
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Extra Benfica
|
Extra: Hollywood perdeu uma estrela. Na manhã de hoje, quarta-feira, 2 de abril, os noticiários norte-americanos e um pouco por todo o mundo abriram com a notícia do falecimento do conhecido ator Val Kilmer. Imortalizado em papéis como ‘Top Gun’ e ‘Batman Forever’. O ator norte-americano tinha 65 anos.
O ator que contracenou por duas vezes com Tom Cruise, na franchise de ‘Top Gun’ faleceu devido a complicações causadas por uma pneumonia, conforme avançou a família do ator num comunicado tornado público. Val Kilmer não resistiu à doença respiratória, depois de ter vencido a batalha contra um cancro na garganta em 2014.
Com um currículo bastante invejável em Hollywood, Val Kilmer ganhou fama por ter participado em vários filmes de sucesso. No entanto, existem uns títulos dos quais o fãs de cinema nunca irão esquecer. Longas-metragens como ‘Top Gun - Ases indomáveis’ (1986), ‘The Doors’ (1991) e quando vestiu a pelo do excêntrico bilionário Bruce Wayne em ‘Batman Forever’ (1995).
A sua última aparição no grande ecrâ aconteceu em 2022, na sequela de «’Top Gun’, com o título ‘Top Gun - Maverick’, onde foi possível verificar os problemas de fala do ator. Na altura, soube-se que o ator não estava inclinado em participar na produção, devido aos seus problemas de saúde, mas Tom Cruise, com quem contracenou em 1986, convenceu-o a fazer uma curta aparição no filme, o que acabou por fazer a delícia aos fãs.
Conhecido como o ‘Rebelde de Hollywood’, o ator esteve envolvido em algumas polémicas ao longo dos anos, mas nunca deixou de ser adorado pelo seu grandioso trabalho no cinema. Em 2021, numa entrevista ao ‘The Hollywood Reporter’, Val Kilmer explicou o que é ser uma estrela de cinema: “Não me arrependo de nada. Quando és estrela uma vez, és sempre uma estrela; é apenas a que nível?”.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu hoje vários aviso amarelos para as ilhas situadas nos Grupos Central e Oriental, para o próximos dias
|
Extra: Num comunicado emitido, o IPMA esclarece que as ilhas açorianas de São Miguel e Santa Maria (Grupo Oriental) vão estar sob aviso amarelo a partir de amanhã, quarta-feira, 2 de abril, a partir das 17h (hora local, mais uma em Lisboa) e que o aviso vai permanecer até à madrugada de quinta-feira, 3 de abril, devido ao vento forte, no sentido noroeste, e da agitação marítima.
Além do Grupo Oriental, as ilhas de Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial (Grupo Central), também vão estar sob alerta amarelo. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o alerta será acionado a partir das 14h (hora local) desta quarta-feira e vai se manter até às 2h da madrugada de quinta-feira, 3 de abril, pelas mesmas razões comunicadas pelo IPMA.
O aviso amarelo é o alerta menos gravoso de uma escala de três alertas, todos emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O alerta é ativado sempre que existe algum risco para a realização de determinadas atividades, dependentes do estado meteorológico.
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha deixaram também um alerta, afirmando que poderá existir um agravamento considerável das condições climatéricas no Arquipélago dos Açores, o que pode incluir ventos fortes e forte agitação marítima.
Num comunicado enviado em conjunto, as duas entidades dão conta dos problemas que se poderão sentir durante os dois próximos dias: “Será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante norte, com uma altura significativa que poderá atingir os seis metros e uma altura máxima de 11 metros, com um período médio a variar entre os nove e os 12 segundos”
Com o prazo para a entrega das declarações prestes a começar, os contribuintes podem ficar a conhecer que aspetos faltam relativamente ao imposto
|
Extra: É já amanhã, terça-feira, 1 de abril, que arranca a declaração anual de IRS, cujo prazo irá terminar, sem exceções, no próximo dia 30 de junho, mesmo que a data em questão possa coincidir com um fim de semana ou um feriado. Antes do arranque deste prazo, os contribuintes terão de ter em conta o que ainda podem pedir, visto que alguns prazos terminam hoje, 31 de março.
No Portal das Finanças, surge uma nota informativa, onde a Autoridade Tributária (AT), revela que já estão disponíveis, para consulta, as despesas e encargos relativos aos IRS de 2024. Sendo assim, o contribuinte pode reclamar os encargos apresentados referentes a despesas gerais e familiares, ou despesas com direito à dedução do IVA pela exigência de fatura.
Numa publicação feita nas redes sociais, a AT recordou que o processo de reclamações referentes às despesas e encargos do IRS de 2024, devem ser feitas até ao dia de hoje, 31 de março. Caso o contribuinte verifique alguma inexatidão nos números, deve reclamar junto da Autoridade Tributária.
Outro dos prazos que termina durante o dia de hoje é a escolha de qual será o destinatário que irá receber de uma pequena doação do IRS. O aviso a recordar os contribuintes foi deixado no Portal das Finanças: “A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) disponibiliza previamente ao prazo de entrega da declaração de rendimentos, ou do IRS Automático, a lista das entidades relativamente às quais pode vir a efetuar a Consignação em sede de IRS/IVA”.
Por fim, o Portal das Finanças também revela que o prazo para as inscrições para o regime fiscal, da parte de novos residentes, também termina durante o dia de hoje. Este prazo abrange a todos os trabalhadores que começaram a residir em Portugal durante o ano de 2024. A inscrição deve ser feita até ao final do dia de hoje, 31 de março, através do portal IFICI.
Parede desabou nas traseiras de uma vila e acabou por afetar 35 moradores, dois deles a terem de habitar casas de familiares
|
Extra: A parede de um prédio residencial, localizado na Rua de Campo de Ourique, em Lisboa, caiu ao início da tarde de ontem, 29 de março, causando danos numa viatura estacionada na mesma rua. No entanto, não se registaram quaisquer feridos. Contudo, a CNN Portugal apurou que houve dois desalojados.
A queda integral da fachada deixou as instalações em questão ‘à descoberta’, ficando impossível serem consideradas habitáveis. Em declarações à Agência Lusa, uma fonte explicou que a rua lisboeta se encontra fechada devido aos destroços. O alerta foi dado por volta das 13h25 e contou com a presença de seis veículos e 15 elementos do Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa.
Em declarações à Lusa a Diretora Municipal da Proteção Civil explicou que no momento da queda da fachada, os dois moradores do prédio não se encontravam na residência. No entanto, confirmou que o incidente acabou por afetar, de forma indireta, cerca de 35 moradores de uma vila nas traseiras do prédio, uma vez que os destroços impedem o acesso à via pública.
Na altura da derrocada, foi pedido aos moradores que ficassem dentro das suas habitações por motivos de segurança. Isto enquanto os bombeiros deram início aos trabalhos de limpeza e remoção dos destroços encontrados na via pública.
Mais tarde, com o avançar dos trabalhos, José Caetano, chefe das operações do Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa, explicou aos jornalistas presentes no local, que a queda da parede poderia ter sido causada pelas obras que estão a decorrer no terreno adjacente. Hipótese que foi reforçada pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que se encontrava na Rua de Campo de Ourique na altura da derrocada.