aconteceu na primeira passagem.
Recorde-se que a saída de Bruno Lage aconteceu durante a últimanoite, horas depois da partida diante do Qarabag. Agora, o Benfica, com Rui Costa à cabeça, procuram um novo treinador para assumir o plantel e, segundo vários rumores, o nome mais desejado é o de José Mourinho, que deixou recentemente o Fenerbahçe.
Candidato à presidência do Clube da Luz mencionou a derrota dos encarnados na Liga dos Campeões e o consequente despedimento de Bruno Lage do comando técnico
17 Set 2025 | 14:10 |
A má exibição do Benfica na receção ao Santa Clara teve continuidade no Estádio da Luz, após os encarnados serem derrotados frente ao Qarabag na passada terça-feira, dia 17 de setembro. O desaire culminou no despedimento de Bruno Lage e João Noronha Lopes, candidato à presidência dos encarnados, deixou fortes críticas ao atual estado do Clube, culpando Rui Costa.
João Noronha Lopes: "As últimas horas foram o culminar de 4 anos desastrosos"
"As últimas horas foram o culminar de 4 anos desastrosos. A pouco mais de um mês das eleições, o Benfica está agora refém das decisões de Rui Costa, um presidente sem qualquer competência para decidir o destino do clube", começou por dizer João Noronha Lopes nas suas redes sociais, apontando para a decisão que Rui Costa tem pela frente de escolher um novo técnico para o Benfica.
De seguida, o candidato destacou o facto do mandato de Rui Costa estar a chegar a um fim, com vista nas eleições do Benfica, a realizarem-se no dia 25 de outubro: "A boa notícia é que já faltou mais para este pesadelo terminar. Se Rui Costa não sai pelo próprio pé, seremos nós a garantir que isso acontece. Confiem no futuro. O Benfica somos nós. Está na hora".
Recorde-se que, após o despedimento de Bruno Lage do Benfica, são vários os rumores que dão conta que José Mourinho será o próximo treinador do Clube da Luz, 25 anos após a sua primeira passagem pelos encarnados, também como técnico principal.
Fabrizio Romano avança mesmo que o treinador e o Clube já estão em conversações avançadas para fechar o negócio, com Rui Costa a querer ter tudo preparado para que o português esteja no banco já no próximo sábado, na viagem do Benfica ao reduto do AVS, a contar para a sexta jornada da Liga Portugal.