!["Politiquices" de Bruno Lage? Mauro Xavier deixa recado: "Não sejas Conceição"](/storage/media-items/image/2025/02/mauro-xavier-bruno-lage_20250208101223.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica, apesar dos resultados positivos registados nas últimas duas semanas, tem atravessado uma temporada marcada por muita inconsistência, no que diz respeito ao trajeto desportivo. Além disso, a direção liderada por Rui Costa tem sido alvo de muitas críticas, devido à gestão que tem apresentado desde a sua eleição. Uma das vozes mais ativas por detrás das críticas é a de Mauro Xavier, conhecido Benfiquista.
O português foi o convidado do mais recente episódio do podcast ‘E Se Corre Bem?’, onde falou sobre vários temas, incluindo o seu amor pelo Benfica. O sócio da PwC em Madrid explicou que o Glorioso é um dos pilares mais importante da sua vida e que, na sua opinião, não há nada melhor do que ir com a sua família assistir aos jogos do Clube da Luz. Além disso, Mauro Xavier deixou uma certeza: “Quero pôr o meu tempo no meu clube [Benfica]”.
Mauro Xavier - Porque o meu clube provoca-me emoções muito positivas
No mesmo podcast, o Benfiquista ainda explicou que o Benfica é uma sensação que partilha com toda a família e que se sente bem é no estádio, a apoiar de forma incansável a equipa encarnada. “Não tenho nenhum programa que me dê mais felicidade do que ir com os meus filhos e com a minha mulher a um jogo do Benfica em casa ou fora. É onde me sinto bem”, garantiu o empresário.
No final da entrevista, Mauro Xavier referiu que irá lançar um livro, onde irá demonstrar, segundo a sua linha de pensamento, o que deve ser o futuro da organização que é o Benfica. De seguida, o empresário deixou no ar uma ideia que acredita. “Em Portugal, quantas indústrias podem ser o número cinco ou seis na Europa? Temos duas, três e o futebol é uma delas. Como podemos aumentar a indústria do futebol”, questão deixada pelo empresário, que defende uma centralização dos direitos televisivos, uma reformulação das competições, profissionalização dos árbitros e maior transparência.
Confira aqui as declarações do Benfiquista:
Lance nos instantes finais da partida foi analisado pelo especialista em arbitragem, que falou sobre vários momentos no duelo disputado no Estádio da Luz
|
Bruma saltou do banco de suplentes no Benfica - Moreirense e poderia ter tido uma estreia de sonho, não fosse... Bruno Costa. Duarte Gomes, em declarações ao jornal desportivo A Bola, destacou o erro do árbitro ao assinalar falta ofensiva do camisola 27 dos vermelhos e brancos sobre Dinis Pinto.
"Aos 79 minutos, equivocou-se Bruno Costa ao punir o Benfica com falta atacante: Bruma não cometeu qualquer infração sobre Dinis Pinto. A decisão impediu ataque prometedor dos encarnados", referiu o especialista em questões de arbitragem, realçando a má decisão do senhor do apito.
Duarte Gomes - Equivocou-se Bruno Costa ao punir o Benfica com falta atacante
O antigo juiz analisou também o polémico lance de Florentino na área do Benfica, nos instantes finais do encontro com o Moreirense. César Peixoto reclamou uma grande penalidade por assinalar, no entanto Duarte Gomes considera que o camisola 61 não cometeu qualquer infração. "Cruzamento da esquerda de Joel Jorquera foi intercetado, de forma algo atabalhoada, pelo corpo e braço esquerdo de Florentino. Em nenhum momento o médio recorreu a volumetria desnecessária ou cometeu gesto deliberado", referiu.
Recorde-se que, Bruma, que chegou ao Benfica neste mercado de transferências de inverno, reagiu à estreia de águia ao peito. Apesar de não ter tido implicação direta na vitória dos encarnados, o extremo não escondeu a felicidade por somar os primeiros minutos com o Manto Sagrado.
Depois de ter batido o Moreirense, as atenções do Benfica de Bruno Lage voltam-se agora para a Liga dos Campeões. Os encarnados deslocam-se a casa do Monaco, na próxima quarta-feira, 12 de fevereiro. A partida é referente à primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da prova milionária e o pontapé de saída está marcado para as 20h00.
Argentino e capitão do Clube da Luz tem atravessado uma ótima fase da temporada e, no encontro frente aos cónegos, voltou a deixar a sua marca na partida
|
Parece que o novo ano trouxe vida nova para Nicolás Otamendi. O capitão das águias, tal como Vangelis Pavlidis, encontrou novamente o caminho dos golos e depois de ter faturado frente ao Estrela Amadora, o camisola 30 do Benfica voltou a fazer o mesmo, desta vez no triunfo frente ao Moreirense, por 3-2, em partida a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Tal como tinha acontecido frente aos tricolores, o Glorioso entrou a todo o gás e apontou os três tentos ainda na primeira parte, algo que também já tinha acontecido frente ao Barcelona e outros encontros anteriores. Mas mais concretamente, no caso de Otamendi, o argentino voltou a fazer o gosto ao pé e marcou mais um golo de águia ao peito, passando a somar 10 tiros certeiros, em mais de 200 encontros oficiais, somando assim um feito inédito.
Depois de quebrar o enguiço frente aos amadorenses, na ronda anterior do Campeonato Nacional, ao abrir o marcador, logo aos 7 minutos, o defesa de 38 anos marcou pelo segundo encontro consecutivo, ao apontar aos 42 minutos, o terceiro e último golo das águias frente ao Moreirense. Além dos 10 tentos, o argentino conseguiu, pela segunda vez, marcar em encontros consecutivos.
Quem também está de pé quente desde o novo ano é Vangelis Pavlidis. O camisola 14 das águias parece ter encontrado, por fim, a confiança e acima de tudo, o faro para os tentos, algo que tinha demonstrado ao serviço dos neerlandeses do AZ Alkmaar, que motivou o Benfica a pagar 20 milhões de euros pelos seus serviços. Só nos últimos cinco encontros em todas as provas, o helénico faturou mais do que tinha registado durante a temporada toda. Em cinco partidas, Pavlidis já registou sete disparos certeiros e duas assistências.
Depois de quatro temporadas e meia ao serviço do Benfica, Nicolás Otamendi alcançou recentemente a marca redonda dos 200 jogos com o Manto Sagrado, sendo que enverga a braçadeira de capitão praticamente desde que assinou contrato com os encarnados, por opção de Jorge Jesus, treinador encarnado na altura. Com o Glorioso, o camisola 30 já levantou um Campeonato Nacional, uma Supertaça Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga.
Saída do futebolista, que está esquecido por Bruno Lage no plantel das águias, continua a ganhar força, estando na lista de compras do Fenerbahçe
|
O Santos desistiu da corrida por Benjamín Rollheiser, mas nem por isso a saída do camisola 32 do Benfica perde força. O Botafogo, que já demonstrou estar atento ao extremo argentino, é agora o clube que está melhor colocado na aquisição dos serviços do albiceleste, fazendo frente ao Fenerbahçe de José Mourinho, que também está de olho no craque.
O jornal desportivo Record revela que o emblema de Rio de Janeiro está a insistir na contratação de Rollheiser neste mercado de transferências de inverno. Depois de ter colocado uma proposta de empréstimo em cima da mesa do Benfica, os canarinhos estarão a equacionar avançar com uma oferta onde garantem o craque a título definitivo.
A mesma fonte assegura que o facto do Santos ter deitado a toalha ao chão, por estar 'farto' da indecisão do Benfica, poderá jogar a favor do Fogão. Bruno Lage não conta com o extremo compatriota de Di María, que ficou ontem de fora da receção ao Moreirense, pelo que, após perder um pretendente, deverá facilitar agora as negociações com o Botafogo.
Na corrida pelo atacante das águias, que chegou a ser adaptado ao miolo, por Bruno Lage, está também o Palmeiras, Boca Juniors, Fenerbahçe de José Mourinho, Galatasaray, Corinthians e Atlético Mineiro. Apesar de estar vinculado com o Benfica até junho de 2029, a saída do avançado é cada vez mais uma realidade, somando muito poucos minutos na era do técnico setubalense.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Benjamín Rollheiser – atualmente com um valor de mercado fixado nos 10 milhões de euros – marcou presença apenas em 18 encontros: seis na Liga dos Campeões, nove na Liga Portugal Betclic e três na Taça de Portugal. Nos 373 minutos disputados dentro das quatro linhas, o extremo argentino somou um golo e ainda uma assistência, ambos na partida com o Gil Vicente.